Eu não falei absolutamente nada, meu senhor.Túlio escreveu:Bolovo escreveu:Gambiarra?
Jesus cristo, vou dormir.
Bons sonhos.
Porque se achas que é só botar mais um eixo sem mexer em mais nada, sinto muito, mas só em sonho mesmo...
EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Pensei que já tinha visto de tudo, agora, VINAGRENTO HUMILDE é nova!
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Não disse que seria sem mexer em nada, mas não precisaria de grandes modificações na estrutura e nem um reprojeto.
Abs.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Tulio, o Polo deu origem ao Gol novo. O Passat antigo ao Gol antigo. E não tem o mesmo tamanho nem a mesma cara
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
joao fernando escreveu:Tulio, o Polo deu origem ao Gol novo. O Passat antigo ao Gol antigo. E não tem o mesmo tamanho nem a mesma cara
Ô meu cupincha, de manhã e já NA PINGA???
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
No mate rsssTúlio escreveu:joao fernando escreveu:Tulio, o Polo deu origem ao Gol novo. O Passat antigo ao Gol antigo. E não tem o mesmo tamanho nem a mesma cara
Ô meu cupincha, de manhã e já NA PINGA???
O que tentei te dizer é que no projeto com alterações em chapas da carroceria e chassi vc pode montar mais um eixo e ter seu 8x8 derivado direto do 6x6 sem problemas. Não é gambiarra, é feito por módulos mesmo. A IVECO sabe o que é isso mais que a gente.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Que bom que fosse tão simples assim como tu falas, mas na realidade não é. Quando se faz um alteração desta magnitude se mexe com centro de gravidade da viatura, com CMT, com PBT, com relação de multiplicação de diferencial, caixa de transferência, caixa de redução e potência de motor, ou seja se volta para a calculadora e se revê muita coisa.joao fernando escreveu:No mate rsssTúlio escreveu:
Ô meu cupincha, de manhã e já NA PINGA???
O que tentei te dizer é que no projeto com alterações em chapas da carroceria e chassi vc pode montar mais um eixo e ter seu 8x8 derivado direto do 6x6 sem problemas. Não é gambiarra, é feito por módulos mesmo. A IVECO sabe o que é isso mais que a gente.
Grande abraço
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Olha... A Iveco já não previu um Guarani 8x8? Alias, o predecessor dele não era 8x8? O esforço de engenharia com a mudança de centro de gravidade, com CMT, com PBT, com relação de diferencial, caixa de transferência, caixa de redução e potência do motor foi na hora de fazer o 6x6!
Mas na boa, não é nada tão difícil assim, alias, é até bem simples, algo que já foi feito umas 178367492 vezes antes...
Mas na boa, não é nada tão difícil assim, alias, é até bem simples, algo que já foi feito umas 178367492 vezes antes...
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Desculpe, as vezes eu devo ficar calado, pois me esqueço que vocês vivem no mundo pirlim pim pim da galáxia plug and play.Marechal-do-ar escreveu:Olha... A Iveco já não previu um Guarani 8x8? Alias, o predecessor dele não era 8x8? O esforço de engenharia com a mudança de centro de gravidade, com CMT, com PBT, com relação de diferencial, caixa de transferência, caixa de redução e potência do motor foi na hora de fazer o 6x6!
Mas na boa, não é nada tão difícil assim, alias, é até bem simples, algo que já foi feito umas 178367492 vezes antes...
Da próxima vez fico calado e só espio.
Grande abraço
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Juarez, é muito bom quando você comenta alguma coisa, melhor do que quando você fica calado, mas, as vezes, as pessoas discordam da sua opinião.
E não é só da sua opinião que eu estou discordando, foi outro membro que mencionou a "dificuldade" de colocar um eixo a mais, alias, aqui, sempre que se tenta discutir qualquer detalhe de engenharia sempre aparece uma multidão dizendo que é complicado demais, um assento extra no Gripen é complicado demais, um Gripen N é complicado demais, um eixo a mais no Guarani é complicado demais, etc...
Não... Nada disso é complicado, complicado é transformar o Gripen em um screamjet hipersônico, ou algo nem tão complicado, mas ainda assim complicado é fazer uma blindagem com nanodiamantes para o Guarani, algo ainda menos complicado, fazer um CIWS para o Guarani, mas ok, concordo que mesmo o CIWS é complicado, mas a droga de um eixo a mais? Ah... Isso é muito mais simples do que tudo o que falei nesse post, não, não é mágica, mas é um trabalho simples e totalmente VIÁVEL.
E não é só da sua opinião que eu estou discordando, foi outro membro que mencionou a "dificuldade" de colocar um eixo a mais, alias, aqui, sempre que se tenta discutir qualquer detalhe de engenharia sempre aparece uma multidão dizendo que é complicado demais, um assento extra no Gripen é complicado demais, um Gripen N é complicado demais, um eixo a mais no Guarani é complicado demais, etc...
Não... Nada disso é complicado, complicado é transformar o Gripen em um screamjet hipersônico, ou algo nem tão complicado, mas ainda assim complicado é fazer uma blindagem com nanodiamantes para o Guarani, algo ainda menos complicado, fazer um CIWS para o Guarani, mas ok, concordo que mesmo o CIWS é complicado, mas a droga de um eixo a mais? Ah... Isso é muito mais simples do que tudo o que falei nesse post, não, não é mágica, mas é um trabalho simples e totalmente VIÁVEL.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Afim de alimentar a interessantíssima discussão dos senhores: Bolovo, Gabriel219, João Fernando, juarez castro, Luiz Henrique, Marechal-do-ar e Tulio, coloco abaixo alguns dados de famílias de VBTPs sobre rodas:
• Austria – Steyr Pandur II
Versão 6X6 >>> Tripul. 2+10; Peso de combate 15.500 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 2+12; Peso de combate 22.000 kg
Motor (comum as duas versões): Cummins ISLa HPCR de 335 HP
Transmissão (comum as duas versões): ZF ECOMAT 6HP 602C de 6 marchas
• Corea do Sul – Doosan AWV Black Fox
Versão 6X6 >>> Tripul. 12; Peso de combate 18.000 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 12; Peso de combate 24.000 kg
Motor (comum as duas versões): Doosan DL 08 de 405 HP
Transmissão (comum as duas versões): ZF 7HP 602C de 7 marchas
• França – VAB Mark II
Versão 4X4 >>> Tripul. 2+14; Peso de combate 15.800 kg
Versão 6X6 >>> Tripul. 2+14; Peso de combate 17.200 kg
Motor (comum as duas versões): Renault DXi7 de 320HP
Transmissão (comum as duas versões): ZF6 HP 502 de 6 marchas
• Suiça – Piranha III
Versão 6X6 >>> Tripul. 14; Peso de combate 12.500 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 16; Peso de combate 22.000 kg
Motor (comum as duas versões): Caterpilar C9 de 400 HP
Transmissão (comum as duas versões): Allison 7HP 602 de 7 marchas
Bacchi
• Austria – Steyr Pandur II
Versão 6X6 >>> Tripul. 2+10; Peso de combate 15.500 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 2+12; Peso de combate 22.000 kg
Motor (comum as duas versões): Cummins ISLa HPCR de 335 HP
Transmissão (comum as duas versões): ZF ECOMAT 6HP 602C de 6 marchas
• Corea do Sul – Doosan AWV Black Fox
Versão 6X6 >>> Tripul. 12; Peso de combate 18.000 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 12; Peso de combate 24.000 kg
Motor (comum as duas versões): Doosan DL 08 de 405 HP
Transmissão (comum as duas versões): ZF 7HP 602C de 7 marchas
• França – VAB Mark II
Versão 4X4 >>> Tripul. 2+14; Peso de combate 15.800 kg
Versão 6X6 >>> Tripul. 2+14; Peso de combate 17.200 kg
Motor (comum as duas versões): Renault DXi7 de 320HP
Transmissão (comum as duas versões): ZF6 HP 502 de 6 marchas
• Suiça – Piranha III
Versão 6X6 >>> Tripul. 14; Peso de combate 12.500 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 16; Peso de combate 22.000 kg
Motor (comum as duas versões): Caterpilar C9 de 400 HP
Transmissão (comum as duas versões): Allison 7HP 602 de 7 marchas
Bacchi
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Obrigado Mestre Bacchi
A resposta me parece clara com a sua postagem
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Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Interessante é que várias destas viaturas estrangeiras comportam um forte elemento de desembarque. Dez, doze, até quatorze soldados. Isso permite fortes pelotões de fuzileiros mecanizados com várias possibilidades interessantes para organizar grupos de combate.
Tenho a impressão de que o "Guarani", com somente uma capacidade para nove soldados deixa a desejar neste quesito.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Ei, 22 tons não é o peso da versão 10x10? Em todo lugar que procurei a versão 8x8 fica nos 16 tons, próximo do Stryker e do Guarani.Reginaldo Bacchi escreveu:• Suiça – Piranha III
Versão 6X6 >>> Tripul. 14; Peso de combate 12.500 kg
Versão 8X8 >>> Tripul. 16; Peso de combate 22.000 kg
Motor (comum as duas versões): Caterpilar C9 de 400 HP
Transmissão (comum as duas versões): Allison 7HP 602 de 7 marchas
De qualquer jeito, a opção pelo 8x8 me parece a mais comum, inclusive os BTR-80 russos são até mais leves que o Guarani, a opção por essa tração não me parece ter sido feita apenas pelo peso, e além do mais, a tração continua 8x8 mesmo em veículos de 30 tons como o GTK Boxer, vendo todos esses projetos a impressão final é que existe uma vantagem significativa em passar de um 6x6 para um 8x8 mas não existe vantagem em ir além disso (10x10, 12x12, etc).
O Guarani é o que o EB pediu, nesse ponto não tenho qualquer críticas ao fabricante, quanto ao pedido do EB tenho algumas objeções, mas a capacidade de transporte não é uma delas, um grupo de combate de 9 homens me parece razoável.Clermont escreveu:Interessante é que várias destas viaturas estrangeiras comportam um forte elemento de desembarque. Dez, doze, até quatorze soldados. Isso permite fortes pelotões de fuzileiros mecanizados com várias possibilidades interessantes para organizar grupos de combate.
Tenho a impressão de que o "Guarani", com somente uma capacidade para nove soldados deixa a desejar neste quesito.
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- gabriel219
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Um Grupo com 9 é mais equilibrado, entre 7 ou 12. Grupos de Combates grandes, na minha opinião, seriam mais úteis em Brigadas Leves, Pqdt e Selva, mas blindadas e mecanizadas, não creio que sejam necessários mais tropas.
Abs.
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