Poderia, mas ai é preciso ver porque o 30mm precisa de uma alta cadência e porque o 105mm precisa de poder de fogo, a forma de usar od dois calibres é bem diferente.Luís Henrique escreveu:Você só esta vendo as desvantagens.
Diz que o 105mm terá maior poder de fogo que o 76mm e que o 30mm terá maior cadência.
Poderia ver que o 76mm terá maior cadência que o 105mm e terá maior poder de fogo que o 30mm.
Inclusive, os russos no BMP-3 tem um canhão de 100mm E um canhão de 30mm, mas não quiserem colocar um único canhão de 76mm como no velho PT-76.
Navios são um caso completamente diferente, para começar, há muito mais espaço interno e mesmo assim, a escolha mais popular para CIWS ainda é 30mm, e de qualquer jeito, o canhão não é a arma primária.Luís Henrique escreveu: O 76mm Super Rapid é utilizado como CIWS nas novas FREMM italianas.
Na versão GP utilizam um canhão de 127mm e um de 76mm CIWS.
Na versão ASW utilizam 2 canhões de 76mm Super Rapid como CIWS.
Para acertar alvos em movimento e voando, uma coisa é errar um tiro quando se atira 10 vezes por segundo (cadência máxima da TORC-30), outra é errar atirando 2 vezes por segundo (cadência do 76mm Super Rapid), e claro que essa não é uma comparação justa, existem canhões de 30mm compactos com cadência maior que a TORC-30, e ninguém ainda conseguiu colocar o canhão italiano em um espaço tão reduzido, a versão mais compacta deles (que ainda é grande demais para colocar em um blindado) tem a cadência menor.Luís Henrique escreveu: Pra que você precisa da maior cadência do 30mm???
E o 105mm a uma distância ainda maior.Luís Henrique escreveu:Contra blindados o 76mm terá maior poder e poderá atingir o alvo à uma distância MAIOR.
Mas de qualquer jeito, blindados não são nem de longe a maior preocupação desse tipo de veículo.
Isso se as tropas inimigas estiverem concentradas, e bem concentradas, uma munição de 76mm terá o raio de destruição bem menor do que um canhão de 105mm, nessa função seria ainda melhor um canhão de 155mm de baixa velocidade, mas ai já estamos falando de munições grandes demais para serem práticas.Luís Henrique escreveu: Contra tropas você não precisa de uma cadência tão grande se a sua munição é tipo 'cluster', que explode e dispara projéteis para todos os lados.
O 76mm enfrenta os mesmos problemas de falta de potência em relação ao 105mm contra outros tipos de alvos, barricadas, paredes, prédios, etc., a pior situação seria quando o 105mm consegue abrir caminho mas o 76mm não.
Se cada munição de 30mm matar um soldado inimigo ela estará muito bem paga.Luís Henrique escreveu:Imagine, com o canhão de 30mm contra pessoa, você precisa acertar cada soldado inimigo com pelo menos 1 munição. Haja munição.
Assumo que, em um conflito real, se com 100 tiros você acertar um soldado inimigo então pode parabenizar o atirador.
Se a munição de 30mm acertar um míssil vai destruí-lo, não tem míssil com blindagem contra isso, alias, a blindagem pesaria mais do que o míssil em si, mas acertar um míssil (ou próximo a ele) com um tiro de 76mm com a quantidade limitada de explosivos e fragmentos que essa munição pode carregar considero muita sorte, precisaria de um bom número de disparos para que essa probabilidade fosse significativa, se ao menos essa munição tivesse o mesmo volume interno de uma de 105mm...Luís Henrique escreveu: Sendo que no caso específico contra mísseis a vantagem é que atinge partes mais SENSÍVEIS do míssil, em vez de acertar a parte da frente do míssil que é PEQUENA (mais difícil de acertar) e normalmente bem blindada. Uma chuva de projéteis pela lateral acerta áreas mais sensíveis do míssil sem falar que o canhão 76mm poderá destruir o míssil e mesmo helicópteros a uma distância MAIOR do que o canhão de 30mm.
A propósito, ao que parece a torre de 12,7mm do Armata russo terá a capacidade de abater mísseis, veja que os russos escolheram um calibre pequeno, capaz de encher o céu de metal na direção da ameaça ao invés de um calibre grande que detona próximo ao alvo.
O combate a CCs é um último caso, essas viaturas raquíticas não vão sair por ai tentando pegar o valentão da escola.Luís Henrique escreveu:Comparado com o canhão 105mm, o 76mm obviamente não possui o mesmo poder. Mas sabemos que os CCs no ESTADO DA ARTE aguentam tiros de 105mm dependendo da distância.
Por isso acho mais vantajoso o uso de um míssil AC para esta função. Além de que um CC provavelmente terá um canhão igual ou SUPERIOR ao da nossa VBR e poderá nos acertar MUITO ANTES já que a blindagem da nossa VBR é bem inferior. Portanto, com um míssil AC podemos tirar esta vantagem do inimigo, pois com o míssil podemos disparar a uma distância MAIOR e evitar receber o ataque antes que possamos disparar.
Considero essas duas opções bem mais viáveis, por enquanto o 40mm é o mais viável, daqui a alguns anos talvez o 56mm.Luís Henrique escreveu:Além deste canhão de 76mm poderíamos analisar também o canhão de 56mm e mesmo o canhão de 40mm.
Dependendo do peso e do custo de cada um.