Skyway escreveu:Wardog escreveu:
Sky, acho que o grande problema não é o posicionamento extremista, para um lado ou outro, da maioria dos membros (aqui me incluo sem sombra de dúvida).
O problema é a intolerância com a opinião do próximo, a ironia. Acho que todo mundo tem o direito de ter a opinião que quiser! Agora, começar a responder posts com aham, ta bom,

...
Isso que estraga o ambiente do fórum, porque quem lê não gosta e a resposta vêm na mesma moeda.
Ter paixão é normal, já estamos aqui em um fórum discutindo equipamentos de Defesa... Sim somos a extrema minoria no Brasil... Temos que ser apaixonados.
Acho que se todos botassem os companheiros em mesmo nível de argumentação e não agissem como donos da verdade já melhoraria muito.
Ninguém gosta de sabichão.
Ninguém é sabichão, a não ser que você o trate dessa forma.
A única forma de comprovar conhecimento aqui nesse espaço é debatendo de forma séria, com argumentos sérios mas
acima de tudo sendo humilde pra ter noção exatamente do que você acabou de dizer:
Ninguém é dono da verdade
Se a maneira com que uma pessoa te responde não te agrada, se soa irônico, provocativo ou dando a entender que a pessoa é "sabichão", você só vai confirmar esse ponto e degradar e MUITO o ambiente do fórum se entrar na provocação. IGNORE, e debata com racionalidade, argumentos sólidos e educação. Ou seja, que cada um de nós faça a manutenção do nível desse espaço.
O pensamento extremista não é compatível com diálogo, não importa qual seja o assunto. O que enriquece e agrega valor é a humildade em entender que estamos aqui tanto para aprender quanto pra trazer conhecimento, reconhecer quando nos equivocamos ou quando outra pessoa apenas se equivocou. Entender que uma pessoa que vive certas coisas inevitavelmente tem mais conhecimento e experiência do que uma pessoa que só pesquisa no Google. Mas ao mesmo tempo você é capaz de ter mais conhecimento do que essa mesma pessoa se o tema específico for algo que essa pessoa não vive, mas que você estudou mais a fundo.
Discordar é a coisa mais saudável do mundo para trazer a tona conhecimento, PORÉM é
fundamental saber discordar. E isso significa discordar com
educação e
humildade.
Grupinhos assim, intolerantes, provocativos e taxativos como estão hoje, não agregam valor algum. E a prova disso é ver como esses espaço (DB) tem diminuído nos últimos tempos.
Até concordo, com exceção da parte do extremismo. Isso aí vai ter e querer lutar contra é simplesmente remar contra a maré. Não vai acontecer, é da natureza humana. Você pode até tentar, mas a chance é grande de acabar sozinho na praia. É isso, inclusive, que movimenta debates e discussões.
Agora, falar que os debates deveriam ser postados na busca do conhecimento é utopia. É como futebol, tem gente que nasce pra ser jogador, outros vão ser árbitros,
mas no final ninguém quer saber porque a bola é redonda e não quadrada.
Outra coisa, entendo que uma pessoa que vive certas circunstâncias tem mais conhecimento sim, o problema é essa pessoa entender que o conhecimento dela não é absoluto. Por exemplo, quando falamos de aspectos técnicos aqui no fórum, fico humildemente no meu lugar, de leigo. Agora, em matéria de política externa, tem muito "expert" aqui que só faz papelão! E o pior, sempre buscando um subterfúgio sem o mínimo sentido para suportar a sua opinião. As vezes sinto que é como se a pessoa montasse uma rede imaginária de circunstâncias para dar sentido a uma visão que, na realidade, não corresponde a verdade dos fatos.
A toada é meio que essa: "Nossa, mas essa caça é tão fodão, eu gosto tanto dele que não tem como eu estar errado! Ele é tão melhor que o outro que tudo que o desqualifica é conspiração/roubo/incompetência!" É essa visão apaixonada que acalora os debates, porque no fundo, a pessoa acaba acreditando que aquilo que está pensando é o correto.
E a taxação vem de ambas as partes. Porque um é mais amigo do outro, valoriza mais a opinião do outro e sempre vai ler o que você escreve com uma carga de preconceito, ainda que não admita.
No mais, acompanho seu raciocínio final. É preciso saber discordar. Sem ironias, desqualificação e

.