NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10756 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mai 26, 2015 9:21 pm

andrelemos escreveu:Pra mim, seria o cúmulo da burrice colocar uma aeronave que vale na casa dos 100 milhões de dólares pra depender de uma única tela, sem redundância, nem sistema de back-up nenhum. A Saab não é novata neste campo, nem a Embraer, nem a AEL. Creio que é um erro que nem uma empresa novata cometeria...
Se fosse um erro não seria o primeiro, mas pode também não ser um erro, como mencionei em um post anterior, um único display redundante é estranho (e comentei isso em cima da versão em inglês, então não é erro de tradução...), mas como também comentei em um outro post, se fosse redundante não necessariamente seria mais seguro.

Mas que a frase ficou estranha isso ficou.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10757 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 26, 2015 9:24 pm

andrelemos escreveu:Só um adendo:

O WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19x8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.


Creio que esteja havendo uma confusão aí de interpretação, ou então a tradução está ruim. Infelizmente acontece muito. Pra mim, seria o cúmulo da burrice colocar uma aeronave que vale na casa dos 100 milhões de dólares pra depender de uma única tela, sem redundância, nem sistema de back-up nenhum. A Saab não é novata neste campo, nem a Embraer, nem a AEL. Creio que é um erro que nem uma empresa novata cometeria...
Em inglês:
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit.
http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html

O fato de mencionar um monitor de 19 x 8 in não parece ser um problema de tradução, já que na versão do engenheiro da AEL diz que são dois monitores de 9,5 x8 polegadas.

Mas ao que parece já foi esclarecido.

De acordo com o knigh7, o engenheiro da AEL está certo e as notas em inglês e português da SAAB estão erradas.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
andrelemos
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 56 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10758 Mensagem por andrelemos » Ter Mai 26, 2015 9:33 pm

Carlos Lima escreveu:
andrelemos escreveu:Só um adendo:

O WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19x8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.


Creio que esteja havendo uma confusão aí de interpretação, ou então a tradução está ruim. Infelizmente acontece muito. Pra mim, seria o cúmulo da burrice colocar uma aeronave que vale na casa dos 100 milhões de dólares pra depender de uma única tela, sem redundância, nem sistema de back-up nenhum. A Saab não é novata neste campo, nem a Embraer, nem a AEL. Creio que é um erro que nem uma empresa novata cometeria...
Em inglês:
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit.
http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html

O fato de mencionar um monitor de 19 x 8 in não parece ser um problema de tradução, já que na versão do engenheiro da AEL diz que são dois monitores de 9,5 x8 polegadas.

Mas ao que parece já foi esclarecido.

De acordo com o knigh7, o engenheiro da AEL está certo e as notas em inglês e português da SAAB estão erradas.

[]s
CB_Lima

A questão é o que esse "full-redundant" aí da frase quer dizer. Estamos aqui tentando adivinhar o funcionamento da tela a partir de uma única frase, aí a margem pra confusão é grande. Como eu disse antes, o monitor deve ter um sistema de proteção contra falhas, só não sabemos exatamente qual. A ver.

PS - Essa nota é do "Press Center" da Saab, ou seja, do Marketing. O pessoal lá não deve conhecer o sistema a fundo, ou não poderia divulgar alguns detalhes, ou queriam soltar uma nota rápida e escreveram essa frase dúbia aí. De qualquer modo, em breve devem sair matérias mais confiáveis na imprensa especializada, ou a Saab/AEL mesmo devem revelar mais detalhes. Acho que estamos tentando adivinhar muita coisa sem ter base suficiente para tal...




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10759 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 27, 2015 9:48 am

Não é engenheiro da AEL, é/era o ENGENHEIRO CHEFE da SAAB no projeto Gripen E/F. E eu creio que ele tem muito mais capacidade técnica para descrever algo na aeronave do que uma nota do Departamento de Marketing.

Björn Johansson, Chief Engineer Gripen E/F.
Björn Johansson (Associate Professor, Cognitive Science, Ph.D. in Cognitive Systems) is a deputy research director at the Swedish Defence Research Agency and an adjunct lecturer at the Department for Computer Science at Linköping University. Björn’s research focus is Cognitive Systems Engineering, Resilience Engineering, Command and Control, temporal characteristics of control tasks, Agility, C2 Agility, and communication. He has worked and works in several different projects concerned with crisis management and information technology, traffic, air traffic management as well as command and control systems and agility. Björn was a member of the European Union ERASMUS (En Route Air Traffic Soft Management Ultimate System) project, the European Union Network of Excellence (NoE) GMOSS (Global Monitoring for Security and Stability), ‘Responding to Crisis’ group and is also former board member in the Swedish Human Factors Network. He was also member of the Scientific Council of NetCor, a network for resilient crisis management founded by the Swedish Emergency Management Agency. Björn was also a member of the NATO SAS-085 team on C2 Agility. Björn’s work at Linköping University involve teaching, supervision and course planning at both graduate and undergraduate level. He has also been employed at Combitech AB and Saab Security, performing various conceptual work concerning crisis management systems. Björn has authored and co-authored more than 60 scientific publications such as journal papers, conference papers, book chapters and reports.

Não preciso traduzir, porque sei que você sabe inglês MUITO bem.

E toca o barco!!! :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10760 Mensagem por kirk » Qua Mai 27, 2015 1:49 pm

Justin Case escreveu:
knigh7 escreveu:Foto do painel do GripenNG que o pessoal tirou na exposição em Santa Cruz:

Imagem


Agora foto no mesmo ângulo invertido do painel do Rafale:

Imagem


Coisa tosca do caralh...não tem como um rafaleiro não implicar com a tela do GripenNG.
Amigos,

A coisa tosca do Rafale representa uma filosofia de uso dos displays e tem sua razão de ser:
O primeiro ponto é que os HUD utilizam recursos ópticos que requerem uma grande estrutura abaixo do visor em si, para que as imagens sejam projetadas.
Esse é o principal motivo pelo qual não é possível colocar um display imediatamente abaixo de um HUD. Por isso o Gripen e vários outros caças usam aquele "magro" Data Entry Display à frente dos refletores do HUD. Essa também deve ter sido a principal razão da diminuição do tamanho do HUD do Gripen NG (falta de espaço).
O Rafale, utiliza uma concepção de Head Level Display, aquela coisa tosca que está à frente do piloto, em nível mais alto do que a tela plana do Gripen, com foco no infinito (ou quase), para facilitar a transiçao entre o ambiente externo e o interno. O equipamento se aprofunda pois também depende de uma imagem que é projetada lá de baixo para esse HLD. Era a maneira mais eficiente de projetar algo focado no infinito (o mesmo conceito utilizado nos HUD).
O leigo, olhando a coisa tosca pela lateral do avião, vai achar feio. O caçador, que veste a aeronave, vai gostar muito mais do que aquela tela plana, tenho certeza.
Abraços,

Justin
Carlos Lima escreveu:E a desinformação continua o seu trabalho... agora WAD é "nacional" e é a melhor coisa do universo.

No F-35 tem a sua razão de ser e porque funciona bem (dentre outros motivos Não tem HUD)... nas aeronaves de 4 geração (com os seus HUDs)... nem tanto.

É claro que faltou comentar as provavéis alterações na fuselagem do """"nosso"""" Gripen para comportar a "maravilha", além do fato dos próprios pilotos suecos não quererem saber disso nem de longe nos seus Gripens e o quanto tal modificação vai seguir o seu curso de nos distanciar da mesma cadeia logística ($) dos Gripen suecos... e o quanto isso ao longo do tempo vai pesar ($).

A cada dia eu perco mais e mais a vontade de debater, pois não existe mais debate e sim desinformação em cima de desinformação.

Quem ganha com isso? Definitivamente não o leitor casual de assuntos de Defesa.

Mas voltemos ao tópico do Rafale...

[]s
CB_Lima
Tudo bem pessoal !

Mas que o display do Rafale parece uma TV de TUBO dos anos 80 e do Gripen NG parece uma smart TV - slim LED - Touch Screen - Full HD ... vocês não podem negar ! :mrgreen:

Mas é claro !!! ... segundo estimativas do Lima o Rafale vai se modernizando, se modernizando ... e num futuro imaginário sobreporá a tecnologia do Gripen NG ! :roll:

Toca o barco !




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10761 Mensagem por kirk » Qua Mai 27, 2015 2:05 pm

Carlos Lima escreveu:
andrelemos escreveu:Só um adendo:

O WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19x8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.


Creio que esteja havendo uma confusão aí de interpretação, ou então a tradução está ruim. Infelizmente acontece muito. Pra mim, seria o cúmulo da burrice colocar uma aeronave que vale na casa dos 100 milhões de dólares pra depender de uma única tela, sem redundância, nem sistema de back-up nenhum. A Saab não é novata neste campo, nem a Embraer, nem a AEL. Creio que é um erro que nem uma empresa novata cometeria...
Em inglês:
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit.
http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html

O fato de mencionar um monitor de 19 x 8 in não parece ser um problema de tradução, já que na versão do engenheiro da AEL diz que são dois monitores de 9,5 x8 polegadas.

Mas ao que parece já foi esclarecido.

De acordo com o knigh7, o engenheiro da AEL está certo e as notas em inglês e português da SAAB estão erradas.

[]s
CB_Lima
Há, por favor né Lima.

É EVIDENTE que em uma ação de marketing onde vai se expôr as qualidades do produto como um todo não se detalha os aspectos técnicos ... apenas menciona display único inteligente, (19x8 polegadas) ...

Quando está em questão aspectos técnicos e de segurança é o momento de se detalhar que tratam-se de duas fontes de energia e redundância ...

Não há contradição, será que é tão difícil o amigo entender isso ?




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10762 Mensagem por kirk » Qua Mai 27, 2015 2:10 pm

Alcantara escreveu:Não é engenheiro da AEL, é/era o ENGENHEIRO CHEFE da SAAB no projeto Gripen E/F. E eu creio que ele tem muito mais capacidade técnica para descrever algo na aeronave do que uma nota do Departamento de Marketing.

Björn Johansson, Chief Engineer Gripen E/F.
Björn Johansson (Associate Professor, Cognitive Science, Ph.D. in Cognitive Systems) is a deputy research director at the Swedish Defence Research Agency and an adjunct lecturer at the Department for Computer Science at Linköping University. Björn’s research focus is Cognitive Systems Engineering, Resilience Engineering, Command and Control, temporal characteristics of control tasks, Agility, C2 Agility, and communication. He has worked and works in several different projects concerned with crisis management and information technology, traffic, air traffic management as well as command and control systems and agility. Björn was a member of the European Union ERASMUS (En Route Air Traffic Soft Management Ultimate System) project, the European Union Network of Excellence (NoE) GMOSS (Global Monitoring for Security and Stability), ‘Responding to Crisis’ group and is also former board member in the Swedish Human Factors Network. He was also member of the Scientific Council of NetCor, a network for resilient crisis management founded by the Swedish Emergency Management Agency. Björn was also a member of the NATO SAS-085 team on C2 Agility. Björn’s work at Linköping University involve teaching, supervision and course planning at both graduate and undergraduate level. He has also been employed at Combitech AB and Saab Security, performing various conceptual work concerning crisis management systems. Björn has authored and co-authored more than 60 scientific publications such as journal papers, conference papers, book chapters and reports.

Não preciso traduzir, porque sei que você sabe inglês MUITO bem.

E toca o barco!!! :lol:
Puro marketing ! (By Lima) :mrgreen:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10763 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 27, 2015 2:17 pm

Carlos Lima escreveu:
andrelemos escreveu:Só um adendo:

O WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19x8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.


Creio que esteja havendo uma confusão aí de interpretação, ou então a tradução está ruim. Infelizmente acontece muito. Pra mim, seria o cúmulo da burrice colocar uma aeronave que vale na casa dos 100 milhões de dólares pra depender de uma única tela, sem redundância, nem sistema de back-up nenhum. A Saab não é novata neste campo, nem a Embraer, nem a AEL. Creio que é um erro que nem uma empresa novata cometeria...
Em inglês:
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit.
http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html

O fato de mencionar um monitor de 19 x 8 in não parece ser um problema de tradução, já que na versão do engenheiro da AEL diz que são dois monitores de 9,5 x8 polegadas.

Mas ao que parece já foi esclarecido.

De acordo com o knigh7, o engenheiro da AEL está certo e as notas em inglês e português da SAAB estão erradas.

[]s
CB_Lima

Lima e demais colegas,

TODAS as declarações estão certas.

Só muda o contexto.

Quando estão falando da interface homem-máquina, de como as informações são apresentadas para o piloto, etc. Tratasse de uma tela ÚNICA.
Pois é assim que aparenta ser e é assim que é vista a olho nu, é assim que mostras as informações, etc.

Quando estão falando da segurança da utilização da tela, ai sim faz sentido apresentarem esta informação de que na verdade são duas telas que apresentam as informações como se fossem UMA, porém são duas com duplicidade também na fonte de alimentação, etc. De modo que se uma der problema a outra continua.

Ou seja, nenhum mentiu ou errou. Apenas estavam explicando com FOCO diferente.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10764 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 27, 2015 2:55 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Em inglês:
http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html

O fato de mencionar um monitor de 19 x 8 in não parece ser um problema de tradução, já que na versão do engenheiro da AEL diz que são dois monitores de 9,5 x8 polegadas.

Mas ao que parece já foi esclarecido.

De acordo com o knigh7, o engenheiro da AEL está certo e as notas em inglês e português da SAAB estão erradas.

[]s
CB_Lima
Há, por favor né Lima.

É EVIDENTE que em uma ação de marketing onde vai se expôr as qualidades do produto como um todo não se detalha os aspectos técnicos ... apenas menciona display único inteligente, (19x8 polegadas) ...

Quando está em questão aspectos técnicos e de segurança é o momento de se detalhar que tratam-se de duas fontes de energia e redundância ...

Não há contradição, será que é tão difícil o amigo entender isso ?
Uma hora é problema de tradução... a outra é marketing, a outra são aspectos disso ou daquilo, daí aparece o curriculum de quem deu a entrevista. :shock: :lol: .... rapaz... eu agradeço a dedicação para dizerem que eu errei, mas não é necessário... tudo já foi esclarecido. :lol:

Senhores... na boa... Existiram 2 matérias sobre o assunto e cada uma falava uma coisa. Se alguém está errado, definitivamente não sou eu, até porque não fui eu quem escrevi.

O cara lá da entrevista do knight7 está correto e as notas estavam erradas. Simples assim. Por mim esse assunto já tinha morrido com esse esclarecimento.

Será que dá para virar o disco e deixarmos de poluir o tópico do Rafale com essas bobagens?

Por favor, né?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10765 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 27, 2015 4:22 pm

Défense : l'Etat va investir un milliard d'euros pour moderniser le Rafale
Jean-Yves Le Drian a officialisé vendredi à Mérignac (Gironde) le contrat passé par l'Etat à Dassault Aviation, d'une valeur estimée à un milliard d'euros, pour faire évoluer l'avion de combat Rafale. «C'est un signal très clair de notre volonté d'investir sur le Rafale et sur tout un secteur stratégique, celui de l'aéronautique de combat, pour le maintenir au meilleur niveau mondial», a déclaré le ministre de la Défense en annonçant ce programme visant à faire évoluer le Rafale au standard dit F3-R .

(...) Le nouveau standard permettra d'équiper le Rafale du futur missile air-air européen Meteor, d'une portée sans équivalent dans le monde. Le Meteor équipera également les chasseurs Eurofighter (co-production européenne) et le Suédois Gripen. Il ajoutera sous l'appareil une nacelle de désignation laser de nouvelle génération développée par Thales, et intégrera une version à guidage terminal laser de bombes guidées produites par Sagem (groupe Safran).

:idea: http://www.leparisien.fr/economie/defen ... 480961.php



Continuando no assunto "interface"... :D


Rafale Variants: Types and Tranches

Rafale F3Rs features software enhancements to make full use of the RBE2-AA radar, Meteor long range air-to-air missile integration, SBU-64 dual mode laser/GPS AASM smart bomb integration, improvements to Thales SPECTRA self-defence system, an Identification Friend or Foe interrogator/transponder with full Mode-5/ Mode-S-compatibility. Diagnostic improvements will make maintenance easier and more cost-effective, and there are reports that F3R will improve an overall pilot interface that has been consistently rated below the Eurofighter’s. As of September 2013, the DGA started referring to these planes as the 4th tranche (4T), and January 2014 saw a full commitment to develop all of these upgrades for fielding by 2018.

Efforts to include MBDA’s Meteor long-range air-air missiles are underway already, but it won’t be ready until 2018. That will make Rafale the last European fighter to integrate the Meteor, about 3-4 years later than the JAS-39 Gripen. It will also be the only fighter with a 1-way Meteor datalink instead of a 2-way link.

The Rafale remains behind in 2 other areas.

Its new Damocles surveillance and targeting pod’s 320 x 240 infrared array is far behind other international offerings, even with an architecture that effectively gives 640 x 480 resolution. Current performance is adequate, but this gap will continue to widen until the improved PDL-NG surveillance and targeting pod’s debut in 2018 with an effective 1280 x 1040 array. That’s about the same as some rival offerings in 2014, so by 2018, the Rafale is likely to modernize from a gross competitive disadvantage in a critical technology to a noticeable competitive disadvantage.

The 2nd gap is even more consequential. While the Rafale has a wide Head Up Display, an installed Helmet Mounted Display that would allow the Rafale to take full advantage of its wide-borseight MICA missiles remains the type’s most important missing piece external link, even after F3R.

:idea: http://www.defenseindustrydaily.com/fra ... ime-05991/




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10766 Mensagem por kirk » Qua Mai 27, 2015 5:16 pm

Carlos Lima escreveu:Será que dá para virar o disco e deixarmos de poluir o tópico do Rafale com essas bobagens?

Por favor, né?

[]s
CB_Lima
Blz! [100] ... mas as notícias não são muito boas! :|

Rafale na Índia: acordo de 36 caças sob fogo do ex-ministro da Defesa, no Congresso
http://www.aereo.jor.br/2015/05/24/rafa ... congresso/

Rafale na Índia: MD nega que irá comprar e também que não irá comprar mais caças…
http://www.aereo.jor.br/2015/05/26/rafa ... ais-cacas/

Pelo jeito não vai dar nem pros 36 ... :roll:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10767 Mensagem por Penguin » Qua Mai 27, 2015 6:31 pm

Voltando ao tema de tendencias para cockpits...

http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... 80-cockpit


Imagem

Imagem

(...)
SYSTEM SURVIVABILITY IS KEY

While the panel is still in the concept stage, the team is focusing on developing a product that can incorporate and present an enormous amount of data and imagery to the pilots from both their own and other aircraft in logical sequence and is ballistically survivable. One idea on the latter is to construct the screen from a series of small mosaic displays that stitch together a larger image. “If a round pierced the screen it might take out one or two tiles, but the rest of the screen would function around it, sort of like poking your finger through a screen door. The screen is still intact; you just have a localized area where the screen is not functioning,” Chavez said.

This survivability is particularly critical since most of the switchology aboard the aircraft will be eliminated and replaced with inputs made directly on the touchscreen. “You won’t have all the toggle switches you have in today’s cockpit, but there will be back-ups that we will develop with the survivability group,” Chavez said. “With the mosaic design, you don’t lose the entire screen. You can move information off the damaged area or the display control system would be smart enough to know not to display critical information in the damaged area and would automatically move it off to the side… Beyond that we are still developing failure modes and how we want to mitigate those risks.”

The V-280 team is also looking at ballistic-resistant materials for the display. “A ballistic-tolerant screen is something we are looking at,” said Chavez, “like bulletproof glass on an armored car. But we don’t want to put something out there that is ballistically tolerant but constantly fails.”

Chavez sees the instrument panel, smart helmet and data projected onto the windshield as providing a triple-redundant system, able to display enough data either in concert or independently to ensure safety of flight. “A lot of the flight-critical information is going to be distributed across the [helmet] visor screen and the windshield. As on the F-35, the visor integrates with PDAS sensors on different parts of the aircraft to provide a 360-degree spherical view of the world around you. That would just be streamed into the helmet and distributed across the visor as the operator wants to customize it,” he said.
(...)

E o que a Dassault planeja para o Rafale F3R?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10768 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 27, 2015 6:52 pm

Santiago.

Na boa cara... esse não é o tema desse tópico.

Por favor crie um tópico apropriado para isso ou coloque no "Notícias Gerais".

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 5001
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1231 vezes
Agradeceram: 734 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10769 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Mai 28, 2015 9:03 am

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Será que dá para virar o disco e deixarmos de poluir o tópico do Rafale com essas bobagens?

Por favor, né?

[]s
CB_Lima
Blz! [100] ... mas as notícias não são muito boas! :|

Rafale na Índia: acordo de 36 caças sob fogo do ex-ministro da Defesa, no Congresso
http://www.aereo.jor.br/2015/05/24/rafa ... congresso/

Rafale na Índia: MD nega que irá comprar e também que não irá comprar mais caças…
http://www.aereo.jor.br/2015/05/26/rafa ... ais-cacas/

Pelo jeito não vai dar nem pros 36 ... :roll:
Realmente foi um primor de negociação.

Boa sorte para os indianos...


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10770 Mensagem por Wardog » Qui Mai 28, 2015 10:04 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Em inglês:
http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html

O fato de mencionar um monitor de 19 x 8 in não parece ser um problema de tradução, já que na versão do engenheiro da AEL diz que são dois monitores de 9,5 x8 polegadas.

Mas ao que parece já foi esclarecido.

De acordo com o knigh7, o engenheiro da AEL está certo e as notas em inglês e português da SAAB estão erradas.

[]s
CB_Lima
Há, por favor né Lima.

É EVIDENTE que em uma ação de marketing onde vai se expôr as qualidades do produto como um todo não se detalha os aspectos técnicos ... apenas menciona display único inteligente, (19x8 polegadas) ...

Quando está em questão aspectos técnicos e de segurança é o momento de se detalhar que tratam-se de duas fontes de energia e redundância ...

Não há contradição, será que é tão difícil o amigo entender isso ?
:lol: :lol: :lol:

Vamos ter que colocar um WARNING nos posts do Lima.

"Posts elucidantes porém recheados com alto grau de fanatismo".

Até dei uma desconsiderada depois das recentes bolas fora que o amigo vem dando. Quando é Gripen é o inferno, Rafale o céu.

:lol: :lol: Ainda temos que ouvir que tudo que ele não concorda é desinformação. Aham..... Baita expert!




Responder