gabriel219 escreveu:Existe um "IA2" com ferrolho basculante. Mas aquilo é uma proposta de conversão/modernização do FAL, assim como também tem pro MD-97.
O IA2 7.62 é um protótipo, ainda.
Abs.
O IA-2 é um fuzil de fogo seletivo, que, dependendo da versão, pode ter mecanismos diferentes:
Fuzil 5,56 e outras variantes em 5.56x45mm NATO: Sistema de ferrolho rotativo, com sete ressaltos.
Fuzil 7,62: Sistema de ferrolho basculante, similar ao utilizado no FAL.
Mesmos com sistemas de ferrolho diferentes, ambos os fuzis tem características similares, como o sistema por acionamento de gases (na qual os gases resultantes do disparo são desviados para um tubo acima do cano, que empurram um pistão, localizado no tubo, que empurra o kit do ferrolho, liberando o estojo e carregando a câmara com outra munição), detalhes da mecânica foram alterados (como por exemplo, o extrator que teve seu desenho modificado para melhorar o processo de ejeção dos cartuchos deflagrados e o posicionamento do percussor foi modificado).
Seu seletor de modo de disparo possuem 3 posições, Segurança (S), Fogo Semi-Automático (SA) e Fogo Automático (A).
Características[editar | editar código-fonte]
O fuzil teve sua ergonomia melhorada, tendo seu tamanho diminuído e sua empunhadura melhorada, quebrando uma das principais similaridades do MD-97 com o FAL, a empunhadura. A coronha, inicialmente, na versão 5.56, foi projetada com uma coronha telescópica, em polímero, de desenho moderno, muito similar à utilizada no fuzil FN SCAR, e na versão 7.62, foi projetada uma coronha de polímero, muito similar a do M964A1 Para-FAL, porém, o desenho da coronha é mais moderno. Com o tempo, a coronha do 5.56 foi abandonada, sendo suplantada pela coronha da versão 7.62, mais barata e fácil de fabricar.
Mantiveram-se duas características do FAL e do MD97, que é a alavanca de acionamento do ferrolho, posicionada no lado esquerdo do fuzil, não é ambidestra, não podendo ser trocada sua posição e seu seletor de modo de disparo, que é posicionado no lado esquerdo do conjunto do gatilho da arma, (dificultando a operação por atiradores canhotos).
O carregamento do fuzil se faz depender sua variante. As variantes em 5.56 mm são carregadas com um carregador STANAG 4179, com capacidade de 30 munições, padrão em todas as forças da OTAN, já a versão 7.62 mm são carregadas com um carregador padrão do FAL, com capacidade de 20 munições.
O IA2 utiliza a mesma mira do Para-FAL, alça de mira do tipo rampa deslizante, com as posições de 150 e 250 metros, sendo regulável no plano horizontal com o auxílio de uma chave de fenda. A massa de mira também é a mesma de seu irmão mais velho, regulável em altura.
Acessórios[editar | editar código-fonte]
Por ter sua caixa de culatra e seu guarda-mão repleto de trilhos picatinny, o IA2 pode ser equipado com uma vasta gama de acessórios, que incluem lunetas, miras red-dot, miras holográficas, intensificadores de imagem, lanternas táticas, Lança-Granadas M203, unidades de controle de tiro, designadores a laser, entre outros acessórios. O cano é equipado com um quebra-chamas padrão da OTAN, podendo ser equipado com granadas de bocal. O fuzil pode ser equipado com uma baioneta IA2 ou AMZ, fabricados pela IMBEL.