Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Marinha de Portugal

#3901 Mensagem por ferrol » Sex Abr 24, 2015 7:56 pm

Wingate escreveu:Portugal foi nos séculos XIV, XV e XVI o primeiro a iniciar a idade da descoberta, um século antes de Espanha e dois séculos antes de Inglaterra e Holanda.
Paréceme un pouco esaxerado ese titular, francamente. Naquela época tardo-medieval, había varias nacións que aproveitaban os inventos das novas velas, timóns, etc... para afundar máis no Atlántico. Os mercantes xenoveses, portugueses, ou casteláns escomenzaron nos séculos XIV-XV a ir máis aló no océano. Así, foron os xenoveses e os casteláns os que descubriron, por exemplo, as illas Canarias ó longo do século XIV.

Logo entendo que os avances técnicos en varias materias navais foron aproveitados simultáneamente por varias nacións europeas para tentar de chegar antes ós recursos africanos ou asiáticos. Por eso indico que me parece esaxerado dicir que Portugal iniciou unha idade da Descoberta.

Máis ben foi un pulo conxunto e competitivo de varias nacións que, simultáneamente, tentaban comerciar con recursos escasos na Europa da época pero abundantes noutros predios.




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Re: Marinha de Portugal

#3902 Mensagem por P44 » Sáb Abr 25, 2015 7:23 am

Bom sábado. Feliz 25 de abril.#25Abril
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Re: Marinha de Portugal

#3903 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 28, 2015 7:58 am

Este ano foi lançado pelos Lynx da Marinha?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Marinha de Portugal

#3904 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 29, 2015 2:22 pm

Despacho n.º 4332/2015

O Sistema de Forças (SF) 2014, aprovado em Conselho Superior de Defesa Nacional a 30 de julho, define o conjunto de capacidades militares necessárias ao cumprimento das missões das Forças Armadas, identificando os tipos e quantitativos de forças e meios, considerando as orientações específicas e cenários de emprego identificados no Conceito Estratégico Militar (CEM) 2014, devidamente enquadrados pelo nível de ambição estabelecido.

A Diretiva Ministerial de Planeamento de Defesa Militar, aprovada pelo Despacho n.º 11400/2014, de 3 de setembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 175, de 11 de setembro, estabelece a orientação política para o planeamento de defesa enunciando as linhas orientadoras para as capacidades a edificar e prioridades associadas, tendo em conta o SF aprovado.

Com efeito, a Diretiva Ministerial de Planeamento de Defesa Militar tem por finalidade implementar o planeamento de defesa orientado para o desenvolvimento de capacidades com base no nível de ambição e nos cenários prioritários de atuação com vista a definir os requisitos de capacidades abrangendo o médio e longo prazo.

O atual Conceito Estratégico de Defesa Nacional, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2013, de 5 de abril, enfatiza a necessidade das Forças Armadas disporem, prioritariamente, de capacidades para os cenários de atuação que se encontram detalhados no CEM, nomeadamente, o cenário de projeção de forças para participação em missões no âmbito da segurança cooperativa ou coletiva, ou ainda num quadro autónomo.

Neste sentido, no âmbito da Capacidade de Projeção de Força, encontra-se identificada a necessidade de Portugal estar dotado com um Navio Polivalente Logístico (Landing Platform Dock — LPD), necessidade essa que o Sistema de Forças Nacional de 1997 já contemplava face à especial importância que a capacidade de projeção de forças passou a assumir no quadro de emprego das Forças Armadas.

Contudo, apesar de a necessidade estar identificada há muito, a definição das prioridades estratégico -militares com vista a colmatar as lacunas identificadas no Sistema de Forças, teve de ser ajustada às disponibilidades financeiras, de forma a não considerar com elevada prioridade a aquisição de meios, cuja estimativa de custos associados poderia comprometer no médio e longo prazo a concretização de outros projetos, igualmente prioritários.

Com efeito, de acordo com levantamento recentemente efetuado, a aquisição de um LPD apresentou uma relação investimento retorno operacional que, face à avaliação dos recursos disponíveis e dos rácios de despesa definidos, determinou, por mais de uma vez, o protelar das pretensões da sua aquisição, resultando na não inclusão prioritária na Lei de Programação Militar, sem no entanto menorizar a importância, premência e atualidade da necessidade de um meio desta natureza no Sistema de Forças.

Porém, decorrente da entrada ao serviço de novos navios e de uma redefinição do plano estratégico das suas Forças Armadas, a França declarou a intenção de alienar o LPD Siroco, da classe Foudre, sendo que, de acordo com a informação veiculada pelas autoridades francesas a alienação inclui ainda uma Lancha de Desembarque Grande e duas Lanchas de Desembarque Médias.

Este navio entrou ao serviço na Marinha francesa em dezembro de 1998, pelo que se encontra a meio da sua vida útil, prevendo -se estar disponível para entrega, pronto para navegar e operar, no início do segundo semestre de 2015.

Neste sentido, e de acordo com as orientações para a Diretiva de Planeamento de Forças (DPF), a Marinha procedeu à reapreciação das prioridades de reequipamento, tendo efetuado uma avaliação da qual resultou a apresentação de uma proposta de ajustamento do esforço de investimento na Capacidade Oceânica de Superfície, no sentido encontrar uma possível solução para acomodar uma eventual aquisição do Siroco.

Esta proposta obteve a concordância, do ponto de vista estratégico-operacional, do CEMGFA e foi posteriormente sancionada pelo CCEM.

Importa, no entanto, reconhecer como fator relevante para a tomada de decisão o facto de a edificação e sustentação de capacidades decorrerem do planeamento de defesa militar, o qual se baseia num processo que articula o planeamento de forças, numa lógica de planeamento baseado em capacidades militares, e o planeamento de recursos, que inclui os financeiros, humanos e materiais, tornando -se assim necessário contemplar, não só a alocação de recursos para uma eventual aquisição como também para a respetiva sustentação ao longo do seu ciclo de vida.

Por conseguinte, a possibilidade de aquisição do Siroco, sumariamente sinalizada supra, evidencia uma oportunidade de colmatar uma lacuna crítica da Capacidade de Projeção de Força do SF, mas faz emergir, igualmente, um conjunto de desafios e riscos (organizacionais, temporais e financeiros) que importa ter em conta na tomada de decisão.

Assim, Considerando o interesse em colmatar a lacuna na Capacidade de Projeção de Força do SF;

Considerando que, de acordo com a DPF, cabe aos Chefes do Estado-Maior dos Ramos elaborar propostas sobre as necessidades específicas e possibilidades de contribuição dos respetivos Ramos para a ação conjunta das Forças Armadas, bem como, ainda, elaborar propostas de alienação de material considerado excedentário ou cuja sustentação seja inviável no sentido dos recursos financeiros serem dirigidos para a manutenção das capacidades prioritárias.

Considerando a oportunidade que representa a alienação extemporânea, por parte da República Francesa, do Siroco, correspondendo a uma necessidade não satisfeita do SF;

Considerando que importa dar início às negociações formais com o Estado francês tendo em vista a definição das condições de aquisição;

Considerando, também, que a informação disponível é, ainda, insuficiente para habilitar uma tomada de decisão, determino o seguinte:

a) A DGRDN, em articulação com o EMGFA e a Marinha, inicia as negociações formais com o Ministério da Defesa francês no sentido de
definir as condições de uma eventual aquisição do Siroco, designadamente:

- o preço final de aquisição e o inerente plano de pagamento;

- os meios, o armamento, os equipamentos e os lotes de sobressalentes que serão fornecidos com o navio;

- o estado de condição em que o navio será entregue incluindo as ações de manutenção a efetuar antes da transferência;

- as questões relacionadas com a identificação do detalhe e da formação da guarnição; outros aspetos técnicos relativos à manutenção e sustentação do navio;

- e, eventuais termos de garantia;


b) O EMGFA, em articulação com a Marinha, apresenta -me, até 5 de maio, um estudo sobre o impacto da integração de um LPD na Marinha, em termos dos agregados de despesa de Pessoal, Operação e Manutenção e Investimento, considerando as orientações definidas politicamente a serem alcançadas progressivamente até 2020;

c) Nesta sequência a DGRDN, em articulação com o EMGFA e a Marinha, apresenta -me proposta de eventual aquisição com base nas condições negociadas, contemplando identificação de possíveis fontes de financiamento.

9 de abril de 2015. — O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar -Branco.
208572314

https://dre.pt/application/file/67101487




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Re: Marinha de Portugal

#3905 Mensagem por P44 » Qua Abr 29, 2015 2:23 pm

cabeça de martelo escreveu:Este ano foi lançado pelos Lynx da Marinha?

não faço ideia :oops:




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Re: Marinha de Portugal

#3906 Mensagem por P44 » Qua Abr 29, 2015 2:27 pm

cabecita,

reparaste na parte final do despacho????
MARINHA
Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada
Portaria n.º 247/2015
Decorrente do processo de integração dos navios patrulha costeiros da
classe TEJO na Marinha
, torna -se necessário estabelecer sua a lotação
“normal”, provisória;
Assim, no uso da competência que me é conferida pelo artigo 17.º da
Lei n.º 1 -A/2009, de 7 de julho (1) (LOBOFA), alterada e republicada
pela Lei Orgânica n.º 6/2014, de 1 de setembro, e nos termos do disposto
no artigo 1.11 do Regulamento Interno das Forças e Unidades Navais
(RIFUN), determino que:
Artigo Único
A lotação “normal”, provisória, dos navios patrulha costeiros da
classe TEJO é a que consta no mapa anexo à presente portaria, da qual
SF300? Só pode!!!!

do FD
P590 - NRP Tejo
P591 - NRP Douro
P592 - NRP Mondego
P593 - NRP Guadiana




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Re: Marinha de Portugal

#3907 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 30, 2015 6:13 am

Afirmativo.




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Re: Marinha de Portugal

#3908 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 05, 2015 6:35 am

pfsbca escreveu:Se fui bem informado, o Ministro da Defesa foi à Noruega com a restante comitiva Portuguesa para analisar possibilidade de compra do Patrulha Costeiro TOR (W334).

http://en.wikipedia.org/wiki/Nornen-class_patrol_vessel



Boa aquisição!!!
:shock: :D :D




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Re: Marinha de Portugal

#3909 Mensagem por P44 » Qua Mai 06, 2015 2:51 pm

Epá isto até parece Natal, espero que se concretize :)

entretanto já há fotos dos SF300 a caminho de Portugal

do FD
nelson38899 escreveu:Os Patrulha classe Tejo, já faz patrulha! :mrgreen:

Imagem

Imagem

vem a ser rebocado pelo reboque navio "montenovo" Tug

a sua posição pode ser seguida neste site

http://www.marinetraffic.com/




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Re: Marinha de Portugal

#3910 Mensagem por P44 » Seg Mai 11, 2015 3:30 pm

Naval Defense Industry News - UK, Portugal



Vector Aerospace demonstrates flexibility in Portuguese Navy Mk.95 Lynx programme


Vector Aerospace's world leading position for maintenance, repair and overhaul (MRO) of the Lynx military helicopter has been further underlined by a programme conducted at the company's Fleetlands facility in Gosport, Hampshire and the Portuguese Navy Squadron based in Lisbon.

Imagem
Portuguese Navy Mk.95 Lynx Helicopter ©Portuguese Navy

The initial project involved one of the Portuguese Mk.95 Lynx, being inducted into Fleetlands for structural repairs together with significant rectification of the fuel systems, flying controls, electrical looms, engine doors, cabin doors and a complete refinish of the airframe. In order to meet the Portuguese Navy's deadline, Vector completed the work by deploying a team of three mechanics and an electrician to Lisbon.

While on-site, the Vector team also carried out rectification work which enabled another Lynx to be returned to service. The Portuguese Navy reports that overall they are very impressed with the level of support provided to the project and that the route for future opportunities is opened.

Imagem
Two French Navy Lynx Mk.4 helicopters fly in formation over Brittany. S.Marc©Marine Nationale

As recently reported in November 2014, Vector also secured the agreement of a long-term contract to provide structural maintenance and technical support for the French Navy's Lynx Mk.4 helicopter fleet. Fleetlands has the only main build/repair jig for this aircraft type in the world, making Vector the leading supplier of deep structural repairs on the Lynx platform.

Vector Aerospace UK Managing Director Michael Tyrrell said, "This project is another significant step in our expansion into world markets for rotary wing MRO."

http://www.navyrecognition.com/index.ph ... ew&id=2701




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Re: Marinha de Portugal

#3911 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 12, 2015 6:55 am

Os primeiros SF300 vão chegar hoje a Lisboa!




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Re: Marinha de Portugal

#3912 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 12, 2015 12:59 pm

Primeira Lancha STANFLEX 300 chegou hoje a Lisboa

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Chegou hoje o NRP Tejo, uma das lanchas STANFLEX 300 adquiridas à Dinamarca. A nova lancha, que chegou a Lisboa ao início da tarde, é a primeira das quatro embarcações a ser entregue.

As quatro novas lanchas vêm reforçar a capacidade da Marinha Portuguesa na fiscalização da pesca, segurança da navegação, combate à poluição e preservação do mar.

O contrato de aquisição das quatro lanchas foi celebrado em outubro do ano passado e a sua modernização será feita no Arsenal do Alfeite. A entrega destes navios à Marinha Portuguesa está prevista para 2016.

Aquando da assinatura do contrato de aquisição o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, destacou a que a aquisição destes equipamentos era agora possível devido ao esforço “deste Governo” de “reequilibrar as contas públicas”, bem como à “Reforma 2020”, que teve início há cerca de três anos e na qual foram definidos o “referencial do PIB para efeitos de receita orçamental” e o objetivo de atingir 15 % para investimento em novos equipamentos, sem o aumento da “despesa global”.

Para o Chefe do Estado-Maior da Armada, Macieira Fragoso, a compra dos navios dinamarqueses “representa uma solução quase imediata, adequada, exequível e aceitável para colmatar as atuais lacunas do efetivo nacional de navios de patrulha e fiscalização costeira”, lê-se, no despacho.

Por outro lado, estas embarcações apresentam baixos custos de manutenção do casco e dos equipamentos e sistemas de plataforma “constituindo ainda uma oportunidade de trabalho para a indústria nacional, nomeadamente o Arsenal do Alfeite”, refere ainda o despacho.


:arrow: http://www.defesa.pt/Paginas/nrptejochegaalisboa.aspx




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Re: Marinha de Portugal

#3913 Mensagem por P44 » Ter Mai 12, 2015 4:52 pm

BEM VINDO NRP TEJO!!!!! :D
mafets escreveu:Já no Alfeite: https://www.facebook.com/groups/171295294376/?fref=nf
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Cumprimentos




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Re: Marinha de Portugal

#3914 Mensagem por talharim » Ter Mai 12, 2015 5:04 pm

Mas cade o canhao de 127mm e o lançador octuplo de Tomahawk retiraram ???




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: Marinha de Portugal

#3915 Mensagem por P44 » Ter Mai 12, 2015 5:12 pm

talharim escreveu:Mas cade o canhao de 127mm e o lançador octuplo de Tomahawk retiraram ???

Ainda traz os lançadores de Harpoon :mrgreen:




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