Projeto de Navio Patrulha Fluvial
Moderador: Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6687 vezes
- Contato:
Re: Projeto de Navio Patrulha Fluvial
Fucei a net toda e necas. Viagem do Brisa, pelo jeito...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Wingate
- Sênior
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Com todos esses cortes e sacos de maldade do GF, como vai ficar o patrulhamento de nossos principais rios (leia-se "Amazônia").
Wingate
Wingate
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Não tenho informações sobre o projeto conjunto do novo patrulheiro fluvial a ser desenvolvido com os colombianos. Vi um desenho dele na mostra BID e não gostei... Tinha canhões em cima do passadiço.
Quanto as lanchas, creio que ficaremos nas 4 LPR-40 que importamos da Colômbia... Além das Lanchas de Ação Rápida...
Cotecmar LPR-40:
LAR:
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Para quem precisaria de, no mínimo, umas 400 undes deste tipo de lancha, as LPR-40, e compra somente 4, com troco de pinga, soa até estranho falar em um novo patrulheiro fluvial, quando não temos sequer como manter os poucos, e já bem antigos e cansados, que temos.
abs
abs
Carpe Diem
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Creio que precisamos muito, na casa das centenas, de lanchas mais simples, como as LAR. Tanto o modelo aberto, como o fechado. Tenho por mim que as lanchas LPR-40 são muito sofisticadas para serem adquiridas em larguíssima quantidade. O mesmo para as CB-90.FCarvalho escreveu:Para quem precisaria de, no mínimo, umas 400 undes deste tipo de lancha, as LPR-40, e compra somente 4, com troco de pinga, soa até estranho falar em um novo patrulheiro fluvial, quando não temos sequer como manter os poucos, e já bem antigos e cansados, que temos.
abs
As CB-90 possuem um deslocamento maior, são ainda mais sofisticadas e permitem o desembarque dos fuzileiros pela proa, as LPR-40 possuem uma abertura lateral para saída dos combatentes. Para mim ambas são boas lanchas, excelentes projetos.
No tocante aos Navios de Patrulha Fluvial, penso que os deveríamos docar e neles aplicarmos uma reforma ampla, visando antes de tudo a proteção balística. É o que demanda a experiência colombiana com as FARC, que transformaram em peneira vasos fluviais das forças governamentais... O inimigo oculto pela cobertura vegetal, postado junto a margem do rio e armado com metralhadores e fuzis, convenhamos, é um osso duro de roer... Motivo pelo qual os colombianos se moveram em direção a projetos que mais parecem "monitores fluviais".
Compreensível.
Abs.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Ilya Ehrenburg
- FCarvalho
- Sênior
O problema Ilya é que nem a MB tem idéia, ou menos ainda intenção de blindar os seus futuros navios. Parece que não ocorre no pensamento de nossos almirantes que nada parecido com algo acontece na Colombia, possa vira a suceder-nos, e que estes navios serão meros patrulhas a vagar intocáveis pelos ermos dos rios amazônicos.
Certa vez vi uma "canhoneira" colombiana passando por aqui por casa, e quer saber, me deu uma baita de uma inveja quando vi aquele barco. Modernidade e qualidade. Tudo de bom que um navio militar fluvial poderia ter.
Isso para não dizer que me deu uma certa ponta de vergonha também, ao me lembrar dos nossos navios, que já eram velhos quando neles embarquei em varias oportunidades em passeios com familiares dos militares que serviam na ENRN, e isto a mais de trinta anos atrás.
Vai entender.
abs
Certa vez vi uma "canhoneira" colombiana passando por aqui por casa, e quer saber, me deu uma baita de uma inveja quando vi aquele barco. Modernidade e qualidade. Tudo de bom que um navio militar fluvial poderia ter.
Isso para não dizer que me deu uma certa ponta de vergonha também, ao me lembrar dos nossos navios, que já eram velhos quando neles embarquei em varias oportunidades em passeios com familiares dos militares que serviam na ENRN, e isto a mais de trinta anos atrás.
Vai entender.
abs
Carpe Diem
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Isso aí é o SWCC (Special Warfare Combatant-craft Crewmen) da Marinha Americana. Faz parte das Operações Especiais e dá suporte com seus barcos aos SEALs. Jamais que são fuzileiros filipinos, é só olhar pra cara do pessoal do vídeo, tudo caucasiano bombado.Wingate escreveu:Patrulha fluvial - Fuzileiros das Filipinas:
Wingate
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Wingate
- Sênior
Ok, colega. Eu segui o enunciado do vídeo.Bolovo escreveu:Isso aí é o SWCC (Special Warfare Combatant-craft Crewmen) da Marinha Americana. Faz parte das Operações Especiais e dá suporte com seus barcos aos SEALs. Jamais que são fuzileiros filipinos, é só olhar pra cara do pessoal do vídeo, tudo caucasiano bombado.Wingate escreveu:Patrulha fluvial - Fuzileiros das Filipinas:
Wingate
Vale a correção.
Wingate
- FCarvalho
- Sênior
todos os pelotões de fronteira no Brasil, mais os fuznvs na amazônia e pantanal deveriam ter umas destas. Mas aqui a gente acha que navio de 80 anos é uma joia, e velhos patrulhas adaptados são ótimos para dar conta do serviço.
Fazer o quê se o pessoal idolatra peças de museu...
abs
Fazer o quê se o pessoal idolatra peças de museu...
abs
Carpe Diem
- Wingate
- Sênior
Documentário da Guerra do Vietnã, mostrando as patrulhas fluviais norte-americanas.
O interessante é o uso de um navio-mãe (se podemos chamá-lo assim) que leva as lanchas patrulhas, guarnições e os helis até próximo da área a ser patrulhada.
Na Amazônia, o navio-mãe ficaria nos rios mais profundos enquanto que lanchas, botes e helis (e/ou VANTs) fariam as patrulhas nos afluentes, igarapés e lagoas, usando embarcações adequadas às profundidades nas épocas de cheia e de seca na região. E todo esse material poderia ser fabricado/construído no Brasil.
Wingate
O interessante é o uso de um navio-mãe (se podemos chamá-lo assim) que leva as lanchas patrulhas, guarnições e os helis até próximo da área a ser patrulhada.
Na Amazônia, o navio-mãe ficaria nos rios mais profundos enquanto que lanchas, botes e helis (e/ou VANTs) fariam as patrulhas nos afluentes, igarapés e lagoas, usando embarcações adequadas às profundidades nas épocas de cheia e de seca na região. E todo esse material poderia ser fabricado/construído no Brasil.
Wingate
- FCarvalho
- Sênior
Já temos aqui mesmo no Brasil empresas e produtos que muito bem poderiam estar servindo as ffaa's neste aspecto, não fosse o descalabro que é o tema defesa nacional. Mas é como eu disse, o pessoal prefere recauchutar peças de museu a investir o pouco que se tem em coisas novas.
abs
abs
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Recentemente o Peru se somou ao projeto do Navio Patrulha Amazônico entre Brasil e colômbia.
Espero que tenhamos em breve novidades sobre o projeto base.
Espero que tenhamos em breve novidades sobre o projeto base.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- FCarvalho
- Sênior