Dúvida sobre Datalynk

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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César
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#46 Mensagem por César » Sex Jul 29, 2005 3:35 pm

Marechal-do-ar escreveu:César, Multi-role significa que o avião pode realizar diversas missões, mas UMA de cada vez, como é que um F-16 vai combater com 3 ou 4 tons de armas? Sendo que ele carregara apenas 4 AMRAAM para ter mais espaço para as bombas, em todos os conflitos onde o inimigo tinha alguma capacidade ar-ar os EUA só mandaram os F-16 com escoltas, onde não tinha (Kosovo), mandaram sem, se vocês considerar a América do Sul onde todos tem mais ou menos a mesma capacidade ar-ar é bem provavel que osF-16 tambem precisem de escoltas.

Possivelmente uma combinação de Python4/DASH diminuiria a necessidade de manobras nesse combate. De qualquer forma, é interessante eles terem escoltas, como eu defendi o debate inteiro. Mas existem aviões que a capacidade de auto-defesa é muito maior(tipo F-16) diminuindo essa necessidade. Mesmo por que os supostos adversários dos F-16 na região não seriam dos mais avançados...

Claro, cada caso é um caso, existirão missões em que escoltas se farão necessárias, mesmo para os F-16C do exemplo.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#47 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 29, 2005 4:47 pm

César escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:César, Multi-role significa que o avião pode realizar diversas missões, mas UMA de cada vez, como é que um F-16 vai combater com 3 ou 4 tons de armas? Sendo que ele carregara apenas 4 AMRAAM para ter mais espaço para as bombas, em todos os conflitos onde o inimigo tinha alguma capacidade ar-ar os EUA só mandaram os F-16 com escoltas, onde não tinha (Kosovo), mandaram sem, se vocês considerar a América do Sul onde todos tem mais ou menos a mesma capacidade ar-ar é bem provavel que osF-16 tambem precisem de escoltas.

De fato, o amigo Marechal tem razão quanto ao "Multi-Role".


Entretanto, caças mais novos, como o Typhoon, o Gripen, e por aí vai, também possuem capacidade "Swing-Role", que lhes permite alternar de missão em pleno vôo, claro que devidamente equipado!

Até mesmo caças como o Mirage 2000 e F-16 modernizados poder ter capacidade "Swing-Role"!




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#48 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jul 29, 2005 5:30 pm

O "Swing-role" significa capacidade de atualizar mapas e o computador da missão em pleno vôo, não muda o fato de se ele partiu para uma missão de ataque ele não tera armas ar-ar suficientes e estara pesado.




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#49 Mensagem por Slip Junior » Sex Jul 29, 2005 5:49 pm

Swing role significa que uma aeronave pode fazer uma transição de seu sistema de armas de modos ar-ar para modos ar-terra durante uma mesma missão. Isso significa que uma aeronave armada, por exemplo, com 2 AGM-65 Maverick, 2 AGM-88 HARM e 4 AIM-120 pode realizar ataques à blindados, radares e outras aeronaves com plenas capacidades em todas arenas.

Abraços




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#50 Mensagem por Spectral » Sex Jul 29, 2005 6:10 pm

Também não exageremos, os caças da geração actual têm algumas capacidades multifunções dentro da mesma missão ( heck, até os P-51 da 2GM atacavam locomotivas quando não encontravam caças alemães).

Exemplos ? Os F-18 que durante a Guerra do Golfo foram interceptados por caças iraquianos, abateram-nos e prosseguiram as suas missões de bombardeamento, ou os F-16 da USAF no Kosovo que nas primeiras semanas tinham como carga padrão AMRAAM+HARM.




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#51 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jul 29, 2005 6:28 pm

Slip, não é bem "plena" capacidade, ja que ele não podera levar o mesmo número de armas que uma aeronave dedicada levaria e no caso do combate aéreo estaria pesada.




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#52 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 29, 2005 6:36 pm

Marechal-do-ar escreveu:O "Swing-role" significa capacidade de atualizar mapas e o computador da missão em pleno vôo, não muda o fato de se ele partiu para uma missão de ataque ele não tera armas ar-ar suficientes e estara pesado.

Mas ninguém disse que não...


Claro, se o Caça X não possuir armas Ar-Superfície, ele não "ganhará" essa capacidade no ar.

Mas terá capacidade de transitar entre várias funções no decorrer de cada missão se assim for preparado!




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#53 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 29, 2005 6:37 pm

Slip Junior escreveu:Swing role significa que uma aeronave pode fazer uma transição de seu sistema de armas de modos ar-ar para modos ar-terra durante uma mesma missão. Isso significa que uma aeronave armada, por exemplo, com 2 AGM-65 Maverick, 2 AGM-88 HARM e 4 AIM-120 pode realizar ataques à blindados, radares e outras aeronaves com plenas capacidades em todas arenas.

Abraços

Exato!




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#54 Mensagem por Slip Junior » Sex Jul 29, 2005 6:46 pm

Marechal, do ponto visto da capacidade de utilização do armamento com todas suas características pelo sistema de armas, a aeronave tem plena capacidade sim. Além do mais, você está negando a hipótese de serem efetuados os ataques terrestres antes de iniciado o combate aéreo.

Abraços




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#55 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jul 29, 2005 6:50 pm

Depois que o avião jogou suas bombas o inimigo não tera a menor vontade de derruba-lo, é só deixar ele alguns minutos que ele ficara sem combustivel e precisara retornar, e mesmo que ele achasse alguem para trocar alguns misseis ele continuaria em desvantagem ja que carrega menos misseis.




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#56 Mensagem por Degan » Sex Jul 29, 2005 10:05 pm

Lauro, no conocía esa versión del AMX, gracias por el dato y perdón por el error.

Agreguemos a la lista al AMX y al A-4AR.

Marechal, la idea del deep stricke es hacer un ataque estratégico bien adentro del territorio enemigo, aprovechando todas las posibilidades para no ser descubierto (vuelo nocturno, bajo, por una ruta muy estudiada que permita no ser detectado por el radar o por cualquiera y una dirección de aproximación inesperada, etc.). Si eres descubierto a tiempo para que te intercepten es que fallo tu misión. En esas condiciones, un F-16C/D puede soltar su armamento aire tierra y huir (que sería lo lógico) o si es necesario presentar combate, terreno en el cual es muy de temer.

Concuerdo con la definición de Slip.

Recordemos que los aviones clásicos de Deep Stricke son los F-111, SU-24, Tornado, etc. Un F-16D Block 50+, con espina dorsal misionizada y estanques CFT (Radio de acción con 2 python IV + 2 bombas de 2.000lbs + tanques externos + CFT, en perfil Hi-Lo-Lo-Hi = 1740 kms ), no tiene mucho que envidiar para ese trabajo.

Estamos todos de acuerdo en que un AEW&C es un verdadero multiplicador de fuerzas, pero no tiene mucho que hacer en Deep Stricke.

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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....

#57 Mensagem por Super Flanker » Sáb Jul 30, 2005 12:27 am

Uma duvida:
Qual a vantagem de um R-99 dar as cordenadas de um caça inimigo sem que o F-5BR precise iluminar o alvo com o seu radar?
Esta manobra faz com que o F-5BR fique menos vulneravel contra o inimigo? Por que?

Falow!! :wink:




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
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#58 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jul 30, 2005 9:25 am

Flanker, quando você liga seu radar o inimigo te detecta no RWR dele, mesmo que ele não esteja com o radar na sua direção, sendo assim se você tem o apoio do R-99 o inimigo não sabera que você ta perseguindo ele até que seu missel ligue o próprio radar.




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#59 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jul 30, 2005 9:36 am

Isso significa que o ALX também poderia lançar mísseis BVR com data-lynk?
Interessante mesmo isso.

abraços




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#60 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jul 30, 2005 10:16 am

Sim brasileiro.




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