E' isso ai' Juarez!!juarez castro escreveu:Grande abraçoThor escreveu: Posso estar enganado, mas não é comum ter publicado todos os itens e valores especificados quando se trata de produtos de defesa, principalmente em fase de desenvolvimento e parcerias estratégicas.
[destacar]Bom dia Comandante!
Como o senhor bem sabe é fato corriqueiro e quase obrigatório o DOD americna publicar e divulgar item por item dos contratos celebrados com países qua adquirem equipamentos e militares, tivemos a nossa divulgada a uns três anos atrás peça por peça, item por item.[/destacar]
Acesso a informações reservadas são restritas a quem realmente precisa saber, os quais tornam-se responsáveis por aquele conhecimento confidencial específico. O que é ostensivo e acordado entre as partes, desenvolvedores e contratante, já foi comentado em público. A FAB já citou algumas vezes em público esses motivos, e tenho certeza que todos aqui sabem que não é o fato de inclusão de WAD que majorou tanto assim como a imprensa sensacionalista prega, se é que isso realmente ocorreu.
[destacar]Sim , concordo com o senhor o valor do WAD é pouco representativo neste valor, mas dado o momento especial que o país vive, nada impediria a FAB de divulgar valores de forma clara porém o sigilo técnico do que for necessário.[/destacar]
Alguns criticam esse WAD, mas será que o F-35 está errado ao adotar o WAD? Será que o pessoal da Boeing é mais esperto que nós ao proporem mudanças nos próximos F-18 que são ofertados com WAD? Será que seria melhor para a FAB/Brasil que está desenvolvendo sistemas junto a SAAB manter os displays antigos, sob propriedades americanas (Rockwell) ao invés de incentivar indústria nacional com a adoção de um sistema de C2 embarcado de nova geração?
Comandante nada tenho contra WAD, apenas que agora não seria o momento, porque:Porque a força tem pressa em receber estas aeronave sob pena da aviação de caça ficar praticamente inoperante, pois as primeiras células de Mikes já tem data para virar panela como o senhor bem deve saber, e tal customização irá nos custar muito tempo de modificações na cabine, nos sistemas de refrigeração dos painéis, talvez dezenas de horas de ensaio e $$$$$$$$$$ coisa que a FAB não tem.......[destacar]Quanto ao painel ser "nacional", como nós bem sabemos ele tão somente montado por aqui, mas isto é outra história.[/destacar]
Outra questão importante a meu ver é padronização com as aeronaves suecas que nos traria o ganho da escala, consequentemente do acesso ao um pós venda padrão as duas forças reduzindo tempo de aeronave parada e custos.
Quanto a desconfiança no relacionamento da FAB com a AEL, isso deve ser justificado, se for necessário e solicitado pelo MP. Oficiais da FAB em empresas relacionadas com projetos aeroespaciais existem aos montes. Quem for na Embraer, por exemplo, especialmente no setor de ensaios e voos de produção, pensa que está em um Esquadrão da FAB, de tantos oficiais da reserva, e nem por isso esses brilhantes profissionais se desvirtuam de seus princípios em prol da empresa ou da FAB.
Isso ocorre em todos os países e forças. Podem ter certeza que nas empresas navais existem inúmeros profissionais que foram ligados à Marinha do Brasil, bem como nas de armamento terrestre.
[destacar]Sim, também é verdade, o que acontece hoje é que dado aos baixos sol,dos pagos, o pessoal, na sua maioria fica contando o tempo para pegar o boné e ir trabalhar em uma empresa destas, ou ainda viram "consultores", o que no meu entender está errado, deveriam passar por uma quarentena antes de isto acontecer porque muitos deles detém informações importantes e muitas vezes até decisivas para uma determinada empresa obter um contrato[/destacar]
Abraços
[]s
CB