TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74416 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 14, 2015 11:17 am

juarez castro escreveu:
Thor escreveu: Posso estar enganado, mas não é comum ter publicado todos os itens e valores especificados quando se trata de produtos de defesa, principalmente em fase de desenvolvimento e parcerias estratégicas.

[destacar]Bom dia Comandante!

Como o senhor bem sabe é fato corriqueiro e quase obrigatório o DOD americna publicar e divulgar item por item dos contratos celebrados com países qua adquirem equipamentos e militares, tivemos a nossa divulgada a uns três anos atrás peça por peça, item por item.[/destacar]

Acesso a informações reservadas são restritas a quem realmente precisa saber, os quais tornam-se responsáveis por aquele conhecimento confidencial específico. O que é ostensivo e acordado entre as partes, desenvolvedores e contratante, já foi comentado em público. A FAB já citou algumas vezes em público esses motivos, e tenho certeza que todos aqui sabem que não é o fato de inclusão de WAD que majorou tanto assim como a imprensa sensacionalista prega, se é que isso realmente ocorreu.

[destacar]Sim , concordo com o senhor o valor do WAD é pouco representativo neste valor, mas dado o momento especial que o país vive, nada impediria a FAB de divulgar valores de forma clara porém o sigilo técnico do que for necessário.[/destacar]

Alguns criticam esse WAD, mas será que o F-35 está errado ao adotar o WAD? Será que o pessoal da Boeing é mais esperto que nós ao proporem mudanças nos próximos F-18 que são ofertados com WAD? Será que seria melhor para a FAB/Brasil que está desenvolvendo sistemas junto a SAAB manter os displays antigos, sob propriedades americanas (Rockwell) ao invés de incentivar indústria nacional com a adoção de um sistema de C2 embarcado de nova geração?
Comandante nada tenho contra WAD, apenas que agora não seria o momento, porque:
Porque a força tem pressa em receber estas aeronave sob pena da aviação de caça ficar praticamente inoperante, pois as primeiras células de Mikes já tem data para virar panela como o senhor bem deve saber, e tal customização irá nos custar muito tempo de modificações na cabine, nos sistemas de refrigeração dos painéis, talvez dezenas de horas de ensaio e $$$$$$$$$$ coisa que a FAB não tem.......
Outra questão importante a meu ver é padronização com as aeronaves suecas que nos traria o ganho da escala, consequentemente do acesso ao um pós venda padrão as duas forças reduzindo tempo de aeronave parada e custos.
[destacar]Quanto ao painel ser "nacional", como nós bem sabemos ele tão somente montado por aqui, mas isto é outra história.[/destacar]
Quanto a desconfiança no relacionamento da FAB com a AEL, isso deve ser justificado, se for necessário e solicitado pelo MP. Oficiais da FAB em empresas relacionadas com projetos aeroespaciais existem aos montes. Quem for na Embraer, por exemplo, especialmente no setor de ensaios e voos de produção, pensa que está em um Esquadrão da FAB, de tantos oficiais da reserva, e nem por isso esses brilhantes profissionais se desvirtuam de seus princípios em prol da empresa ou da FAB.
Isso ocorre em todos os países e forças. Podem ter certeza que nas empresas navais existem inúmeros profissionais que foram ligados à Marinha do Brasil, bem como nas de armamento terrestre.

[destacar]Sim, também é verdade, o que acontece hoje é que dado aos baixos sol,dos pagos, o pessoal, na sua maioria fica contando o tempo para pegar o boné e ir trabalhar em uma empresa destas, ou ainda viram "consultores", o que no meu entender está errado, deveriam passar por uma quarentena antes de isto acontecer porque muitos deles detém informações importantes e muitas vezes até decisivas para uma determinada empresa obter um contrato[/destacar]
Abraços
Grande abraço
E' isso ai' Juarez!!

[100]

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74417 Mensagem por faterra » Ter Abr 14, 2015 5:08 pm

Também concordo com o Juarez!
E ainda temo, pelo rumo que estão dando para estas "denúncias": atrasar mais ainda a entrega dos caças, ou até mesmo inviabilizá-la.
Estamos em um momento de enfrentamento entre oposição e posição, onde cada um quer derrubar o outro. Portanto, todo o cuidado é pouco na condução dos projetos de defesa. Qualquer deslize e a vaca vai pro brejo! O prejudicado nisto tudo é o Brasil.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74418 Mensagem por Paisano » Ter Abr 14, 2015 5:38 pm

FCarvalho escreveu:Fiquei curioso agora. Quem no MP tem cacife para entender, e explicar em letra de forma, a parafernalha de números, tabelas e gráficos que as dez mil páginas de documentos gerados pela COPAC sobre o FX-2?

Porque no final, o MP não ganha absolutamente nada com essa querela, posto que o projeto todo foi, salvo engano, auditado pelo TCU e por quem mais de direito.

Enfim, com tanto ladrão de gravata solto por aí andando as custas do nosso dinheiro, o MP tem coisas bem mais sérias e objetivas para fazer do que ficar "procurando chifre em cabeça de cavalo" no FX.

abs.
FCarvalho escreveu:Marechal, mesmo no MP as pessoas não se dão ao trabalho de investigar fatos e atos no poder público que não encontrem certo reverbério. Isso é patente, embora lamentável.
Tem sua parte boa, e ruim também.
Não há na verdade nenhuma fato novo ou justificável que se possa alegar enquanto motivo para uma investigação federal do contrato do FX. O que se tem são suposições. E mais de uma vez foi explicada a quem de direito, os motivos que levaram a majoração de preço do contrato, tendo em vista "ene" fatores.
Onde está a suspeita de ilicitude ou de má gestão de verba pública nisso? Eu não sei. O que há mesmo, me parece, é uma certa necessidade de voar no processo do FX de parte do MP.
Mas bem, se querem investigar, que o façam. Irão perder tempo e esforço. Mas ao menos vão poder voltar pra casa ciosos de cumprir o seu dever.

abs
Compartilho dessa linha de pensamento. :?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74419 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 14, 2015 5:44 pm

faterra escreveu:Também concordo com o Juarez!
E ainda temo, pelo rumo que estão dando para estas "denúncias": atrasar mais ainda a entrega dos caças, ou até mesmo inviabilizá-la.
Estamos em um momento de enfrentamento entre oposição e posição, onde cada um quer derrubar o outro. Portanto, todo o cuidado é pouco na condução dos projetos de defesa. Qualquer deslize e a vaca vai pro brejo! O prejudicado nisto tudo é o Brasil.
Eu acho que ajudaria muito retirarmos a 'gordura' da propaganda e encararmos o projeto pelo que ele realmente é.

Painel nacional? Não é bem assim.

"Independência"? Nem de longe

"Made in Brazil"? Nope

"Furtivo"? Nem sonhando

Acho que no momento em que essas (e outras) questões forem encaradas de maneira realista o que restará é a nossa próxima aeronave de combate que terá as suas qualidades e defeitos, sem mimimi, sem mágica, sem ilusão. A debate e as dúvidas avançam para um novo patamar e qualquer suspeita de irregularidade também desaparece (a não ser as de motivação política, mas aí é um outro problema).

Eu não gosto nem um pouco de ver como esse processo está sendo conduzido até agora.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74420 Mensagem por kirk » Ter Abr 14, 2015 6:03 pm

Definida produção no Brasil do futuro caça da FAB
Embraer e Saab assinam parceria durante a LAAD 2015
Publicado: 14/04/2015 17:16h



Fonte: Agência Força Aérea

Os caças Gripen NG serão desenvolvidos e testados com a participação de engenheiros brasileiros, e a Embraer irá produzir o modelo tanto para a Força Aérea Brasileira quanto para outros países. A assinatura do acordo de gestão conjunta do projeto com a empresa sueca Saab aconteceu hoje (14/04), no Rio de Janeiro (RJ), durante a feira de defesa LAAD 2015. Este é mais um passo na consolidação do projeto da FAB para a aquisição de 36 caças e fortalecimento do parque industrial brasileiro.

"Esta nova parceria estratégica confirma que estamos construindo um futuro promissor. A indústria de defesa precisa ser cada vez mais fortalecida, pois é uma das principais impulsionadoras do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil", afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, presente na assinatura do acordo entre as duas empresas.

Quinze aviões serão totalmente fabricadas no Brasil. Treze serão fabricadas na Suécia com a participação de brasileiros e oito serão fabricadas por brasileiros na Suécia, sob supervisão, no chamado "on the job training". A Embraer anunciou que será responsável por trabalhos na área de desenvolvimento de sistemas, integração e testes de voo. As duas empresas trabalharão juntas, ainda, no desenvolvimento da versão para dois pilotos do Gripen NG. Das 36 unidades para a FAB, oito devem ter essa característica.

"É um momento histórico para a indústria aeronáutica brasileira e para a indústria brasileira", disse o Presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider. Segundo ele, a Saab e a Embraer têm uma presença global, cada uma com seus produtos, e irão atuar juntas para oferecer o Gripen NG a outros países. Futuras encomendas serão atendidas pelos parques industriais da Suécia e do Brasil. "Através dessa parceria, estabeleceremos uma base sólida para garantir o sucesso na prospecção de futuros negócios e clientes", afirmou o Vice-Presidente Executivo da Saab, Lennart Sindahl.


Ainda este ano, uma equipe de engenheiros e técnicos da Embraer será enviada para a Suécia a fim de realizar o treinamento inicial na manutenção e no trabalho de desenvolvimento do Gripen NG. Será construído ainda um centro de engenharia na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP) para apoiar as operações dos caças Gripen NG da FAB.

"Eu tenho a absoluta convicção de que a Saab vai se surpreender com a criatividade dos brasilei ros", comentou o Ministro da Defesa, Jaques Wagner, também presente na assinatura do acordo. Ele ressaltou a importância de o governo realizar este tipo de investimento. "No mundo inteiro a indústria de defesa se desenvolveu dessa forma", explicou.

Financiamento

Mais cedo, o Ministro da Defesa havia afirmado que os ajustes fiscais do governo não devem afetar o projeto de aquisição dos caças. "O desembolso do orçamento da união este ano é muito pequeno, da ordem de 18 milhões de reais", afirmou. Segundo ele, o foco atual é a assinatura do contrato de financiamento, para pagamento das aeronaves a médio e longo prazo.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... A7a-da-FAB
[009]




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74421 Mensagem por kirk » Ter Abr 14, 2015 6:11 pm

Finmeccanica–Selex ES signs contract with Saab for the infrared search and track Skyward-G system for Gripen E aircraft

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http://www.avionews.com/index.php?corpo ... =index.php




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74422 Mensagem por faterra » Ter Abr 14, 2015 6:58 pm

Este contrato é para o Gripen E/F, que para mim, sempre foi e é o caça sueco - uma atualização do C/D.
Sempre entendi que o Gripen para o Brasil foi/é o NG. Um projeto maior, com mais autonomia e outras características pedidas pela FAB.
Sempre estive e ainda estou errado? Se afirmativo, qual o motivo do Gripen Demonstrador NG?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74423 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 14, 2015 7:12 pm

O Gripen NG é, e sempre foi, apenas um demonstrador de tecnologia. O Gripen E, e futuramente o F, serão o produto final do desenvolvimento dos protótipos que passam agora a ser produzidos e voados a partir deste ano na Suécia, tendo por base os resultados das avaliações das alterações propostas para o projeto feitas no modelo NG, que nada mais é do que um Gripen D modificado com algumas da tecnologias e/ou alterações aerodinâmicas e de sistemas previstas para o Gripe E/F.

Espero ter ajudado.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74424 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 14, 2015 7:14 pm

faterra escreveu:Este contrato é para o Gripen E/F, que para mim, sempre foi e é o caça sueco - uma atualização do C/D.
Sempre entendi que o Gripen para o Brasil foi/é o NG. Um projeto maior, com mais autonomia e outras características pedidas pela FAB.
Sempre estive e ainda estou errado? Se afirmativo, qual o motivo do Gripen Demonstrador NG?
O NG era um Gripen B convertido para D e eventualmente para NG que não passa de um "Demonstrador de tecnologia".

A idéia era para demonstrar que seria possível construir um Gripen 'melhorado', o que agora vem a ser o "Gripen E".

O Gripen E tem motor diferente (F414), IRST, radar diferente (AESA) e tem diferenças de tamanho e trem de pouso, além de levar mais combustível. Isso necessariamente até agora afetou o peso de carga útil da aeronave em "-900kg" mais ou menos.

A Suécia em algum ponto iria construir o Gripen E a partir de células do Gripen C (10% de aproveitamento mais ou menos). Hoje em dia ao que parece as aeronaves serão novas de fábrica.

Na Suécia os pilotos irão passar do Gripen D para o E.

O Brasil quer um Gripen biposto a partir do "E" e esse será o Gripen "F" para que a Embraer tenha de fato alguma participação real no programa de desenvolvimento do Gripen... daí surgiu o Gripen "F".

No mais, a idéia do Gripen é ser um programa ao estilo Joint venture de um monte de lugares do mundo ainda continuará com o Gripen E e F.

Ou seja... para todos os efeitos, esqueça do Gripen Demo. Compramos e montaremos o Gripen E e ajudaremos a desenvolver o Gripen F.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74425 Mensagem por kirk » Ter Abr 14, 2015 7:32 pm

Embraer and Saab discuss exporting Brazilian fighters from 2023
RIO DE JANEIRO, APRIL 14
(Reuters) - Brazilian planemaker Embraer SA and Swedish partner Saab AB hope to devise a plan by June for exporting the Gripen fighter jet from the South American country beginning in 2023, a senior Embraer official said on Tuesday.

Jackson Schneider, the head of Embraer's defense unit, said deliveries of 36 Gripen NG single-engine jets to the Brazilian Air Force from a joint assembly plant in the country would begin in 2018. It could wrap up as early as 2023, opening up export capacity.

The companies formalized their partnership in the $5.4 billion program on Tuesday at the LAAD defense fair in Rio.

Schneider said that over the course of the week he would meet with delegations from around 40 countries who were interested in the planemaker's KC-390 military cargo jet, which took its first flight in February.

Embraer also has about 10 open sales campaigns for its Super Tucano light attack aircraft, Schneider said.

The company continues to work with the Brazilian government to collect payments due late last year, according to Schneider, with the aim of stabilizing cash flow on those contracts and cutting back some defense programs if necessary. (Reporting by Rodrigo Viga Gaier; Writing by Brad Haynes; Editing by Christian Plumb)
http://in.reuters.com/article/2015/04/1 ... QW20150414




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74426 Mensagem por Penguin » Ter Abr 14, 2015 7:57 pm

14/04/2015
Em: Press Releases
Embraer e Saab estabelecem parceria para a gestão conjunta do Projeto F-X2 no Brasil

http://www.embraer.com/pt-br/imprensaev ... rasil.aspx

(...)
A Embraer será responsável por uma quantidade considerável do trabalho em desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entregas de aeronaves. A Embraer também participará da coordenação de todas as atividades de desenvolvimento e produção no Brasil. Além disso, a Embraer e a Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG.

A partir do segundo semestre de 2015, uma equipe de engenheiros e técnicos da Embraer será enviada para a Suécia a fim de realizar o treinamento inicial na manutenção e no trabalho de desenvolvimento do Gripen NG. Essas habilidades e competências serão posteriormente transferidas para o Brasil. A Embraer e a Saab construirão um Centro de Engenharia na planta industrial da Embraer, em Gavião Peixoto, no estado de São Paulo, para apoiar as operações dos caças Gripen NG na Força Aérea Brasileira.
(...)




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74427 Mensagem por kirk » Ter Abr 14, 2015 8:07 pm

FAB - Aeronáutica @portalfab · 4 h Há 4 horas
#LAAD2015 A parceria entre Embraer e Saab prevê treinamento na Suécia e transferência de tecnologia para 280 engenheiros da Embraer. #Gripen

https://twitter.com/portalfab




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74428 Mensagem por kirk » Ter Abr 14, 2015 8:53 pm

Paisano escreveu:
FCarvalho escreveu:Fiquei curioso agora. Quem no MP tem cacife para entender, e explicar em letra de forma, a parafernalha de números, tabelas e gráficos que as dez mil páginas de documentos gerados pela COPAC sobre o FX-2?

Porque no final, o MP não ganha absolutamente nada com essa querela, posto que o projeto todo foi, salvo engano, auditado pelo TCU e por quem mais de direito.

Enfim, com tanto ladrão de gravata solto por aí andando as custas do nosso dinheiro, o MP tem coisas bem mais sérias e objetivas para fazer do que ficar "procurando chifre em cabeça de cavalo" no FX.

abs.
FCarvalho escreveu:Marechal, mesmo no MP as pessoas não se dão ao trabalho de investigar fatos e atos no poder público que não encontrem certo reverbério. Isso é patente, embora lamentável.
Tem sua parte boa, e ruim também.
Não há na verdade nenhuma fato novo ou justificável que se possa alegar enquanto motivo para uma investigação federal do contrato do FX. O que se tem são suposições. E mais de uma vez foi explicada a quem de direito, os motivos que levaram a majoração de preço do contrato, tendo em vista "ene" fatores.
Onde está a suspeita de ilicitude ou de má gestão de verba pública nisso? Eu não sei. O que há mesmo, me parece, é uma certa necessidade de voar no processo do FX de parte do MP.
Mas bem, se querem investigar, que o façam. Irão perder tempo e esforço. Mas ao menos vão poder voltar pra casa ciosos de cumprir o seu dever.

abs
Compartilho dessa linha de pensamento. :?
Essa questão dos filhos de oficiais de alta patente contratados pela AEL, o Burnier eu nem sabia que estava no Conselho da Empresa, são fatos divulgados antes mesmo da decisão do FX-2 ... a AEL é a única empresa sediada no Brasil com capacitação no que faz ... sendo os israelenses aqueles que aceitaram compartilhar conhecimentos para que se possibilitasse as modernizações do F-5M, AMX e responsável pelos aviônicos do AT-29 ...

Ora, é impensável que se convide uma outra empresa para o FX-2, considerando que o Gripen, que estará totalmente sintonizado com o E-99, também se comunique com F-5, AMX e AT-29, além dos demais vetores modernizados.

Assim, não há que se falar em "favorecimento" sendo este o único fornecedor capacitado a entregar os requisitos da FAB ...

Importante ressaltar que a AEL, Embraer, Mectron, já eram apontadas pela FAB como parceiros preferenciais desde o início do certame, assim quaisquer fornecedor que fosse escolhido, Dassault, Boeing e Saab teriam que fechar entendimentos com a AEL e demais preferenciais.

A questão do WAD é uma escolha da FAB, porém bem recebida pela Saab e Boeing, que também firmou MoU com a AEL :
Eyeing Brazil, Boeing Chooses Elbit To Supply Large Displays for F-15, F/A-18

In an attempt to boost the Super Hornet’s chances in Brazil, Boeing has linked with Elbit Systems’ Brazilian subsidiary, AEL Sistemas, to do work on the LAD. The two companies signed an MoU to develop advanced avionics capabilities. They said the capabilities gained from work on some of the software and hardware components of the LAD would help establish an advanced cockpit technology center of excellence in Brazil. “Boeing and its tier one supplier-partners are committed to bringing key technologies to Brazil,” said Chris Chadwick, Boeing Military Aircraft president. “At the same time, we’re focused on building long-lasting
http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... -f-15-f/18
Somente a Dassault não sabemos se aceitaria tal modificação, ou o preço disso.

E a Saab não tem o que reclamar, até o vídeo promocional do Gripen E/F, nota-se a tela única.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74429 Mensagem por knigh7 » Ter Abr 14, 2015 11:07 pm

Pessoal,

A Veja e/ou MP fizeram uma grande confusão, talvez por estarem mal informados ou por quererem causar polêmica.

Eles estão usando a ideia de que a ela única foi uma escolha para favorecer o produto da AEL.

A FAB havia decidido pelo painel de tela única. E a AEL não foi "a empresa" que tinha isso. O que a SAAB fez foi cotar e estudar entre os fornecedores. A AEL não era a única. A Rockwell Collins também disputou com seus displays de tela única:
https://www.rockwellcollins.com/Product ... plays.aspx

A decisão da SAAB ocorreu em fevereiro deste ano.

Observem a nota da SAAB no último parágrafo dentro da matéria do Defesanet ano passado.

COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação
09 de Outubro, 2014 - 15:00 ( Brasília )
EXCLUSIVO – GRIPEN NG Terá Display Panorâmico
Gripen NG terá Display similar ao do F-35

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet


O Gripen NG, cujo contrato entre a empresa SAAB e a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que representa a Força Aérea Brasileira, está em fase final de negociação já tem uma definição relevante.

DefesaNet obteve de duas fontes próximas às negociações, que o Gripen NG terá um Display Panorâmico (Wide Area Display). Este é uma das especificações da FAB, que enfrentava certa resistência da SAAB.

Os riscos de integração do novo display ao cockpit do caça Gripen NG, que podem resultar em atraso no cronograma de desenvolvimento e produção das 36 aeronaves destinadas à FAB, era a maior justificativa da SAAB.

Na fase final de negociações a FAB/COPAC tem colocada na discussão tecnológica a incorporação do Display Panorâmico no caças do Brasil. Na recente exposição de Farnborough, em julho passado, a SAAB apresentou um mock-up do Gripen E, com um cockpit funcional com três displays, baseado na estrutura atual. Os equipamentos são fornecidos pela Rockwell Collins.

A SAAB como Main Project Authority, por delegação da FAB, iniciará um estudo e cotação entre os fornecedores, que estão habilitados a produzirem e participarem do desenvolvimento e integração.

http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... anoramico/
E o anúncio da SAAB:
Saab seleciona AEL Sistemas como fornecedor do novo Gripen no Brasil

A Saab, empresa de defesa e segurança, selecionou a AEL Sistemas como fornecedora para o caça Gripen NG no Brasil. A AEL Sistemas irá fornecer o Wide Area Display – WAD, um display panorâmico, e o Head-up Display – HUD, um display digital ao nível dos olhos do piloto, que integrarão os Gripen NG adquiridos pelo Brasil, como parte do contrato FX-2. O desenvolvimento do WAD e do HUD começou em janeiro de 2015. A Saab e a AEL também assinaram um acordo para a transferência de tecnologia.
http://www.aereo.jor.br/2015/02/26/saab ... no-brasil/

Aí, vão dizer: "ah, mas a AEL era favorita."

Existem grandes diferenças: a FAB queria uma tela única, tendência nos caças em desenvolvimento. A SAAB analisou as opções, onde a AEL não era a única, e escolheu. Ou seja, a SAAB escolheu usando a prerrogativa de maior autoridade no projeto(que ela havia deixado bem claro na nota do ano passado), e não a FAB.
Algum funcionário vai dizer que a FAB mandou a SAAB escolher a AEL deixando a prerrogativa que tinha, pra ficar nas costas da SAAB os custos adicionais da escolha de uma empresa menos preparada, se o caso?Quem escolheu foi a SAAB e se escolheu a AEL porque a empresa seria a melhor opção para fazer o WAD.

O assunto do WAD, senão no MP, no Judiciário morre aí.




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Abr 14, 2015 11:28 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74430 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 14, 2015 11:25 pm

Por isso que eu digo que tem gente querendo pegar carona nesse voo do F-X2 para alçar os seus.
Eita paizinho difícil esse. :?

abs.




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