Bolovo escreveu:FCarvalho escreveu:
Acredito que hoje esta deva ser a maior e mais complicada questão com a qual os brigadeiros da FAB, entre defensores e críticos de um lift a jato, estão envolvidos. E uma resposta para isso é tão complicada que nem sequer se permite que haja uma discussão em aberto dentro da instituição sobre o tema.
Realmente, da forma como o treinamento hoje está organizado, um novo jato de treinamento seria algo completamente sem sentido. Mas, quais seriam as opções?
abs
Bem, até 2001 funcionava o CATRE (Centro de Treinamento e Recompletamento de Tripulações) em Natal, onde os pilotos de ataque (existia essa distinção) voavam o Tucano no 1º/5º GAv e os pilotos da caça voavam o Xavante no 2º/5º GAv. Depois disso, se não me engano, iam para os esquadrões de primeira linha. Hoje o 1º/5º GAv forma os pilotos de transporte/etc com o Bandeirante e o 2º/5º GAv forma os pilotos de caça com o Super Tucano. Depois vão para os terceiros (3º GAv) fazer a formação de líder de esquadrão. Sei lá, complicado resolver isso. Não compensaria colocar o LIFT após o A-29, pois ficaria uma formação muito absurda: T-25, T-27, A-29 e LIFT. Eu transformaria os 3º GAv em esquadrões de primeira linha mesmo, fazendo interceptação, ataque, COIN etc. Os 3º GAv quando voavam AT-27 eram assim. Deixaria a formação somente para algo análogo ao CATRE. Enfim, voltaria no tempo haha.
Bem, eu chego a achar que uma certa volta no tempo, com as devidas adaptações até que não seria má idéia.
Na verdade, penso que os dois esquadrões do 5o Gav deveriam ser transformados em caça, e prover o nordeste brasileiro, pela primeira vez em mas de 70 anos, com um defesa aérea de verdade.
Da mesma forma que o o 1/16 Gav vai para CG e o 1/4 Gav foi para Manaus e os esquadrões do 10o Gav serão distribuidos entre Belém e alguma outra base aérea. Ao menos na teoria essa é e/ou seria no papel a reorganização prevista pela FAB da aviação de caça nos próximos anos. Teríamos necessariamente que preparar mais caçadores do que hoje fazemos.
Neste sentido, o CATRE deveria ser reaberto/remodelado, e fixar em Natal a nossa Top Gun, com aviadores da FAB e MB sendo preparados/treinados com jatos lifts e no GRIPEN F.
No caso dos 3o Gav fica do jeito que está, com os egressos da FAB fazendo o "pé e mão" neles, e de lá os melhores dentre os melhores indo para o CATRE para aprender a voar como na primeira linha. E quem não conseguisse vaga, bem, acho que daqqui para frente sempre haverá espaço em alguma poltrona de controlador de VANTS, não é mesmo...
abs