TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74386 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 11, 2015 6:16 pm

Não sei, e não sei se o MP sabe, mas quando surgiu o primeiro comentário sobre o aumento de preço da proposta de US$900 milhões a primeira resposta foi "é por causa do que pedimos a mais, como o WAD", o que daria um monitor touchscreen pela bagatela de US$25 milhões cada, não é surpresa que depois de uma resposta dessas queiram saber mais.

Alias, eu também quero, como uma instituição de um país democrático que é o Brasil ( :lol: ) acho que a FAB faria muito bem em listar o que pediram, para quem, quanto custou cada pedido e porque escolheram cada empresa.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#74387 Mensagem por Penguin » Sáb Abr 11, 2015 7:13 pm

Marechal-do-ar escreveu:Não sei, e não sei se o MP sabe, mas quando surgiu o primeiro comentário sobre o aumento de preço da proposta de US$900 milhões a primeira resposta foi "é por causa do que pedimos a mais, como o WAD", o que daria um monitor touchscreen pela bagatela de US$25 milhões cada, não é surpresa que depois de uma resposta dessas queiram saber mais.

Alias, eu também quero, como uma instituição de um país democrático que é o Brasil ( :lol: ) acho que a FAB faria muito bem em listar o que pediram, para quem, quanto custou cada pedido e porque escolheram cada empresa.
Tb acho. Não custa nada explicar a contribuição de cada fator para o acréscimo do preço:
1) Câmbio
2) WAD
3) Novas implementações solicitadas no ECM, radar, comunicações
4) outros

Evitaria muita fofoca.

Editado pela última vez por Penguin em Sáb Abr 11, 2015 7:47 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#74388 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Abr 11, 2015 7:43 pm

Marechal-do-ar escreveu:Não sei, e não sei se o MP sabe, mas quando surgiu o primeiro comentário sobre o aumento de preço da proposta de US$900 milhões a primeira resposta foi "é por causa do que pedimos a mais, como o WAD", o que daria um monitor touchscreen pela bagatela de US$25 milhões cada, não é surpresa que depois de uma resposta dessas queiram saber mais.

Sem dúvida.

Com isso esclarece a história dessa grana toda a mais (e vem mais por aí já que até armamentos são extra. Será que o radar/motor são extra também?) e bola para frente.

E só incluir no esclarecimento esse papo de AEL,etc / FAB e de resto é esperar o primeiro avião em 2020.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior

#74389 Mensagem por Penguin » Sáb Abr 11, 2015 7:55 pm

Carlos Lima escreveu:

Sem dúvida.

Com isso esclarece a história dessa grana toda a mais (e vem mais por aí já que até armamentos são extra. Será que o radar/motor são extra também?) e bola para frente.

E só incluir no esclarecimento esse papo de AEL,etc / FAB e de resto é esperar o primeiro avião em 2020.

[]s
CB_Lima
Durante o FX-2, foi dito que os armamentos seriam fruto de um contrato separado, qualquer que fosse o escolhido.

No caso do SH, a notificação do DSCA de USD 7bi incluiu armamentos (em quantidade homeopática). Talvez com a intenção de obter "liberação" do Congresso para futuras vendas de armas. Representante da Boeing havia dito que a oferta da Boeing era na realidade menor e depois saiu na imprensa que o valor era de USD 5,8bi, provavelmente sem pacote de armamentos.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Sáb Abr 11, 2015 11:10 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#74390 Mensagem por kirk » Sáb Abr 11, 2015 11:08 pm

Penguin escreveu:

Tb acho. Não custa nada explicar a contribuição de cada fator para o acréscimo do preço:
1) Câmbio
2) WAD
4) outros

Evitaria muita fofoca.
X2 concordo !

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Penguin
Sênior
Sênior

#74391 Mensagem por Penguin » Sáb Abr 11, 2015 11:12 pm

kirk escreveu:
Penguin escreveu: Tb acho. Não custa nada explicar a contribuição de cada fator para o acréscimo do preço:
1) Câmbio
2) WAD
4) outros

Evitaria muita fofoca.
X2 concordo !
A FAB tem problemas de comunicação.

Carlo M. Cipolla
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

#74392 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Abr 12, 2015 12:04 pm

COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2015 - AVIAÇÃO

11 de Abril, 2015 - 11:20 ( Brasília )
LAAD 2015 - Russa Rostec negocia parceria brasileira em jatos de treinamento

Imagem

A gigante estatal industrial russa Rostec poderá incorporar equipamentos brasileiros no jato de treinamento YAK-130, com base em negociações iniciais realizada com a Mectron, subsidiária da Odebrecht Defesa e Tecnologia, afirmou um executivo sênior à Reuters.

A confirmação de Sergei Goreslavsky, vice-diretor da negociadora russa estatal de armamento Rosoboronexport, uma divisão da Rostec, foi a primeira oficial sobre uma possível contrapartida para o sistema de defesa aéreo Pantsir-S1 que o Brasil está buscando comprar.

Em resposta a questionamento da Reuters, Goreslavsky acrescentou que espera que o acordo envolvendo o Pantsir, avaliando em cerca de 1 bilhão de dólares, seja assinado neste ano.

As baterias de mísseis terra-ar vão ampliar as defesas brasileiras antes dos Jogos Olímpicos de 2016 e cimentar uma parceria estratégica com a Rússia, apesar de sanções ocidentais.

"As sanções contra a Rússia nos levaram a novos caminhos e abriram novas oportunidades", disse Goreslavsky. "Consideramos o Brasil um dos países com as melhores perspectivas."

A Rostec tem ampliado sua presença na América Latina nos últimos anos, vendendo carros Lada na Venezuela, trabalhando em acordo para produção de caminhões Kamaz na Argentina e entregando helicópteros Mi-171 no Peru e Brasil.

Os russos também estão em negociações com a Odebrecht Defesa sobre uma joint-venture para manutenção ou mesmo produção de helicópteros da família Mi no Brasil, disse Goreslavsky.

Ele indicou que pode haver progresso durante a feira militar LAAD no Rio de Janeiro, na próxima semana.

"Por agora é um memorando de cooperação sobre tecnologia", disse ele. "Talvez possa levar a uma linha de montagem com equipamentos produzidos no Brasil e, depois, uma ampliação na produção e transferência de certas tecnologias".

Representantes da Odebrecht não comentaram o assunto sobre o YAK-130.

FONTE: REUTERS

http://www.defesanet.com.br/laad2015/no ... einamento/

ADSUMUS

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#74393 Mensagem por juarez castro » Dom Abr 12, 2015 9:43 pm

Paisano escreveu:
MAJOR FRAGUAS escreveu:Incrível como ainda tem gente torcendo contra..... Quem esta tentando fazer uma investigação com certeza é lobista e esta se aproveitando da crise atual e "cagando" para a defesa brasileira.
Só quem não ta nem ai pro Brasil e pra FAB apoia uma ideia dessa.

Sds Coloradas!

Major Fraguas
O MPF investigar é uma prática rotineira e normal em se tratando de coisa pública.

Contudo, o que causa uma certa estranheza é somente agora (Abril de 2015) esse tipo de investigação ser aberta, uma vez que o contrato do FX-2 foi assinado em Novembro de 2014.
Isto só acontecendo pelas seguintes razões:

1 Chegou uma denúncia no MPF sobre over price no contrato, e segundo o mister fuentes, quem mandou sabia o que estava dizendo e deu a cor dos botões da camisa.
2.Algumas pessoas dentro da força não concordam com o rumo que o contrato tomou, não contra ele, apenas os desvios de rota do mesmo.
3. Alguns foram privilegiados e outros perderam, então......

Minha modesta opinião:

Nunca deviriam ter anunciado o resultado deste troço as vésperas de eleições, as cosias sempre acabam se misturando....

Todos aqui conhecem a minha opinião sobre o FX 2, acho que o NG não foi a melhor, nem a pior, mas oportunidade de se utilizar o baixo custo operacional que o vetor teria, está indo por agua abaixo, com customizações, em função da partilha do contrato entre diversas "matilhas" e agora tudo corre o risco [destacar]sério[/destacar] de ir para as cucuias, e se se provarem tem que ir mesmo para os caras aprenderem de vez que não se faz negócio militar misturando com política [destacar]partidária.[/destacar]

Grande abraço

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#74394 Mensagem por juarez castro » Dom Abr 12, 2015 9:47 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Concordo... essa ação já deveria ter ocorrido muitos anos antes...

Principalmente depois da história dos vazamentos e outras práticas questionáveis.

Hoje em dia... a coisa complica... chegaram bem tarde e aposto que não vai dar em nada.

[]s
CB_Lima
[destacar]Deveria investigar todos os últimos grandes contratos com ToT e offsets.[/destacar] Ha muita opacidade nesses processos.
A começar pela escolha de uma empreiteira brasileira para fazer uma obra de construção civil no Brasil sem nenhuma transparência. Empreiteira essa detentora da maior fatia de obras públicas no Brasil e no exterior (financiada com recursos do BNDES) e envolvida até a medulo nos atuais escândalos de corrupção.
O grifo é meu.

Santiago, na hora que o MPF chegar em uma certa "fábrica" de helis eu não quero nem ver.....(já apontado no relatório do TCU)

Grande abraço

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2492 vezes

#74395 Mensagem por knigh7 » Dom Abr 12, 2015 11:30 pm

kirk escreveu:Licitação dos caças da FAB volta a emperrar

Ministério Público apura favorecimento de empresa ligada a oficiais da aeronáutica, a AEL Sistemas, subsidiária local da israelense Elbit
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil ... -emperrar/

Imagem
A TELA DA DISCÓRDIA - O caça sueco Gripen, escolhido para reequipar a Aeronáutica, e seu painel com três visores, que na versão nacional será único e touchscreen: a inovação pedida pela FAB no fim da licitação levou à suspeita de direcionamento em favor de companhia de capital 75% israelense
(VEJA.com/Divulgação)
Isso não vai dar em nada.

Eles estão concentrando a majoração do preço na tela. A FAB atualizou os requisitos da aeronave no 1º semestre do ano passado. E no ano passado o Crepaldi, Amorim e o Saito foram explicar na CREDN o motivo do aumento do preço. Além das especificações abaixo*, alegou que tinha sistemas novos como o radar (Raven) com 30% a mais de alcance que o anterior (referia-se ao radar com antena AESA da Thales a mesma usada no Rafale).

*
Segundo Bjorn Johansson, engenheiro-chefe do novo caça, outros diferenciais da versão brasileira do Gripen serão:

um novo sistema de comunicação com encriptação e rádios duplos
especificações na pressão interna do cockpit, buscando permitir à aeronave operar em altitudes elevadas por muito tempo sem causar mal estar ao piloto pela descompressão.
rede avançada de guerra eletrônica: ações e sensores que podem identificar, interceptar ou destruir mensagens de interferência
sensores de infravermelho de busca e salvamento
sistema resistente a interferências, além da ligação por datalink (transmite informações de dados e voz) que fará a comunicação entre caças e também com torres de controle em terra e outros tipos de aviões militares brasileiros.
a capacidade de integrar armas produzidas nacionalmente
o Helmet Mounted (HMD), um óculos acoplado ao capacete que serve também como monitor e a partir do qual o piloto pode atacar e reconhecer alvos
e uma saída para minimizar a “assinatura radar” do avião, que impeça a identificação pelos inimigos.

“Introduzir o display panorâmico pedido pela FAB irá requerer mudanças na fuselagem e adaptações no sistema aviônico do avião e na interface entre o homem e a máquina. Nós não achamos que isso será difícil de resolver, mas irá solicitar mais trabalho do que se tívessemos o mesmo modelo de display nas versões do Gripen suecas e brasileiras”, afirma o engenheiro da Saab em entrevista exclusiva ao G1.

A decisão de incluir o display panorâmico no novo avião ocorreu com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria nacional de defesa, “favorecendo a manutenção do ciclo de vida” do avião, informou a FAB, acrescentando que a Saab não relutou em aceitar a mudança com medo de atrasar o projeto. Segundo a Força Aérea Brasileira, o aumento do valor do contrato também se deve, além dos novos requisitos, à atualização de valores da proposta após cinco anos de tramitação.
http://www.aereo.jor.br/2014/11/20/conh ... l-comprou/

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#74396 Mensagem por gribel » Seg Abr 13, 2015 1:44 pm

O que seria essa "saída para minimizar a assinatura radar"?
Perdoem-me a ignorância.
Abçs.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#74397 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 13, 2015 3:13 pm

gribel escreveu:O que seria essa "saída para minimizar a assinatura radar"?
Perdoem-me a ignorância.
Abçs.
Tradução ruim.

Não faz o menor sentido.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#74398 Mensagem por mmatuso » Seg Abr 13, 2015 3:21 pm

Perdoem-me a ignorância.
Abçs.
Contratar engenheiros da SAAB, ele sabem fazer isso.

wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#74399 Mensagem por wagnerm25 » Seg Abr 13, 2015 3:48 pm

Baita foto.

Gripen NG + meteor

Imagem

bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#74400 Mensagem por bcorreia » Seg Abr 13, 2015 6:10 pm

mmatuso escreveu:
Perdoem-me a ignorância.
Abçs.
Contratar engenheiros da SAAB, ele sabem fazer isso.
Hummm, mas você não quis dizer os marqueteiros da Saab sabem fazer tudo?

Responder