TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não sei, e não sei se o MP sabe, mas quando surgiu o primeiro comentário sobre o aumento de preço da proposta de US$900 milhões a primeira resposta foi "é por causa do que pedimos a mais, como o WAD", o que daria um monitor touchscreen pela bagatela de US$25 milhões cada, não é surpresa que depois de uma resposta dessas queiram saber mais.
Alias, eu também quero, como uma instituição de um país democrático que é o Brasil ( ) acho que a FAB faria muito bem em listar o que pediram, para quem, quanto custou cada pedido e porque escolheram cada empresa.
Alias, eu também quero, como uma instituição de um país democrático que é o Brasil ( ) acho que a FAB faria muito bem em listar o que pediram, para quem, quanto custou cada pedido e porque escolheram cada empresa.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tb acho. Não custa nada explicar a contribuição de cada fator para o acréscimo do preço:Marechal-do-ar escreveu:Não sei, e não sei se o MP sabe, mas quando surgiu o primeiro comentário sobre o aumento de preço da proposta de US$900 milhões a primeira resposta foi "é por causa do que pedimos a mais, como o WAD", o que daria um monitor touchscreen pela bagatela de US$25 milhões cada, não é surpresa que depois de uma resposta dessas queiram saber mais.
Alias, eu também quero, como uma instituição de um país democrático que é o Brasil ( ) acho que a FAB faria muito bem em listar o que pediram, para quem, quanto custou cada pedido e porque escolheram cada empresa.
1) Câmbio
2) WAD
3) Novas implementações solicitadas no ECM, radar, comunicações
4) outros
Evitaria muita fofoca.
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Abr 11, 2015 7:47 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sem dúvida.Marechal-do-ar escreveu:Não sei, e não sei se o MP sabe, mas quando surgiu o primeiro comentário sobre o aumento de preço da proposta de US$900 milhões a primeira resposta foi "é por causa do que pedimos a mais, como o WAD", o que daria um monitor touchscreen pela bagatela de US$25 milhões cada, não é surpresa que depois de uma resposta dessas queiram saber mais.
Alias, eu também quero, como uma instituição de um país democrático que é o Brasil ( ) acho que a FAB faria muito bem em listar o que pediram, para quem, quanto custou cada pedido e porque escolheram cada empresa.
Com isso esclarece a história dessa grana toda a mais (e vem mais por aí já que até armamentos são extra. Será que o radar/motor são extra também?) e bola para frente.
E só incluir no esclarecimento esse papo de AEL,etc / FAB e de resto é esperar o primeiro avião em 2020.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Durante o FX-2, foi dito que os armamentos seriam fruto de um contrato separado, qualquer que fosse o escolhido.Carlos Lima escreveu:Sem dúvida.Marechal-do-ar escreveu:Não sei, e não sei se o MP sabe, mas quando surgiu o primeiro comentário sobre o aumento de preço da proposta de US$900 milhões a primeira resposta foi "é por causa do que pedimos a mais, como o WAD", o que daria um monitor touchscreen pela bagatela de US$25 milhões cada, não é surpresa que depois de uma resposta dessas queiram saber mais.
Alias, eu também quero, como uma instituição de um país democrático que é o Brasil ( ) acho que a FAB faria muito bem em listar o que pediram, para quem, quanto custou cada pedido e porque escolheram cada empresa.
Com isso esclarece a história dessa grana toda a mais (e vem mais por aí já que até armamentos são extra. Será que o radar/motor são extra também?) e bola para frente.
E só incluir no esclarecimento esse papo de AEL,etc / FAB e de resto é esperar o primeiro avião em 2020.
[]s
CB_Lima
No caso do SH, a notificação do DSCA de USD 7bi incluiu armamentos (em quantidade homeopática). Talvez com a intenção de obter "liberação" do Congresso para futuras vendas de armas. Representante da Boeing havia dito que a oferta da Boeing era na realidade menor e depois saiu na imprensa que o valor era de USD 5,8bi, provavelmente sem pacote de armamentos.
[]s
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Abr 11, 2015 11:10 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
X2 concordo !Penguin escreveu:Tb acho. Não custa nada explicar a contribuição de cada fator para o acréscimo do preço:Marechal-do-ar escreveu:Não sei, e não sei se o MP sabe, mas quando surgiu o primeiro comentário sobre o aumento de preço da proposta de US$900 milhões a primeira resposta foi "é por causa do que pedimos a mais, como o WAD", o que daria um monitor touchscreen pela bagatela de US$25 milhões cada, não é surpresa que depois de uma resposta dessas queiram saber mais.
Alias, eu também quero, como uma instituição de um país democrático que é o Brasil ( ) acho que a FAB faria muito bem em listar o que pediram, para quem, quanto custou cada pedido e porque escolheram cada empresa.
1) Câmbio
2) WAD
3) Novas implementações solicitadas no ECM, radar, comunicações
4) outros
Evitaria muita fofoca.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A FAB tem problemas de comunicação.kirk escreveu:X2 concordo !Penguin escreveu: Tb acho. Não custa nada explicar a contribuição de cada fator para o acréscimo do preço:
1) Câmbio
2) WAD
3) Novas implementações solicitadas no ECM, radar, comunicações
4) outros
Evitaria muita fofoca.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2015 - AVIAÇÃO
11 de Abril, 2015 - 11:20 ( Brasília )
LAAD 2015 - Russa Rostec negocia parceria brasileira em jatos de treinamento
A gigante estatal industrial russa Rostec poderá incorporar equipamentos brasileiros no jato de treinamento YAK-130, com base em negociações iniciais realizada com a Mectron, subsidiária da Odebrecht Defesa e Tecnologia, afirmou um executivo sênior à Reuters.
A confirmação de Sergei Goreslavsky, vice-diretor da negociadora russa estatal de armamento Rosoboronexport, uma divisão da Rostec, foi a primeira oficial sobre uma possível contrapartida para o sistema de defesa aéreo Pantsir-S1 que o Brasil está buscando comprar.
Em resposta a questionamento da Reuters, Goreslavsky acrescentou que espera que o acordo envolvendo o Pantsir, avaliando em cerca de 1 bilhão de dólares, seja assinado neste ano.
As baterias de mísseis terra-ar vão ampliar as defesas brasileiras antes dos Jogos Olímpicos de 2016 e cimentar uma parceria estratégica com a Rússia, apesar de sanções ocidentais.
"As sanções contra a Rússia nos levaram a novos caminhos e abriram novas oportunidades", disse Goreslavsky. "Consideramos o Brasil um dos países com as melhores perspectivas."
A Rostec tem ampliado sua presença na América Latina nos últimos anos, vendendo carros Lada na Venezuela, trabalhando em acordo para produção de caminhões Kamaz na Argentina e entregando helicópteros Mi-171 no Peru e Brasil.
Os russos também estão em negociações com a Odebrecht Defesa sobre uma joint-venture para manutenção ou mesmo produção de helicópteros da família Mi no Brasil, disse Goreslavsky.
Ele indicou que pode haver progresso durante a feira militar LAAD no Rio de Janeiro, na próxima semana.
"Por agora é um memorando de cooperação sobre tecnologia", disse ele. "Talvez possa levar a uma linha de montagem com equipamentos produzidos no Brasil e, depois, uma ampliação na produção e transferência de certas tecnologias".
Representantes da Odebrecht não comentaram o assunto sobre o YAK-130.
FONTE: REUTERS
http://www.defesanet.com.br/laad2015/no ... einamento/
ADSUMUS
11 de Abril, 2015 - 11:20 ( Brasília )
LAAD 2015 - Russa Rostec negocia parceria brasileira em jatos de treinamento
A gigante estatal industrial russa Rostec poderá incorporar equipamentos brasileiros no jato de treinamento YAK-130, com base em negociações iniciais realizada com a Mectron, subsidiária da Odebrecht Defesa e Tecnologia, afirmou um executivo sênior à Reuters.
A confirmação de Sergei Goreslavsky, vice-diretor da negociadora russa estatal de armamento Rosoboronexport, uma divisão da Rostec, foi a primeira oficial sobre uma possível contrapartida para o sistema de defesa aéreo Pantsir-S1 que o Brasil está buscando comprar.
Em resposta a questionamento da Reuters, Goreslavsky acrescentou que espera que o acordo envolvendo o Pantsir, avaliando em cerca de 1 bilhão de dólares, seja assinado neste ano.
As baterias de mísseis terra-ar vão ampliar as defesas brasileiras antes dos Jogos Olímpicos de 2016 e cimentar uma parceria estratégica com a Rússia, apesar de sanções ocidentais.
"As sanções contra a Rússia nos levaram a novos caminhos e abriram novas oportunidades", disse Goreslavsky. "Consideramos o Brasil um dos países com as melhores perspectivas."
A Rostec tem ampliado sua presença na América Latina nos últimos anos, vendendo carros Lada na Venezuela, trabalhando em acordo para produção de caminhões Kamaz na Argentina e entregando helicópteros Mi-171 no Peru e Brasil.
Os russos também estão em negociações com a Odebrecht Defesa sobre uma joint-venture para manutenção ou mesmo produção de helicópteros da família Mi no Brasil, disse Goreslavsky.
Ele indicou que pode haver progresso durante a feira militar LAAD no Rio de Janeiro, na próxima semana.
"Por agora é um memorando de cooperação sobre tecnologia", disse ele. "Talvez possa levar a uma linha de montagem com equipamentos produzidos no Brasil e, depois, uma ampliação na produção e transferência de certas tecnologias".
Representantes da Odebrecht não comentaram o assunto sobre o YAK-130.
FONTE: REUTERS
http://www.defesanet.com.br/laad2015/no ... einamento/
ADSUMUS
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Isto só acontecendo pelas seguintes razões:Paisano escreveu:O MPF investigar é uma prática rotineira e normal em se tratando de coisa pública.MAJOR FRAGUAS escreveu:Incrível como ainda tem gente torcendo contra..... Quem esta tentando fazer uma investigação com certeza é lobista e esta se aproveitando da crise atual e "cagando" para a defesa brasileira.
Só quem não ta nem ai pro Brasil e pra FAB apoia uma ideia dessa.
Sds Coloradas!
Major Fraguas
Contudo, o que causa uma certa estranheza é somente agora (Abril de 2015) esse tipo de investigação ser aberta, uma vez que o contrato do FX-2 foi assinado em Novembro de 2014.
1 Chegou uma denúncia no MPF sobre over price no contrato, e segundo o mister fuentes, quem mandou sabia o que estava dizendo e deu a cor dos botões da camisa.
2.Algumas pessoas dentro da força não concordam com o rumo que o contrato tomou, não contra ele, apenas os desvios de rota do mesmo.
3. Alguns foram privilegiados e outros perderam, então......
Minha modesta opinião:
Nunca deviriam ter anunciado o resultado deste troço as vésperas de eleições, as cosias sempre acabam se misturando....
Todos aqui conhecem a minha opinião sobre o FX 2, acho que o NG não foi a melhor, nem a pior, mas oportunidade de se utilizar o baixo custo operacional que o vetor teria, está indo por agua abaixo, com customizações, em função da partilha do contrato entre diversas "matilhas" e agora tudo corre o risco [destacar]sério[/destacar] de ir para as cucuias, e se se provarem tem que ir mesmo para os caras aprenderem de vez que não se faz negócio militar misturando com política [destacar]partidária.[/destacar]
Grande abraço
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O grifo é meu.Penguin escreveu:[destacar]Deveria investigar todos os últimos grandes contratos com ToT e offsets.[/destacar] Ha muita opacidade nesses processos.Carlos Lima escreveu: Concordo... essa ação já deveria ter ocorrido muitos anos antes...
Principalmente depois da história dos vazamentos e outras práticas questionáveis.
Hoje em dia... a coisa complica... chegaram bem tarde e aposto que não vai dar em nada.
[]s
CB_Lima
A começar pela escolha de uma empreiteira brasileira para fazer uma obra de construção civil no Brasil sem nenhuma transparência. Empreiteira essa detentora da maior fatia de obras públicas no Brasil e no exterior (financiada com recursos do BNDES) e envolvida até a medulo nos atuais escândalos de corrupção.
Santiago, na hora que o MPF chegar em uma certa "fábrica" de helis eu não quero nem ver.....(já apontado no relatório do TCU)
Grande abraço
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18748
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Isso não vai dar em nada.kirk escreveu:Licitação dos caças da FAB volta a emperrar
Ministério Público apura favorecimento de empresa ligada a oficiais da aeronáutica, a AEL Sistemas, subsidiária local da israelense Elbit
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil ... -emperrar/
A TELA DA DISCÓRDIA - O caça sueco Gripen, escolhido para reequipar a Aeronáutica, e seu painel com três visores, que na versão nacional será único e touchscreen: a inovação pedida pela FAB no fim da licitação levou à suspeita de direcionamento em favor de companhia de capital 75% israelense (VEJA.com/Divulgação)
Eles estão concentrando a majoração do preço na tela. A FAB atualizou os requisitos da aeronave no 1º semestre do ano passado. E no ano passado o Crepaldi, Amorim e o Saito foram explicar na CREDN o motivo do aumento do preço. Além das especificações abaixo*, alegou que tinha sistemas novos como o radar (Raven) com 30% a mais de alcance que o anterior (referia-se ao radar com antena AESA da Thales a mesma usada no Rafale).
*
http://www.aereo.jor.br/2014/11/20/conh ... l-comprou/Segundo Bjorn Johansson, engenheiro-chefe do novo caça, outros diferenciais da versão brasileira do Gripen serão:
um novo sistema de comunicação com encriptação e rádios duplos
especificações na pressão interna do cockpit, buscando permitir à aeronave operar em altitudes elevadas por muito tempo sem causar mal estar ao piloto pela descompressão.
rede avançada de guerra eletrônica: ações e sensores que podem identificar, interceptar ou destruir mensagens de interferência
sensores de infravermelho de busca e salvamento
sistema resistente a interferências, além da ligação por datalink (transmite informações de dados e voz) que fará a comunicação entre caças e também com torres de controle em terra e outros tipos de aviões militares brasileiros.
a capacidade de integrar armas produzidas nacionalmente
o Helmet Mounted (HMD), um óculos acoplado ao capacete que serve também como monitor e a partir do qual o piloto pode atacar e reconhecer alvos
e uma saída para minimizar a “assinatura radar” do avião, que impeça a identificação pelos inimigos.
“Introduzir o display panorâmico pedido pela FAB irá requerer mudanças na fuselagem e adaptações no sistema aviônico do avião e na interface entre o homem e a máquina. Nós não achamos que isso será difícil de resolver, mas irá solicitar mais trabalho do que se tívessemos o mesmo modelo de display nas versões do Gripen suecas e brasileiras”, afirma o engenheiro da Saab em entrevista exclusiva ao G1.
A decisão de incluir o display panorâmico no novo avião ocorreu com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria nacional de defesa, “favorecendo a manutenção do ciclo de vida” do avião, informou a FAB, acrescentando que a Saab não relutou em aceitar a mudança com medo de atrasar o projeto. Segundo a Força Aérea Brasileira, o aumento do valor do contrato também se deve, além dos novos requisitos, à atualização de valores da proposta após cinco anos de tramitação.
-
- Sênior
- Mensagens: 1290
- Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
- Localização: Juiz de Fora _ MG
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O que seria essa "saída para minimizar a assinatura radar"?
Perdoem-me a ignorância.
Abçs.
Perdoem-me a ignorância.
Abçs.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tradução ruim.gribel escreveu:O que seria essa "saída para minimizar a assinatura radar"?
Perdoem-me a ignorância.
Abçs.
Não faz o menor sentido.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- mmatuso
- Sênior
- Mensagens: 3404
- Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Contratar engenheiros da SAAB, ele sabem fazer isso.gribel escreveu:O que seria essa "saída para minimizar a assinatura radar"?
Perdoem-me a ignorância.
Abçs.
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Hummm, mas você não quis dizer os marqueteiros da Saab sabem fazer tudo?mmatuso escreveu:Contratar engenheiros da SAAB, ele sabem fazer isso.gribel escreveu:O que seria essa "saída para minimizar a assinatura radar"?
Perdoem-me a ignorância.
Abçs.