De fato o MiG-29 (produto 9-12) tinha um problema com o alcance, tanto que a versão seguinte (produto 9-13) apareceu com uma corcova pequena com mais combustível e um jammer interno. E a modernização mais recente, a SMT (produto 9-17), tem uma corcova ainda maior, sem contar sonda REVO e outras coisas, para se adaptar melhor a guerra aérea moderna. Mas não deixa de ser verdade o que o Lima disse. O MiG-29 é um avião que foi desenhado com uma finalidade especifica, para uma era que não existe mais, a Guerra Fria. A URSS tinha algo entre 400 MiG-29 distribuídos bem na cortina de aço, a larga maioria na antiga Alemanha Oriental. Os aviões com maior alcance ficavam da fronteira da Polônia pra leste. Outro fato é que esses MiG-29 ex-RDA são do modelo de exportação, com downgrade em relação aos originais soviéticos, não contam com datalink Lazur (a falada vetoração por terra, o grande segredo do emprego dele), e outras coisas. Com a queda da URSS, resultados pífios em conflitos com balanço de força avassalador a favor do inimigo (Iraque e Iugoslávia), o MiG-29 perdeu espaço para aviões mais capazes, como a própria família Flanker. Porém, com o renascimento do "novo MiG-29" (as versões -29M2, -29K e -35), o Fulcrum corrigiu as limitações do passado, se atualizou para a guerra moderna e não deve mais nada para nenhum outro caça atual.Carlos Lima escreveu:Ele originalmente foi feito para isso mesmo... Defesa de Ponto.Alcantara escreveu: Cara, ele me lembra bastante o Bf-109... no ar era muito bom, pau-a-pau com os melhores caças Aliados, mas o alcance...
Para longo alcance eles tinham os Flankers, Foxhounds, etc.
[]s
CB_Lima
Abs!