Mundo Árabe em Ebulição

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6811 Mensagem por LeandroGCard » Qui Mar 19, 2015 9:12 am

Skyway escreveu:Dízimo é uma ordenança do Senhor, para quem acredita. É bom deixar isso bem claro.
Pois é.

Minha esposa dá o dízimo (não necessariamente na igreja, é mais comum que ela doe a instituições de assistência social conhecidas) porque ela acredita que é o que Deus quer. Ela gostaria que eu desse 10% de tudo o que eu ganho também, mas eu sou agnóstico e não faço isso, doo o que acho que posso quando acho que posso a quem acho que merece, mas sem obrigação alguma.

E nosso casamento já há 25 anos segue muito bem assim mesmo.

Abraços,

Leandro G. Card

Ziba
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

#6812 Mensagem por Ziba » Qui Mar 19, 2015 9:15 am

Skyway escreveu:Dízimo é uma ordenança do Senhor, para quem acredita. É bom deixar isso bem claro.
Não estou falando de quem acredita ou não em Deus, mas de quem segue a religão. Tanto o dízimo, quanto o zakat para os muçulmanos são ordenança do Senhor, é bíblico e ninguém inventou. Se você segue a religião, obrigatoriamente deve dizimar.
Skyway escreveu:Para quem não acredita, pode ser só um iludido dando dinheiro para o pastor, ou uma forma de se sentir bem com sua religião, ou algo que tem seu valor religioso mas que particularmente não faria, e etc... E entender que as pessoas são livres para pensar assim é que denota a tolerância religiosa. Não entender denota intolerância, e por aí vai.
Como eu disse... para o cara que segue a religião. Tem que entender o propósito disso, agora... pro cara que vai de vez em nunca à igreja, que não entende nada daquilo, não tem porque mesmo ele dar dízimo ou oferta, visto que ele não segue aquilo.
Skyway escreveu: Havendo respeito acima de tudo, ta tudo certo.
Certamente! um abraço!

wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#6813 Mensagem por wagnerm25 » Qui Mar 19, 2015 9:17 am

Momento diversão:

Estado islâmico ataca os Muppets.

Ziba
Avançado
Avançado

#6814 Mensagem por Ziba » Qui Mar 19, 2015 9:21 am

LeandroGCard escreveu:
Pois é.

Minha esposa dá o dízimo (não necessariamente na igreja, é mais comum que ela doe a instituições de assistência social conhecidas) porque ela acredita que é o que Deus quer. Ela gostaria que eu desse 10% de tudo o que eu ganho também, mas eu sou agnóstico e não faço isso, doo o que acho que posso quando acho que posso a quem acho que merece, mas sem obrigação alguma.

E nosso casamento já há 25 anos segue muito bem assim mesmo.

Abraços,

Leandro G. Card
Esse é o pensamento errado: "dou dízimo mas não dou dízimo na igreja" Rs então ela não dá o dízimo. Vão me chamar de radical também?

Quanto ao seu caso, se você não segue a palavra, por que deveria dar 10%? Ai reside o radicalismo. Primeiro é preciso ter compreensão. Se não acredita em Deus, se não segue religião alguma não há porquê dar 10% do que você recebe.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#6815 Mensagem por Skyway » Qui Mar 19, 2015 9:45 am

LeandroGCard escreveu:
Skyway escreveu:Agora a questão é que, para um desavisado isso denota falta de tolerância ou extremismo, mas não é. Não existe violência contra quem por algum motivo desrespeitar (talvez violência verbal possa ocorrer). Porém em regiões da Síria, Iraque e Irã por exemplo, países que majoritariamente são menos restritos que a Arábia Saudita no que diz respeito as roupas femininas, quem sair do que é imposto sofre as consequências na pele. Isso sim é extremismo, isso sim é intolerância. Em muitos desses países a mulher é obrigada a usar apenas a Abaya e talvez o Hijab, mas se por algum motivo aparecer sem um deles, ela não vai ser apenas conduzida a sua residência ou a uma delegacia...

Já nos Emirados Árabes a coisa é bem mais tranquila. Em dubai as mulheres podem andar de calça jeans e blusa, como aqui. Óbvio que saia ou vestido curto ou roupa colada não né, por favor... :lol:

Um abraço.
Pois é, perceba que são justamente as regiões mais pobres e com menos perspectivas as que tem o nível de extremismo mais elevado, mesmo quando as restrições religiosas em si são as mesmas ou até menores. E as áreas mais pobres de todas, na África e no Afeganistão, são onde o radicalismo se expande mais e assume as piores formas, como no caso do Boko Haram e o Talibã. Enquanto o Iraque, a Líbia e a Síria mantinham um nível social razoável o extremismo violento não era tão disseminado, mas após as guerras e revoluções empobrecerem a população ele se espalha como fogo.

É este o meu ponto, a condição social potencializa o radicalismo, e o mesmo problema se passa com o crime. Ambos existem em qualquer lugar, mas assumem uma proporção muito mais ampla nas populações com menores perspectivas de progresso. Não há na verdade grande diferença entre os mecanismos responsáveis pelos dois fenômenos. Por isso não são os ricos descendentes europeus de bem sucedidos comerciantes iranianos, libaneses, sírios ou turcos que estão indo se juntar ao Isil, mas sim os filhos dos imigrantes pobres e sem recursos de todos os países árabes. E na América Latina não são os filhos da classe média que formam o grosso das gangues de traficantes, mas os dos pobres favelados.

Leandro G. Card
Não é bem assim Leandro, por que novamente estamos pensando com a lógica de uma cultura ocidental ao falar que essas pessoas não tinham perspectiva nesses países, mas vamos deixar isso pra lá, não vai fazer diferença na luta armada que vai continuar sempre, com ou sem EI. O ideal é criar umas 10 cópias do planeta terra e dar uma pra cada etnia extremista violenta. Só assim acaba. :lol:

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
LeandroGCard
Sênior
Sênior

#6816 Mensagem por LeandroGCard » Qui Mar 19, 2015 9:50 am

Ziba escreveu:Esse é o pensamento errado: "dou dízimo mas não dou dízimo na igreja" Rs então ela não dá o dízimo. Vão me chamar de radical também?
Seria radicalismo se você insistisse em que ela deveria dar o dízimo a uma igreja qualquer (o que para ela seria muito fácil, pois o irmão dela é pastor de uma grande congregação). Mas ela acredita que o que a Bíblia diz é que a pessoa deve abrir mão de 10% do que ganha e dedicá-los a causas que agradem a Deus, e não necessariamente entregar a uma denominação religiosa estabelecida. Por isso ela doa mais à assistência social do que à igreja (mas sempre totalizando os 10%). Se você prefere não chamar isso de dízimo e sim de outra coisa qualquer, esta uma questão basicamente semântica.

Minha esposa gostaria que eu também doasse os 10%, por acreditar que isso ajudaria a salvar minha alma. Mas ela só manifesta sua vontade, não insiste. E como acho isso uma bobagem faço o que quero, e ela não reclama.

Quanto ao seu caso, se você não segue a palavra, por que deveria dar 10%? Ai reside o radicalismo. Primeiro é preciso ter compreensão. Se não acredita em Deus, se não segue religião alguma não há porquê dar 10% do que você recebe.
De fato, para mim a Bíblia não passa de uma coletânea de contos da carochinha contados na forma de romance histórico. Então não vejo porque utilizá-la para explicar ou justificar nenhuma ação ou omissão de minha parte, dou a ela apenas a mesma atenção que dou ao Alcorão, os Vedas, o Zend Avesta ou o Livro dos Espíritos.

Mas nunca censurei quem pensa o contrário, inclusive minha esposa, meu cunhado ou mesmo meus pais (católicos fervorosos). Nem jamais tomei a iniciativa de tentar convencer ninguém à adotar a minha posição (a recíproca no entanto não é verdadeira), no máximo contesto argumentos que tentam convencer qualquer um a adotar uma religião quando apresentados por alguém que seja proselitista. E esta é exatamente a posição menos radical que posso conceber.

Leandro G. Card

Skyway
Sênior
Sênior

#6817 Mensagem por Skyway » Qui Mar 19, 2015 9:58 am

Ziba escreveu: Não estou falando de quem acredita ou não em Deus, mas de quem segue a religão. Tanto o dízimo, quanto o zakat para os muçulmanos são ordenança do Senhor, é bíblico e ninguém inventou. Se você segue a religião, obrigatoriamente deve dizimar.
Mas eu não falei sobre acreditar em Deus ou não. Eu falei em quem acredita NA bíblia. São duas coisas completamente diferentes.
Eu por exemplo sou agnóstico, mas ser agnóstico não significa que eu sou ateu, muito pelo contrário. Eu acredito em Deus, seja como for a sua forma. Mas não acredito em religião nenhuma, logo é óbvio que não acredito na bíblia. :wink:
Ziba escreveu: Como eu disse... para o cara que segue a religião. Tem que entender o propósito disso, agora... pro cara que vai de vez em nunca à igreja, que não entende nada daquilo, não tem porque mesmo ele dar dízimo ou oferta, visto que ele não segue aquilo.
Mas ai você está partindo já do princípio de uma pessoa que segue a religião. Meu comentário foi analisando de fora da religião. Para quem não acredita que Deus obriga as pessoas a dar uma porcentagem matematicamente exata de seu dinheiro para uma pessoa independente do que ela vá fazer ou não com esse valor (como disse, quem vai "se ver" com Deus depois é o pastor), pode sim ser visto como uma pessoa perdendo dinheiro, por que não? Religiosos não veem pessoas de fora da religião como pecadores ou pessoas ignorantes por que "não encontraram jesus" ainda? Ambas são só opiniões, não quer dizer que nenhuma delas está certa.

O respeito a que eu me referi é entender o direito dessas pessoas terem essas opiniões. Se você acha certo dar dízimo e ir a igreja sempre e orar à Jesus e etc, não existe o menor problema, óbvio que não. Assim como não existe o menor problema em quem não acredita em nada disso. E a tolerância é uma dessas pessoas aceitar a opinião da outra sem que esse assunto dure mais que alguns segundos na cabeça da outra, que isso seja encarado com naturalidade, e não com pensamentos do tipo "tadinho, é um pecador, um enganado...ele um dia ainda vai encontrar jesus", ou "tadinho, é um iludido, um enganado....ta perdendo dinheiro".

Apenas isso. :D

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Ziba
Avançado
Avançado

#6818 Mensagem por Ziba » Qui Mar 19, 2015 10:01 am

LeandroGCard escreveu:Seria radicalismo se você insistisse em que ela deveria dar o dízimo a uma igreja qualquer (o que para ela seria muito fácil, pois o irmão dela é pastor de uma grande congregação). Mas ela acredita que o que a Bíblia diz é que a pessoa deve abrir mão de 10% do que ganha e dedicá-los a causas que agradem a Deus, e não necessariamente entregar a uma denominação religiosa estabelecida. Por isso ela doa mais à assistência social do que à igreja (mas sempre totalizando os 10%). Se você prefere não chamar isso de dízimo e sim de outra coisa qualquer, esta uma questão basicamente semântica.
O problema é que as pessoas acabam confundindo essa ideia de "radical", para alguns, seguir a religião ao pé da letra é radicalismo... paciência.

Se ela acredita em Deus é legal, mas pelo que tu falou ela não segue nenhuma religião, portanto mal não fará dar 10% do que ela ganha para uma instituição, mas biblicamente isso não é dízimo, não é questão de semântica pois a bíblia é clara.
LeandroGCard escreveu: Minha esposa gostaria que eu também doasse os 10%, por acreditar que isso ajudaria a salvar minha alma. Mas ela só manifesta sua vontade, não insiste. E como acho isso uma bobagem faço o que quero, e ela não reclama.
Aqui a gente começa a perceber que as pessoas fazem um "mix" das coisas. Dar 10% do que tu ganha não salvará a tua alma. Você é salvo pela misericórdia de Deus, apenas isso.

A gente passa a perceber que as pessoas não seguem, elas folheiam a bíblia, ouvem a historinha dos pais e etc mas não seguem. Nada contra... mas é por isso que eu admiro o Islam nessa parte. Aqui fica tudo bagunçado, mas enfim... cada um faz aquilo que manda o seu coração.
LeandroGCard escreveu:De fato, para mim a Bíblia não passa de uma coletânea de contos da carochinha contados na forma de romance histórico. Então não vejo porque utilizá-la para explicar ou justificar nenhuma ação ou omissão de minha parte, dou a ela apenas a mesma atenção que dou ao Alcorão, os Vedas, o Zend Avesta ou o Livro dos Espíritos.
Como havia falado: Há uma diferença entre não acreditar, acreditar e seguir... se não acredita, realmente não há porquê dar importância ou seguir o que mandam os livros.
LeandroGCard escreveu:Mas nunca censurei quem pensa o contrário, inclusive minha esposa, meu cunhado ou mesmo meus pais (católicos fervorosos). Nem jamais tomei a iniciativa de tentar convencer ninguém à adotar a minha posição (a recíproca no entanto não é verdadeira), no máximo contesto argumentos que tentam convencer qualquer um a adotar uma religião quando apresentados por alguém que seja proselitista. E esta é exatamente a posição menos radical que posso conceber.
É um problema dos religiosos mesmo! Eles tentam forçar as pessoas a seguir aquilo ou criticam as pessoas por fazerem coisas que os livros nos dizem para não fazer... e ai cai na mesma história do dízimo. Não há porque não fazer se você não segue toda aquela ideia.

Ziba
Avançado
Avançado

#6819 Mensagem por Ziba » Qui Mar 19, 2015 10:11 am

Skyway escreveu:Mas eu não falei sobre acreditar em Deus ou não. Eu falei em quem acredita NA bíblia. São duas coisas completamente diferentes.
Eu por exemplo sou agnóstico, mas ser agnóstico não significa que eu sou ateu, muito pelo contrário. Eu acredito em Deus, seja como for a sua forma. Mas não acredito em religião nenhuma, logo é óbvio que não acredito na bíblia. :wink:
Bem, mas ai o contexto é o mesmo. Onde eu quis chegar é... se você não acredita em Deus e/ou se não segue nenhuma religião não tem porquê dar o dízimo e não deve ser criticado por isso. Se você não acredita na bíblia por que falar de dízimo?
Skyway escreveu:Mas ai você está partindo já do princípio de uma pessoa que segue a religião. Meu comentário foi analisando de fora da religião. Para quem não acredita que Deus obriga as pessoas a dar uma porcentagem matematicamente exata de seu dinheiro para uma pessoa independente do que ela vá fazer ou não com esse valor (como disse, quem vai "se ver" com Deus depois é o pastor), pode sim ser visto como uma pessoa perdendo dinheiro, por que não? Religiosos não veem pessoas de fora da religião como pecadores ou pessoas ignorantes por que "não encontraram jesus" ainda? Ambas são só opiniões, não quer dizer que nenhuma delas está certa.
Mas eu sempre coloque o princípio da religião. É uma ordenança para quem segue determinada religião. Seja o Cristianismo na forma do dízimo, seja o Islamismo na forma do zakat. Quem segue deve entender isso. Deus não obrigada ninguém a nada, prova disso é o teu livre arbítrio. Mas aquele que segue deve ter esse entendimento pois está escrito... ninguém inventou.

Eu só acho que são visões bastante diferentes. Numa visão estamos falando de uma ordenança daquele que supostamente é o criador de todas as coisas. Não existe essa história de "perder dinheiro". Estou cumprindo aquilo que foi determinado por Deus, a partir daquele momento aquilo não me diz mais respeito.

Já a questão de dizer que os outros são pecadores e ignorantes, passa um pouco pelo radicalismo, mas a religião assim define para quem a segue. Mas a religião, de verdade, também nos ensina que TODOS nós somos pecadores, pois somos descendentes do pegado via Adão. Até mesmo uma criança de 1 mês de vida carrega a "herança" do pecado.

O radicalismo entra ai... mas não se pode combater o radicalismo sendo radical.
Skyway escreveu:O respeito a que eu me referi é entender o direito dessas pessoas terem essas opiniões. Se você acha certo dar dízimo e ir a igreja sempre e orar à Jesus e etc, não existe o menor problema, óbvio que não. Assim como não existe o menor problema em quem não acredita em nada disso. E a tolerância é uma dessas pessoas aceitar a opinião da outra sem que esse assunto dure mais que alguns segundos na cabeça da outra, que isso seja encarado com naturalidade, e não com pensamentos do tipo "tadinho, é um pecador, um enganado...ele um dia ainda vai encontrar jesus", ou "tadinho, é um iludido, um enganado....ta perdendo dinheiro".
Eu concordo 100% com isso. Só fiz questão de falar sobre o dízimo porque sempre que aparece esse assunto de religião vem a história do dízimo. Só quis deixar claro o seguinte: Quem segue deveria ter o entendimento e quem não segue não deveria nem falar sobre o assunto, pois na maioria das vezes o desconhece.

Skyway
Sênior
Sênior

#6820 Mensagem por Skyway » Qui Mar 19, 2015 10:21 am

Ziba escreveu: Eu concordo 100% com isso. Só fiz questão de falar sobre o dízimo porque sempre que aparece esse assunto de religião vem a história do dízimo. Só quis deixar claro o seguinte: Quem segue deveria ter o entendimento e quem não segue não deveria nem falar sobre o assunto, pois na maioria das vezes o desconhece.
Show de bola, concordamos com quase tudo. Só não posso de forma alguma concordar com essa tua última frase. Não é que por que não sigo que não posso falar do assunto ou que o desconheço.

Conheço muito bem essa realidade, assim como o Leandro contou aqui sobre a esposa dele. Ele não segue, assim como eu, mas conhece e portanto tem todo o direito de falar do assunto.

A "história do dízimo" veio em um post meu denotando que não é a falta de cultura que vai fazer uma pessoa seguir fervorosamente uma religião que ela acredita. ponto.

Não foi criticado o ato de dar dízimo, apenas foi um exemplo que a pessoa pode ter uma grande cultura que isso não vai impedir que ela tome uma postura ativa para sua religião, e que essas atitudes podem ser vistas de formas completamente diferentes por quem esta fora, por quem não está inserido naquela religião/cultura religiosa. Mas isso não quer dizer que as pessoas desconhecem, apenas não concordam.

Eu conheço, sei do que falo e tenho todo o direito de falar aqui sobre dízimo, mas não sigo nada. :wink:

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
LeandroGCard
Sênior
Sênior

#6821 Mensagem por LeandroGCard » Qui Mar 19, 2015 10:23 am

Skyway escreveu: O ideal é criar umas 10 cópias do planeta terra e dar uma pra cada etnia extremista violenta. Só assim acaba. :lol:

Um abraço.
Daí teríamos guerras interestelares :roll: .

Imagem

Leandro G. Card

Skyway
Sênior
Sênior

#6822 Mensagem por Skyway » Qui Mar 19, 2015 10:26 am

LeandroGCard escreveu:
Skyway escreveu: O ideal é criar umas 10 cópias do planeta terra e dar uma pra cada etnia extremista violenta. Só assim acaba. :lol:

Um abraço.
Daí teríamos guerras interestelares :roll: .

Imagem

Leandro G. Card
:lol: :lol: :lol: :lol:

AD ASTRA PER ASPERA
Ziba
Avançado
Avançado

#6823 Mensagem por Ziba » Qui Mar 19, 2015 10:29 am

Skyway escreveu:
Ziba escreveu: Eu concordo 100% com isso. Só fiz questão de falar sobre o dízimo porque sempre que aparece esse assunto de religião vem a história do dízimo. Só quis deixar claro o seguinte: Quem segue deveria ter o entendimento e quem não segue não deveria nem falar sobre o assunto, pois na maioria das vezes o desconhece.
Show de bola, concordamos com quase tudo. Só não posso de forma alguma concordar com essa tua última frase. Não é que por que não sigo que não posso falar do assunto ou que o desconheço.

Conheço muito bem essa realidade, assim como o Leandro contou aqui sobre a esposa dele. Ele não segue, assim como eu, mas conhece e portanto tem todo o direito de falar do assunto.

A "história do dízimo" veio em um post meu denotando que não é a falta de cultura que vai fazer uma pessoa seguir fervorosamente uma religião que ela acredita. ponto.

Não foi criticado o ato de dar dízimo, apenas foi um exemplo que a pessoa pode ter uma grande cultura que isso não vai impedir que ela tome uma postura ativa para sua religião, e que essas atitudes podem ser vistas de formas completamente diferentes por quem esta fora, por quem não está inserido naquela religião/cultura religiosa. Mas isso não quer dizer que as pessoas desconhecem, apenas não concordam.

Eu conheço, sei do que falo e tenho todo o direito de falar aqui sobre dízimo, mas não sigo nada. :wink:

Um abraço!
Não quero parecer arrogante, mas vocês "acham" que sabem, tanto é que acham que dízimo é 10% e o outro acha que a esposa está dizimando ao dar 10% daquilo que recebe para uma instituição de caridade. Quando na verdade não é uma coisa e nem outra...

Falar tu até tem o "direito" de falar, mas é complicado falar sem ter propriedade para tal. Se é algo complicado para quem segue, imagina para quem não segue! Ai acaba criando essas distorções bisonhas.

Quanto a "historinha", só quis dizer o seguinte: Por que criticar alguém que é instruído, inteligente e etc. Por que dá o dízimo? A impressão que passou foi que pessoas instruídas e etc. não deveriam dar o dízimo. Se você quis passar uma outra ideia eu realmente entendi mal.

Abraços!

Editado pela última vez por Ziba em Qui Mar 19, 2015 10:35 am, em um total de 1 vez.
wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#6824 Mensagem por wagnerm25 » Qui Mar 19, 2015 10:35 am

Sério que vcs estão discutindo sacolinha de igreja num tópico sobre guerras no mundo árabe?

Skyway
Sênior
Sênior

#6825 Mensagem por Skyway » Qui Mar 19, 2015 10:37 am

Ziba escreveu:
Skyway escreveu: Show de bola, concordamos com quase tudo. Só não posso de forma alguma concordar com essa tua última frase. Não é que por que não sigo que não posso falar do assunto ou que o desconheço.

Um abraço!
Não quero parecer arrogante, mas vocês "acham" que sabem, tanto é que acham que dízimo é 10% e o outro acha que a esposa está dizimando ao dar 10% daquilo que recebe para uma instituição de caridade. Quando na verdade não é uma coisa e nem outra...

Quanto a "historinha", só quis dizer o seguinte: Por que criticar alguém que é instruído, inteligente e etc. Por que dá o dízimo? A impressão que passou foi que pessoas instruídas e etc. não deveriam dar o dízimo. Se você quis passar uma outra ideia eu realmente entendi mal.

Abraços!
Ziba, com todo o respeito, mas nós não "achamos". Você está vendo nossa postura como alguém de dentro da religião, e portanto, por não seguirmos o ato, por não sabermos exatamente o que a bíblia diz ou o que é dito dentro de um culto, não conhecemos a questão. Conhecemos sim, porém com um ponto de vista de fora, com as informações que nos bastam. O Dízimo é dado a uma instituição religiosa sob o pretexto de que a bíblia/o senhor ordena que isso seja feito. A partir daí, o que significa isso para o "fiel", faz parte da cultura religiosa a qual não estamos inseridos diretamente.

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
Responder