kirk escreveu:Vamos falar o português claro, um especialista em assuntos aeronáuticos e aeroespaciais, piloto de teste com larga experiência editor chefe de uma publicação internacionalmente respeitada, menciona que a relação peso/potência para o Gripen "C" é de 0,96 ... aí vem vc um forista que apenas gosta do assunto (assim como eu), sentencia que o cara não sabe fazer contas e dispara uma conta de padaria em regra de três afirmando categoricamente que ele está errado ... ok ...
Considerando que vc "PODERIA" estar certo faço um breve pesquisa e verifico que basicamente TODAS as publicações sobre o assunto CONFIRMAM as informações do especialista Vianney, daí vc tira da cartola (ou não sei de onde) que tais informações é com o Gripen com 50% de combustível, sendo que nenhuma das publicações disse isso ... então meu amigo ... ou teu caso é uma questão de "CRENÇA" ... ou você sabe mais que o mundo inteiro sobre o assunto ... ou simplesmente você não sabe fazer a conta da forma como ela é aceita no meio especializado. simples assim !
Kirk...
Primeiro, você entende que relação potência / peso nada mais é do que a potência divida pelo peso?
Se sim, você entende que o menor peso possível para um avião é quando ele está vazio?
E se entende isso também, entende que a relação potência / peso é a maior quando ele está vazio?
E se entende isso também, entende que um avião que vazio pesa 6800kg e tem uma potência de 8000kgf não terá nunca uma relação potência / peso de 1,44?
Então cara, o especialista, piloto, editor chefe, pica das galáxias que escreveu que o Gripen tem uma relação potência / peso que vai até 1,44 está errado! Ponto. Qualquer humano está sujeito a errar, até Einstein já errou, esse especialista ai também errou.
Quanto aos outros, como já expliquei, potência / peso é a divisão da potência pelo peso, eles usaram o peso do avião com 50% de combustível e dois mísseis AA, alias, uma configuração muito comum nessas comparações, faça as contas, vai chegar no mesmo resultado.
E como já expliquei antes, usar o peso vazio faz mais sentido justamente por causa de aviões como o Gripen C, com uma capacidade de combustível interno muito reduzida.
Vê? O problema não sou eu discordar desses especialistas, o problema é você não entender o que é uma divisão e nem entender o que é peso, por mais que isso já tenha sido explicado.
kirk escreveu:
1) A configuração proposta pelo Gripen não supera o MTOW (como disse), pois o raio de combate divulgado são com tanques externos de 300 galões e não são três tanques são 2. (informe-se melhor)
Informe-se melhor você, o alcance de 4000km do Gripen E é usando 3 tanques de 450 galões
kirk escreveu:
2) Como o SU-35 vai atacar a 1.600 km se a capacidade máxima dele conforme vc mesmo confirmou é de voar 3.000 km ? ... não dá pra ele ir e voltar, vc que se considera tão especialista em contas não percebeu isso ??? se atacar a 1.600 km teria que voar pelo menos 3.200 km para ir e voltar, né não ???
Apenas mencionou 3000km, depois conferi no site da knaapo, e para o Su 35 o alance citado é de 3600km, logo, ele poderia atacar um alvo a 1600km e voltar tranquilamente.
kirk escreveu:
3) Range refere-se a capacidade máxima de TRASLADO, significa que para essa distância não carrega armamento, dessa forma com armas (maior peso e arrasto) o SU-35 não chega a 3.000 km.
Por isso um alvo a 1600km.
kirk escreveu:
5) De onde o amigo tirou a informação (pérola) que para voar 800 km o SU-35 precisa apenas de 2.500 kg de combustíveis ??? não vá me dizer que fez regrinha de três ??? ...
Se você tivesse feito a regra de três descobriria que não foi o que eu fiz... Por outro lado, se você tivesse feito a regra de três você descobriria a distância mínima que ele seria capaz de voar com 2500kg de combustível, e mínima porque o alcance de 3600km considera que em 78% do tempo o avião estaria com mais peso do que os 2500kg de combustível e com tão pouco peso ele seria mais econômico e voaria uma distância maior do que o valor que você teria obtido se soubesse fazer uma regra de três.
Alcantara escreveu:Gastando quanto mais em cada motor em dada quantidade de tempo (kg/min, kg/h, lt/min, etc)? Lembrando que são dois motores e que, tradicionalmente, os motores russos consomem mais do que os ocidentais...
Em média 1400kg/h, não é constante, em cruzeiro ele reduz a potência a medida que gasta combustível.
Mas isso não importa, o que realmente importa é, translado apenas com combustível interno:
Gripen C: 1600km
Gripen E: 2500km
Su 35: 3600km
Então, leva mais combustível mas tem motores que gastam mais e no fim, tem mais alcance.
Alcantara escreveu:A KNAAPO não mente quando diz que o ALCANCE do Su-3X é de 3000 km. Mente o entusiasta que pega o ALCANCE de 3000 km e coloca como RAIO DE COMBATE, criando o mito do alcance inigualável da família Su-3X.
E quem está fazendo isso? Até agora não vi ninguém trocar alcance por raio além de você e o Kirk.
Alcantara escreveu:Não. Um (ou mais) dos protótipos deve chegar a esse peso, mas a previsão para as aeronaves de série é 7100 / 7200 Kg.
Avise a SAAB disso para que eles possam atualizar o documento abaixo:
http://www.saabgroup.com/Global/Documen ... 15_low.pdf
Enquanto eles não atualizarem esse documento ai vou continuar usando o peso de 8000kg.
Alcantara escreveu:
Estamos chegando a um denominador comum. Espero que caia o "mito" do Gripen ser "perna curta".
O Gripen C definitivamente era perna curta!
Um problema que felizmente foi resolvido no Gripen E.