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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Penguin
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Re: NOTÍCIAS

#27976 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 21, 2015 4:49 am

Carlos Lima escreveu:Não foi bem 'ajuda', foi """""mesada"""" para eles não voltarem para o colo dos russos. :D

[]s
CB_Lima
O que seja. Mas foi muita grana.

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Re: NOTÍCIAS

#27977 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 21, 2015 5:04 am

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Não foi bem 'ajuda', foi """""mesada"""" para eles não voltarem para o colo dos russos. :D

[]s
CB_Lima
O que seja. Mas foi muita grana.

[]s
Sem dúvida... por isso que, Coleira = ON x 200000000000000! ;)

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Thor
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Re: NOTÍCIAS

#27978 Mensagem por Thor » Sáb Fev 21, 2015 9:28 am

Luís Henrique escreveu: ...Mas concorda comigo que de nada adianta você ter bons pilotos, bom treinamento e as PORCARIAS de caças que os argentinos possuem hoje???

A principal razão para os argentinos terem perdido a guerra das malvinas foi a falta de treinamento ou a falta de equipamentos bons e em quantidade e principalmente armamentos bons e em quantidade???
....
Falta de "treinamento" do nível Político/Estratégico, quando tomaram decisões erradas baseadas em hipóteses que não se concretizaram. Falta de "treinamento" do nível Estratégico/Operacional ao criar comandos do TO sem União de Comando e não priorizar a Superioridade Aérea no TO. Em nenhum conflito moderno alguma nação ganhou uma guerra sem ter obtido a Superioridade Aérea. Falta de treinamento no nível Tático, quando os pilotos conseguiam realizar ataques à Esquadra Inglesa, mas utilizaram espoletagem incorreta e perfis incompatíveis com o lançamento das bombas. Ao menos cinco bombas acertaram navios e não explodiram. Falta de treinamento no combate Ar-Ar, quando os pilotos desciam para a arena dos experientes pilotos de Harrier, e não sabiam usar seus armamentos.
Existem outras coisas também, mas paro só nisso.
Desculpe o Off Topic.
Abraços




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Re: NOTÍCIAS

#27979 Mensagem por kirk » Sáb Fev 21, 2015 10:46 am

Thor escreveu:
Luís Henrique escreveu: ...Mas concorda comigo que de nada adianta você ter bons pilotos, bom treinamento e as PORCARIAS de caças que os argentinos possuem hoje???

A principal razão para os argentinos terem perdido a guerra das malvinas foi a falta de treinamento ou a falta de equipamentos bons e em quantidade e principalmente armamentos bons e em quantidade???
....
Falta de "treinamento" do nível Político/Estratégico, quando tomaram decisões erradas baseadas em hipóteses que não se concretizaram. Falta de "treinamento" do nível Estratégico/Operacional ao criar comandos do TO sem União de Comando e não priorizar a Superioridade Aérea no TO. Em nenhum conflito moderno alguma nação ganhou uma guerra sem ter obtido a Superioridade Aérea. Falta de treinamento no nível Tático, quando os pilotos conseguiam realizar ataques à Esquadra Inglesa, mas utilizaram espoletagem incorreta e perfis incompatíveis com o lançamento das bombas. Ao menos cinco bombas acertaram navios e não explodiram. Falta de treinamento no combate Ar-Ar, quando os pilotos desciam para a arena dos experientes pilotos de Harrier, e não sabiam usar seus armamentos.
Existem outras coisas também, mas paro só nisso.
Desculpe o Off Topic.
Abraços
Somente para acrescentar, os Harrier´s são subsônicos, manobrabilidade sofrível e venceram ... se não for por causa do treinamento ... não sei o que pode ter sido ...




[] kirk

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#27980 Mensagem por mmatuso » Sáb Fev 21, 2015 10:48 am

Vietnan teve superioridade aérea sobre os EUA?

Dúvida de leigo.




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Re: NOTÍCIAS

#27981 Mensagem por kirk » Sáb Fev 21, 2015 10:50 am

mmatuso escreveu:Vietnan teve superioridade aérea sobre os EUA?

Dúvida de leigo.
Não,

Maciça superioridade americana ... porém em terra ...




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Re: NOTÍCIAS

#27982 Mensagem por mmatuso » Sáb Fev 21, 2015 10:56 am

kirk escreveu:
mmatuso escreveu:Vietnan teve superioridade aérea sobre os EUA?

Dúvida de leigo.
Não,

Maciça superioridade americana ... porém em terra ...
URSS no Afeganistão foi o mesmo não?

Superioridade aérea dos comunas mas perderem o conflito não?




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Re: NOTÍCIAS

#27983 Mensagem por juarez castro » Sáb Fev 21, 2015 11:42 am

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu: BINGO! Agora sim, tocou no ponto G da questão, pois a virtudes e as deficiência do Tyffie são conhecidas e debatidas, porque existem meia dúzia de forças aéreas operando, com centenas deles em carga, e informações disponíveis por ai. Já o caça chinês nada se sabe porque a exceção da própria PLAAF, ninguém mais opera e vamos concordar que são apenas dados disponibilizados pelos chineses.
Estou dizendo que o avião não presta, negativo, apenas que baseado em catálogos se pode fazer nenhuma avaliação do mesmo, ainda mais neste quesitos "super trunfo" by internet que o LH se utiliza.
Dito isto Luiz Henrique, vou te dizer o resultado de um embate entre o J10B/C/ ou qualquer letra com a insígnia da FAA contra os Tyffies dos "Jacks" de qualquer tranche:

Caça ao peru das Marianas II, um massacre, sabe porque???

Doutrina operacional de combate atualizada, treinada e comprovada da RAF contra pilotos que praticamente não voam, não treinam adequadamente e mal conseguem operar, isto sim é que defini um combate.

Grande abraço
Eu já estava esperando uma resposta desse tipo.

É engraçado como vários foristas argumentaram na época do FX2 todas as capacidades magnífica do Eurofighter, baseado nos mesmos dados DE INTERNET, nos mesmos dados DE CATÁLOGOS.
E o mesmo foi feito para falar do Rafale, para falar do Super Hornet, etc.
Quando perceberam que o Su-35 era um caça de outra categoria e que simplesmente SUPERAVA todos os outros em praticamente todas as características técnicas, ai teve um iluminado que lançou esta moda de SUPER TRUNFO.

Este papo de super trunfo e dados da internet não foi utilizado recentemente quando falaram da magnânima superioridade do AEGIS americano.

Ai sim o super trunfo não conta, não existe. Você próprio disse que prefere o melhor sistema, o AEGIS do que as porcarias dos sistemas europeus. Tiraram sarro, disseram que os produtos europeus são eurobambi e foi a maior alegria.

Agora quando a China ou a Rússia apresentam um produto BOM. Ai não pode-se debater nada, não pode argumentar dados técnicos porque é super-trunfo, são dados da internet e são dados não confiáveis porque apenas a China opera o caça.

Garanto que quando você leu informações sobre o F-22 americano (que apenas a USAF opera) você não se lembrou de super trunfo, de informações de internet ou dados pouco confiáveis pois só tem um único operador.
Acredito que você não duvidou de nadinha e tem em sua mente que o F-22 é o número 1 do mundo...Estou errado?

Sobre a vitória da RAF, concordo com você que não adianta ter um equipamento bom sem ter um bom treinamento, uma boa doutrina, táticas, etc.

Mas concorda comigo que de nada adianta você ter bons pilotos, bom treinamento e as PORCARIAS de caças que os argentinos possuem hoje???

A principal razão para os argentinos terem perdido a guerra das malvinas foi a falta de treinamento ou a falta de equipamentos bons e em quantidade e principalmente armamentos bons e em quantidade???

Imagine se em vez de meia dúzia de Exocet que nem estavam integrados e quase nada de submarinos se os argentinos tivessem VÁRIAS DEZENAS de caças equivalentes ao Mirage mas que fossem de outra origem (russos ou chineses que não ajudariam os britânicos passando informações) e imagine se possuíssem em vez de 3 ou 5 mísseis antinavio, CENTENAS de mísseis antinavio....
Consegue imaginar isto??? Qual teria sido o resultado do conflito??? Aliás, não da nem para saber se teria ocorrido um conflito ou se resolveriam diplomaticamente.....
Luiz Henrique, precisas as duas coisas, e na maioria da vezes nenhuma delas é excludente. eu não escrevei que o avião chinês não presta eu apenas disse que nós nada sabemos sobre ele, sobre sua doutrina de emprego e sobre seu real desempenho, o que se tem suas informações de internet são com o catálogos de fabricantes como diria um antigo comandante meu, porque ambos na maioria das vezes só servem para ocuaár o mesmo espaço do papel higiênico no banheiro.
Se vocês der um Rafale, ou um Tyffie, ou F 22 ou SU 35 para um piloto Argentino atualmente, aconteceria a mesma coisa, ou seja, um massacre, pela falta absoluta de doutrina operacional, simples assim.

Sabe qual seria o resultado do conflito, exatamente o mesmo, pois os Jacks mobilizariam mais Subnucs, e em caso alguma dúvdia por parte dos Argentinos, eles mandariam um Poseidon com uma ogiva pequena no meio da estepe Patagônica e diriam que a partir daquele momento eles não brincariam mais.

Grande abraço




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Re: NOTÍCIAS

#27984 Mensagem por juarez castro » Sáb Fev 21, 2015 11:50 am

Sobre a coleira citada pelos colegas, ela não é só Americana. é Inglesa, Francesa, Alemã, chinesa e Russa também. Esperem mudar o governo no Egito, interesses econômicos Franceses serem contrariados e nós veremos todos os Rafales enfeitando hangar por lá.

Eu, ao contrário do que LH postou, nada tenho contra os equipamentos Russo, tem alguns até que eu acho interessante, agora afirmo e respeitando opiniões contrárias sustento, o tio Sam ainda é melhor dos nossos inimigos comerciais, por um simples fato:

Independente de seu temperamento, respeita aquilo que está no papel.




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Re: NOTÍCIAS

#27985 Mensagem por GIL » Sáb Fev 21, 2015 1:20 pm

JL escreveu:A China não deve fornecer o J 10B para a Argentina, pois é o seu avião top, acho difícil até que forneça a versão antiga. Se existe alguma possibilidade para os hermanos é o JF 17 Thunder, um produto feito para ser exportado. A China esta começando a negociar com a Argentina e não vai colocar o seu melhor caça em um país que até hoje esta sob influência ocidental e possui governos instáveis politicamente, com risco de que ele venha a ser estudado e testado perante os caças ocidentais, mesmo versões antigas, vão fornecer muitos detalhes estruturais e de desempenho de voo.

Quanto ao dinheiro creio que não será problema, pois o interesse da China é por o pé no território sul americano e o sul da América do Sul, no caso a Argentina é de importância estratégica absoluta.

Com já escrevi antes e repito: A China planeja ser uma potência global, tendo um verdadeira marinha global e claro que não terão acesso ao Atlântico pelo Canal do Panamá, em tempos de crise, então ou cruzam o Indico ou vem pelo Pacífico e passam pelo extremo sul do Continente, então dispor de portos amigos aqui deste lado é importante. Fica claro o interesse estratégico em estreitar os laços com os Argentinos. Ofertar em um acordo de pai para filho, vinte caças como o JF 17 para começar a aliança estratégica não custa nada perante o que pode ser obtido depois.

Outro ponto as versões avançadas do J 10 devem ter condições de competir com os caças ocidentais plenamente, pois os Chineses estão investindo muito, mais muito em tecnologia e qualidade. Existem produtos lixo, mas certamente eles tem produtos de alta qualidade. Generalizar é um erro.

Existe no entanto a possibilidade que todo este acordo seja bloqueado pelo EUA, que seriam a parte mais interessada em manter a China fora destas bandas, então talvez os militares argentinos estejam jogando, com vistas a obter algum bônus dos EUA, já fizeram isso no passado apoiando em 1991 a Operação contra o Iraque, obtiveram mísseis TOW, aviões Mohawk para o Exército e depois os A4AR Skyhawks. Não dúvido que a coisa vire e pintem uns F 16 dos depósitos do Deserto, com algum financiamento a perder de vista dos americanos e com uma COLEIRA gigante de restrições. Sei lá esta história dos caças argentinos parece novela que nunca acaba, já se falaram em Mirage 2000, Mirage F 1 espanhóis, Kfir israelenses, Gripens, JF 17 Thunder até SU 24 circulou na mídia.

Também pode ser uma forma dos militares britânicos pressionarem por mais verba para as suas instalações nas ilhas, dando vazão a boatos vazios, com o último do Su 24 russos por leasing.

O pessoal tem a tendencia de passar alto que os muitos commodities que a Argentina tem são uma outra forma de dinheiro, um dinheiro inclusive muito mais valorizado pela China que o mesmo papel moeda. Argentina sempre foi uma das maiores potencias agricolas do mundo e é sumamente rica em minerio (sobretudo nos Andes), quase 80% da sua riqueza nesse campo esta por ser explorada

O teu raciocinio tem uma falha, eles não controlam o canal do Panamá, mais controlaram outro canal com maior capacidade que o citado anteriormente, controlaram o canal da Nicaragua que deve ficar pronto em 2019.




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Re: NOTÍCIAS

#27986 Mensagem por kirk » Sáb Fev 21, 2015 1:38 pm

mmatuso escreveu:
kirk escreveu: Não,

Maciça superioridade americana ... porém em terra ...
URSS no Afeganistão foi o mesmo não?

Superioridade aérea dos comunas mas perderem o conflito não?
Sim ... é dificil convencer soldados a conquistar pedaços de terras inóspitas, por longo período, quando há resistência ... um dos lados está lutando por sua vida, sua Pátria, sua família ... o outro lado está apenas seguindo ordens de políticos que não fazem ideia de como é um campo de batalha.




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Re: NOTÍCIAS

#27987 Mensagem por Sabre » Sáb Fev 21, 2015 3:05 pm

Thor escreveu:
Luís Henrique escreveu: ...Mas concorda comigo que de nada adianta você ter bons pilotos, bom treinamento e as PORCARIAS de caças que os argentinos possuem hoje???

A principal razão para os argentinos terem perdido a guerra das malvinas foi a falta de treinamento ou a falta de equipamentos bons e em quantidade e principalmente armamentos bons e em quantidade???
....
Falta de "treinamento" do nível Político/Estratégico, quando tomaram decisões erradas baseadas em hipóteses que não se concretizaram. Falta de "treinamento" do nível Estratégico/Operacional ao criar comandos do TO sem União de Comando e não priorizar a Superioridade Aérea no TO. Em nenhum conflito moderno alguma nação ganhou uma guerra sem ter obtido a Superioridade Aérea. Falta de treinamento no nível Tático, quando os pilotos conseguiam realizar ataques à Esquadra Inglesa, mas utilizaram espoletagem incorreta e perfis incompatíveis com o lançamento das bombas. Ao menos cinco bombas acertaram navios e não explodiram. Falta de treinamento no combate Ar-Ar, quando os pilotos desciam para a arena dos experientes pilotos de Harrier, e não sabiam usar seus armamentos.
Existem outras coisas também, mas paro só nisso.
Desculpe o Off Topic.
Abraços
Thor,

Em 1989, conversei pessoalmente com um major, tenente à época da Guerra das Malvinas, que tinha como função a de "Oficial de Sistemas de Armas" do esquadrão de A-4 que operou baseado em Rio Gallegos.
Disse-me que somente tomou conhecimento do início da guerra ao chegar ao seu esquadrão, na manhã do dia do desembarque.
Sua unidade jamais havia realizado ataques a navios ou a qualquer alvo no mar. Mesmo simulados.
Na história dos conflitos humanos, ocorreram inúmeros casos de uma guerra ter início por meio de um ataque de surpresa.
A Guerra das Malvinas foi a única a se iniciar com um ataque de surpresa para ambas as partes.
Não tinha como dar certo.

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Re: NOTÍCIAS

#27988 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 21, 2015 3:23 pm

So para somar a lista... Aim-9L fez tb uma diferenca danada.

Ponto para os ingleses por terem aprendido na Marra na viagem de ida sob pressao como usar essa arma contando com ajuda de ultima hora dos pilotos de harrier Marines Americanos.

Os ingleses se prepararam melhor e tinham otimo treinamento e motivacao apesar da surpresa.

[]s
CB




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Re: NOTÍCIAS

#27989 Mensagem por Thor » Sáb Fev 21, 2015 4:17 pm

mmatuso escreveu:Vietnan teve superioridade aérea sobre os EUA?

Dúvida de leigo.
Os fatos dos EUA terem abandonado a Guerra do Vietnam foram outros, a despeito das pesadas baixas norte-vietnamitas. Mas o que eu escrevi sobre a importância da Superioridade Aérea não foi inventada de minha cabeça, embora concorde essencialmente com isso.
Do livro "Air Campaign", que na minha opinião é quase uma bíblia para planejadores da campanha aérea.
"Air superiority is a necessity. Since the German attack on Poland in 1939, no country has won a war in the face of enemy air superiority, no major offensive has succeeded against an opponent who controlled the air, and no defense has sustained itself against an enemy who had air superiority. Conversely, no state has lost a war while it maintained air superiority, and attainment of air superiority consistently has been a prelude to military victory. It is vital that national and theater commanders, their air component commanders, and their surface component commanders be aware of these historical facts, and plan accordingly."
Fonte: The Air Campaign - Planning for Combat by Col John A. Warden III
Sobre o Vietnam
...the North Vietnamese were unable to conduct a successful conventional offensive as long as American air power was stationed in Indochina. Only after the Americans had left was the North able to mount a decisive ground offensive into South Vietnam. In this case, South Vietnamese air attempted little and was easily repulsed by North Vietnamese mobile ground-based air defense systems.
Fonte: The Vietnamese Air Force 1951-75: Analysis of Its Role in Combat
Abraços




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Re: NOTÍCIAS

#27990 Mensagem por Lirolfuti » Sáb Fev 21, 2015 9:34 pm

China pode ter acesso a tecnologia de Mísseis ar-ar e radares franceses

De acordo com o semanário de Defesa Jane’s da Grã-Bretanha, a China pode obter através do Paquistão a tecnologia francesa dos mísseis ar-ar MICA assim como do radar RC-400, produtos os quais sofrem restrições de exportação pela União Européia. Essa tecnologia pode constituir uma ameaça para os caças Mirage 2000-5 que Taiwan adquiriu da França recentemente.

O Paquistão selecionou ambos os sistemas para equipar os seus novos caças JF-17. Como o JF-17 é desenvolvido em conjunto pelo Paquistão e China, a china terá acesso à informações críticas dos códigos fontes dos radares, perfis de lançamentos e até mesmo contra medidas dos sistemas de armas.

Segundo o artigo, o MICA é classificado como “tão bom” quanto as mais novas versões do norte americano AMRAAM. É bem conhecido por sua precisão e controlabilidade. A China pode obter sua tecnologia através de engenharia reversa de um míssil MICA fornecido pelo Paquistão.

Ao desenvolver o seu caça J-10, a China explorou as referências tecnologias dos caças Norte americanos F-16 estudados dos modelos fornecidos pelos Estados Unidos ao Paquistão.
Para evitar que a China venha obter tecnologias de armas francesas com abordagem semelhante, os EUA vão se opor fortemente as vendas francesas de armas para o Paquistão. Pela mesma razão, a Índia, um grande comprador de armas francesas, também manifestará seu desgrado, especialmente agora que com o programa MMRCA, a Índia pretende adquirir cerca de 126 caças Dassault Rafale e posteriormente produzir localmente outros cerca de 80 a 100 caças do modelo.

Para evitar tais oposições, o porta-voz da MBDA negou o que fora dito pela Associated Press sobre sua competição com outros modelos de mísseis. O Ministério da Defesa francês, no entanto, informou à Associated Press, que não há razões para que a França não venha a cooperar com o Paquistão e que ele não tinha confirmado a existência de tais transações.
http://www.planobrazil.com/china-pode-t ... franceses/




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