Estou respondendo minha própria mensagem porque me atentei para algo interessante que gostaria de compartilhar.Luís Henrique escreveu:Marechal, desculpe mas ou você esta confundindo com o JF-17 como disse o Bolovo ou esta muito mal informado.Marechal-do-ar escreveu: Não, não estou confundindo, o JF-17 que é ainda mais humilde.
E o J-10 parece bom por que? Tem a entrada de ar parecida com a do Eurofighter?
O perfil aerodinâmico dele parece de um caça de terceira geração, asas pequenas e (ao menos o que parece visualmente) aerodinamicamente estável, só o tamanho das asas já o impossibilita de acompanhar os caças de quarta geração nos giros, não da para atingir a sustentação necessária com asas tão pequenas.
As entradas de ar do J-10B edo typhoon não são parecidas.
As entradas de ar do J-10B são DSI o que reduz significativamente a RCS frontal.
As entradas de ar enormes do typhoon foram feitas para o desempenho Mach 2.0 em alta altitude e juntamente com os canards enormes são os principais pontos que colocam o typhoon atrás de Rafale e Gripen no quesito furtividade.
Mas eu não vou entrar neste assunto porque é tudo sigiloso e ninguém sabe realmente a RCS de nenhum caça.
O que os especialistas sabem é que uma entrada de ar como a do typhoon não ajuda em nada na RCS e uma entrada de ar DSI ajuda MUITO.
PONTO para o J-10B.
Aliás, foi discutido em redesenhar as entradas de ar do typhoon do tipo DSI para facilitar a manutenção e diminuir a RCS e a velocidade máxima seria diminuida de Mach 2.0 para Mach 1.8
Mas não conseguiram chegar a um acordo devido a custos e a eterna briga entre os 4 parceiros.
Os mesmos problemas que acabam ATRASANDO todas as melhorias no typhoon, como aconteceu com o radar AESA...
Li que os parceiros do typhoon pensaram em projetar uma entrada de ar DSI para reduzir a RCS como postei acima e que não foi pra frente. E se fosse feito a velocidade máxima do typhoon seria reduzida de Mach 2.0 para Mach 1.8
Em pesquisas em vários sites chineses parece que a velocidade máxima divulgada para o J-10A era de Mach 2.2 e a velocidade que estão divulgando para o J-10B é de Mach 2.0
Concluo que isto ocorreu JUSTAMENTE por causa da entrada de ar que foi totalmente redesenhada para reduzir a RCS, a tal da DSI.