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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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juarez castro
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Re: NOTÍCIAS

#27946 Mensagem por juarez castro » Qui Fev 19, 2015 10:43 pm

prp escreveu:
Paisano escreveu: Nem doutrina operacional?

Depois de tantos anos de incorporação dos Sukhoi?

Você, por acaso, teria os links dessas informações?
Perde tempo não paisano.
Ele não está perdendo tempo, muito ao contrário está debatendo de forma racional, educada e tentando junto com as pessoas isentas de ideologia cega, surda e burr,a enxergar uma realidade diferente das que os mantras recheados de proselitismo, ufanismos e desinformações pregados por seres iluminados.

Grande abraço




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Re: NOTÍCIAS

#27947 Mensagem por prp » Qui Fev 19, 2015 10:46 pm

juarez castro escreveu:
Ele não está perdendo tempo, muito ao contrário está debatendo de forma racional, educada e tentando junto com as pessoas isentas de ideologia cega, surda e burr,a enxergar uma realidade diferente das que os mantras recheados de proselitismo, ufanismos e desinformações pregados por seres iluminados.

Grande abraço
Espero que vc tenha dito isso de frente ao espelho. :roll: :roll:




juarez castro
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Re: NOTÍCIAS

#27948 Mensagem por juarez castro » Qui Fev 19, 2015 10:47 pm

prp escreveu:
juarez castro escreveu:Paisano, vamos lá:

Quantos anos fazem que estas aeronaves foram incorporadas???

Quantas Cruzex foram realizadas neste período e eles não apareceram e quando vieram, vieram com "acoleirado" F 16???

Os abates de aeronaves feitas recentemente foram por que vetores mesmo???

O ano passado, saiu uma noticia oriunda do FAV Club(o qual eu tenho reservas quanto a validade da fonte) dizendo exatamente isto, que a indisponibilidade destas aeronaves era altíssima e que somados aos problemas assimilação de uma doutrina totalmente diferente tinham levado praticamente a inoperabilidade.
Eu não estou criticando a qualidade da aeronave, apenas relatando os fatos e que confirma aquilo que alguns de nós anteciparam aqui a alguns anos.

Mudança brusca de doutrina operacional e e de meios levam a indisponibilidade.

Grande abraço
Isso aí Juarez,
Os F22 devem estar todos na chon, porque nenhum veio pra cruzex [003]
Eles não vieram porque não foram convidados, mas quem sabe em uma próxima sejam convidados e nos deem o privilégio de sua estada ao contrário dos Su 30 Venezuelanos que apesar de dois convites não nos deram o privilégio da visita.

Grande abraço




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Re: NOTÍCIAS

#27949 Mensagem por juarez castro » Qui Fev 19, 2015 10:50 pm

prp escreveu:
juarez castro escreveu:
Ele não está perdendo tempo, muito ao contrário está debatendo de forma racional, educada e tentando junto com as pessoas isentas de ideologia cega, surda e burr,a enxergar uma realidade diferente das que os mantras recheados de proselitismo, ufanismos e desinformações pregados por seres iluminados.

Grande abraço
Espero que vc tenha dito isso de frente ao espelho. :roll: :roll:
Não eu disse isto diante daquela tábua que tu disseste que ia me jogar da Ponte rio Niterói quando o Rafale fosse escolhido pelo GF como vencedor do FX 2. Tenho ela guardada aqui comigo para te entregar, eu acho que depois de algusn acontecimentos que estão para explodir tu vais precisar.

Grande abraço




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Re: NOTÍCIAS

#27950 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 19, 2015 10:55 pm

prp... menos cara... vamos pegar leve.

[]s
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Re: NOTÍCIAS

#27951 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 19, 2015 10:59 pm

Voltando ao assunto Juarez,

Essa indisponibilidade pode também estar relacionada ao tipo de contrato assinado, pois sabemos muito bem que não importa o fabricante, se os contratos não forem muito bem formulados a chance de dar problemas é gigante.

Além disso temos que levar em consideração a situação política da Venezuela, aonde em qualquer lugar do mundo se você colocar aeronaves para começarem a voar do zero no meio de maremoto politico a coisa nunca saí como combinado.

Não importa se o avião é comprado da Rússia/EUA/China/Marte.

Esses são pontos que são importantes serem levados em consideração.

Quanto a Cruzex, não existia clima para isso com a possibilidade de ter Americano bisbilhotando os Su-30... (além é claro dos potenciais problemas listados).

[]s
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Re: NOTÍCIAS

#27952 Mensagem por juarez castro » Qui Fev 19, 2015 11:04 pm

Lima, concordo com tudo a exceção a tal bisbilhotagem americana, pois eles já sabem quase tudo que precisariam saber destas aeronaves, acredito que ausência esteja ligada ao que citei e aos problemas enfrentados pela Venezuela.

Grande abraço




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Re: NOTÍCIAS

#27953 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 19, 2015 11:09 pm

juarez castro escreveu:Lima, concordo com tudo a exceção a tal bisbilhotagem americana, pois eles já sabem quase tudo que precisariam saber destas aeronaves, acredito que ausência esteja ligada ao que citei e aos problemas enfrentados pela Venezuela.

Grande abraço
A bisbilhotagem rola... quanto mais, melhor e a toda oportunidade possível. ;)

[]s
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Re: NOTÍCIAS

#27954 Mensagem por Luís Henrique » Qui Fev 19, 2015 11:20 pm

juarez castro escreveu:Lima, concordo com tudo a exceção a tal bisbilhotagem americana, pois eles já sabem quase tudo que precisariam saber destas aeronaves, acredito que ausência esteja ligada ao que citei e aos problemas enfrentados pela Venezuela.

Grande abraço
Se me permitem entrar na discussão...

Não acredito que os problemas de disponibilidade das aeronaves sukhoi da Venezuela esteja ligada ao fato de serem aeronaves russas ou por causa de doutrina diferente.
Creio que a resposta é bem mais simples:
A Venezuela é uma porcaria de um país sul americano de terceiro mundo. Assim como nós, a Argentina e vários outros.

E todo o sub continente vira e mexe ficam com os caças no chom......

Não vemos esses problemas em países sérios. Independente se os caças são russos, americanos, europeus ou chineses...




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Re: NOTÍCIAS

#27955 Mensagem por Luís Henrique » Qui Fev 19, 2015 11:49 pm

JL escreveu:A China não deve fornecer o J 10B para a Argentina, pois é o seu avião top, acho difícil até que forneça a versão antiga. Se existe alguma possibilidade para os hermanos é o JF 17 Thunder, um produto feito para ser exportado. A China esta começando a negociar com a Argentina e não vai colocar o seu melhor caça em um país que até hoje esta sob influência ocidental e possui governos instáveis politicamente, com risco de que ele venha a ser estudado e testado perante os caças ocidentais, mesmo versões antigas, vão fornecer muitos detalhes estruturais e de desempenho de voo.

Quanto ao dinheiro creio que não será problema, pois o interesse da China é por o pé no território sul americano e o sul da América do Sul, no caso a Argentina é de importância estratégica absoluta.

Com já escrevi antes e repito: A China planeja ser uma potência global, tendo um verdadeira marinha global e claro que não terão acesso ao Atlântico pelo Canal do Panamá, em tempos de crise, então ou cruzam o Indico ou vem pelo Pacífico e passam pelo extremo sul do Continente, então dispor de portos amigos aqui deste lado é importante. Fica claro o interesse estratégico em estreitar os laços com os Argentinos. Ofertar em um acordo de pai para filho, vinte caças como o JF 17 para começar a aliança estratégica não custa nada perante o que pode ser obtido depois.

Outro ponto as versões avançadas do J 10 devem ter condições de competir com os caças ocidentais plenamente, pois os Chineses estão investindo muito, mais muito em tecnologia e qualidade. Existem produtos lixo, mas certamente eles tem produtos de alta qualidade. Generalizar é um erro.

Existe no entanto a possibilidade que todo este acordo seja bloqueado pelo EUA, que seriam a parte mais interessada em manter a China fora destas bandas, então talvez os militares argentinos estejam jogando, com vistas a obter algum bônus dos EUA, já fizeram isso no passado apoiando em 1991 a Operação contra o Iraque, obtiveram mísseis TOW, aviões Mohawk para o Exército e depois os A4AR Skyhawks. Não dúvido que a coisa vire e pintem uns F 16 dos depósitos do Deserto, com algum financiamento a perder de vista dos americanos e com uma COLEIRA gigante de restrições. Sei lá esta história dos caças argentinos parece novela que nunca acaba, já se falaram em Mirage 2000, Mirage F 1 espanhóis, Kfir israelenses, Gripens, JF 17 Thunder até SU 24 circulou na mídia.

Também pode ser uma forma dos militares britânicos pressionarem por mais verba para as suas instalações nas ilhas, dando vazão a boatos vazios, com o último do Su 24 russos por leasing.
Eu não acredito nisto.

O nosso colega Lord Nauta nos informou que a proposta chinesa no PROSUPER foi o destroyer Type 052D.

Eles poderiam ter oferecido a Type 052C ou um fragata, a Type 054.

Mas ofereceram o mais novo e mais poderoso destroyer que possuem.

No quesito caças, eles já estão terminando o desenvolvimento do J-20 de 5a geração, analistas estimam entre 2017 e 2019 sua entrada em operação.
O J-10B é bom mas esta bem atrás do J-20.

Não vejo a China com esta posição.

Também acho que seria burrice fazer toda esta aproximação para no fim continuar com os problemas de embargos e comprar equipamentos militares dos seus prováveis inimigos ou dos melhores amigos dos seus prováveis inimigos.
Seria muita estupidez.




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Re: NOTÍCIAS

#27956 Mensagem por Luís Henrique » Qui Fev 19, 2015 11:53 pm

Carlos Lima escreveu:Lembrar que a China estava a ponto de fornecer o J-10 para o Paquistão e isso não aconteceu porque o Paquistão estava sem $$$ e tinha esgotado o seu crédito com os chineses.

[]s
CB_Lima
Na verdade o Paquistão chegou a encomendar 36 unidades e a previsão é que chegaria em 150 unidades.

O valor cobrado pelos 36 J-10B foi de U$ 1,4bi

No final o Paquistão disse que não tinha mais o dinheiro, mas parece que estes caças já foram ou estão sendo produzidos, pois as entregas iriam ocorrer entre 2014 e 2015...




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Re: NOTÍCIAS

#27957 Mensagem por mmatuso » Sex Fev 20, 2015 12:00 am

E outra, teve usuário do forum que vive/trabalha(não sei ao certo) na Venezuela que quando estavam afirmando que todos os caças comunas estavam no chão ele havia comentado algo diferente e inclusive dito que viu.




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Re: NOTÍCIAS

#27958 Mensagem por Luís Henrique » Sex Fev 20, 2015 12:06 am

Marechal-do-ar escreveu:
Bolovo escreveu:Marechal, vc não estaria confundindo J-10 com o FC-1 (JF-17)? Até entendo que o FC-1 seja um caça mais "humilde" em relação aos ocidentais, mas não concordo com a mesma comparação com o J-10, menos ainda com sua versão avançada J-10B, que parece ser um bom caça.
Não, não estou confundindo, o JF-17 que é ainda mais humilde.

E o J-10 parece bom por que? Tem a entrada de ar parecida com a do Eurofighter?

O perfil aerodinâmico dele parece de um caça de terceira geração, asas pequenas e (ao menos o que parece visualmente) aerodinamicamente estável, só o tamanho das asas já o impossibilita de acompanhar os caças de quarta geração nos giros, não da para atingir a sustentação necessária com asas tão pequenas.
Marechal, desculpe mas ou você esta confundindo com o JF-17 como disse o Bolovo ou esta muito mal informado.

As entradas de ar do J-10B edo typhoon não são parecidas.
As entradas de ar do J-10B são DSI o que reduz significativamente a RCS frontal.
As entradas de ar enormes do typhoon foram feitas para o desempenho Mach 2.0 em alta altitude e juntamente com os canards enormes são os principais pontos que colocam o typhoon atrás de Rafale e Gripen no quesito furtividade.
Mas eu não vou entrar neste assunto porque é tudo sigiloso e ninguém sabe realmente a RCS de nenhum caça.

O que os especialistas sabem é que uma entrada de ar como a do typhoon não ajuda em nada na RCS e uma entrada de ar DSI ajuda MUITO.

PONTO para o J-10B.

Aliás, foi discutido em redesenhar as entradas de ar do typhoon do tipo DSI para facilitar a manutenção e diminuir a RCS e a velocidade máxima seria diminuida de Mach 2.0 para Mach 1.8
Mas não conseguiram chegar a um acordo devido a custos e a eterna briga entre os 4 parceiros.
Os mesmos problemas que acabam ATRASANDO todas as melhorias no typhoon, como aconteceu com o radar AESA...




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Re: NOTÍCIAS

#27959 Mensagem por Luís Henrique » Sex Fev 20, 2015 12:16 am

Bolovo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Não, não estou confundindo, o JF-17 que é ainda mais humilde.

E o J-10 parece bom por que? Tem a entrada de ar parecida com a do Eurofighter?

O perfil aerodinâmico dele parece de um caça de terceira geração, asas pequenas e (ao menos o que parece visualmente) aerodinamicamente estável, só o tamanho das asas já o impossibilita de acompanhar os caças de quarta geração nos giros, não da para atingir a sustentação necessária com asas tão pequenas.
Bem, deveria ser você a provar que o J-10 não é um bom caça. O ônus da prova é de quem acusa. Porque não é? Tudo indica que é. Concordo que esteja atrás de um Eurofighter, Rafale etc mas pode estar num mesmo nível de F-16C, Mirage 2000-5, o que não é pouca coisa. Conta com um bom motor (AL-31F) e teoricamente conta com uma boa suite eletrônica. Nisso eles tem o benefício da dúvida e a China avançou bastante nessa área. E até onde eu sei sustentação se consegue com área de asa e a do J-10 é maior do que a do F-16...
Exatamente Bolovo, o Marechal não deve ter percebido que o J-10B é um caça MONOMOTOR e é natural que tenha uma envergadura menor que um caça equivalente BIMOTOR.

Mas acho que vale a pena mostrar os números para ele ver que a diferença é ridícula...

Primeiro ENVERGADURA:
Gripen a/b/c/d = 8,4m
Gripen e/f = 8,6m
Mirage 2000 = 9,13m
J-10B = 9,75m
F-16 = 9,96 (não é delta)
Rafale = 10,80 (biturbina)
Eurofighter = 10,95 (biturbina)

ÁREA DA ASA:
F-16 = 27,87 m2
Gripen a/b/c/d = 30 m2
J-10B = 40 m2
Mirage 2000 = 41 m2
Rafale = 45,7 m2
Eurofighter = 51,2 m2

Marechal, pelos seus argumentos nós (O Brasil) está muito mal, pois o Gripen é bem menos potente que o J-10B, possui envergadura menor e área da asa bem menor. Realmente acho que compramos uma porcaria... :D
Pela sua linha de raciocínio o J-10B é de 3,5a geração e o Gripen que nós compramos deve ser de 2,5a geração... :lol:

Sobre sustentação e taxa de giro das aeronaves de 4a geração eu já coloquei alguns posts atrás vários dados em um comparativo do J-10B com o Eurofighter e o J-10B é superior tanto em razão de rolagem como em taxa de giro.

270 graus por segundo contra 240 graus por segundo do typhoon em razão de rolagem
e 33 graus por segundo contra 31 graus por segundo do typhon em taxa de giro.




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Re: NOTÍCIAS

#27960 Mensagem por Fábio Machado » Sex Fev 20, 2015 12:18 am

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu:Lima, concordo com tudo a exceção a tal bisbilhotagem americana, pois eles já sabem quase tudo que precisariam saber destas aeronaves, acredito que ausência esteja ligada ao que citei e aos problemas enfrentados pela Venezuela.

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Não acredito que os problemas de disponibilidade das aeronaves sukhoi da Venezuela esteja ligada ao fato de serem aeronaves russas ou por causa de doutrina diferente.
Creio que a resposta é bem mais simples:
A Venezuela é uma porcaria de um país sul americano de terceiro mundo. Assim como nós, a Argentina e vários outros.

E todo o sub continente vira e mexe ficam com os caças no chom......

Não vemos esses problemas em países sérios. Independente se os caças são russos, americanos, europeus ou chineses...
Acredito que não é bem assim, a Alemanha é um dos países considerados sérios e esta com boa parte de seus equipamentos militares paralisados, segundo um relatório da própria Bundeswehr. Será que algum país mantem 100 por cento de seu arsenal funcionando em períodos de paz?

segue o link da reportagem da Deutsche Welle.

http://www.dw.de/bundeswehr-est%C3%A1-s ... a-17955763




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