Não entendi o termo EMBARGO, cupincha. Que eu saiba estão é no SPC/SERASA...Carlos Lima escreveu: Uma das coisas que atrapalha muito os caras (além da idade pré-histórica das aeronaves) é o embargo, o que no fim faz no máximo os aviões voarem mas sem nenhuma capacidade real de combater.
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Re: NOTÍCIAS
Os dois... SPC e ainda sofrem com embargo inglês,Túlio escreveu:Não entendi o termo EMBARGO, cupincha. Que eu saiba estão é no SPC/SERASA...Carlos Lima escreveu: Uma das coisas que atrapalha muito os caras (além da idade pré-histórica das aeronaves) é o embargo, o que no fim faz no máximo os aviões voarem mas sem nenhuma capacidade real de combater.
Sim, logística é complicada. Logística sob embargo é pior.
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Re: NOTÍCIAS
Se o problema é esse ao invés de comprar caças deviam era contratar iranianos...Carlos Lima escreveu:Uma das coisas que atrapalha muito os caras (além da idade pré-histórica das aeronaves) é o embargo, o que no fim faz no máximo os aviões voarem mas sem nenhuma capacidade real de combater.
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Re: NOTÍCIAS
A questão do Irã é algo bem diferente.Marechal-do-ar escreveu:Se o problema é esse ao invés de comprar caças deviam era contratar iranianos...Carlos Lima escreveu:Uma das coisas que atrapalha muito os caras (além da idade pré-histórica das aeronaves) é o embargo, o que no fim faz no máximo os aviões voarem mas sem nenhuma capacidade real de combater.
Sim, logística é complicada. Logística sob embargo é pior.
Quando eles compraram as aeronaves, eles compraram total condição de fazer o que quiser com as aeronaves.
Além disso, embora não oficialmente 'declarado' eles receberam bastante assistência ao longo dos anos...
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Re: NOTÍCIAS
Desculpe, mas você está muito mal informado sobre o J-10B chinês.Marechal-do-ar escreveu:E qualquer tranche do Eurofighter é um caça muito melhor que o J-10B...Luís Henrique escreveu:Qualquer tranche do Eurofighter pode ser comparado ao J-10B.
E Gol 1.0 Turbo anda mais que Ferrari 458 porque o primeiro tem turbo e o segundo não?Luís Henrique escreveu:Os typhoon que estão nas Malvinas não possuem radar AESA. O radar é mecânico.
O J-10B possui radar AESA.
Não é assim que as coisas funcionam, um caça não é só o radar, e radar não é tudo igual, existem radares PESA bons e radares AESA ruins.
Uma pequena diferença de... 40% para 13% de diferença no peso vazio o que da... Uma grande diferença.Luís Henrique escreveu:É um caça monomotor um pouco menos potente, mas a diferença é pequena.
A eletrônica chinesa é uma incógnita.Luís Henrique escreveu:A eletrônica do J-10B é estado-da-arte
Com asas tão pequenas (alias, é pelas asas pequenas que o motor fraco consegue levar ele a Mach 2) e motor tão fraco ele ta mais para pedra do que Eurofighter...Luís Henrique escreveu:e o caça é muito ágil.
Não dá, pelo perfil do caça a agilidade dele fica abaixo dos caças 4G, não da para comparar com o Eurofighter.
Eu não sei a qualidade do AESA chinês, mas sei do AESA europeu, e sei também que o envelope de voo do Eurofighter é muito superior, o J-10B não é comparável hoje e nem será quando o Eurofighter receber o novo radar.Luís Henrique escreveu:Mesmo os próximos tranches do Eurofighter que dotarão o caça com um radar AESA não garantirão tanta diferença. O J-10B continuará sendo comparável.
O fato de alguns terem pago uma fortuna na porcaria-do-Eurofighter-que-não-tem-AESA-e-não-ataca-o-solo e só o Paquistão ter pago uma mixaria no maravilhoso-J-10B-com-AESA-capacidade-de-ataque-ao-solo-e-car****-a-4 fala por si, se a resposta for algo como "o mundo só tem idiota e só os chineses sabem fazer avião" então é melhor desconfiar.
O J-10B é um caça de "3,5"G, a melhor comparação para o J-10B é o Kfir (alias, a "agilidade" do J-10B só não fica muito feia contra o Kfir), uma droga de envelope com eletrônica duvidosa dentro (mas que o fabricante diz que é boa pra c*****) e que interessa muito a países sem dinheiro e que tomam embargo porque brigaram com todo mundo.
Primeiro você diz que a eletrônica chinesa é uma incógnita. Depois diz que não sabe da qualidade do AESA chinês e no final conclui que a eletrônica é duvidosa, portanto o Eurofighter é muito superior e ainda classifica o J-10B como sendo de 3,5ª geração.
Eu sei que poucos anos atrás a China era uma porcaria pior que o Brasil. E que quando começou a ascender como uma grande potência encheu o nosso país de bugigangas e várias porcarias de R$ 1,99. Portanto, o preconceito de que tudo que é feito na China é uma porcaria é muito natural no Brasil e em vários outros países.
Mas, vamos aos fatos: Eles não só produzem as porcarias de R$ 1,99 como o tenis Nike que muitos pagam até R$ 1.000
Como uma parafernália de eletrônicos e praticamente TUDO.
Apenas alguns dados:
1) PIB PPP (paridade do poder de compra)
Em 2014 a China ULTRAPASSOU os EUA e se tornou a MAIOR ECONOMIA DO PLANETA TERRA com PIB de U$ 17,6 tri contra U$ 17,4 tri dos EUA.
Agora em 2015 a previsão é que o PIB chinês alcance U$ 19,2 tri contra U$ 18,2 tri dos EUA.
E a diferença CONTINUA AUMENTANDO cada vez mais até 2019 (máxima previsão do FMI) onde a China chega a um PIB de U$ 26,8 tri contra U$ 22,1 tri dos EUA.
Fonte: Fundo Monetário Internacional
Mesmo se alguém quiser desqualificar o método PPP (que para mim é muito mais real), utilizando a conversão de moeda (que prejudica a China pois eles praticam uma moeda DESVALORIZADA para continuar impulsionando a exportação), a China fica em segundo lugar com PIB de U$ 11,2 tri.
Mais que o DOBRO do terceiro colocado, o Japão com U$ 5,4 tri de PIB.
2) A China já se tornou o SEGUNDO DO MUNDO em publicações científicas. Superando Japão e qualquer país europeu. Ficando atrás apenas dos EUA. Por enquanto.
Fonte: Scientific American
3) A China já é a algum tempo o SEGUNDO DO MUNDO em investimentos militares com U$ 188 bi
Apenas para comparação, os EUA investem U$ 640 bi.
India, Japão e Alemanha investem entre U$ 47 e U$ 48 bi.
Inglaterra investe U$ 57 bi e França investe U$ 61 bi.
Fonte: SIPRI
Se fizermos uma ANÁLISE JUSTA que os países europeus possuem moedas VALORIZADAS (Euro e Libra) e que a China possui uma moeda bastante DESVALORIZADA em relação ao dólar, é fácil perceber que se fosse feito um comparativo nos gastos militares semelhante ao PIB PPP (Paridade Poder de Compra) a China teria um valor praticamente DOBRADO.
Semelhante ao que acontece com seu PIB, que em dólares é de U$ 11,2 tri e no PPP chega em U$ 19,2 tri
Ou seja, um valor muito próximo de U$ 400 bi em gastos militares.
E olha que muitos analistas acreditam que estes valores declarados pelos chineses são FALSOS, que o verdadeiro valor é muito maior.
Ou seja, os equipamentos militares chineses como o J-10B não custam BEM MENOS que um Eurofighter porque são inferiores, e sim porque a moeda chinesa é desvalorizada em relação ao dólar, a mão-de-obra chinesa é muito maior e mais barata e os equipamentos militares estão sendo produzidos em LARGA ESCALA, com toda a economia advindas deste processo.
O investimento nas forças armadas chinesas e em P&D (já que a China produz praticamente TUDO e está sobre embargo americano e europeu) é MUITO MAIOR do que a de qualquer país europeu.
Os avanços no Eurofighter são tímidos e demoram a acontecer devido a problemas financeiros dos países parceiros.
É só olhar quanto tempo demoraram para decidir produzir o radar AESA. E o atual radar não é PESA, é mecânico.
Na China é o contrário. Eles fizeram o J-10A e em seguida partiram para o J-10B que é SIGNIFICATIVAMENTE melhorado. E também partiram para caças de 5ª geração. Aliás, 2 caças de 5ª geração, algo que nem a Europa Unida possui...
Não tenho mais tempo para me alongar aqui. Mas depois coloco mais informações sobre o J-10B.
Apenas adianto que as diferenças que você colocou entre peso e potência estão erradas e que o J-10B é tão ágil quanto e possui velocidade máxima superior ao typhoon...
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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: NOTÍCIAS
"incógnita" significa desconhecido, que não se sabe, duvidoso, qual o problema que você viu aqui?Luís Henrique escreveu:Primeiro você diz que a eletrônica chinesa é uma incógnita. Depois diz que não sabe da qualidade do AESA chinês e no final conclui que a eletrônica é duvidosa
Sabemos que a eletrônica do Eurofighter está no estado de arte, e, embora a eletrônica do J-10B seja desconhecida, sabemos que o desempenho do Eurofighter é bem superior, o que faz um avião ser superior não é só a eletrônica, é a eletrônica E o desempenho (e mais uma porrada de outros detalhes, mas vamos ficar nesses dois), sabendo o desempenho dos dois, e sabendo que a eletrônica do Eurofighter está no estado de arte é fácil concluir que ele é bem superior, de forma matemática , se x (a eletrônica chinesa) <= 1 (o estado de arte), então 1 (o desempenho do J-10B) + x (a eletrônica desconhecida dele) < 2 (o desempenho do Eurofighter) + 1 (a eletrônica dele), é uma conclusão muito simples, é só não ignorar a óbvia diferença no desempenho das aeronaves como você fez.Luís Henrique escreveu:portanto o Eurofighter é muito superior
É onde o desempenho dele está.Luís Henrique escreveu:e ainda classifica o J-10B como sendo de 3,5ª geração.
Fabricam, mas não projetam, o primeiro processador projetado na China só ficou pronto a poucos anos, depois que o J-10B ficou pronto, a mesma história deve se repetir com muitos outros componentes do avião, é provável que, nesse avião, tenham usado eletrônicos e sensores projetados em outros países, não seria de se espantar que esses outros países já tivessem projetos mais avançados, quando eu disse que a eletrônica chinesa era uma incógnita não foi uma ofensa, dei a eles o benefício da dúvida, a verdade é que é muito improvável que qualquer coisa que tenha sido incluída no J-10B seja superior aos correspondentes americanos e europeus.Luís Henrique escreveu: Mas, vamos aos fatos: Eles não só produzem as porcarias de R$ 1,99 como o tenis Nike que muitos pagam até R$ 1.000
Como uma parafernália de eletrônicos e praticamente TUDO.
E dai? Se for assim, todos os caças dos EUA são melhores que os da Rússia pelo mesmo argumento?Luís Henrique escreveu: Apenas alguns dados:
1) PIB PPP (paridade do poder de compra)
Em 2014 a China ULTRAPASSOU os EUA e se tornou a MAIOR ECONOMIA DO PLANETA TERRA com PIB de U$ 17,6 tri contra U$ 17,4 tri dos EUA.
Agora em 2015 a previsão é que o PIB chinês alcance U$ 19,2 tri contra U$ 18,2 tri dos EUA.
E a diferença CONTINUA AUMENTANDO cada vez mais até 2019 (máxima previsão do FMI) onde a China chega a um PIB de U$ 26,8 tri contra U$ 22,1 tri dos EUA.
Fonte: Fundo Monetário Internacional
Mesmo se alguém quiser desqualificar o método PPP (que para mim é muito mais real), utilizando a conversão de moeda (que prejudica a China pois eles praticam uma moeda DESVALORIZADA para continuar impulsionando a exportação), a China fica em segundo lugar com PIB de U$ 11,2 tri.
Mais que o DOBRO do terceiro colocado, o Japão com U$ 5,4 tri de PIB.
2) A China já se tornou o SEGUNDO DO MUNDO em publicações científicas. Superando Japão e qualquer país europeu. Ficando atrás apenas dos EUA. Por enquanto.
Fonte: Scientific American
3) A China já é a algum tempo o SEGUNDO DO MUNDO em investimentos militares com U$ 188 bi
Apenas para comparação, os EUA investem U$ 640 bi.
India, Japão e Alemanha investem entre U$ 47 e U$ 48 bi.
Inglaterra investe U$ 57 bi e França investe U$ 61 bi.
Fonte: SIPRI
E... Ops... Dados atuais? Isso só seria relevante se o mundo só tivesse começado a projetar aviões ontem, o primeiro voo do J-10 foi em 1998, sim, os chineses melhoraram o avião depois disso, mas o projeto básico da célula se manteve igual, e, se o primeiro voo foi em 1998 o desenvolvimento deve ter começado em 88 ou algo assim, uma época em que, segundo você, a China era uma porcaria comparada ao Brasil, o que dizer comparada a EUA, Europa e URSS? Para não citar a experiência muito maior desses três em relação a China.
O questionamento não é porque ele é barato, é por que ninguém compra esse avião tão bom e tão barato? Não distorça minhas palavras.Luís Henrique escreveu:Se fizermos uma ANÁLISE JUSTA que os países europeus possuem moedas VALORIZADAS (Euro e Libra) e que a China possui uma moeda bastante DESVALORIZADA em relação ao dólar, é fácil perceber que se fosse feito um comparativo nos gastos militares semelhante ao PIB PPP (Paridade Poder de Compra) a China teria um valor praticamente DOBRADO.
Semelhante ao que acontece com seu PIB, que em dólares é de U$ 11,2 tri e no PPP chega em U$ 19,2 tri
Ou seja, um valor muito próximo de U$ 400 bi em gastos militares.
E olha que muitos analistas acreditam que estes valores declarados pelos chineses são FALSOS, que o verdadeiro valor é muito maior.
Ou seja, os equipamentos militares chineses como o J-10B não custam BEM MENOS que um Eurofighter porque são inferiores, e sim porque a moeda chinesa é desvalorizada em relação ao dólar, a mão-de-obra chinesa é muito maior e mais barata e os equipamentos militares estão sendo produzidos em LARGA ESCALA, com toda a economia advindas deste processo.
O investimento nas forças armadas chinesas e em P&D (já que a China produz praticamente TUDO e está sobre embargo americano e europeu) é MUITO MAIOR do que a de qualquer país europeu.
E? Estamos falando do J-10 ou do J-31? Não importa o quão bom será o avião chinês que vai voar daqui a 50 anos, estamos falando do avião que voou há 17 anos.Luís Henrique escreveu:Aliás, 2 caças de 5ª geração, algo que nem a Europa Unida possui...
Alias, os aviões de 5ªG chineses ainda não receberam confirmação de compra nem do próprio governo...
Aguardo essas informações para poder continuar o debate.Luís Henrique escreveu:Não tenho mais tempo para me alongar aqui. Mas depois coloco mais informações sobre o J-10B.
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Re: NOTÍCIAS
Eu aguardo para saber qual o mágico que vão chamar para poder manter o J 10 B, se mal conseguem manter meia dúzia Pucará voando.
Grande abraço
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Re: NOTÍCIAS
joao fernando escreveu:Mas o FC-1 existe né!Brasileiro escreveu:O FC-1 é tipo um Gripen, só que pior...
abraços
O FC-1 é inferior até ao Gripen em sua primeira versão A/B
Em termos de tecnologia e concepção o caça é um MIG-21 bastante modificado, mais ou menos como seria o F-5 na versão "G" (com motor GE F-404) que só ficou nos protótipos e foi engolido pelo F-16.
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Re: NOTÍCIAS
Marechal, vc não estaria confundindo J-10 com o FC-1 (JF-17)? Até entendo que o FC-1 seja um caça mais "humilde" em relação aos ocidentais, mas não concordo com a mesma comparação com o J-10, menos ainda com sua versão avançada J-10B, que parece ser um bom caça.Marechal-do-ar escreveu:Carlos... Quando a comparação é com Mirage III... Sim, os argies vão dar um salto enorme, mas se a comparação for com Eurofighter...
Acaba meio como o FX no Brasil, qualquer avião escolhido seria um salto enorme, mas alguns saltos seriam maiores que outros.
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Re: NOTÍCIAS
Armas lançado do ar
A-Darter programa se aproxima da conclusão
Helmoed-Römer Heitman, Pretoria - da IHS Jane Defence Weekly
16 de fevereiro de 2015
O A-Darter está a ser comercializado como um míssil excepcionalmente ágil de quinta geração. Fonte: Denel Dynamics
Denel Dynamics está perto de completar o desenvolvimento do seu A-Darter de curto alcance de mísseis ar-ar, a empresa sul-Africano anunciou.
O míssil está na fase final de testes de queima lançados do ar guiados de avaliação, que viram dois mísseis sendo lançados a partir de um Saab JAS 39 Gripen, no final de 2014 contra Skua alvos de alta velocidade para confirmar a orientação, controle e free- desempenho buscador de voo, incluindo um compromisso de lock-on-pós-lançamento. Estas demissões demonstrou maior desempenho de alta-G do que o exigido pela especificação, disse a empresa.
Mais dois disparos de mísseis estão previstas para o primeiro semestre deste ano para concluir o processo de teste.
A próxima fase do programa de desenvolvimento será de qualificação formal, que será celebrado com uma série de disparos guiadas envolvendo tanto as forças aéreas brasileiras Sul-Africano e de confirmar a aceitação performance.
Enquanto isso, Denel está se preparando para industrializar o A-Darter e está negociando um contrato de produção para a Força Aérea Sul-Africano (SAAF) com a agência de aquisição de armas do país, Armscor. Denel espera receber no contrato durante o primeiro trimestre deste ano.
Denel também está em discussões com o Brasil - que se associou a Denel no desenvolvimento A-Darter - para começar a industrialização no país.
A decisão do Brasil para adquirir o Gripen E / F como seu lutador futuro, em certa medida, simplificar a sua integração A-Darter como o SAAF já passou por este processo com os seus Gripens mais velhos. Denel também está começando o trabalho com a BAE Systems sobre a integração do A-Darter com Falcão Mk 120 aeronaves da SAAF.
O A-Darter é um míssil moderno 'body-lift' com controle de impulso do vector que lhe dá um ângulo muito elevado de ataque. Ele usa um multi-elemento de imagem buscador infravermelho com um campo de visão de 180 °, e processamento digital, com base na mais recente hardware e software disponíveis. Seu motor de foguete tem uma assinatura lançamento baixo, tornando-o mais difícil de detectar por sistemas de contramedidas.
Quer ler mais? Para a análise sobre esse artigo e acesso a todos os nossos conteúdos insight, por favor, informe sobre as nossas opções de inscrição ihs.com/contact
Uma imagem de um dos ensaios mostra um A-Darter envolver um alvo Skua. O alvo está dentro de envelope letal do A-Darter e teria sido atingido se o míssil foi transportar uma ogiva ao vivo. (Denel Dynamics)
http://www.janes.com/article/49007/a-da ... completion
A-Darter programa se aproxima da conclusão
Helmoed-Römer Heitman, Pretoria - da IHS Jane Defence Weekly
16 de fevereiro de 2015
O A-Darter está a ser comercializado como um míssil excepcionalmente ágil de quinta geração. Fonte: Denel Dynamics
Denel Dynamics está perto de completar o desenvolvimento do seu A-Darter de curto alcance de mísseis ar-ar, a empresa sul-Africano anunciou.
O míssil está na fase final de testes de queima lançados do ar guiados de avaliação, que viram dois mísseis sendo lançados a partir de um Saab JAS 39 Gripen, no final de 2014 contra Skua alvos de alta velocidade para confirmar a orientação, controle e free- desempenho buscador de voo, incluindo um compromisso de lock-on-pós-lançamento. Estas demissões demonstrou maior desempenho de alta-G do que o exigido pela especificação, disse a empresa.
Mais dois disparos de mísseis estão previstas para o primeiro semestre deste ano para concluir o processo de teste.
A próxima fase do programa de desenvolvimento será de qualificação formal, que será celebrado com uma série de disparos guiadas envolvendo tanto as forças aéreas brasileiras Sul-Africano e de confirmar a aceitação performance.
Enquanto isso, Denel está se preparando para industrializar o A-Darter e está negociando um contrato de produção para a Força Aérea Sul-Africano (SAAF) com a agência de aquisição de armas do país, Armscor. Denel espera receber no contrato durante o primeiro trimestre deste ano.
Denel também está em discussões com o Brasil - que se associou a Denel no desenvolvimento A-Darter - para começar a industrialização no país.
A decisão do Brasil para adquirir o Gripen E / F como seu lutador futuro, em certa medida, simplificar a sua integração A-Darter como o SAAF já passou por este processo com os seus Gripens mais velhos. Denel também está começando o trabalho com a BAE Systems sobre a integração do A-Darter com Falcão Mk 120 aeronaves da SAAF.
O A-Darter é um míssil moderno 'body-lift' com controle de impulso do vector que lhe dá um ângulo muito elevado de ataque. Ele usa um multi-elemento de imagem buscador infravermelho com um campo de visão de 180 °, e processamento digital, com base na mais recente hardware e software disponíveis. Seu motor de foguete tem uma assinatura lançamento baixo, tornando-o mais difícil de detectar por sistemas de contramedidas.
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Uma imagem de um dos ensaios mostra um A-Darter envolver um alvo Skua. O alvo está dentro de envelope letal do A-Darter e teria sido atingido se o míssil foi transportar uma ogiva ao vivo. (Denel Dynamics)
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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: NOTÍCIAS
Não, não estou confundindo, o JF-17 que é ainda mais humilde.Bolovo escreveu:Marechal, vc não estaria confundindo J-10 com o FC-1 (JF-17)? Até entendo que o FC-1 seja um caça mais "humilde" em relação aos ocidentais, mas não concordo com a mesma comparação com o J-10, menos ainda com sua versão avançada J-10B, que parece ser um bom caça.
E o J-10 parece bom por que? Tem a entrada de ar parecida com a do Eurofighter?
O perfil aerodinâmico dele parece de um caça de terceira geração, asas pequenas e (ao menos o que parece visualmente) aerodinamicamente estável, só o tamanho das asas já o impossibilita de acompanhar os caças de quarta geração nos giros, não da para atingir a sustentação necessária com asas tão pequenas.
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Re: NOTÍCIAS
Bem, deveria ser você a provar que o J-10 não é um bom caça. O ônus da prova é de quem acusa. Porque não é? Tudo indica que é. Concordo que esteja atrás de um Eurofighter, Rafale etc mas pode estar num mesmo nível de F-16C, Mirage 2000-5, o que não é pouca coisa. Conta com um bom motor (AL-31F) e teoricamente conta com uma boa suite eletrônica. Nisso eles tem o benefício da dúvida e a China avançou bastante nessa área. E até onde eu sei sustentação se consegue com área de asa e a do J-10 é maior do que a do F-16...Marechal-do-ar escreveu:Não, não estou confundindo, o JF-17 que é ainda mais humilde.Bolovo escreveu:Marechal, vc não estaria confundindo J-10 com o FC-1 (JF-17)? Até entendo que o FC-1 seja um caça mais "humilde" em relação aos ocidentais, mas não concordo com a mesma comparação com o J-10, menos ainda com sua versão avançada J-10B, que parece ser um bom caça.
E o J-10 parece bom por que? Tem a entrada de ar parecida com a do Eurofighter?
O perfil aerodinâmico dele parece de um caça de terceira geração, asas pequenas e (ao menos o que parece visualmente) aerodinamicamente estável, só o tamanho das asas já o impossibilita de acompanhar os caças de quarta geração nos giros, não da para atingir a sustentação necessária com asas tão pequenas.
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Re: NOTÍCIAS
E mais pesado...
Se for para comparar com outros Deltas, a superfície alar do J-10 é menor que a do Mirage III, mas esse último é um peso pena.
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