Acho que temos que separar as coisas.juarez castro escreveu:Carvalho, sugiro que d~e uma boa lida com a calma necessária no link que o Santiago postou sobre a avaliação do TCU sobre o programa HX BR, que de Br não tem porr...nenhuma como eu e outros por aqui vínhamos avisando.
Vamos falar um pouqinho do NA para que tu possas entender algumas coisas:
A MB optou pelo SH como sua aeronave padrão ASW e com capacidade ASUP, bueno, dito isto, o heli chegou a menos dois anos, entrou em operação, já fez campanhas ASW, já lançou um míssil Penguin, ou seja está full operation,anda pendurado em NDD, NDCC, faz Hfir em Fragata em fim cumpre a missão.
A FAB optou pelo BH como substituo do Sapão, a maioria das unidades vieram voando desde os EU até aqui enfrentando frio polar americano, calor do Caribe e umidade da Amazônia, chegaram e sabe qual é o nível de pane neles até agora:
ZERO, isto mesmo, ZERO DE PANE, voa treina, opera e combate.
O EC 725 até o presente momento opera capenga, restrito e ainda não homologado com armamentos, isto está sendo feito agora pela FAB, e olha que este programa começou bem antes.
Para finalizar, se o GF estivesse realmente preocupado como programa de pseudo nacionalização do EC não estaria indo para o sexto mês de atraso no pagamento das parcelas contrato, mas .......o Brasil é assim mesmo....
Grande abraço
Uma coisa é comprar um heli full/operacional como o BHawk e outra coisa é comprar um Heli e pedir para parte do trabalho e qualificação ser feito no Brasil (HX-Br).
Outros países que resolveram comprar o EC-725 'de prateleira' estão operando os seus C-SAR e até agora estão felizes da vida... mesmo o México já tem os seus qualificados até para lançar foguetes.
Então não acho que dá para comparar os dois projetos nos mesmos termos no caso do Brasil.
No mais, quando eu estive no Brasil eu conversei com gente da FAB e da MB sobre o EC-725 e ouvi bastante elogios (muito mais do que eu esperava considerando o que leio em Fóruns). Da mesma forma que elogiam o BHawk e SHawk e as suas vantagens de ser N.A. (@ by Tulio ).
O pessoal que tem tanto um heli quanto o outro estão felizes da vida para ser honesto.
[]s
CB_Lima