Notar que o motor F-414G seria a versão EPE.
![http://i57.tinypic.com/6z96v5.jpg](http://i57.tinypic.com/6z96v5.jpg)
http://www.defensieforum.nl/Forum/viewb ... 254;id=100
abs.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Me parece Fan art.FCarvalho escreveu:Uma imagem do que seria o Gripen E/F para a Real Força Aérea Holandesa.
Notar que o motor F-414G seria a versão EPE.
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Concordo, design do radome é também parecido com o formado do F-22 / F-35 (formas teoricamente furtivas) ... mas não deixa de ser muito interessante.Knight escreveu:Me parece Fan art.FCarvalho escreveu:Uma imagem do que seria o Gripen E/F para a Real Força Aérea Holandesa.
Notar que o motor F-414G seria a versão EPE.
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abs.
Note as entradas de ar.
O problema básico é... colocou armamento em cabideis, aqueles mísseis ar-ar na ponta das asas/ tanques de combustível/pods... já era a idéia de 'furtivo' (das asas para frente ou qualquer outro lado).Brasileiro escreveu:Tem que ver o custo/benefício dessas alterações...
Pode ser que se gaste uma fortuna para fazer um Gripen furtivo (só que não tanto) das asas para frente... De repente pode acabar compensando investir logo num F-35.
abraços
Até certo ponto: numa missão antinavio, botar um par de NSM aumenta merreca o RCS, já que é furtivo...Carlos Lima escreveu: O problema básico é... colocou armamento em cabideis, aqueles mísseis ar-ar na ponta das asas/ tanques de combustível/pods... já era a idéia de 'furtivo' (das asas para frente ou qualquer outro lado).
Isso sem contar... $$$$.
[]s
CB_Lima
Não exatamente.Túlio escreveu:Até certo ponto: numa missão antinavio, botar um par de NSM aumenta merreca o RCS, já que é furtivo...Carlos Lima escreveu: O problema básico é... colocou armamento em cabideis, aqueles mísseis ar-ar na ponta das asas/ tanques de combustível/pods... já era a idéia de 'furtivo' (das asas para frente ou qualquer outro lado).
Isso sem contar... $$$$.
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CB_Lima![]()
"Passo a passo" seria se tívessemos um setor de pesquisa com investimentos fortes com colaboração de universidades voltadas para solucionar os desafios de ter uma aeronave de 5 geração.FCarvalho escreveu:Exatamente por ser grande que penso nessa possibilidade que uma evolução passo a passo possa ser a solução mais indicada para nós.
Não temos a expertise e nem a capacidade, e diria mesmo a vontade, para fabricar caças stealht do zero. Mesmo com a ajuda do Gripen E/F. São coisas bem diferentes.
E mesmo que em 2040, sei lá, resolvamos fazer um pra nós, de onde vamos começar se tal distancia entre a 4a e a 5a geração são tão grandes assim? Teremos novamente, na prática, que recorrer a alguém que queira nos vender um projeto já pronto, ou nos receber em seu próprio projeto. Aí já saímos do escopo de autonomia e independencia do projeto de um caça autóctone.
Uma equação realmente de difícil solução.
abs
Bom, então isso é crença...Túlio escreveu:Mantenho que não acredito que caças como F-22 ou F-35 sejam 5G (e digo isso há ANOS!).
Claro que não, mas existem mais do que provas de que são 5 geração.Túlio escreveu:Ué, só porque ALGUNS nos EUA acham que é, então É???