TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Uma imagem do que seria o Gripen E/F para a Real Força Aérea Holandesa.
Notar que o motor F-414G seria a versão EPE.
http://www.defensieforum.nl/Forum/viewb ... 254;id=100
abs.
Notar que o motor F-414G seria a versão EPE.
http://www.defensieforum.nl/Forum/viewb ... 254;id=100
abs.
Carpe Diem
-
- Intermediário
- Mensagens: 289
- Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Me parece Fan art.FCarvalho escreveu:Uma imagem do que seria o Gripen E/F para a Real Força Aérea Holandesa.
Notar que o motor F-414G seria a versão EPE.
http://www.defensieforum.nl/Forum/viewb ... 254;id=100
abs.
Note as entradas de ar.
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Concordo, design do radome é também parecido com o formado do F-22 / F-35 (formas teoricamente furtivas) ... mas não deixa de ser muito interessante.Knight escreveu:Me parece Fan art.FCarvalho escreveu:Uma imagem do que seria o Gripen E/F para a Real Força Aérea Holandesa.
Notar que o motor F-414G seria a versão EPE.
http://www.defensieforum.nl/Forum/viewb ... 254;id=100
abs.
Note as entradas de ar.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9408
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tem que ver o custo/benefício dessas alterações...
Pode ser que se gaste uma fortuna para fazer um Gripen furtivo (só que não tanto) das asas para frente... De repente pode acabar compensando investir logo num F-35.
abraços
Pode ser que se gaste uma fortuna para fazer um Gripen furtivo (só que não tanto) das asas para frente... De repente pode acabar compensando investir logo num F-35.
abraços
----------------
amor fati
amor fati
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O problema básico é... colocou armamento em cabideis, aqueles mísseis ar-ar na ponta das asas/ tanques de combustível/pods... já era a idéia de 'furtivo' (das asas para frente ou qualquer outro lado).Brasileiro escreveu:Tem que ver o custo/benefício dessas alterações...
Pode ser que se gaste uma fortuna para fazer um Gripen furtivo (só que não tanto) das asas para frente... De repente pode acabar compensando investir logo num F-35.
abraços
Isso sem contar... $$$$.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61522
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6674 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Até certo ponto: numa missão antinavio, botar um par de NSM aumenta merreca o RCS, já que é furtivo...Carlos Lima escreveu: O problema básico é... colocou armamento em cabideis, aqueles mísseis ar-ar na ponta das asas/ tanques de combustível/pods... já era a idéia de 'furtivo' (das asas para frente ou qualquer outro lado).
Isso sem contar... $$$$.
[]s
CB_Lima
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não exatamente.Túlio escreveu:Até certo ponto: numa missão antinavio, botar um par de NSM aumenta merreca o RCS, já que é furtivo...Carlos Lima escreveu: O problema básico é... colocou armamento em cabideis, aqueles mísseis ar-ar na ponta das asas/ tanques de combustível/pods... já era a idéia de 'furtivo' (das asas para frente ou qualquer outro lado).
Isso sem contar... $$$$.
[]s
CB_Lima
Mesmo no F-35 ele será transportado internamente justamente para evitar o aumento de RCS.
Além disso tanques de combustível, mísseis na ponta das asas, etc.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
eu me pergunto o seguinte.o preço de tais modificações não seriam de certa forma compensatórios em virtude da decisão por um futuro desenvolvimento totalmente stealht, como no caso do F2020, que os próprios sueos andaram a testar o conceito aerodinâmico até outro dia, de forma a "cortar caminho" no desenvolvimento de um caça totalmente de 5a G? Não seria este o nosso caso? Gastar mais um puco agora para economizar amanhã?
Lembrem de que estaremos com o GDA totalmente completo só lá pela metade da próxima década, com a sua total capacidade operacional somente uns 2 anos depois. Até lá, caças stealht não serão exatamente a mesma novidade de agora. E talvez, nem as suas tecnologias, para os paises que puderem pagar para tê-la.
Ademais, esse negócio se Stealht em minha opinião não serve grandes coisas para combates ar-ar BVR, que é a moda atual, e provavelmente no futuro, onde os sensores e medidas de apoio eletrônicas em rede podem fazer mais diferença do que propriamente tal furtividade.
Neste caso, acho até que a idéia acima possa ter sua validade. Poderia haver (ou não quem sabe?) queima de etapas de desenvolvimento em diversos setores, e economia de divisas, já que praticamente teríamos 36 "protótipos" de teste tecnológico reais voando nos nossos esquadrões. Melhor do que isso não sei.
Aliás, quanto tempo a FAB acha que poderá se dar ao luxo de esperar para resolver se entra ou não nesse clube do bolinha? Eu creio que não muito tempo. Se é que algum dia vamos consweguir entrar mesmo.
abs
Lembrem de que estaremos com o GDA totalmente completo só lá pela metade da próxima década, com a sua total capacidade operacional somente uns 2 anos depois. Até lá, caças stealht não serão exatamente a mesma novidade de agora. E talvez, nem as suas tecnologias, para os paises que puderem pagar para tê-la.
Ademais, esse negócio se Stealht em minha opinião não serve grandes coisas para combates ar-ar BVR, que é a moda atual, e provavelmente no futuro, onde os sensores e medidas de apoio eletrônicas em rede podem fazer mais diferença do que propriamente tal furtividade.
Neste caso, acho até que a idéia acima possa ter sua validade. Poderia haver (ou não quem sabe?) queima de etapas de desenvolvimento em diversos setores, e economia de divisas, já que praticamente teríamos 36 "protótipos" de teste tecnológico reais voando nos nossos esquadrões. Melhor do que isso não sei.
Aliás, quanto tempo a FAB acha que poderá se dar ao luxo de esperar para resolver se entra ou não nesse clube do bolinha? Eu creio que não muito tempo. Se é que algum dia vamos consweguir entrar mesmo.
abs
Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Fev 11, 2015 8:10 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O gap é grande entre 4 e 5 geração. Cortar caminho normalmente saí caro e o resultado final é meia-boca.
Mais fácil ir para a prancheta e começar do zero. Temos muito mais a aprender com isso do que fazendo cut and paste de avião.
Bom... quanto a demora para entrar no 'clube do bolinha'... essa já é outra discussão.
[]s
CB_Lima
Mais fácil ir para a prancheta e começar do zero. Temos muito mais a aprender com isso do que fazendo cut and paste de avião.
Bom... quanto a demora para entrar no 'clube do bolinha'... essa já é outra discussão.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Exatamente por ser grande que penso nessa possibilidade que uma evolução passo a passo possa ser a solução mais indicada para nós.
Não temos a expertise e nem a capacidade, e diria mesmo a vontade, para fabricar caças stealht do zero. Mesmo com a ajuda do Gripen E/F. São coisas bem diferentes.
E mesmo que em 2040, sei lá, resolvamos fazer um pra nós, de onde vamos começar se tal distancia entre a 4a e a 5a geração são tão grandes assim? Teremos novamente, na prática, que recorrer a alguém que queira nos vender um projeto já pronto, ou nos receber em seu próprio projeto. Aí já saímos do escopo de autonomia e independencia do projeto de um caça autóctone.
Uma equação realmente de difícil solução.
abs
Não temos a expertise e nem a capacidade, e diria mesmo a vontade, para fabricar caças stealht do zero. Mesmo com a ajuda do Gripen E/F. São coisas bem diferentes.
E mesmo que em 2040, sei lá, resolvamos fazer um pra nós, de onde vamos começar se tal distancia entre a 4a e a 5a geração são tão grandes assim? Teremos novamente, na prática, que recorrer a alguém que queira nos vender um projeto já pronto, ou nos receber em seu próprio projeto. Aí já saímos do escopo de autonomia e independencia do projeto de um caça autóctone.
Uma equação realmente de difícil solução.
abs
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
"Passo a passo" seria se tívessemos um setor de pesquisa com investimentos fortes com colaboração de universidades voltadas para solucionar os desafios de ter uma aeronave de 5 geração.FCarvalho escreveu:Exatamente por ser grande que penso nessa possibilidade que uma evolução passo a passo possa ser a solução mais indicada para nós.
Não temos a expertise e nem a capacidade, e diria mesmo a vontade, para fabricar caças stealht do zero. Mesmo com a ajuda do Gripen E/F. São coisas bem diferentes.
E mesmo que em 2040, sei lá, resolvamos fazer um pra nós, de onde vamos começar se tal distancia entre a 4a e a 5a geração são tão grandes assim? Teremos novamente, na prática, que recorrer a alguém que queira nos vender um projeto já pronto, ou nos receber em seu próprio projeto. Aí já saímos do escopo de autonomia e independencia do projeto de um caça autóctone.
Uma equação realmente de difícil solução.
abs
Isso sim é passo a passo que poderia até resultar em pegar um Gripen velho e recortar ele para colocar pedaços e validar idéias (mas nada de fazer esse avião algo "operacional") e em paralelo a isso pegar um papel em branco... e desenhar um avião do zero.
O grande problema é viabilizar de maneira séria o que eu coloquei no primeiro parágrafo.
Aqui nos EUA e em outros lugares é assim que a coisa funciona e mesmo para sexta-geração os Americanos aprenderam a lição e estão bem mais conectados com institutos de pesquisa e universidades para fazer um produto muito melhor do que está sendo o F-35 que é um produto que sofre por ser desenvolvido no sec. XXI com métodos de desenvolvimento típicos da Guerra-Fria.
A Estrada até a 5 geração não requer muito mais do que $$.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61522
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6674 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mantenho que não acredito que caças como F-22 ou F-35 sejam 5G (e digo isso há ANOS!).
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom, então isso é crença...Túlio escreveu:Mantenho que não acredito que caças como F-22 ou F-35 sejam 5G (e digo isso há ANOS!).
Crença é outro papo.
Aqui em ribá, pelo menos, eles são tidos como 5 geração há anos!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61522
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6674 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ué, só porque ALGUNS nos EUA acham que é, então É???
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Claro que não, mas existem mais do que provas de que são 5 geração.Túlio escreveu:Ué, só porque ALGUNS nos EUA acham que é, então É???
Só que está além do escopo desse tópico em particular e eu acho que já tivemos esse tipo de debate umas 3 dezenas de vezes no passado.
Só isso
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima