Em uma guerra total e prolongada a China teria todas as vantagens, principalmente por causa da massa populacional (cerca de 10 vezes maior), do tamanho do território e recursos naturais.Lord Nauta escreveu:mmatuso escreveu:Luis henrique, para encerrar já que definitivamente não temos como concluir nada já que boa parte do escrevemos passa por suposição.
O cenário que acredito ser mais próximo de um conflito entre as duas potências seria nas ilhas Senkaku:
Que é a disputa territorial mais "quente" entre as duas nações.
Logo não acredito em um cenário de um ataque de um lado a outro, a distancia da China até as ilhas é algo em torno de 400km e do japão acredito ser no minimo o dobro.
A distancia, por exemplo, entre Shanghai e Kagoshima e de 826 Km. Peço aos colegas que incluam em suas analises, entre outro itens, os seguintes: vulnerabilidades estratégicas, massa populacional, recursos naturais e capacidade nuclear.
Sds
Lord Nauta
A questão nuclear deve ser analisada com cuidado. Um ataque por parte da China seria retaliado pelos EUA. Outra coisa, o Japão não possui armas nucleares por questões políticas e não técnicas. Poderiam produzir seus próprios mísseis com ogivas nucleares se acharem necessário.
As vulnerabilidades estratégicas ambos países possuem. Por enquanto o Japão é grande aliado dos EUA que é, também por enquanto, a maior economia e o maior poder militar do planeta.
E os EUA ainda possuem a OTAN e uma lista bem grande de aliados.
O abastecimento do Japão enfrentaria dificuldades em um hipotético conflito, mas a China também teria os seus problemas. Afinal a lista de aliados dos EUA e por consequência do Japão parece ser bem maior que a chinesa. Resta saber quem realmente teria culhões para ajudar o Japão e enfrentar uma possível retaliação da China.
No imediatismo de um eventual conflito eu ainda não vejo superioridade naval em nenhum dos lados.
Pelas diferenças de tamanho, massa populacional e economia, seria natural o Japão partir para uma posição mais defensiva.
E de imediato a China não possui um poder naval tão maior para se assegurar da vitória.
Sobre as distâncias envolvidas, o Japão já possui bases em Okinawa que fica muito próximo da zona conflituosa.
E dependendo de quem tomar a iniciativa bases poderiam ser montadas até mesmo nas ilhas senkaku/diaoyu.