AR, FINLÂNDIA
SUBSTITUINDO AS CAPACIDADES (DE) O F-18C / D HORNET: OS CANDIDATOS PRINCIPAIS
09 DE FEVEREIRO DE 2015 CORPORAL FRESCA DEIXE UM COMENTÁRIO
Como eu disse no meu post anterior, eu vejo apenas dois concorrentes reais para o programa de caças HX; o SAAB JAS 39E / F Gripen eo Lockheed Martin F-35A (C?) Relâmpago II. Aqui está uma pequena apresentação destes.
SAAB JAS 39E / F Griffin
JAS 39E / F Gripen é o mais recente de uma longa linha de caças suecos. É pequena para um avião de combate moderno, tornando-o mais barato de operar, mas também significa que sua carga de armas e faixa não é completamente até ao de alguns dos seus concorrentes. Depois de um início um pouco difícil no mercado de exportação, incluindo a tentativa fracassada de Finlândia quando a Hornet foi escolhido, ele pegou o ritmo, e teve uma série de sucessos. Os números exportados são modestos, um total de 66 aviões operados por quatro forças aéreas estrangeiras, aos quais acrescem mais 36 para o Brasil serão adicionados no futuro próximo. No entanto, isso ainda compara bem com os números correspondentes para os seus principais concorrentes europeus, em 99 aviões em três países para o Eurofighter e não há exportações a todos para o Rafale.
Aircraft 39-7 is the demo aircraft for the future JAS 39F two-seater configuration. Source: Saabgroup.com/Stefan Kalm, copyright Saab AB
Aircraft 39-7 é a aeronave de demonstração para o 39F configuração de dois lugares futuro JAS. Fonte: Saabgroup.com/Stefan Kalm, copyright Saab AB
Quando a Finlândia última vez escolheu para obter a Hornet F-18 em vez do JAS 39A / B Gripen, era um avião muito diferente que foi oferecido. O Gripen estava apenas começando a entrar em serviço operacional, e a memória da fase inicial de desenvolvimento incomodado ainda estava fresca na memória. Comparado a isto, a F-18C / D Hornet oferecida uma estrutura testada e comprovada, ea CF-188 Hornet tinha fornecido serviço estelar no clima canadense dura para um número de anos. A isto foi adicionada as dimensões políticas de compra de um caça americano concebido na era pós-Guerra Fria imediato.
Agora, a situação se inverte, com SAAB oferecendo um projeto maduro, que está começando a mostrar seu verdadeiro potencial. O Gripen tem superado seus problemas iniciais, e é considerado hoje um avião muito seguro de operar, com o último grande acidente momento em que um piloto esqueceu de baixar a engrenagem antes de aterrar em 2010. Comparado a isto, a oferta dos EUA na forma do F-35 é a tabula rasa.
A vinda 39E JAS / F Gripen contará com a maioria das coisas esperadas por um caça moderno, incluindo o radar AESA, Display IRST, Helmet Mounted, e um cockpit de state-of-the-art. O último recurso é algo que os pilotos com experiência em primeira mão do Gripen gosta de falar sobre , como a cabine Gripen foi projetado com o usuário em mente. Para mais detalhes sobre a experiência do usuário em Gripen e "como de combate aéreo trabalha em um nível técnico-psicológico", uma frase que eu nunca poderia ter vindo acima com, eu recomendo entrar em contato com o ex-piloto de caça e Líbia-veterano Mikael Grev ( Twitter , Blog ).
Enquanto o Gripen empunha uma matriz de sensores impressionante e é liberado para um arsenal adequado de armas modernas, não há como negar que se trata de um projeto mais velho do que o F-35 (embora seja uma geração mais recente do que o resto da competição US sob a forma de F-15 / F-16 / F-18). Mais notavelmente, não é de cautela. Uma das principais questões para o HX-programa será o tipo de uma discrição impacto terá no futuro uma guerra aérea, e qual o preço a Força Aérea finlandesa está disposto a pagar por isso. Tudo aponta para o fato de que o Gripen será mais barato para comprar e operar, e que a Finlândia terá uma maior influência sobre o seu futuro desenvolvimento em comparação com o F-35. No entanto, a secção transversal do radar do F-35 é visivelmente menor do que o Gripen da.
Como eu mencionei no meu último post sobre o programa HX, operando o mesmo lutador como nossos vizinhos suecos (os nossos aliados para ser?), daria uma série de benefícios na forma de comunalidade durante exercícios / implantações conjuntas. Em tempos de crise, a re-implantação de combatentes finlandeses para bases suecos também é mais ou menos uma obrigação (se tivermos essa oportunidade), como russos de longo alcance mísseis superfície-ar situadas do lado russo da tampa da fronteira mais da Finlândia. Em tal cenário, a operação do mesmo figher certamente é uma grande vantagem.
Interlúdio: Discrição e não-Stealth
Discrição é muitas vezes tratada como algo que você quer tem, ou então você não. A realidade é mais complexa.
A área de "visto" por um radar é geralmente citado como corte transversal radar da aeronave, RCS. Esta característica Construtivamente nomeado é dada como a área de uma superfície em m2 (Ou alguma outra unidade de área adequado). Se o número é pequeno, ele faz com que o alvo mais difícil de detectar pelo radar. Planos com uma pequena o suficiente RCS são definidos como aviões furtivos, enquanto aqueles com um menor que RCS médios são descritos ao longo das linhas de "ter características furtivas". Como tal, não há números concretos que ditam quando a RCS é pequeno o suficiente para fazer uma discrição aeronave.
Isso tudo é agradável e bem, mas para tornar as coisas mais complicadas do RCS depende de uma série de coisas, incluindo ângulo da aeronave em relação ao radar, comprimento de onda e do tipo de radar, carregamento de armas a bordo do avião, e assim por diante.
Uma aeronave é visível no radar quando uma grande quantidade suficiente de energia emitida está ecoando de volta para a aeronave. Isto significa que qualquer aeronave, independentemente da RCS, será mais cedo ou mais tarde visível. O truque é, portanto, a certeza de que você vê o seu inimigo, e de preferência matar ou desativá-los, antes que eles te ver. Como tal, enquanto discrição não o faz invisível, ele irá torná-lo possível para obter o primeiro tiro / primeira morte.
Restos de um bombardeiro stealth F-117 Nighthawk no Museu da Aviação Belgrado, um exemplo do fato de que 'discrição' não significa 'invisível'. Fonte: Wikimedia Commons / Belgrado Aviation Museum Foto Arquivo
Para contornar discrição, uma série de opções estão disponíveis, incluindo o uso de radares operando em certos comprimentos de onda incomuns, ou empregar outros meios de detecção, tais como iRST-sensores (câmeras infravermelho). Para contrariar esta situação, aviões furtivos são normalmente concebidos para ter pequenas 'pegadas' também em outras categorias, por exemplo, um pequeno perfil de infra-vermelho.
Lockheed Martin F-35 Lightning II (JSF)
O F-35 é o resultado do programa Joint Strike Fighter, com o objectivo de criar um único aeronaves para a Força Aérea dos EUA, Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais, onde irá substituir o F-16, A-10, F / A -18 / B / C / D, e o AV-8B Harrier. Para executar essas tarefas muito diferentes, a versão três distintos são construídos, ou seja, o 'normal' F-35A, a decolagem vertical ea aterragem (VTOL) F-35B, eo F-35C portador-capaz.
F-35 cabeças em durante os testes. Fonte: F35.com/Lockheed Martin
No papel, o F-35 é o melhor lutador multirole do mundo em todos os aspectos (com exceção de os EUA somente F-22 Raptor no papel air-to-air), sendo capaz de carregar uma grande quantidade de diferentes munições em tanto baias internas de armas e em hardpoints externa e depois de penetrar profundamente no espaço aéreo inimigo para entregar estes no alvo, sem ser notado. Em suma, "representa um salto qualitativo na capacidade de domínio do ar", pelo menos de acordo com a página web do projeto da Lockheed Martin.
Isso parece bom e agradável, mas o programa também tem atraído uma quantidade enorme de críticas. Muito disso é dirigida para a procura de um VTOL-versão, que criou a necessidade de uma fuselagem larga, que afeta significativamente a aerodinâmica do avião (ie. Ele voa mal em comparação com muitos outros lutadores) e causou grandes custos de desenvolvimento extra. O programa tem sido atormentado por custo-derrapagens e atrasos, e há um grande debate sobre o custo final das aeronaves de produção, com a Lockheed Martin afirmando que um F-35A entregues em 2020 terá um custo unitário de 66 milhões de euros (USD convertidos em euros de acordo com a taxa de câmbio de hoje, não a inflação ajustada). Este é um preço comparável aos lutadores de hoje, o custo unitário para o Hornets finlandeses foram cerca de 49 milhões de euros. No entanto, os críticos estão questionando se essas projeções não são excessivamente otimista, e alguns têm apontado que parece que alguns dos custos derrapagens são colocados na conta dos / C-variantes F-35B, para manter o preço do F-35A-se amigável e exportação. Isto pode não ajudar a Finlândia, como o F-35C é um grande candidato para nós, sendo a variante mais resistente e, portanto, mais adequado para basing dispersa.
A variante transportadora F-35C durante refuling bordo. Fonte: F35.com/Lockheed Martin
Além do custo, o desempenho da aeronave tem sido amplamente criticada. Ele não liga, bem como um F-16, não é tão durável quanto o A-10, e se ele é permanecer furtiva, não pode carregar mais armas do que o que se encaixa sobre as baías de armas internas "quatro pilões, dos quais dois são apenas para mísseis ar-ar.
Um ponto importante de crítica é que os EUA têm sido menos do que feliz em compartilhar dos segredos internos "do F-35. Em casos mais extremos, houve conversa sobre apenas um punhado de sites de manutenção de primeira linha de serem autorizados a executar os tipos mais exigentes de manutenção. Estou inseguro sobre os planos atuais para a forma como os F-35 frotas de diferentes países seria atendido, mas se o envio de aviões para a Itália para os principais controlos é o caminho a seguir imaginado por Lockheed Martin, este é um grande problema. No lado positivo, um grande número de países europeus (incluindo a Noruega e Dinamarca) parece determinado em conseguir o F-35 em uma variante ou de outra, e, como tal, pode-se imaginar que, reunindo peças de reposição e informações daria benefícios na forma de economia da escala. Se estivéssemos a aderir à OTAN, o uso do de facto NATO-padrão em design lutador seria um plus.
Digno de nota é que todos os F-35 variantes são monopostos, ao contrário do Gripen, que vem no 39E JAS único assento e do encosto dos bancos gêmeo JAS 39F variantes. Escolhendo o F-35 significaria que o programa de treinamento de voo utilizado pela Força Aérea finlandesa, em que os pilotos são introduzidos ao Hornet via a pequena frota de dois lugares F-18D, antes de passar a voar a variante F-18C de assento único , teriam de ser descartados. Na prática, mais vôos no Falcão (ou em um novo treinador lutador lead-in) e mais horas de simulador provavelmente seria a resposta.
A representative for Lockheed Martin demonstrating the F-35 simulator to a Finnish Air Force pilot during last years Tour de Sky airshow in Oulu. Source: Author
Um representante da Lockheed Martin demonstrando o F-35 simulador para um piloto da Força Aérea finlandesa nos últimos anos Tour de Sky airshow em Oulu. Fonte: Autor
Há um bom número de pontos válidos de crítica com relação ao F-35. Ainda assim, acredito que o hype negativo em torno do avião é fora de proporção. Ou melhor, é muito cedo para julgar que tipo de legado o F-35 vai ter em 2025.
Interlúdio: Um breve olhar sobre a história da aeronave criticado
O F-16 era um lutador "segunda escolha" quando ficou claro que era necessária uma alternativa mais barata para o F-15, e recebeu críticas para drenar dinheiro dos projetos mais importantes. A Marinha também sentiu que a ordem foi lançado muito em breve, e cancelou a sua parte do projeto. Hoje, ele é talvez o caça a jato de maior sucesso já criado.
O F-14 foi muito acima do orçamento, e tanto o seu motor (na variante mais numerosa F-14A) e radar era conhecido por ser confiável. Isso não impediu que ele se torne um verdadeiro clássico.
O F-18 foi o perdedor do programa LWF que o F-16 ganhou, e teve que lutar para conquistar o seu lugar ao lado do amado F-14 nas plataformas carrier USN. Hoje, o F-14 é muito tempo desde que se aposentou, enquanto mais Super Hornets são promovidos como uma possível solução para os atrasos para o F-35.
O Eurofighter foi atormentado por problemas técnicos, o excesso de custos e atrasos, mas eventualmente se tornou o primeiro lutador de sempre em serviço alemão de não sofrer uma perda de casco simples durante os seus primeiros 10 anos de operação.
O Apache AH-64 foi extremamente perto de ser cancelado devido ao aumento dos custos, mas é hoje um dos helicópteros de ataque mais amplamente que servem em qualquer lugar do mundo, com um recorde estelar em uma série de conflitos.
Em outras palavras: enquanto há, obviamente, ter sido um grande número de aeronaves que realmente eram ruins, o F-111B vem à mente como uma boa analogia para o F-35, eu estou relutante para o lixo da aeronave F-35 ainda.
Em Breve
Embora eu, pessoalmente, gostaria de ir para o JAS 39E / F com base em informações encontradas em fontes abertas, o fato é que, todas as outras coisas que são iguais, o F-35 será sempre mais difícil de detectar no radar do que qualquer oferta concorrente (o russo T -50 sendo a possível exceção). Quão importante será discrição estar em uma futura guerra ar? Só o tempo dirá. Outra questão importante é saber se queremos comunalidade com a Suécia (bem como a República Checa e Hungria), ou com a OTAN. A resposta depende de decisões estratégicas importantes, que têm de ser tomadas ao nível político.
https://corporalfrisk.wordpress.com/201 ... andidates/