Os A-4 da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#136 Mensagem por Alcantara » Qua Jun 22, 2005 1:28 pm

Luis, em adição gostaria de salintar que o orçamento do Min Def deveria ter uma margem destinada especificamente a investimento e reaparelhamento por que se não, 80% deste valor que o pessoal quer ver destinado as FFAA vai ser usado para pagar benefícios e salários...




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#137 Mensagem por talharim » Sex Jul 01, 2005 2:28 pm

Existem rumores do ano de 2003 de que a MB estaria tentando adquirir células de TA-4J da USNAVY para treinamento dos seus pilotos em território nacional.

Mas pelo momento difícil pelo que passa a MB atualmente fica muito difícil.

Quem sabe se essa verba de 6 Bilhões for liberada a MB não adquire pelo menos 6 biplaces da USNAVY,assim não dependeríamos mais dos argentinos e americanos para a formação dos nossos pilotos navais.




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Vinicius Pimenta
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#138 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jul 01, 2005 3:38 pm

A MB depende da US Navy (não mais há treinamento na Argentina) para o treinamento dos pilotos (formados na AFA) para operações embarcadas. É necessária essa qualificação nos EUA porque ainda não há massa crítica na MB para esse treinamento. Cabe salientar que a operação de caças na MB ainda é recente, temos poucos pilotos formados, assim como poucas equipes de convôo. Formar uma aviação de asa fixa é um processo que demanda tempo, não se improvisa. É por isso a insistência da MB nos A-4 e no A12, para que, num futuro, com essa capacitação, a MB possa autonomamente operar caças modernos num NAe moderno. Isso é um processo longo que não se faz da noite pro dia.




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#139 Mensagem por Charlie Golf » Qui Jul 21, 2005 8:17 pm

Peço desculpa aos colegas brasileiros mas não sei se alguma vez esta fotografia foi aqui publicada. :oops:

Pode-se ver na foto o McDonnell Douglas A-4KU Skyhawk s/n 160181 (c/n 14549), "descansando" na Base Aeronaval norte-americana de Keflavik (Islândia), aquando do võo de entrega à Força Aérea kuwaitiana. Esta imagem é datada de 6 de Agosto de 1978 e este Skyhawk pertence ao lote dos primeiros quatro que foram entregues pelos Estados Unidos ao Kuwait.

E como todos sabemos hoje onde encontrar estes "Scooters"... :wink: :D

Só falta acrescentar que, como é costume, durante o "ferry-flight" as aeronaves "ainda" envergam as marcas norte-americanas. Só após à chegada ao país de origem é que mudam para as cores do seu novo operador. 8-]

Imagem




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#140 Mensagem por Luiz Padilha » Qua Jul 27, 2005 11:56 pm

Charlie Golf escreveu:Peço desculpa aos colegas brasileiros mas não sei se alguma vez esta fotografia foi aqui publicada. :oops:

Pode-se ver na foto o McDonnell Douglas A-4KU Skyhawk s/n 160181 (c/n 14549), "descansando" na Base Aeronaval norte-americana de Keflavik (Islândia), aquando do võo de entrega à Força Aérea kuwaitiana. Esta imagem é datada de 6 de Agosto de 1978 e este Skyhawk pertence ao lote dos primeiros quatro que foram entregues pelos Estados Unidos ao Kuwait.

E como todos sabemos hoje onde encontrar estes "Scooters"... :wink: :D

Só falta acrescentar que, como é costume, durante o "ferry-flight" as aeronaves "ainda" envergam as marcas norte-americanas. Só após à chegada ao país de origem é que mudam para as cores do seu novo operador. 8-]

Imagem


Levantei com um piloto do VF-1 e ele me passou que este avião é o 1002 do VF-1 da Marinha do Brasil.
Espero ter ajudado.
[]'s
Padilha




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#141 Mensagem por Charlie Golf » Qui Jul 28, 2005 10:51 am

Luiz Padilha escreveu:Levantei com um piloto do VF-1 e ele me passou que este avião é o 1002 do VF-1 da Marinha do Brasil.
Espero ter ajudado.
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Valeu Luiz! Muito obrigado! :D :wink:




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#142 Mensagem por REGATEANO » Qui Jul 28, 2005 9:49 pm

Vinicius Pimenta escreveu:A MB depende da US Navy (não mais há treinamento na Argentina) para o treinamento dos pilotos (formados na AFA) para operações embarcadas. É necessária essa qualificação nos EUA porque ainda não há massa crítica na MB para esse treinamento. Cabe salientar que a operação de caças na MB ainda é recente, temos poucos pilotos formados, assim como poucas equipes de convôo. Formar uma aviação de asa fixa é um processo que demanda tempo, não se improvisa. É por isso a insistência da MB nos A-4 e no A12, para que, num futuro, com essa capacitação, a MB possa autonomamente operar caças modernos num NAe moderno. Isso é um processo longo que não se faz da noite pro dia.


Os Argentinos vão encostar os SUE?

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#143 Mensagem por TR-1700 » Qui Jul 28, 2005 11:02 pm

Francisco Daniel, que significa encostar?




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#144 Mensagem por The Baaz » Sex Jul 29, 2005 12:05 am

TR-1700 escreveu:Francisco Daniel, que significa encostar?


Encostar significa tirar da ativa, retirar de serviço :mrgreen:




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#145 Mensagem por Charlie Golf » Sex Jul 29, 2005 5:27 am

E cá está ele, graças à ajuda que o Luiz deu! :wink:

Ontem...
Imagem
(Foto tirada em 1978)

...e hoje.
Imagem
(Foto tirada em 2002)

Marinha de Guerra Brasileira
A-4KU(MB) Skyhawk II (AF-1), s/n N-1002 (ex-160181 da Força Aérea do Kuwait), Esquadrão VF-1, São Pedro da Aldeia.


:wink:




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#146 Mensagem por Charlie Golf » Sex Jul 29, 2005 11:05 am

Amigos

Eu sempre adorei o A-4KU. Comecei a gostar dele desde as primeiras horas em que os aparelhos do 9º Esquadrão da Força Aérea Kuwaitiana se lançaram em combate (em conjunto com os Mirage F-1CK e Hawk Mk.64) e dizimaram inúmeros Mi-8, Mi-25, SA-342 Gazelle e Bo.105 iraquianos sobre os céus da capital daquela monarquia árabe. Fiquei muito satisfeito por ter sabido mais tarde que o Brasil tinha adquirido estes aviões para a sua Marinha de Guerra e, igualmente, o porta-aviões "Fóch" que tive o privilégio de poder ver algumas vezes aqui em Lisboa.

E por isso aqui vos deixo mais uns dados relacionados com a história dos A-4KU Skyhawk II. É natural que já conheçam grande parte dos mesmos mas não custa voltar a colocá-los. :D Ah, todas as fotos e dados são cortesia de um colega norte-americano do fórum ACIG. :wink:

Imagem
A-4KU s/n 160181 durante a guerra do Golfo em 1991, regressando à Base Aérea de Dhahran após mais uma missão bem sucedida e já com a famosa inscrição "Free Kuwait"


Imagem
Esquema de pintura dos A/TA-4KU da Força Aérea Livre do Kuwait (para modelistas, claro :mrgreen:)

E finalmente um excelente artigo sobre a invasão do Kuwait pelo Iraque em 1990 que foca, acima de tudo, as operações da Força Aérea Kuwaitiana. Muito para ler sobre o A-4KU "velho de guerra"! :mrgreen: Se não tinham sido muito utilizados até então, depois foi precisamente o contrário. :wink:

:arrow: http://www.acig.org/artman/publish/article_213.shtml



UPDATE:
Ups, tinha-me esquecido desta: linha da frente de Skyhawks kuwaitianos, 20 de Janeiro de 1991, Base Aérea de Dhahran, Arábia Saudita. :D

Imagem




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#147 Mensagem por TR-1700 » Seg Ago 01, 2005 8:26 pm

Gracias The Bazz, por la traducción, es que como se darán cuenta, no hablo portugués y aunque la mayoría de las palabras las entiendo, a veces se me escapa alguna, lo que hace que no entienda el significado de la oración.
A Francisco Daniel, le cuento que el COAN no tiene pensado dar de baja a los Super Etendard, aunque viejitos, continuan siendo un importante sistema de armas. La idea, si en un futuro cercano hubiese fondos es llevarlos al grado SEM (Super Etendard Modernise) -creo que así se escribe en francés- También en un futuro cercano y ante la ya programada baja de estos últimos de la Aeronavale y su reemplazo por Rafals, se adquieran unos pocos a fin de reemplazar los tres aparatos perdidos en accidentes. Como verás, darlos de baja, por el momento no se tiene en mente.-




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