Emirados Árabes e Iraque intensificam acordos de defesa que incluem o envio de aeronaves Super Tucano e a venda de caças Mirage 2000!
Publicado em 18/01/2015 por LaMarca em Militar
Pelo acordo, a Força Aérea Iraquiana (IqAF) deve receber em março até 10 caças Mirage 2000-9, além de algumas unidades da aeronave de ataque leve Super Tucano, que devem ser disponibilizadas até o final desse mês.
A informação, divulgada ontem pelo site DefenseNews, foi atribuída a uma fonte do governo dos Emirados Árabes Unidos.
O governo dos Emirados Árabes é um forte parceiro comercial do Iraque, com vários investimentos nos setores de óleo e gas no país, razão pela qual tem todo o interesse em cooperar para o fortalecimento da segurança local.
Ainda de acordo com as informações divulgadas, a negociação teria ocorrido durante a visita, no último dia 15 de dezembro, do Primeiro Ministro iraquiano, Haider al-Abadi, à Abu Dhabi. Na ocasião, foram discutidos mecanismos para reforçar a cooperação entre os dois países, além de ações para coibir o financiamento de grupos terroristas da região.
Atualmente, a Força Aérea dos Emirados Árabes possui 68 caças multifunção Mirage 2000-9, que foram adquiridos em 2 lotes (36 em 1986 e 32 em 1998). Pelo menos 30 caças do primeiro lote teriam sido modernizados para o mesmo padrão das últimas aeronaves entregues pela Dassault e, segundo o fabricante, incorporam algumas das tecnologias presentes no Rafale.
Super Tucano
Na mesma oportunidade em que foi anunciado o negócio dos Mirage 2000 com o Iraque, a tal fonte do governo dos Emirados Árabes também afirmou que seu país está finalizando com o Brasil o processo de compra de 24 aeronaves de ataque leve Embraer EMB-314 Super Tucano, dos quais, alguns serão transferidos à Força Aérea Iraquiana.
De acordo com as informações divulgadas, as aeronaves serão empregadas em operações de patrulha de fronteira e contra-insurgência no Iraque, com as primeiras unidades do Super Tucano entrando em operação até o final desse mês.
FONTE: DefenseNews - EDIÇÃO: Cavok
IMAGENS: Internet, e meramente ilustrativas
NOTA DO EDITOR¹: No dia 2 de janeiro, o Cavok noticiou que os Emirados Árabes estavam negociando com a Brasil a aquisição de 24 unidades do Super Tucano. Na ocasião, foi informado que entre as discussões está a antecipação de entrega de seis aeronaves àquele país. As unidades seriam disponibilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
NOTA DO EDITOR²: Ao que parece, em breve veremos os Super Tucano atuando no Iraque. Será uma excelente oportunidade para demonstrar as grandes qualidades do vetor. Fica apenas uma pergunta: Quem vai pilotar as aeronaves?