Carlos Lima escreveu:Túlio escreveu:
Depende do ponto de vista, Lima véio. A EMBRAER aprendeu a fazer Cargo desenvolvendo o 390, aprendeu a fazer Trainer/Light Attack desenvolvendo o 314 e certamente NÃO vai aprender a fazer caça com o Gripen, pois já está quase que totalmente desenvolvido pela SAAB, não? E eu concordo. Isso até me deixa meio triste, pois é mais ou menos o mesmo caso do A-Darter, ele estava quase pronto na Denel, só faltava mesmo é $$$ para completar o que faltava...
De resto, não vejo alternativa exequível, ao menos não no que chamo de MODELO EMBRAER (e poderia chamar MODELO SAAB também), que não seja fazer como nos desenvolvimentos que citei no parágrafo anterior: nunca fez KC nem AT mas, com garantia de encomendas e financiamento, acabou fazendo. E bem!
Exato...
Então concordamos sem dúvida. A minha implicância é com a """"propaganda"""", pois a decisão está tomada e ponto. Quanto ao modelo de negócios, Embraer e SAAB fazem exatamente a mesma coisa e é claro que nós não deveríamos gostar da idéia da nossa contribuição ser basicamente o 'cheque', enfeitado com marketing.
Enfim, infelizmente deveriamos ter feito essa escolha (Gripen "C") lá em 2005 e aí tínhamos alguma chance de uma participação maior com a próxima evolução da aeronave ("Gripen E"), mas chegamos atrasados até nessa festa e vamos passar o cheque e esperar pelo melhor.
Agora o que nos resta é torcer para que tenhamos $$$ para não ficarmos com uma versão capenga da aeronave. Se vier o que está no papel é ótimo.
Quanto à Embraer dá para entender porque os caras não estão tão 'felizes' com esse programa. Com a "saída" da Boeing, a prioridade deles agora é o KC-390 e dos novos E-Jet além do que virá "pós-tucano".
Afinal, ninguém compra mais ação da Embraer porque vai "montar Gripen" para a SAAB (que é uma outra Embraer). O povo compraria ação se o nome da "Boeing" estivesse na jogada (SHornet) e a "Boeing" ainda estivesse esticando os braços vendendo produtos da Embraer e colaborando com ela no KC-390 dentre outras coisas.
[]s
CB_Lima
Porque tanta implicância com a propaganda Lima ??? ... isso não faz sentido.
A Embraer continua com relacionamento com a Boeing,
http://www.aereo.jor.br/2015/01/15/boei ... no-brasil/ é evidente que a Embraer seria mais beneficiada pela Boeing se SH vence é clara a decepção com a decisão, havia expectativa da Embraer participar do T-X como parceira da Boeing, é provável que o relacionamento a respeito do KC-390 pudesse ser mais amplo ... mas entenda ... o FX-2 não foi criado para satisfazer necessidades da Embraer, mas do Brasil / FAB / DCTA.
Não concordo com a afirmação de que a Embraer não seja beneficiada mesmo que a decisão tenha demorado, todas as tecnologias solicitadas pela FAB/Copac serão atendidas e superadas pela Saab, por exemplo o conceito "on the job training" que fez parte do marketing da Saab, foi divulgado como contratual, onde soubemos que pelo menos 160 engenheiros brasileiros estarão "aprendendo fazendo" na suécia.
Que manifestação é essa sobre "versão capenga" ? ... a FAB estipulou requisitos e o próprio CEO da Saab disse que os Gripens BR terão "maior capacidade" ... isso também não faz sentido.
Se por um lado a Embraer tinha suas preferências, por outro, terá acesso a segredos industrias que envolvem o projeto e desenvolvimento de aviões supersônicos, e não venha dizer que isso é pouco Lima, pois, conta-se nos dedos de uma mão a quantidade de países que dominam esse conhecimento.
A Embraer precisa entender que não é o país que vive em função dela, mas ela existe por decisão de empreendedores da FAB / DCTA ... e se não tivéssemos uma universidade de altíssimo nível, capacitando os atuais e futuros engenheiros aeronáuticos a Embraer não estaria onde está.
Agora vai uma pergunta que espero que haja uma resposta pragmática e consistente sem aqueles devaneios em respostas generalizadas que não dizem nada, a pergunta é :
- O que exatamente te incomoda tanto no marketing da SAAB ???