Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Lirolfuti
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Re: Aviação do Exército

#2176 Mensagem por Lirolfuti » Qui Jan 15, 2015 1:44 pm

Postado pelo usuário Tikuna no FbM
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Tirando o Apache se da para imaginar o futuro da Avex




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FCarvalho
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Re: Aviação do Exército

#2177 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 15, 2015 2:14 pm

Bolovo, a princípio, existe um pensamento de que Manaus e Belém sejam a Base desse novo comando de aviação do EB na região. Isto pela lógica está certo e é coerente com a atual infraestrutura necessária ao apoio das operações dos helos que se pretende na Amazônia.

Tenha em mente que o principal obstáculo para nós e para prováveis oponentes em operações militares por aqui é e será sempre o apoio logístico. Tendo compreensão disso é que o EB optou pela criação deste comando para a Avex.

Agora, é preciso repensar a atual organização da Avex em relação as suas demandas e capacidades. A atual organização não é condizente, por assim dizer, com o que se pede e espera da Avex. Em resumo, é preciso que a estrutura operacional de seus btl's seja "encorpada" no sentido de que este novo comando tenha a sua disposição uma 'brigada de aviação militar' de verdade, e não apenas uma mera nomeclatura no papel.

Na minha opinião, seriam 8 brigadas, a saber uma para cada comando militar do EB, o que deixaria o norte do país com uma brigada em Manaus e outra em Belém.

Neste sentido, precisaremos estabelecer um norte logístico em termos de composição da frota, para a qual entendo ser necessária a seguinte disposição:

Helos leves emprego em missão de:

- Emprego Geral / Transporte / Ligação / MMI / SAR ( 1 Btl ) Ex: AW A-119/109 e/ou Bell B-209/429
- Reconhecimento / Apoio Aproximado / Controle Aéreo Avançado ( 1 Btl ) Ex: EC-635/645 e/ou Bell B-209 ARH

Helos medios-leves emprego em missão de:

- Assalto / Transporte / C-SAR / SAR / MMI / MEDVAC ( 1 Btl) Ex: Ka-60 / AW A-149/189
- Ataque / Reconhecimento / Apoio Aéreo Aproximado / Escolta ( 1 Btl ) Ex: AH-1Z / Tiger / Mi-28

Helos medio-pesado emprego em missão de:

- Assalto / Transporte / C-SAR / SAR / MMI / MEDVAC ( 2 Btl) Ex: EC-725

Helos pesados para emprego em missão de:

- Assalto / Transporte / C-SAR / SAR / MMI / MEDVAC ( 1 Btl) Ex: Chinnok / Mi-26T

obs: só penso uma coisa. se vamos ter Chinooks mesmo, principalmente se forem recauchutados, temos que passar, e muito dessas supostas 6/8 undes que se pretende. Porque por 8,5 milhões, mal e porcamente se moderniza umas poucas células de Pantera e Esquilo. Isso é troco de pinga para o orçamento federal. Então que sejam 6/8 para todos os btl's do EB, afim de que cada região tenha a sua disposição essa capacidade.

Duvido que 24 a 32 helos destes por este valor, que pode até ser minorado, de acordo com as negociações, seja um problema para o orçamento federal. E teríamos neste sentido os helos que se pretendiam no Proteger, ou mesmo para o Sisfront, que também pode servir como justificativa para tal aquisição. O EB já encontrou o caminho das pedras no sentido de justificar os seus investimentos. Resta saber se este ano isto vai ser o suficiente.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#2178 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 15, 2015 2:34 pm

Eu sei, FCarvalho. Fiz esse planejamento baseado nesta imagem.

Imagem


Disse que para o começo está bom. Claro que seria o ideal ter um CAvEx por Comando Militar, mas seria sonhar demais achar que vão multiplicar por oito a atual estrutura. Simplesmente, não dá. Tem que ser aos poucos. Antigamente todo CAvEx ficava em Taubaté. Hoje está espalhado em Taubaté, Campo Grande e Manaus. E esse último se transformará em Brigada. Um passo de cada vez.




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Re: Aviação do Exército

#2179 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 15, 2015 3:11 pm

Concordo Bolovo.

Só enho a ressaltar o seguinte. Temos de ter, concretamente, uma visão de futuro para o que se quer e planeja para a Avex. Coisa que de fato nunca tivemos até hoje no que depender do alto comando do EB.

Sem isso, vamos ficar vivendo eternamente de aquisições esporádica, aleatórias e sem compromisso com um planejamento crível e objetivo.

Já são quase 30 anos e a Avex continua tentando, como parte de seu esforço principal, convencer a quem de direito, de sua valia para o EB e para a defesa do país.

Acredito eu que há muito não deveríamos mais estar perdendo nosso tempo com esse tipo de discussão. Mas infelizmente, ainda, estamos.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#2180 Mensagem por Clermont » Qui Jan 15, 2015 4:00 pm

Bolovo escreveu:Bem, parece que essa história de Chinook não passa de um vaporware. Pior que eu tinha ficado feliz. Se tem algo que gosto dos americanos são os helicópteros... o Chinook iria casar bem com a Amazônia.

A modernização do EB prevê varias transformações, transferências etc pelo país. O EB vai criar um segundo CAvEx na Amazônia. O atual CAvEx está em Taubaté (CIAvEx, 1º e 2º BAvEx), Campo Grande (3º BAvEx) e Manaus (4º BAvEx). O 2º BAvEx vai ser transferido para o Sul, possivelmente para Canoas. Do CMS, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada vai ser transformada em Leve, ou seja, já se imagina o transporte por helicópteros também. Sem contar que lá está maioria de nossas unidades blindadas, então um BAvEx com um heli de ataque de verdade seria interessante, algo como uma esquadrilha de Tiger e uma ou duas de Caracal.

O 4º BAvEx eu transferiria para Natal ou qualquer outra cidade do Nordeste. Do CMNE, a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada serão transformadas em Leves, além da criação de mais duas Brigadas Leves. Não não concordo tanto, acho que uma ou duas dessas deveriam ser mecanizadas, mas enfim, com esse monte de tropas leves, helicópteros serão importantíssimos também. Colocaria esse BAvEx com uma esquadrilha de Fennec e duas de Pantera. O 1º BAvEx daqui de Taubaté eu deixaria com uma esquadrilha de Tiger (ou heli de ataque que for escolhido), duas de Caracal e uma de Cougar (todos os 8). Isso porque aqui está a Brigada Aeromóvel, que é preparada para isso. O 3º BAvEx, que está subordinado ao CMO, que terá a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada transformada em Leve, deixaria como está, com os Fennec e Pantera, uma esquadrilha cada.

Agora quanto ao CMA e CMN, será criado um novo CAvEx em Manaus (que eu chamaria de Brigada Coronel Ricardo Pavanello), ou seja, uma nova Brigada de Aviação e seus batalhões subordinados, além do um novo Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército. Todo mundo aqui já assistiu qualquer filme da Guerra do Vietnã e sabe que guerra na selva e helicópteros são quase sinônimos. Atualmente está em implementação a 22ª Brigada de Infantaria de Selva em Macapá, que fica na Foz do Amazonas, além da já existente 23ª Brigada de Infantaria de Selva que fica em Marabá. Criaria um novo BAvEx com Fennec e Caracal em Belém para atuar com essas duas brigadas subordinadas ao CMN.

Agora quanto ao CMA, lá é a região mais complicada, seja pela distância e pela importância maior que há por lá, seja pelos Pelotões de Fronteira atuais e a serem criados que precisam de suporte e pelas Brigadas de Selva que já existem e que serão criadas por lá. Por isso tinha gostado tanto da notícia do Chinook. Atualmente existem a 1ª Brigada de Infantaria de Selva que fica em Boa Vista (que eu transformaria em mecanizada com o Guarani), a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva em Tefé, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho. Serão criadas mais duas Bridadas de Selva, uma no Acre e outra em Manaus (onde fica o CIGS e o 1º BIS Amv que hoje é subordinada a Brigada de Boa Vista). Ou seja, muitas tropas, necessidade de muitos helicópteros e hoje por lá só tem o 4º BAvEx (aquele que eu transferiria par ao Nordeste) para apoiar todas essas tropas. Não sei como organizaria, acho que colocaria um batalhão de aviação em Manaus, outro em Porto Velho, outro talvez em Boa Vista ou São Gabriel e aquela de Belém que já citei. Todos esses teriam uma esquadrilha de reconhecimento e ataque (com Fennec ou heli de ataque), uma esquadrilha com um heli médio (Caracal) e uma com heli pesado (Chinook). Acho que estaria bem servido para um começo.

Só ficaria com algumas dúvidas: será necessário um BAvEx no planalto central para apoiar o Comando de Operações Especiais e a PQD que será transferida para lá? Talvez uma especie de SOAR brazuca? E o que fazer com os apenas 4 Blackhawks. Comprar mais criar uma esquadrilha inteira ou até mesmo transferi-los para a FAB, que é o maior operador desse helicóptero? Parece que o EB quer mais Blackhawks, mas eu acharia melhor Chinooks e usarem o Caracal como heli médio mesmo. Mas resumindo, faria uma baita transformação. Além dos atuais helicópteros, precisaríamos de uns 36 heli de ataque (como estão planejados), uns 32 Chinooks e mais Caracal, muito mais, que seria a principal aeronave do EB.

E votem Bolovo para Ministro da Defesa.
Eu voto.

Mas quero um cargo público.

Também sou filho de Deus...

:mrgreen:




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Re: Aviação do Exército

#2181 Mensagem por general-lee » Qui Jan 15, 2015 7:13 pm

Lirolfuti escreveu:Postado pelo usuário Tikuna no FbM
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Tirando o Apache se da para imaginar o futuro da Avex
`
No lugar do Apache que talz um Tiger! tambem ficaria bem na foto!




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Re: Aviação do Exército

#2182 Mensagem por gogogas » Qui Jan 15, 2015 10:21 pm

Se os Chinook vierem mesmo ,vai ser uma boa ,pois seria de grande serventia para levar suprimentos e homens para os pelotões de fronteira ,isto creio que poderia deixar a FAB um pouco mais sossegada com seus cargueiros ...
Então se as noticias vinculadas recententemente vier a virar realidade então teremos ....
8 Chinooks
32 Helicópteros de ataque
3 UH-60 M
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20 Helicópteros do Proteger
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C-105 Amazonas
Nada mal .lógico se virar realidade ....




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Re: Aviação do Exército

#2183 Mensagem por Tikuna » Sex Jan 16, 2015 7:22 am

general-lee escreveu:
Lirolfuti escreveu:Postado pelo usuário Tikuna no FbM
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Tirando o Apache se da para imaginar o futuro da Avex
`
No lugar do Apache que talz um Tiger! tambem ficaria bem na foto!

Eu postei justamente pq queria ver o Apache por aqui. Não custa sonhar :cry: :cry: :cry: :cry:




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Re: Aviação do Exército

#2184 Mensagem por mmatuso » Sex Jan 16, 2015 9:23 am

Se for baseado no FX-2 vão sonharam com o SH e sairam com meio SH, nesse caso seria meio Apache, o Cobra.




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Re: Aviação do Exército

#2185 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 16, 2015 9:27 am

Então o Russo que vocês adquiriram para a FAB? Não vinha mais para o EB? Uma questão, pensei que a vossa Brigada Pára-quedistas já não vai ser transferida do Rio de janeiro para o pé das vossas FE. Porquê não sei, acho que li algures cá no fórum. Para mim até fazia sentido os vossos Páras estarem numa localização central e fora do Rio de Janeiro.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: Aviação do Exército

#2186 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 16, 2015 10:07 am

cabeça de martelo escreveu:Então o Russo que vocês adquiriram para a FAB? Não vinha mais para o EB? Uma questão, pensei que a vossa Brigada Pára-quedistas já não vai ser transferida do Rio de janeiro para o pé das vossas FE. Porquê não sei, acho que li algures cá no fórum. Para mim até fazia sentido os vossos Páras estarem numa localização central e fora do Rio de Janeiro.
O EB planeja leva a Brigada PQD para Anápolis.

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Re: Aviação do Exército

#2187 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 16, 2015 10:16 am

Bolovo eu já tinha visto esse mapa, a questão é que penso que depois esse plano foi cancelado. Onde é que está o Guerra, ou o Sd Young Guns 2 ou qualquer dos nossos jornalistas? Eles é que poderiam dar-nos a certeza de algo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Aviação do Exército

#2188 Mensagem por Luís Henrique » Sex Jan 16, 2015 10:20 am

gogogas escreveu:Se os Chinook vierem mesmo ,vai ser uma boa ,pois seria de grande serventia para levar suprimentos e homens para os pelotões de fronteira ,isto creio que poderia deixar a FAB um pouco mais sossegada com seus cargueiros ...
Então se as noticias vinculadas recententemente vier a virar realidade então teremos ....
8 Chinooks
32 Helicópteros de ataque
3 UH-60 M
C-98 Caravan
20 Helicópteros do Proteger
Longo Prazo
C-105 Amazonas
Nada mal .lógico se virar realidade ....
Não são 32 helicópteros de ataque, são 36. Mas isto é no LONGO prazo.
No período até 2019 seriam apenas 12 unidades.

Realmente uma MISÉRIA.

No mais, eu prefiro o Apache do que o Tiger.
E no custo/benefício prefiro o Mi-28.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Aviação do Exército

#2189 Mensagem por EDSON » Sex Jan 16, 2015 10:57 am

Iraque.

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Alguém falou uma vez que o Iraque não adquiriria helicópteros de ataque russos e sim americanos e tudo era jogo de cena. A verdade é que os americanos não podem ser mais influentes do que os iranianos la agora.

Aqui no Brasil qualquer compra vai vir da área politica seja ela ruim ou não para o país.




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Re: Aviação do Exército

#2190 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jan 16, 2015 11:01 am

O EB está recebendo mais 3 Black Hawks e já existem conversações sobre mais 3. Já já sai aquele aviso do congresso americano sobre essa possível venda adicional.

Sobre os Chinooks não diria que é vaporware. Aguardemos. [005]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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