TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73546 Mensagem por Penguin » Dom Dez 28, 2014 10:30 pm

Bolovo escreveu:Quero que me respondam quantos parafusos do Mirage F1 a Inglaterra fabrica.
Tirando os muitos parafusos que equipam o assento Martin-Baker, provavelmente poucos ou nenhum.
O ponto central é que a Espanha (usuária) e a França (fabricante) fazem parte da OTAN, assim como o Reino Unido. Além disso, fazem parte da UE.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73547 Mensagem por kirk » Dom Dez 28, 2014 11:52 pm

mmatuso escreveu:Kirk, deixa eu ser mais claro.

Uma coisa é eu pegar um conjunto de sensores, equipamentos e etc e customizar e fazer um projeto para o que eu preciso.

Agora outra é pegar investir pesado em pequisas de novas tecnologias para um novo projeto.

O que empresas como boeing, lm, dassult, sukoi fazem é isso, tem muito trabalho de pesquisa nesse sentido.

Pode ser que elas não "inventem" tudo, mas provavelmente entra no eco sistema de parceiros e eles passam o requisito:"Olha aqui eu preciso de um sensor de patos de barriga marrom para o meu novo projeto, vcs podem fazer?

Existe uma diferença grande entre quem monta o projeto e pesquisa novas tecnologias e quem customiza tecnologias existentes para um novo projeto como uma montadora.

O dia que a Embraer desenvolver um F-22, Su27, F-14 ou outros entrara totalmente nesse contexto.

Então uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como diz o poeta.
Eu entendo seu ponto de vista mmatuso.

Eu acredito que nessa questão de projeto e desenvolvimento de aeronaves de altíssima tecnologia e performance, não se consegue pular etapas ... por outro lado se nada tivesse sido feito nem os primeiros passos estariam em andamento ...

Não sei se teve oportunidade de ler ou assistir sobre a complexidade de se extrair petróleo do pré-sal ... ninguém havia tentado isso antes, tudo teve que ser desenvolvido, a cada problema os engenheiros tinham que desenvolver novas tecnologias para superar ... é absolutamente fantástico e surpreendente como a engenharia brasileira desenvolveu soluções para chegar ao estágio atual.

Eu citei esse paralelo para se ter uma ideia de como é trabalhoso e dispendioso o desenvolvimento de novos conceitos ... mas nós brasileiros somos sim capazes de criar soluções nunca antes pensadas ... e isso talvez seja mais conhecido no exterior do que aqui em nosso próprio País.

Procure no YouTube discovery pré-sal ... tem muita coisa interessante ! :wink:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73548 Mensagem por mmatuso » Seg Dez 29, 2014 10:29 am

Sem dúvida que é, mas ai vc pega o know how que a Petrobras ganhou de 30 ou 40 anos.

Definitivamente não existe atalho para pesquisas, só muito investimento e paciência e ter certeza que nem tudo dará retorno.

É que nem esses fundo de investimento "anjo", eles investem em 10 projetos, se 1 deles der certo já paga os 10 e ainda tem um lucro absurdo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73549 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 29, 2014 10:48 am

mmatuso escreveu:Sem dúvida que é, mas ai vc pega o know how que a Petrobras ganhou de 30 ou 40 anos.

Definitivamente não existe atalho para pesquisas, só muito investimento e paciência e ter certeza que nem tudo dará retorno.

É que nem esses fundo de investimento "anjo", eles investem em 10 projetos, se 1 deles der certo já paga os 10 e ainda tem um lucro absurdo.
Pois e... Essas coisas levam tempo, $$, demanda, investimentos, visao, planejamento.

A realidade e que nao teremos 'mais' condicoes de desenvolver um aviao de Caca ao fim dessa empreitada pois o aviao em si ja foi desenvolvido a muito tempo... Estamos trabalhando em uma versao nova e e' isso ai.

Vamos aprender algo sobre integracao, algumas empresas alem da Embraer vao fabricar alguns pedacos, a Embraer vai fazer o trabalho de 'Lego' (montar) e para que possamos realmente aprender a desenvolver talvez consigamos fazer isso no 'proximo' projeto.

Agora vem a pergunta... O que Vale a Pena? Quais Sao as tecnologias que Valem a Pena serem integradas ( o que e diferente de tecnologias 'oferecidas')?

Qual e o nosso 'roadmap'? Ja estamos quase atrasados hoje para 5 geracao... Como vamos 'pular' de 4 para 6? Isso e possivel? Sera que devemos ajustar os nossos objetivos finais para voos mais modestos 'pos' Gripen? (Tipo um aviao lift / substituto do Tucano/ S Tucano?) o que o Gripen pode ajudar nisso?

Essas Sao perguntas que tem que serem pensadas hoje ao assinarmos os contratos do Gripen para que saibamos aonde queremos chegar. E nao com o aviao sendo montado aqui.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73550 Mensagem por GIL » Seg Dez 29, 2014 4:44 pm

Penguin escreveu:
Bolovo escreveu:Quero que me respondam quantos parafusos do Mirage F1 a Inglaterra fabrica.
Tirando os muitos parafusos que equipam o assento Martin-Baker, provavelmente poucos ou nenhum.
O ponto central é que a Espanha (usuária) e a França (fabricante) fazem parte da OTAN, assim como o Reino Unido. Além disso, fazem parte da UE.
Digo e repito, a Argentina não ficou com os Mirage F1 porque estavam em mal estado, não li nenhuma noticia sobre que a Espanha tivesse cedido a alguma pressão de UK, chega a ser absurdo pensar que a Espanha cederia para UK nisso tendo o mesmo problema em Gibraltar com os britanicos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73551 Mensagem por Penguin » Seg Dez 29, 2014 9:15 pm

GIL escreveu:
Penguin escreveu: Tirando os muitos parafusos que equipam o assento Martin-Baker, provavelmente poucos ou nenhum.
O ponto central é que a Espanha (usuária) e a França (fabricante) fazem parte da OTAN, assim como o Reino Unido. Além disso, fazem parte da UE.
Digo e repito, a Argentina não ficou com os Mirage F1 porque estavam em mal estado, não li nenhuma noticia sobre que a Espanha tivesse cedido a alguma pressão de UK, chega a ser absurdo pensar que a Espanha cederia para UK nisso tendo o mesmo problema em Gibraltar com os britanicos.
Segundo o Janes e o Defense Industry Daily, a diplomacia britânica teria operado para impedir não só a venda dos Mirage F-1, mas também a modernização dos Super Entendard.

Lembrar que além de pertencer a OTAN, a Espanha faz parte do consórcio Eurofighter junto com os Britânicos e que ela tb possui enclaves, só que no Marrocos (Ceuta e Melilla), a exemplo de Gibraltar.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73552 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 30, 2014 12:18 am

Bem, não temos enclaves e nem disputas subliminares com ninguém, ou contendas territoriais perenes com quem quer que seja.

Mas... temos bem na nossa cara, em nosso 'mare nostrum', um punhado de ilhas onde estão fincadas bandeiras que não são as nossas, mas a de um certa potência européia que insiste em não aceitar o fato de que o sol se pôs há muito no seu antigo império.

Isso deveria chamar-nos a atenção. Mas acho que os nossos olhos não estão voltados para este pequeno detalhe.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73553 Mensagem por Boss » Ter Dez 30, 2014 1:02 am

Vamos chorar igual os argentinos por essas ilhas ? :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73554 Mensagem por Penguin » Ter Dez 30, 2014 1:12 am

FCarvalho escreveu:Bem, não temos enclaves e nem disputas subliminares com ninguém, ou contendas territoriais perenes com quem quer que seja.

Mas... temos bem na nossa cara, em nosso 'mare nostrum', um punhado de ilhas onde estão fincadas bandeiras que não são as nossas, mas a de um certa potência européia que insiste em não aceitar o fato de que o sol se pôs há muito no seu antigo império.

Isso deveria chamar-nos a atenção. Mas acho que os nossos olhos não estão voltados para este pequeno detalhe.

abs.

Essas ilhas estão a bem mais de 2000km do nosso litoral e a 1600km do litoral africano.
E as Guianas F. que estão a 0km de nossas fronteiras?
Se dermos uma boa olhada no mapa mundi, nota-se uma grande quatidade de ilhas pertencentes a potências e ex-potências espalhadas pelo Globo. Ninguém quer abrir mão delas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73555 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 30, 2014 3:39 am

Pois é. 2.000 kms destas, 1.600kms do outro lado... e num "belo" dia de abril a trinta anos atrás, um bando de loucos.... :?

Ademais, o que é pior, ou diria, menos ruim: 730 km de selva e rios de limite, a 200 kms, no mínimo, da zona urbana mais próxima, ou 2.000 kms de água sem barreira nenhuma entre nós e o que está do outro lado bem no meio do mar? Não sei.

Vamos analisar pelo seguinte aspecto: quantos Gripen E/F precisaremos ter para fazer uma defesa aérea crível de 8.000 kms de litoral, enquanto outros tem bases aéreas flutuantes permanentes ao longo deste mesmo litoral, sem que sequer tenhamos qualquer resquício de possibilidade de interromper ou influir no fluxo de homens e material entre estas bases e suas provedoras?

Aliás, Macapá dista apenas 784 kms de Caiena, na Guiana francesa. Quantos kms mesmo tem daqui até Londres? :roll:

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73556 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Dez 30, 2014 3:59 am

É sério que estão preocupados com essas ilhas?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73557 Mensagem por Penguin » Ter Dez 30, 2014 5:27 am

Marechal-do-ar escreveu:É sério que estão preocupados com essas ilhas?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73558 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 30, 2014 6:47 am

Orra.... por favor, nenhuma dessas ilhas francesas pode interromper as linhas de comunicação brasileiras, as britânicas sim. Essas ilhas francesas também incomodam, esse imperialismo europeu é uma merda, mas esse caso não interfere em nós.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73559 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Dez 30, 2014 6:52 am

Bolovo, você tá falando sério? Essas ilhas estão a mais de 2000km da nossa costa, a uns 3000km do centro financeiro e da capital, poderia ser as Malvinas, e dai? Podia ser um país da África, é longe demais...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73560 Mensagem por Bourne » Ter Dez 30, 2014 7:48 am

Olhe bem, as ilhas são questão se o Brasil entrar em guerra com a OTAN e se for lutar como na segunda guerra mundial.

Menas, jovens, menas. :|




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