mmatuso escreveu:Sem dúvida que é, mas ai vc pega o know how que a Petrobras ganhou de 30 ou 40 anos.
Definitivamente não existe atalho para pesquisas, só muito investimento e paciência e ter certeza que nem tudo dará retorno.
É que nem esses fundo de investimento "anjo", eles investem em 10 projetos, se 1 deles der certo já paga os 10 e ainda tem um lucro absurdo.
Pois e... Essas coisas levam tempo, $$, demanda, investimentos, visao, planejamento.
A realidade e que nao teremos 'mais' condicoes de desenvolver um aviao de Caca ao fim dessa empreitada pois o aviao em si ja foi desenvolvido a muito tempo... Estamos trabalhando em uma versao nova e e' isso ai.
Vamos aprender algo sobre integracao, algumas empresas alem da Embraer vao fabricar alguns pedacos, a Embraer vai fazer o trabalho de 'Lego' (montar) e para que possamos realmente aprender a desenvolver talvez consigamos fazer isso no 'proximo' projeto.
Agora vem a pergunta... O que Vale a Pena? Quais Sao as tecnologias que Valem a Pena serem integradas ( o que e diferente de tecnologias 'oferecidas')?
Qual e o nosso 'roadmap'? Ja estamos quase atrasados hoje para 5 geracao... Como vamos 'pular' de 4 para 6? Isso e possivel? Sera que devemos ajustar os nossos objetivos finais para voos mais modestos 'pos' Gripen? (Tipo um aviao lift / substituto do Tucano/ S Tucano?) o que o Gripen pode ajudar nisso?
Essas Sao perguntas que tem que serem pensadas hoje ao assinarmos os contratos do Gripen para que saibamos aonde queremos chegar. E nao com o aviao sendo montado aqui.
[]s
CB