TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73501 Mensagem por LeandroGCard » Sex Dez 26, 2014 9:58 pm

Túlio escreveu:Sei lá, Leandro véio, se o bicho é lento e "preguiçoso" em manobras, alguma vantagem deve ter em ser brabo de detectar, não?
Evidentemente que sim.

Torna o trabalho da defesa aérea muitíssimo mais difícil, pelo menos da defesa tradicional baseada em radares de alta frequência. Já vi vários estudos sobre o F-35 colocando justamente este ponto. A ideia é conseguir penetrar em território inimigo sem ser detectado e evitar as defesas até poder disparar quando já é tarde demais para elas. Mas o conceito é EVITAR as defesas, tanto mísseis anti-aéreos quanto caças inimigos, e não enfrentar os caças em si.

Para quem está preocupado basicamente em ir destruir os inimigos dentro da casa deles, como os EUA e os europeus, isso é excelente, e poder fazer isso impunemente sem medo de perdas que possam indispor a opinião pública interna é um sonho que vale qualquer preço. Inclusive sacrificar a capacidade de combate aéreo, já que existirão outros aparelhos para esta função. Mas quem está do outro lado e quer se defender derrubando os aviões do inimigo, e não tem $$$ para bancar diversas plataformas diferentes, tem que pensar bem em que características precisa para seus aviões.


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73502 Mensagem por Túlio » Sex Dez 26, 2014 10:03 pm

Tá, mas como abater o que nem se consegue localizar?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73503 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Dez 26, 2014 10:24 pm

IRST?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73504 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 26, 2014 10:31 pm

Pergunta simples: porque essa preocupação toda em comparar o Gripen E/F com o F-35? São dois caças diferentes, de gerações diferentes e com propósitos diferentes.
O Gripen E/F será o melhor caça que a FAB, e quiçá a AN, jamais teve em seus 70 e poucos anos de existência.
Já o F-35 é um problema americano, feito para americanos e por americanos.
O Gripen E/F será o caça que defenderá os céus do Brasil, e não os do USA.
Então pra quê essa preocupação toda? :roll:
Não vamos a guerra alguma e os vizinhos de nosso entorno estratégico também não. Não ao menos conosco, até o final deste século. Provavelmente.
O que importa saber agora é que mesmo que o Gripen não seja um 5a G, ele terá muitas da qualidades destes caças. E isso é o mais importante. Teremos um caça com supercruiser, talvez TVC, e super-manobrabilidade e uma eletrônica embarcada digna de qualquer congenere de 5a G. Querem mais que isso? É só comprar um verdadeiro 5a G. Mas quem vai pagar essa conta, desde agora?
Senhores, se muito vamos operar uns 60/70 destes caças até bem depois de 2050. E eles também muito provavelmente coexistirão com algum projeto tupiniquim de caça de 5a G. Será a nossa resposta para a realidade que nos sobrevirá mais adiante para a primeira metade deste século.
Será o suficiente? Eu não sei responder. E a FAB provavelmente, hoje, também não.
Quando 2024 chegar, talvez tenhamos a resposta. Vamos torcer para que ela seja positiva.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73505 Mensagem por kirk » Sáb Dez 27, 2014 12:46 am

LeandroGCard escreveu:
Carlos Lima escreveu:A coisa está em outro patamar porque a plataforma é totalmente pensada em negação do uso de espaço aéreo pelo adversário.... seja através de sensores, seja através de furtividade, etc.
Pelo que sei não foi bem assim a coisa, a tarefa básica no F-35 não seria a negação do espaço aéreo e sim ataque, a negação do espaço aéreo ficaria a cargo dos F-22 e dos SH. O F-35 substituiria o A-6, o A-10 o F-16 e o AF-18 (os modelos mais antigos), basicamente usados pelos EUA nas funções de ataque (inclusive o F-16 é basicamente usado assim por lá, como caminhão de bombas), mas combate aéreo ficaria com o F-22 (que substituiria o F-15) na USAF e com o SH na US Navy.

Com o fracasso do programa do F-22 (com a quantidade produzida cortada para menos de 1/3 do pretendido) começou-se a falar que o F-35 poderia complementá-lo (e aos F-15 que permanecerão em operação) exercendo também a função de superioridade aérea, mas isso foi uma racionalização muito posterior, que veio tarde demais para influenciar o projeto de qualquer forma mais significativa. Por isso o desempenho dinâmico dele é de fato inferior ao de qualquer caça atual de 3 ou 4 geração, do F-15 e o Su-27 ao Rafale, Typhoon e Gripen. E a comparação nem de longe é apenas com o Gripen-NG, que é só uma das plataformas modernas e na verdade provavelmente a mais limitada dentre elas. A questão são as limitações do F-35 em si.
Será que realmente eles estão gastando essa baba toda para ter uma aeronave 'semelhante' a aeronave de 4 geração? Seria muita ingenuidade achar que todo esse desenvolvimento é para dar um passo de formiga entre gerações e que um F-16 'vitaminado' resolveria o problema.
O que eles queriam com o F-35 era a capacidade de penetrar espaço aéreo inimigo e despejar bombas impunemente, hoje a maior prioridade militar de qualquer país ocidental. E como eles percebiam que a evolução das defesas AAe poderia acabar por banir seus aviões "visíveis ao radar" do espaço aéreo de potenciais inimigos (veja a "coragem" de americanos e israelenses em atacar pelo ar o Irã ou a Síria, que possuem sistemas AAe modernos), a furtividade do F-35 assumiu a mais alta prioridade. Mas eles estariam escoltados pelos F-22 para fazer frente à aviação inimiga, por isso seu desempenho... :? .
Teremos um avião bom de 4 geração operacional full em 2024, sem dúvida superior ao F-5, talvez próximo ao que o F-16B60 faz 'hoje' em 2014
Aqui sem reparo, concordo em gênero, número e grau. A única vantagem que percebo entre o Gripen-NG e um eventual F-16 Br é a possibilidade de se fazer um pouco mais do avião aqui mesmo no Brasil, o que com os americanos sempre seria um pouco mais complicado. Fora isso não percebo diferença alguma que seja significativa.


Leandro G. Card
Se me permitem, vou discordar dessa similaridade do Gripen com o F-16B60, que na verdade é um avião exclusivo dos árabes.

A principal diferença está no projeto do avião é um vetor que foi "pensado" nos anos 70s, as prioridades do projeto são muito diferentes de uma plataforma pensada nos dias atuais ... sobretudo a questão do RCS, na época que foi planejado o F-16 não havia essa preocupação ... simplesmente isso não tinha importância e claro atualmente o F-16 "paga o preço" de sua longevidade.

E não estou criticando a plataforma ... é um dos melhores aviões da história ... e juntamente com o MIG 21 é o maior sucesso comercial da aviação moderna.

Na minha humilde opinião, sem ufanismo, F-16 não teria chances com Gripen NG, nem como Rafale, nem com typhoon, nem com SH ... projetos mais novos ... claro que depende de inúmerios fatores, entre eles a habilidade, competência e experiência do piloto ... estou falando somente em uma comparação de aviões e projetos ...

No mais estou de acordo com o raciocínio do Leandro G Card, o F-35 é um avião idealizado para uma função específica, muito importante para os EEUUs e outras nações européias ... nunca foi pensado para ser um multfunção e muito menos de superioridade aérea ... o próprio nome do projeto : "Strike fighter" - CAÇA DE ATAQUE corrobora isso ... na ocasião de seu projeto era para operar em conjunto com o F-22 num mix Hi-Lo ... com o fim do F-22 a LM mudou o discurso ... mas não tinha como mudar o projeto.

Eu concordo com vc Lima quando diz que o Gripen NG é "somente" um bom caça de 4ªG (embora não concorde com o "somente"), sim é um ótimo caça de 4ªG porém que atende as necessidades brasileiras com muito melhor desempenho que o próprio F-35 ... pois, o Gripen foi pensado exatamente para fazer parte de um sistema integrado de defesa, além de servir ao propósito de ataque e reconhecimento.

De que serve para nós brasileiros ter como nosso principal vetor um "caça especializado de ataque" com custos de manutenção e HV estratosféricos e principalmente com inúmeras limitações de conhecimento e participação de nossa indústria ??? ...

E vou ser sincero contigo Lima ... contra dois ou mais Gripens de nada adianta os tais 8 milhões de bits e linhas de processamento ... vai estar em apuros, porque ao se aproximar e atirar a furtividade vai pro saco e se não estiver "acompanhado" não vai ter pra onde correr ... isso serve pro Rafale, EF2000, SH, SU30 etc ... a diferença é que os custos manutenção, mesmo de 2 Gripens são muito mais favoráveis.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73506 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Dez 27, 2014 1:34 am

FCarvalho escreveu:Pergunta simples: porque essa preocupação toda em comparar o Gripen E/F com o F-35? São dois caças diferentes, de gerações diferentes e com propósitos diferentes.
O Gripen E/F será o melhor caça que a FAB, e quiçá a AN, jamais teve em seus 70 e poucos anos de existência.
Já o F-35 é um problema americano, feito para americanos e por americanos.
O Gripen E/F será o caça que defenderá os céus do Brasil, e não os do USA.
Então pra quê essa preocupação toda? :roll:
Não vamos a guerra alguma e os vizinhos de nosso entorno estratégico também não. Não ao menos conosco, até o final deste século. Provavelmente.
O que importa saber agora é que mesmo que o Gripen não seja um 5a G, ele terá muitas da qualidades destes caças. E isso é o mais importante. Teremos um caça com supercruiser, talvez TVC, e super-manobrabilidade e uma eletrônica embarcada digna de qualquer congenere de 5a G. Querem mais que isso? É só comprar um verdadeiro 5a G. Mas quem vai pagar essa conta, desde agora?
Senhores, se muito vamos operar uns 60/70 destes caças até bem depois de 2050. E eles também muito provavelmente coexistirão com algum projeto tupiniquim de caça de 5a G. Será a nossa resposta para a realidade que nos sobrevirá mais adiante para a primeira metade deste século.
Será o suficiente? Eu não sei responder. E a FAB provavelmente, hoje, também não.
Quando 2024 chegar, talvez tenhamos a resposta. Vamos torcer para que ela seja positiva.

abs
A resposta é... na página anterior eu li diversas comparações entre o F-35 e o Gripen como se o Gripen fosse o destruidor de F-35 e tivesse vantagens ABC quando na verdade não é bem assim que a banda toca.

Eu entendo a idéia de valorizarmos """"""""""'o nosso'""""""""""... perfeitamente aceitável... só que eu já li tanta propaganda enganosa desde que me interessei sobre av militar 'no Brasil' que acho que é sempre bom apontar a realidade das coisas. Só isso.

No mais, eu concordo plenamente que não há nem como comparar um com o outro mesmo. O F-35 está há uma geração à frente.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73507 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 27, 2014 7:25 am

Marechal-do-ar escreveu:IRST?
Sem esquecer os radares de baixa frequência e outras tecnologias que já pintam por aí.

Pode ser que na prática nada disso funcione, mas se funcionar... .


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73508 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 27, 2014 8:01 am

kirk escreveu:Se me permitem, vou discordar dessa similaridade do Gripen com o F-16B60, que na verdade é um avião exclusivo dos árabes.

A principal diferença está no projeto do avião é um vetor que foi "pensado" nos anos 70s, as prioridades do projeto são muito diferentes de uma plataforma pensada nos dias atuais ... sobretudo a questão do RCS, na época que foi planejado o F-16 não havia essa preocupação ... simplesmente isso não tinha importância e claro atualmente o F-16 "paga o preço" de sua longevidade.
O Gripen-NG não é uma plataforma "pensada nos dias atuais", é apenas a evolução de um projeto que também começou na década de 70 (1979 para ser exato). E esta evolução não incorporou nenhuma grande novidade em termos de hardware básico, apenas cresceu um pouco em tamanho e potência (mas ainda sem chegar ao tamanho e potência do próprio F-16). Seu desempenho dinâmico está basicamente na mesma faixa, com uma leve vantagem por possuir capacidade de super-cruzeiro quando em configuração leve, e só, tudo o mais que o Gripen-NG incorpora em termos de aviônica, furtividade e etc... poderia também ser incorporado a uma versão "Br" do F-16, e até mais devido ao maior tamanho e volume interno.
Eu concordo com vc Lima quando diz que o Gripen NG é "somente" um bom caça de 4ªG (embora não concorde com o "somente"), sim é um ótimo caça de 4ªG porém que atende as necessidades brasileiras com muito melhor desempenho que o próprio F-35 ... pois, o Gripen foi pensado exatamente para fazer parte de um sistema integrado de defesa, além de servir ao propósito de ataque e reconhecimento.

De que serve para nós brasileiros ter como nosso principal vetor um "caça especializado de ataque" com custos de manutenção e HV estratosféricos e principalmente com inúmeras limitações de conhecimento e participação de nossa indústria ??? ... .
Com isso eu concordo. O F-35 para nós, que visamos prioritariamente a defesa aérea sobre nosso próprio território, me parece uma escolha pior do que a de qualquer caça de 4ªG equipado com o que está disponível hoje em termos de aviônica e sensores. Inclusive o Gripen-NG. O F-35 teria que contar apenas com suas características stealth, o que é muito arriscado atualmente, e apenas os poucos F-22 dos EUA seriam uma ameaça acima do patamar do Gripen-NG (ou de qualquer outro 4ªG moderno). Mas eles são muito poucos para fazer realmente a diferença, a menos que estejamos em guerra total contra os americanos e eles enviem tudo o que tem para cá, uma hipótese implausível.


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73509 Mensagem por andrelemos » Sáb Dez 27, 2014 10:35 am

A maior prova de que o F-35 é um aborto do Lobby da LM no Congresso Americano é o fato dele ter uma versão para os Fuzileiros Navais, que será usada primariamente em missões de apoio aéreo aproximado.

Alguém aqui realmente acha que este avião será algo além de horroroso, um completo desastre, nesta missão?

Se tivessem focado os requisitos iniciais na criação de um F-22 mais leve, monomotor, com uma boa capacidade de ataque talvez teriam produzido algo mais aceitável - leia-se um caça com mais reserva de desempenho caso seja detectado e esteja em apuros.

Pra mim, a furtividade do F-35 é um baita "batom" que colocaram num "porco" bem feio (do inglês "put lipstick on a pig"), fruto da ganância da LM e da crença de alguns generais americanos de que tudo poderia ser solucionado pela tecnologia.

Não que o avião não será efetivo se for bem utilizado, dentro de grandes pacotes e o apoio de outras aeronaves, mas pra mim poderia ter sido muito melhor, principalmente tendo em vista os rios de dinheiro sendo gastos no programa, inclusive sugando recursos de outros projetos importantes...

Quanto ao Gripen NG, teremos um bom caça de defesa aérea, quiçá um bom caça de defesa da frota, mas com deficiências no quesito ataque, que exige mais carga de armas e alcance. Mas será uma aeronave moderna no contexto da AL por muitas décadas ainda, e uma baita escola para nossos engenheiros, e uma grande chance de termos uma cadeia de fornecedores aeronáuticos maior, e não somente uma montadora (Embraer).




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73510 Mensagem por andrelemos » Sáb Dez 27, 2014 10:45 am

PS - Os requisitos dos fuzileiros navais para o F-35 acabaram com o avião de tal forma que eles terão um avião caríssimo e furtivo para apoio aéreo aproximado, sem persistência nem capacidade de voar a baixa velocidade, sem blindagem, nem um canhão adequado (com uma quantidade risível de munição), apto a ser derrubado por qualquer MANPAD chinfrim (ou tiro sortudo de .50 :shock: ) enquanto tenta voar baixo e devagar, e ainda tendo que decolar e pousar verticalmente - o que foi a provável razão do desempenho das versões pra Força Aérea e Marinha ter ficado prejudicado.

Nunca se pode obter um resultado bom quando se exige tantos compromissos no projeto de uma aeronave, querendo que ela faça inclusive o trabalho que aeronaves muito mais baratas e menos complexas poderiam fazer.

Na minha opinião, um brilhante exemplo de como não conduzir um projeto militar... :roll:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73511 Mensagem por GIL » Sáb Dez 27, 2014 12:24 pm

FCarvalho escreveu:Pergunta simples: porque essa preocupação toda em comparar o Gripen E/F com o F-35? São dois caças diferentes, de gerações diferentes e com propósitos diferentes.
O Gripen E/F será o melhor caça que a FAB, e quiçá a AN, jamais teve em seus 70 e poucos anos de existência.
Já o F-35 é um problema americano, feito para americanos e por americanos.
O Gripen E/F será o caça que defenderá os céus do Brasil, e não os do USA.
Então pra quê essa preocupação toda? :roll:
Não vamos a guerra alguma e os vizinhos de nosso entorno estratégico também não. Não ao menos conosco, até o final deste século. Provavelmente.
O que importa saber agora é que mesmo que o Gripen não seja um 5a G, ele terá muitas da qualidades destes caças. E isso é o mais importante. Teremos um caça com supercruiser, talvez TVC, e super-manobrabilidade e uma eletrônica embarcada digna de qualquer congenere de 5a G. Querem mais que isso? É só comprar um verdadeiro 5a G. Mas quem vai pagar essa conta, desde agora?
Senhores, se muito vamos operar uns 60/70 destes caças até bem depois de 2050. E eles também muito provavelmente coexistirão com algum projeto tupiniquim de caça de 5a G. Será a nossa resposta para a realidade que nos sobrevirá mais adiante para a primeira metade deste século.
Será o suficiente? Eu não sei responder. E a FAB provavelmente, hoje, também não.
Quando 2024 chegar, talvez tenhamos a resposta. Vamos torcer para que ela seja positiva.

abs
Particularmente me alegro de a gente não ter ido de F-35

Aqui tem muita gente que da por seguro que os EUA são incapazes de fazer algo ruim (e os demais algo igual o melhor que eles) e ainda impor aos seus aliados a compra do mesmo quando o produto deles não é la essas coisas.

Já vi diversos artigos falando do estelionato que tem sido esses programas furtivos, deixo aqui apenas um deles (e que cada um pense o que le apeteça)

The F-35, the Scam of the Century
http://www.voltairenet.org/article185088.html

Existe muita propaganda enganosa por todos os lados, porém dizer que o F-35 vai ser melhor que o futuro NG sería algo forçado.
Melhor em que?
Compensa a relação custo beneficio partindo do principio que tudo nele funcione como eles dizem que funciona?

De todas formas isso ainda esta por ver, posto que o NG ainda não existe.

O que sucede é que aquí tem muita gente que critica o NG, criticava o SU-35 e o Pak-Fa e criticava o Rafale, porque para essas viuvas do F-35 não existe nada melhor que um made in USA, posto que são os unicos caças de 5º geração capazes de enfrentar e inclusive vencer naves espaciais e cruzeiros intergalaticos

Me da um pouco de lástima ver muito marmanjo que se supoe, deseja o melhor pro Brasil pregar pela defesa de um avião que viria praticamente sem transferencia de tecnologia, posto que essa tem sido a realidade desse programa com os seus socios mais antigos.

Perdão mais não tenho espirito de lacaio.

Eu ao contrario dessa gente, prefiro o caminho escolhido, porque não existe nada pior que depender de terceiros e eu acredito que com o Gripen e com os nossos futuros projetos de caças a gente ira, dependendo cada vez menos dos demais e a isso eu chamo de verdade ser soberanos.

Tenho muita inveja da China, que não teve vergonha de começar copiando e fazendo porcaria e pouco a pouco foi evoluindo.

Por favor, abaixem do seu sapatinho alto.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73512 Mensagem por mmatuso » Sáb Dez 27, 2014 2:53 pm

GIL escreveu:
FCarvalho escreveu:Pergunta simples: porque essa preocupação toda em comparar o Gripen E/F com o F-35? São dois caças diferentes, de gerações diferentes e com propósitos diferentes.
O Gripen E/F será o melhor caça que a FAB, e quiçá a AN, jamais teve em seus 70 e poucos anos de existência.
Já o F-35 é um problema americano, feito para americanos e por americanos.
O Gripen E/F será o caça que defenderá os céus do Brasil, e não os do USA.
Então pra quê essa preocupação toda? :roll:
Não vamos a guerra alguma e os vizinhos de nosso entorno estratégico também não. Não ao menos conosco, até o final deste século. Provavelmente.
O que importa saber agora é que mesmo que o Gripen não seja um 5a G, ele terá muitas da qualidades destes caças. E isso é o mais importante. Teremos um caça com supercruiser, talvez TVC, e super-manobrabilidade e uma eletrônica embarcada digna de qualquer congenere de 5a G. Querem mais que isso? É só comprar um verdadeiro 5a G. Mas quem vai pagar essa conta, desde agora?
Senhores, se muito vamos operar uns 60/70 destes caças até bem depois de 2050. E eles também muito provavelmente coexistirão com algum projeto tupiniquim de caça de 5a G. Será a nossa resposta para a realidade que nos sobrevirá mais adiante para a primeira metade deste século.
Será o suficiente? Eu não sei responder. E a FAB provavelmente, hoje, também não.
Quando 2024 chegar, talvez tenhamos a resposta. Vamos torcer para que ela seja positiva.

abs
Particularmente me alegro de a gente não ter ido de F-35

Aqui tem muita gente que da por seguro que os EUA são incapazes de fazer algo ruim (e os demais algo igual o melhor que eles) e ainda impor aos seus aliados a compra do mesmo quando o produto deles não é la essas coisas.

Já vi diversos artigos falando do estelionato que tem sido esses programas furtivos, deixo aqui apenas um deles (e que cada um pense o que le apeteça)

The F-35, the Scam of the Century
http://www.voltairenet.org/article185088.html

Existe muita propaganda enganosa por todos os lados, porém dizer que o F-35 vai ser melhor que o futuro NG sería algo forçado.
Melhor em que?
Compensa a relação custo beneficio partindo do principio que tudo nele funcione como eles dizem que funciona?

De todas formas isso ainda esta por ver, posto que o NG ainda não existe.

O que sucede é que aquí tem muita gente que critica o NG, criticava o SU-35 e o Pak-Fa e criticava o Rafale, porque para essas viuvas do F-35 não existe nada melhor que um made in USA, posto que são os unicos caças de 5º geração capazes de enfrentar e inclusive vencer naves espaciais e cruzeiros intergalaticos

Me da um pouco de lástima ver muito marmanjo que se supoe, deseja o melhor pro Brasil pregar pela defesa de um avião que viria praticamente sem transferencia de tecnologia, posto que essa tem sido a realidade desse programa com os seus socios mais antigos.

Perdão mais não tenho espirito de lacaio.

Eu ao contrario dessa gente, prefiro o caminho escolhido, porque não existe nada pior que depender de terceiros e eu acredito que com o Gripen e com os nossos futuros projetos de caças a gente ira, dependendo cada vez menos dos demais e a isso eu chamo de verdade ser soberanos.

Tenho muita inveja da China, que não teve vergonha de começar copiando e fazendo porcaria e pouco a pouco foi evoluindo.

Por favor, abaixem do seu sapatinho alto.
Vc acha que com o Gripen não dependeremos de terceiros? Alias, quartos e quintos, porque boa parte dos equipamentos desse caça vem da europa e eua, alias a própria suécia está falando em entrar para Otan e parar de fingir que é neutra.

Se os EUA espirrarem a suécia pega uma pneumonia e fica 1 semana no hospital internada, se os EUA mandarem eles colocam todos os Gripens no chão, lembrando que os EUA vetaram a venda de Gripen para o Paquistão e vão ganhar parte da grana dos Gripens BR.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73513 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Dez 27, 2014 4:57 pm

LeandroGCard escreveu:Seu desempenho dinâmico está basicamente na mesma faixa, com uma leve vantagem por possuir capacidade de super-cruzeiro quando em configuração leve, e só
E supermanobrilidade/capacidade pós-estol, que é o último item que separa projetos 4G modernizados da 4++G, 4,5G ou como preferir chamar.

De resto, é "só" esses detalhes de desempenho que separam F-5 modernizado, Mig 21 modernizado, etc modernizado dos 4,5G, mas acho esses detalhes importantes demais para serem ignorados.
andrelemos escreveu:Se tivessem focado os requisitos iniciais na criação de um F-22 mais leve, monomotor, com uma boa capacidade de ataque talvez teriam produzido algo mais aceitável - leia-se um caça com mais reserva de desempenho caso seja detectado e esteja em apuros.
Um dos requisitos do F-35 foi justamente ser monomotor, na esperança de que isso o deixasse mais barato, e acho esse o requisito que mais penalizou o projeto.

O que faz um avião é a aerodinâmica dele, existe uma razão para aviões não terem o formato de um tijolo, e quem dita a aerodinâmica, que influencia muito no formato final do avião, são as leis da fluidodinâmica, uma aeronave stealth tem que seguir leis de uma outra área, acho que a ótica seria a mais indicada, ai nasce o problema, juntar as restrições de uma área com a outra e esconder um volume (piloto, motor, armas, etc) nela, quando se tem liberdade para decidir as dimensões esse trabalho é muito mais fácil, se uma linha difere entre uma exigência e outra é só dar umas esticada e achar uma posição onde as duas exigências são cumpridas, quando se existe uma limitação de tamanho e peso como havia no F-35 não da para dar uma esticadinha e as vezes tem que sacrificar alguma coisa e foi exatamente isso que a LM fez.

O requisito de VTOL foi só a cereja em cima dos problemas que eles já tinham.

E para completar, tudo foi gerenciado de forma amadora e boa parte da experiência e códigos/sistemas feitos com o F-22 foi jogada fora.




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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73514 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Dez 27, 2014 6:08 pm

mmatuso escreveu:
GIL escreveu: Particularmente me alegro de a gente não ter ido de F-35

Aqui tem muita gente que da por seguro que os EUA são incapazes de fazer algo ruim (e os demais algo igual o melhor que eles) e ainda impor aos seus aliados a compra do mesmo quando o produto deles não é la essas coisas.

Já vi diversos artigos falando do estelionato que tem sido esses programas furtivos, deixo aqui apenas um deles (e que cada um pense o que le apeteça)

The F-35, the Scam of the Century
http://www.voltairenet.org/article185088.html

Existe muita propaganda enganosa por todos os lados, porém dizer que o F-35 vai ser melhor que o futuro NG sería algo forçado.
Melhor em que?
Compensa a relação custo beneficio partindo do principio que tudo nele funcione como eles dizem que funciona?

De todas formas isso ainda esta por ver, posto que o NG ainda não existe.

O que sucede é que aquí tem muita gente que critica o NG, criticava o SU-35 e o Pak-Fa e criticava o Rafale, porque para essas viuvas do F-35 não existe nada melhor que um made in USA, posto que são os unicos caças de 5º geração capazes de enfrentar e inclusive vencer naves espaciais e cruzeiros intergalaticos

Me da um pouco de lástima ver muito marmanjo que se supoe, deseja o melhor pro Brasil pregar pela defesa de um avião que viria praticamente sem transferencia de tecnologia, posto que essa tem sido a realidade desse programa com os seus socios mais antigos.

Perdão mais não tenho espirito de lacaio.

Eu ao contrario dessa gente, prefiro o caminho escolhido, porque não existe nada pior que depender de terceiros e eu acredito que com o Gripen e com os nossos futuros projetos de caças a gente ira, dependendo cada vez menos dos demais e a isso eu chamo de verdade ser soberanos.

Tenho muita inveja da China, que não teve vergonha de começar copiando e fazendo porcaria e pouco a pouco foi evoluindo.

Por favor, abaixem do seu sapatinho alto.
Vc acha que com o Gripen não dependeremos de terceiros? Alias, quartos e quintos, porque boa parte dos equipamentos desse caça vem da europa e eua, alias a própria suécia está falando em entrar para Otan e parar de fingir que é neutra.

Se os EUA espirrarem a suécia pega uma pneumonia e fica 1 semana no hospital internada, se os EUA mandarem eles colocam todos os Gripens no chão, lembrando que os EUA vetaram a venda de Gripen para o Paquistão e vão ganhar parte da grana dos Gripens BR.
Sem duvida... Aquele papo de Gripen / Argentina mostrou quem manda no projeto.

E so aceitar a realidade e ser Feliz com isso sem ilusoes.

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73515 Mensagem por GIL » Sáb Dez 27, 2014 7:27 pm

mmatuso escreveu:
GIL escreveu: Particularmente me alegro de a gente não ter ido de F-35

Aqui tem muita gente que da por seguro que os EUA são incapazes de fazer algo ruim (e os demais algo igual o melhor que eles) e ainda impor aos seus aliados a compra do mesmo quando o produto deles não é la essas coisas.

Já vi diversos artigos falando do estelionato que tem sido esses programas furtivos, deixo aqui apenas um deles (e que cada um pense o que le apeteça)

The F-35, the Scam of the Century
http://www.voltairenet.org/article185088.html

Existe muita propaganda enganosa por todos os lados, porém dizer que o F-35 vai ser melhor que o futuro NG sería algo forçado.
Melhor em que?
Compensa a relação custo beneficio partindo do principio que tudo nele funcione como eles dizem que funciona?

De todas formas isso ainda esta por ver, posto que o NG ainda não existe.

O que sucede é que aquí tem muita gente que critica o NG, criticava o SU-35 e o Pak-Fa e criticava o Rafale, porque para essas viuvas do F-35 não existe nada melhor que um made in USA, posto que são os unicos caças de 5º geração capazes de enfrentar e inclusive vencer naves espaciais e cruzeiros intergalaticos

Me da um pouco de lástima ver muito marmanjo que se supoe, deseja o melhor pro Brasil pregar pela defesa de um avião que viria praticamente sem transferencia de tecnologia, posto que essa tem sido a realidade desse programa com os seus socios mais antigos.

Perdão mais não tenho espirito de lacaio.

Eu ao contrario dessa gente, prefiro o caminho escolhido, porque não existe nada pior que depender de terceiros e eu acredito que com o Gripen e com os nossos futuros projetos de caças a gente ira, dependendo cada vez menos dos demais e a isso eu chamo de verdade ser soberanos.

Tenho muita inveja da China, que não teve vergonha de começar copiando e fazendo porcaria e pouco a pouco foi evoluindo.

Por favor, abaixem do seu sapatinho alto.
Vc acha que com o Gripen não dependeremos de terceiros? Alias, quartos e quintos, porque boa parte dos equipamentos desse caça vem da europa e eua, alias a própria suécia está falando em entrar para Otan e parar de fingir que é neutra.

Se os EUA espirrarem a suécia pega uma pneumonia e fica 1 semana no hospital internada, se os EUA mandarem eles colocam todos os Gripens no chão, lembrando que os EUA vetaram a venda de Gripen para o Paquistão e vão ganhar parte da grana dos Gripens BR.

Eu não acho que a gente vai deixar de depender de terceiros.
Ou por acaso já fabricamos reatores para caças e todas as outras tecnologias existente no mesmo?
eu tenho a certeza de que vamos seguir dependendo muito dos outros.

Porém se o Gripen vai ser um passo adiante a mais para que a gente possa depender menos de terceiros absorvendo tecnologias que ao dia de hoje não temos, e se com o seu sucessor vamos avançar mais passos, então finalmente estamos no caminho correto, amém.

O primeiro passo importante é saber projetar um caça desses, uma vez que tenhamos essa capacidade poderemos colocar nele o motor, recheio e todos os demais tecnologias que que mais nos convenha.

O motor pode ser de USA, UK, França ou da Russia como todo o demais que não tenhamos capacidade de fabricar, porém ja construiremos nossos caças e isso é um tremendo passo, estariamos no local onde hoje se encontra a Suecia e isso já seria uma bendição.
E se concomitantemente vamos melhorando e aumentando nosso cluster aeronautico, melhor que melhor.




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