TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Lindo, só falta combinar com os russos para transferir a tecnologia (a mesma que se recusaram no F-X, que estão "enrolando" a índia).
Depois disso, é só avisar o governo federal que deve continuar com os incentivos obscuros praticados a algumas empresas nacionais via BNDES, com resultados questionáveis.
Depois disso, é só avisar essas companhias que deverão contratar centenas de especialistas inexistentes no Brasil pra serem capazes de aprender sobre "as tecnologias que faltam".
E por último, tem que convencer o novo ministro da fazenda, Levy, que 2015, ano de déficit e dólar altos é o timing perfeito para essa empreitada ufanista...
Depois disso, é só avisar o governo federal que deve continuar com os incentivos obscuros praticados a algumas empresas nacionais via BNDES, com resultados questionáveis.
Depois disso, é só avisar essas companhias que deverão contratar centenas de especialistas inexistentes no Brasil pra serem capazes de aprender sobre "as tecnologias que faltam".
E por último, tem que convencer o novo ministro da fazenda, Levy, que 2015, ano de déficit e dólar altos é o timing perfeito para essa empreitada ufanista...
Abraços
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Alguns detalhes adicionais :
19 de dezembro de 2014
Gripen NG: FAB assina contrato de manutenção
A SAAB DEVERÁ PRESTAR OS SERVIÇOS ENTRE 2021 E 2026, COM O APOIO DIRETO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
-
A Força Aérea Brasileira e a empresa Saab assinaram nesta quinta-feira (18/12) o contrato de apoio logístico para a frota de 36 aeronaves Gripen NG, no valor de 548.465.036,26 de coroas suecas (SEK). Este valor está incluído na ratificação de despesa, publicada no Diário Oficial da União nº 207, de 27 de outubro de 2014.
O acordo inclui serviços de manutenção e suporte técnico especializado para as aeronaves, seus componentes internos e equipamentos de manutenção. A Saab deverá prestar os serviços entre 2021 e 2026, com o apoio direto de empresas brasileiras.
“Esse contrato torna segura a solução de apoio logístico do Gripen NG para o Brasil. Também representa parte importante do comprometimento da Saab em entregar o sistema Gripen NG à Força Aérea Brasileira”, diz Ulf Nilsson, Diretor de Unidade de Negócios da SAAB.
De acordo com o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o cronograma de eventos contratuais está correndo dentro da normalidade processual, conforme explanado em Audiência Pública, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, no dia 9 de dezembro deste ano. “Dando prosseguimento às ações administrativas, encontra-se em fase final de negociação o contrato de aquisição de armamento”, explica.
FONTE: FAB (Agência Força Aérea)
http://www.aereo.jor.br/2014/12/19/grip ... anutencao/
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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- FCarvalho
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Estou realmente muto curioso para saber que tipos de armamentos a FAB irá querer para os seus Gripen E/F.
Penso se não seria o caso de neste contrato estar inserida a condição de integração de armamento nacional no projeto deste caça, mesmo que não tenhamos grades coisas a incluir.
abs
Penso se não seria o caso de neste contrato estar inserida a condição de integração de armamento nacional no projeto deste caça, mesmo que não tenhamos grades coisas a incluir.
abs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Caros amigos,
sugiro assistirem a audiência do dia 09, muitas indagações foram respondidas lá. Inclusive sobre integração de armamentos. Sobre o famigerado 1 bilhão, foi explicado a parte do câmbio (o contrato é em coroas suecas e não em dólares), novas capacidades e atualização da oferta.
Juliano Lisboa
sugiro assistirem a audiência do dia 09, muitas indagações foram respondidas lá. Inclusive sobre integração de armamentos. Sobre o famigerado 1 bilhão, foi explicado a parte do câmbio (o contrato é em coroas suecas e não em dólares), novas capacidades e atualização da oferta.
Juliano Lisboa
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Da Suécia eu quero MUITO o KEPD350.FCarvalho escreveu:Estou realmente muto curioso para saber que tipos de armamentos a FAB irá querer para os seus Gripen E/F.
Penso se não seria o caso de neste contrato estar inserida a condição de integração de armamento nacional no projeto deste caça, mesmo que não tenhamos grades coisas a incluir.
abs
Armamento ar-ar eu acho que será A-darter (curto alcance) e PROJETO NOVO trinacional, envolvendo Brasil, África do Sul e a Rússia. Não sei se a Rússia vai dar uma força no Marlin ou se Brasil e África do Sul vão entrar no projeto do RVV-BD ou se será ainda algo NOVO.
Se for o RVV-BD ou algo equivalente, estaremos com o melhor armamento ar-ar que tenho conhecimento.
O badalado Meteor que todos sabemos que é de última geração, possui alcance declarado de cerca de 100 km.
O RVV-BD também de última geração, também com propulsão ramjet, hipersônico (6.0 Mach) e com alcance declarado/estimado entre 280 e 400 km.
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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Luís Henrique,Luís Henrique escreveu:Da Suécia eu quero MUITO o KEPD350.FCarvalho escreveu:Estou realmente muto curioso para saber que tipos de armamentos a FAB irá querer para os seus Gripen E/F.
Penso se não seria o caso de neste contrato estar inserida a condição de integração de armamento nacional no projeto deste caça, mesmo que não tenhamos grades coisas a incluir.
abs
Armamento ar-ar eu acho que será A-darter (curto alcance) e PROJETO NOVO trinacional, envolvendo Brasil, África do Sul e a Rússia. Não sei se a Rússia vai dar uma força no Marlin ou se Brasil e África do Sul vão entrar no projeto do RVV-BD ou se será ainda algo NOVO.
Se for o RVV-BD ou algo equivalente, estaremos com o melhor armamento ar-ar que tenho conhecimento.
O badalado Meteor que todos sabemos que é de última geração, possui alcance declarado de cerca de 100 km.
O RVV-BD também de última geração, também com propulsão ramjet, hipersônico (6.0 Mach) e com alcance declarado/estimado entre 280 e 400 km.
A Suécia, assim como a França e quase todos os países europeus são signatários do MTCR.
Importar mísseis para o Gripen com mais de 300km de alcance, esquece.
Agora, o RBS15-ER, com 200km de alcance e ogiva de 200kg, tudo bem.
Provavelmente deva existir no futuro uma versão ar-terra do Matador. Enquanto isso, acho que vamos de RBS, e ele é muito bom. Emprego dual: tanto ar-terra quanto antinavio.
Obs: mandei uma MP para você.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sempre fui a favor de entrarmos num 5G. O russo e o único a que temos possível acesso seja para compra ou desenvolvimento conjunto em estagio avançado de desenvolvimento.
A compra dos gripens foi para desenvolver doutrina de fabricação de um caça supersônico barato de operar que sera a espinha dorsal da força.
Serão a maioria dos caças e nâo a minoria. Nem os americanos tem como ter tudo 5G dirá nós.
acredito que deva ser uns 20% do total o ideal que devemos ter, dai em diante e substituindo os 4G a medida que forem sendo retirados de serviço na proporçã ode 20% ate que se chegue a 80% e os ultimos 20% seria 6G.
Más pra isso deveriamos repensar essa mania de usar um caça por 40 anos.
A compra dos gripens foi para desenvolver doutrina de fabricação de um caça supersônico barato de operar que sera a espinha dorsal da força.
Serão a maioria dos caças e nâo a minoria. Nem os americanos tem como ter tudo 5G dirá nós.
acredito que deva ser uns 20% do total o ideal que devemos ter, dai em diante e substituindo os 4G a medida que forem sendo retirados de serviço na proporçã ode 20% ate que se chegue a 80% e os ultimos 20% seria 6G.
Más pra isso deveriamos repensar essa mania de usar um caça por 40 anos.
- FCarvalho
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom, os 108 caças que diz-se por aí deseja a FAB não virão. Então é bem provável que com alguma sorte um segundo lote de, talvez, mais 36 Gripen E/F possam ser adquiridos para substituir completamente a frota de F-5M.
E os A-1M, como irão durar até depois de 2030, é provável que seja usados como moeda de troca para justificar a compra de um modelo de 5a G para a FAB.
Acredito que será uma boa coisa, pois manteremos um mix desejável de hi-lo que qualquer força aérea no mundo hoje precisa, e busca manter.
Se vier um 5a G em compasso com os russos, que seja uma versão tupiniquim do PAK-FA. Caso contrário nem se justificaria a idéia de manter dois tipos de caça diferentes na FAB.
A aviação naval é outra coisa.
abs
E os A-1M, como irão durar até depois de 2030, é provável que seja usados como moeda de troca para justificar a compra de um modelo de 5a G para a FAB.
Acredito que será uma boa coisa, pois manteremos um mix desejável de hi-lo que qualquer força aérea no mundo hoje precisa, e busca manter.
Se vier um 5a G em compasso com os russos, que seja uma versão tupiniquim do PAK-FA. Caso contrário nem se justificaria a idéia de manter dois tipos de caça diferentes na FAB.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá pessoal,
Um dos itens relacionados como prioritários em ToT, segunda aquela matéria de O Globo, é RCS, que, como sabemos, tem tudo haver com desenvolvimento da furtividade, baixa assinatura, principal característica de aviões de 5ªG, isso significa que a próxima geração de aviões da FAB ou terão seu desenvolvimento solo pela Embraer ou no máximo uma operação conjunta com os suécos (talvez alguns "convidados").
Eu não apostaria um níquel no PAK (ou coisa semelhante com a Rússia), o pessoal da Embraer nem recebe os caras, a FAB os eliminou na fase inicial do FX-2 ... de onde viria a ideia que a FAB e a Embraer mudariam radicalmente suas posições atuais ???
Também não é segredo que não há disposição russa de transferência de conhecimento, a menos que os russos também mudem radicalmente seu histórico recente.
Os indianos iniciaram o PAK juntamente com os russos reclamam que não tem acesso a nada que seja relevante ... o que mudou para "sonharmos" com tanta frequência com PAK-FA / FAB ???
A FAB não morre de amores pelos russos, Embraer idem, os únicos que querem aproximação com russos são nossos políticos comunistas ... mas eles não fabricam aviões, como sabem !
Então, nas buenas, amigos ... esqueçam avião russo na FAB, não vai acontecer !
Um dos itens relacionados como prioritários em ToT, segunda aquela matéria de O Globo, é RCS, que, como sabemos, tem tudo haver com desenvolvimento da furtividade, baixa assinatura, principal característica de aviões de 5ªG, isso significa que a próxima geração de aviões da FAB ou terão seu desenvolvimento solo pela Embraer ou no máximo uma operação conjunta com os suécos (talvez alguns "convidados").
Eu não apostaria um níquel no PAK (ou coisa semelhante com a Rússia), o pessoal da Embraer nem recebe os caras, a FAB os eliminou na fase inicial do FX-2 ... de onde viria a ideia que a FAB e a Embraer mudariam radicalmente suas posições atuais ???
Também não é segredo que não há disposição russa de transferência de conhecimento, a menos que os russos também mudem radicalmente seu histórico recente.
Os indianos iniciaram o PAK juntamente com os russos reclamam que não tem acesso a nada que seja relevante ... o que mudou para "sonharmos" com tanta frequência com PAK-FA / FAB ???
A FAB não morre de amores pelos russos, Embraer idem, os únicos que querem aproximação com russos são nossos políticos comunistas ... mas eles não fabricam aviões, como sabem !
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se for esperar um 5g da suécia é sinal de que teremos um 5g lá para 2050 se tivermos sorte.
O próximo e mais novos que eles vão finalizar é um 4,5g em 2018 ou sei lá quando
Mas sendo franco não espero ouvir falar de 5g para o Brasil bem antes de 2040, nossa tradição de manter avião até desmanchar será mantida.
Ou será o 7g já que alguns chamam o NG de 5g.
O próximo e mais novos que eles vão finalizar é um 4,5g em 2018 ou sei lá quando
Mas sendo franco não espero ouvir falar de 5g para o Brasil bem antes de 2040, nossa tradição de manter avião até desmanchar será mantida.
Ou será o 7g já que alguns chamam o NG de 5g.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
knigh7 escreveu:Luís Henrique,Luís Henrique escreveu: Da Suécia eu quero MUITO o KEPD350.
Armamento ar-ar eu acho que será A-darter (curto alcance) e PROJETO NOVO trinacional, envolvendo Brasil, África do Sul e a Rússia. Não sei se a Rússia vai dar uma força no Marlin ou se Brasil e África do Sul vão entrar no projeto do RVV-BD ou se será ainda algo NOVO.
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O RVV-BD também de última geração, também com propulsão ramjet, hipersônico (6.0 Mach) e com alcance declarado/estimado entre 280 e 400 km.
A Suécia, assim como a França e quase todos os países europeus são signatários do MTCR.
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Agora, o RBS15-ER, com 200km de alcance e ogiva de 200kg, tudo bem.
Provavelmente deva existir no futuro uma versão ar-terra do Matador. Enquanto isso, acho que vamos de RBS, e ele é muito bom. Emprego dual: tanto ar-terra quanto antinavio.
Obs: mandei uma MP para você.
Eu entendo que o MTCR possui DUAS condições:
alcance superior a 300 km COM CARGA DE ARMAS superior a 500 kg.
O KEPD 350 apesar de ter mais de 500 km de alcance possui carga de armas de MENOS de 500 kg (481 kg). Apesar de ser QUASE 500 kg.
Da mesma forma o Tomahawk que possui versões que variam o alcance entre 1.300 e 2.500 km
Carga de armas de 450 kg. É exportado para outros países.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É provável que a FAB de tudo isso ai em cima priorize a integração dos misseis WVR nacionais, e a aquisição dos Meteor. Mísseis BVR nacionais estão longe, muito longe de se tornar uma realidade.
No mais, mísseis anti-navio não devem ser adotados, pois esta não é uma prioridade operacional da FAB.
Armamento inteligente já temos por aqui sendo desenvolvido localmente, apesar de a FAB não apoiar todos eles.
Como a principal missão destes caças no país será a de defesa aérea, o armamento ar-sup deve ficar restrito aquilo que a BID conseguir oferecer, de acordo com os requisitos da própria FAB.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Na minha opiniao e' sempre bom tomar cuidado com esses (pre) conceitos com relacao a filosofia de desenvolvimento de projetos Russa.
Eles nao fazem a mesma coisa da maneira que os Americanos. Isso sempre foi Assim... Nao vai mudar.
Da mesma forma a central de boatos com relacao a India.
Se nao sair algo oficial do MD deles... E bom nao confiarem tanto Assim... muita gente no mundo tem um interesse danado em que o relacionamento India/Russia seja encerrado... Nao vai acontecer Tao cedo...
Com relacao a Embraer, ela e uma empresa privada... Deixam entrar quem eles querem...
E o Brasil e 5 geracao... E Gripen e diminuicao de rcs... E bom lembrar... Cabides, misseis, pods, tanques de combustivel, etc nao ajudam em nada.
A realidade e que compramos um bom aviao de 4 geracao para operar em 2024 full. E e isso ai
[]s
CB
Eles nao fazem a mesma coisa da maneira que os Americanos. Isso sempre foi Assim... Nao vai mudar.
Da mesma forma a central de boatos com relacao a India.
Se nao sair algo oficial do MD deles... E bom nao confiarem tanto Assim... muita gente no mundo tem um interesse danado em que o relacionamento India/Russia seja encerrado... Nao vai acontecer Tao cedo...
Com relacao a Embraer, ela e uma empresa privada... Deixam entrar quem eles querem...
E o Brasil e 5 geracao... E Gripen e diminuicao de rcs... E bom lembrar... Cabides, misseis, pods, tanques de combustivel, etc nao ajudam em nada.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Lima não se trata de "central de boatos" meu amigo :
Nas buenas, acho que não dá, Lima !
Ademais se os russos não podem contar com a Embraer, vão desenvolver avião aqui no Brasil com quem ??? ... Novaer ???Official sources told IHS Jane's that the IAF's primary objections to fighter's preliminary design features included the inadequacy of its AL-41F1 engines, its stealth features and its weapons carriage system.
Differences also emerged over the operational capability of the Byelka active electronically scanned array (AESA) radar. Additional IAF concerns include the overall development cost of the aircraft, its maintainability and safety features, the sources said.
As a result, in recent months the IAF has significantly reduced the number of FGFA aircraft it plans to acquire from around 220 to 130-145 ...
The IAF is also annoyed over Russian reluctance to share design information on the T-50 PAK-FA -officially designated the Perspective Multi-Role Fighter (PMF) by India - despite New Delhi being an equal financial partner in its development costs.
Officials claim Russia is unwilling even to share details of a fire that erupted aboard a prototype PAK-FA as it landed at the Zhukovsky test centre near Moscow in June. An IAF technical evaluation team at the site was reportedly not permitted access to the fire-affected platform.
Another cause for friction between the two sides is the reduced work share of Hindustan Aeronautics Limited (HAL), India's lead development agency in the FGFA joint venture. The amount has gone from around 25% that was negotiated in 2013 to around 13% in recent months.
Under the new arrangement, HAL will only provide the FGFA only with tyres, basic navigation equipment, laser designation pods, heads-up-displays and additional coolant for the radar, official sources said.
"India should not let itself be taken advantage of by the Russians as it is paying half the FGFA's developmental costs," military analyst Air Marshal V K Bhatia (rtd) said.
This is primarily due to delays in developing various systems the IAF is insisting on, such as the replacement engine and better AESA radar.
http://www.janes.com/article/42765/indi ... en-fighter
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