Com os cortes que vêm por aí, essa modernização vai ficar pronta depois da entrega do gripen...Cross escreveu:Mas que beleza..... Falta de pgto de novo?irlan escreveu:Deu no Defesanet uma noticia sobre o atraso no cronograma da modernização do A1.
Modernização dos AMX!!!
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- rodrigo
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Re: Modernização dos AMX!!!
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
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Re: Modernização dos AMX!!!
rodrigo escreveu:Com os cortes que vêm por aí, essa modernização vai ficar pronta depois da entrega do gripen...Cross escreveu: Mas que beleza..... Falta de pgto de novo?
É isso aí...
Acabou de chegar no MD a ordem para elencar programas para serem decapitados....
F#@$!!
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Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Modernização dos AMX!!!
WalterGaudério escreveu:rodrigo escreveu: Com os cortes que vêm por aí, essa modernização vai ficar pronta depois da entrega do gripen...
É isso aí...
Acabou de chegar no MD a ordem para elencar programas para serem decapitados....
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Re: Modernização dos AMX!!!
http://www.youtube.com/watch?v=Zo0mUvq0r84
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: Modernização dos AMX!!!
MECTRON SCP-01 AFIANDO A PONTARIA DO AMX MODERNIZADO
O radar da MECTRON, empresa controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), em parceria com a italiana Selex ES é um dos pontos centrais da modernização dos A-1 da Força Aérea Brasileira.
O Radar MECTRON SCP-01 montado no nariz do A-1M nas instalações da EMBRAER Defesa & Segurança em Gavião Peixoto. - MECTRON
por Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet
Com o objetivo de extensão da vida útil das aeronaves AMX (A-1) para mais 20 anos, reduzindo a obsolescência dos equipamentos embarcados e ao mesmo tempo padronizando a frota, eliminando as diferenças entre os três lotes operados pela FAB, o programa de modernização do principal avião de ataque brasileiro realizou uma campanha de ensaios em voo em Gavião Peixoto/SP, para validação operacional do Radar SCP-01.
DefesaNet acompanhou o trabalho da empresa MECTRON, empresa controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), em parceria com a italiana Selex ES no radar SCP-01, que é um dos pontos centrais da modernização dos A-1M da Força Aérea Brasileira.
Na mosca
O SCP-01 é um radar multifunção, projetado para operar como principal sensor do subsistema de armamento do A1-M. Pelo lado brasileiro, a Mectron é responsável pelas unidades Receptor, Antena, Servo-Antena e frame cablado. A empresa italiana é responsável pelas unidades Transmissor e Processador.
Na campanha de ensaios em questão, o Radar SCP-01 foi validado nos seus diversos modos de operação: no modo de mapeamento de solo (MAP), a aeronave sobrevoou a região da cidade de Ibitinga/SP, próximo à represa da Promissão, no rio Tietê, para identificar áreas fluviais e mapear o terreno, apresentando ao piloto um registro geográfico de mais de 80 km à sua frente.
O Radar SCP-01 como desenvolvido pela MECTRON para o A-1M
Foto - MECTRON
Nesta mesma região, o Radar também foi testado no modo de rastreio marítimo (SEA), detectando a presença de embarcações. Para testes nos modos de busca e rastreio aéreo (AIR-AIR) e combate aéreo (ACM), os ensaios contaram com o apoio de uma aeronave Phenom da EMBRAER atuando como alvo cooperativo.
Neste cenário, foi possível a detecção do alvo a distâncias acima de 20 km. Com o radar rastreando a aeronave cooperativa, várias manobras de combate foram simuladas, bem como manobras de aproximação para reabastecimento em voo, desta vez com o radar operando no modo AIR-P. Em outra etapa, o Radar, operando no modo Distância de Solo (AGR), forneceu algoritmos de mira para ataque a alvos terrestres.
Durante os ensaios, foi possível verificar a integração do Radar ao novo sistema de navegação do A1-M, bem como ao HUD (Head Up Display) e ao MFD (Multi Function Display), onde as informações do Radar são disponibilizadas para o piloto.
Olhos aguçados por mais 20 anos
A aeronave AMX (ou A-1 como é designada oficialmente pela FAB), foi especialmente concebida para missões ar-superfície (ataque ao solo) e reconhecimento, ambas de grande alcance. Pelo fato da modernização do AMX, a Mectron trabalhou na modernização do Radar SCP-01, possibilitando a implementação da interface gráfica colorida com os novos monitores multifunções (MFD) instalados no A-1M. O radar incorporou um novo modo de operação e possibilitou a visualização e atualização de dados de navegação de mais alvos ao mesmo tempo.
Na área de logística, a MECTRON desenvolveu um novo banco de sistema para suporte dos testes operacionais do radar em solo. Desenvolveu, também, um banco denominado Estimulador Radar que auxiliou o desenvolvimento da interface aviônica com o radar e os outros sistemas embarcados na aeronave.
A parceria tecnológica com os italianos foi bem sucedida e rendeu bons frutos: a empresa hoje também está plenamente capacitada para manutenção das unidades italianas.
Radar MECTRON SCP-01 montado no A-1M - Foto MECTRON
http://www.defesanet.com.br/fab/noticia ... dernizado/
O radar da MECTRON, empresa controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), em parceria com a italiana Selex ES é um dos pontos centrais da modernização dos A-1 da Força Aérea Brasileira.
O Radar MECTRON SCP-01 montado no nariz do A-1M nas instalações da EMBRAER Defesa & Segurança em Gavião Peixoto. - MECTRON
por Nelson Düring
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Com o objetivo de extensão da vida útil das aeronaves AMX (A-1) para mais 20 anos, reduzindo a obsolescência dos equipamentos embarcados e ao mesmo tempo padronizando a frota, eliminando as diferenças entre os três lotes operados pela FAB, o programa de modernização do principal avião de ataque brasileiro realizou uma campanha de ensaios em voo em Gavião Peixoto/SP, para validação operacional do Radar SCP-01.
DefesaNet acompanhou o trabalho da empresa MECTRON, empresa controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), em parceria com a italiana Selex ES no radar SCP-01, que é um dos pontos centrais da modernização dos A-1M da Força Aérea Brasileira.
Na mosca
O SCP-01 é um radar multifunção, projetado para operar como principal sensor do subsistema de armamento do A1-M. Pelo lado brasileiro, a Mectron é responsável pelas unidades Receptor, Antena, Servo-Antena e frame cablado. A empresa italiana é responsável pelas unidades Transmissor e Processador.
Na campanha de ensaios em questão, o Radar SCP-01 foi validado nos seus diversos modos de operação: no modo de mapeamento de solo (MAP), a aeronave sobrevoou a região da cidade de Ibitinga/SP, próximo à represa da Promissão, no rio Tietê, para identificar áreas fluviais e mapear o terreno, apresentando ao piloto um registro geográfico de mais de 80 km à sua frente.
O Radar SCP-01 como desenvolvido pela MECTRON para o A-1M
Foto - MECTRON
Nesta mesma região, o Radar também foi testado no modo de rastreio marítimo (SEA), detectando a presença de embarcações. Para testes nos modos de busca e rastreio aéreo (AIR-AIR) e combate aéreo (ACM), os ensaios contaram com o apoio de uma aeronave Phenom da EMBRAER atuando como alvo cooperativo.
Neste cenário, foi possível a detecção do alvo a distâncias acima de 20 km. Com o radar rastreando a aeronave cooperativa, várias manobras de combate foram simuladas, bem como manobras de aproximação para reabastecimento em voo, desta vez com o radar operando no modo AIR-P. Em outra etapa, o Radar, operando no modo Distância de Solo (AGR), forneceu algoritmos de mira para ataque a alvos terrestres.
Durante os ensaios, foi possível verificar a integração do Radar ao novo sistema de navegação do A1-M, bem como ao HUD (Head Up Display) e ao MFD (Multi Function Display), onde as informações do Radar são disponibilizadas para o piloto.
Olhos aguçados por mais 20 anos
A aeronave AMX (ou A-1 como é designada oficialmente pela FAB), foi especialmente concebida para missões ar-superfície (ataque ao solo) e reconhecimento, ambas de grande alcance. Pelo fato da modernização do AMX, a Mectron trabalhou na modernização do Radar SCP-01, possibilitando a implementação da interface gráfica colorida com os novos monitores multifunções (MFD) instalados no A-1M. O radar incorporou um novo modo de operação e possibilitou a visualização e atualização de dados de navegação de mais alvos ao mesmo tempo.
Na área de logística, a MECTRON desenvolveu um novo banco de sistema para suporte dos testes operacionais do radar em solo. Desenvolveu, também, um banco denominado Estimulador Radar que auxiliou o desenvolvimento da interface aviônica com o radar e os outros sistemas embarcados na aeronave.
A parceria tecnológica com os italianos foi bem sucedida e rendeu bons frutos: a empresa hoje também está plenamente capacitada para manutenção das unidades italianas.
Radar MECTRON SCP-01 montado no A-1M - Foto MECTRON
Questões sobre o Radar MECTRON SCP-01
Nelson Düring - DefesaNet - Quantas pessoas na MECTRON estão envolvidas com o SCP-01?
MECTRON - Consideramos as pessoas o ponto central de qualquer programa de desenvolvimento tecnológico. Ao longo de todo o projeto do SCP-01, algumas dezenas de profissionais foram formadas nesse programa. Na fase atual contamos com aproximadamente 10 pessoas envolvidas constantemente no programa, entre engenheiros e outros profissionais hoje atuantes.
DefesaNet- Qual a resolução do radar, incluindo alcance, na superfície naval?
MECTRON - É uma informação confidencial, portanto somente a FAB pode fornecê-la.
DefesaNet – Foram feitos ensaios de detecção de aeronaves pequenas, certamente com baixo RCS (Radar Cross Section). Isto indica uma excelente performance. Há, no entanto, comparação com radares tipo AESA?
MECTRON - O SCP-01 utiliza o sistema de varredura mecânica para apontamento da antena, foi concebido para ter baixo peso, baixo consumo de energia e tamanho compacto. Os radares do tipo AESA (Antena com Varredura Eletrônica Ativa) que, graças aos novos computadores e ao desenvolvimento de chips de Arseneto de Gálio na banda X, permitem que os radares atuais tenham uma grande capacidade de rastreios múltiplos de alvos, porém são de altíssimos custos. Na questão da capacidade de detecção de alvos com baixos RCS, os radares se equivalem.
DefesaNet - Como transcorreu a integração do SCP-01 com os sistemas do A-1M?
MECTRON - Como o radar SCP-01 e a plataforma A-1M são projetos conjuntamente gerenciados pela COPAC e as empresas, a integração ocorreu como esperado.
DefesaNet - O A-1M é concebido para atuar em um ambiente operacional bastante hostil, à baixa altitude, e ainda sob a vibração e trepidação provocada pelo disparo do armamento. Qual a disponibilidade do radar?
MECTRON - O radar foi projetado com as características para ataque ao solo em baixa altitude, com requisitos de vibração compatíveis a tais condições, que foram atendidos pelo projeto. Nos testes de GUN FIRE, o radar sempre manteve o lock-on sobre o alvo, demonstrando que mesmo vibrações extremas não afetam a operação.
DefesaNet - A passagem do modo SEA para AIR-AIR é fácil para o piloto?
MECTRON - Sim, a Interface Homem Máquina (Human-Machine Inteface) para aeronaves é um assunto que necessita de muito estudo e dedicação. Essa transição é feita através de única ação do piloto no MFD (Multi Function Display).
DefesaNet- O radar pode ser usado sobre terreno com o modo SEA?
MECTRON- O SCP-01 possui um modo especifico para ser usado sobre o solo.
DefesaNet - Todos o A-1M mono e biplaces serão equipados com o radar?
MECTRON - Por questão de confidencialidade, esta informação deve ser solicitada a FAB.
DefesaNet – Um pequeno histórico do programa SCP-01 na MECTRON?
MECTRON - O programa do Radar SCP-01 foi iniciado em meados da década de 80 com recursos da Força Aérea Brasileira. Coube à MECTRON, em março do ano 2000, assumir a responsabilidade pela conclusão do seu desenvolvimento e homologação.
Dando sequência ao programa, foram firmados posteriormente contratos para produção seriada, desenvolvimento e fabricação de sua logística e, atualmente, adequação à modernização do A-1M. Ao assumir a conclusão do desenvolvimento do projeto do Radar, a MECTRON detectou a necessidade de melhorar o controle e apontamento da antena.
A unidade Servo foi reprojetada, incluindo a substituição dos motores responsáveis pelo controle de seus dois eixos de movimentação (elevação e azimute). Este reprojeto resultou em maior precisão no controle e posicionamento da antena, bem como num maior índice de nacionalização para a unidade Servo.
Após ensaios de SOF – “Safety of Flight” com a nova unidade Servo, foram construídos novos modelos do Radar para a realização de ensaios em voo, uma extensa série de testes rigorosos nas condições reais de operação do produto. Os resultados obtidos foram positivos: o equipamento comprovou sua alta performance e operacionalidade.
http://www.defesanet.com.br/fab/noticia ... dernizado/
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Re: Modernização dos AMX!!!
"DefesaNet - Todos o A-1M mono e biplaces serão equipados com o radar?
MECTRON - Por questão de confidencialidade, esta informação deve ser solicitada a FAB."
Isso me deixou com uma certa pulga atrás da orelha. Será que não teremos todos os vetores modernizados completos?
MECTRON - Por questão de confidencialidade, esta informação deve ser solicitada a FAB."
Isso me deixou com uma certa pulga atrás da orelha. Será que não teremos todos os vetores modernizados completos?
...
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Re: Modernização dos AMX!!!
Bem, a princípio, as unidades bipostas (A-1B) são destinadas à adaptação à aeronave, treino e coisas assim. Em teoria, não seriam utilizadas operacionalmente (alcance menor, carga paga menor e/ou desempenho ligeiramente pior, etc). Em ambiente de severa restrição financeira, faz sentido que não se equipe essas unidades com exatamente os mesmos equipamentos das unidades operacionais.Hermes escreveu:"DefesaNet - Todos o A-1M mono e biplaces serão equipados com o radar?
MECTRON - Por questão de confidencialidade, esta informação deve ser solicitada a FAB."
Isso me deixou com uma certa pulga atrás da orelha. Será que não teremos todos os vetores modernizados completos?
POR OUTRO LADO, existe algumas vantagens na utilização de unidades bipostas em certas missões. Nesse caso, seria altamente recomendável que todas as unidades possuam a mesma capacidade em temos de aviônica.
Pode ser que a FAB queira deixar isso no "escuro"... blefe? Carta na manga para alguma eventualidade? Não sei. E nem quem for o oponente!
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Re: Modernização dos AMX!!!
Esse radar pelo pequeno porte, seria uma boa alternativa para upgrades de F-5 (não os nossos...) pelo mundo...
Será que se encaixaria sem grandes alterações no bico no F-5?
Será que se encaixaria sem grandes alterações no bico no F-5?
Não temais ímpias falanges,
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Re: Modernização dos AMX!!!
Ideia muito interessante !J.Ricardo escreveu:Esse radar pelo pequeno porte, seria uma boa alternativa para upgrades de F-5 (não os nossos...) pelo mundo...
Será que se encaixaria sem grandes alterações no bico no F-5?
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Re: Modernização dos AMX!!!
Acho esse radar muito fraquinho para equipar qualquer que seja o F-5...
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Re: Modernização dos AMX!!!
Não acho. O radar do AMX é otimizado para a função principal dele, ou seja, ataque ao solo. Existem outros modos, mas estes são secundários.kirk escreveu:Ideia muito interessante !J.Ricardo escreveu:Esse radar pelo pequeno porte, seria uma boa alternativa para upgrades de F-5 (não os nossos...) pelo mundo...
Será que se encaixaria sem grandes alterações no bico no F-5?
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Re: Modernização dos AMX!!!
Dependendo do preço e da necessidade do cliente acho bem válido, andei lendo sobre algumas modernizações que andam fazendo por aí, e acho que uma solução de baixo custo teria espeço no mercado de defesa.
Não temais ímpias falanges,
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São muralhas do Brasil!
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Re: Modernização dos AMX!!!
Com certeza, Alcantara! O Elta EL-2032 e o Grifo F, que são os radares mais utilizados nas modernizações do F-5, ambos são muito superiores ao SCP-1. Acredito que o radar brasileiro talvez tenha alguma validade se for utilizado em alguma aeronave leve, LIFT, como o Yak-130, M-346, Hawk etc. Mas isso é uma probabilidade muito remota, pois é um radar especializado (sempre pensado para uso no A-1) e bem limitado em suas funções.Alcantara escreveu:Não acho. O radar do AMX é otimizado para a função principal dele, ou seja, ataque ao solo. Existem outros modos, mas estes são secundários.kirk escreveu: Ideia muito interessante !
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Re: Modernização dos AMX!!!
Estava lendo que ao que parece a Modernização do Am-X vai chegar no máximo nas 30 unidades e olhe lá.
[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
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Re: Modernização dos AMX!!!
Bolovo, tem mais detalhes sobre isso?Bolovo escreveu:Com certeza, Alcantara! O Elta EL-2032 e o Grifo F, que são os radares mais utilizados nas modernizações do F-5, ambos são muito superiores ao SCP-1. Acredito que o radar brasileiro talvez tenha alguma validade se for utilizado em alguma aeronave leve, LIFT, como o Yak-130, M-346, Hawk etc. Mas isso é uma probabilidade muito remota, pois é um radar especializado (sempre pensado para uso no A-1) e bem limitado em suas funções.Alcantara escreveu: Não acho. O radar do AMX é otimizado para a função principal dele, ou seja, ataque ao solo. Existem outros modos, mas estes são secundários.
Abraço