Um treinador básico para a FAB
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Re: Um treinador básico para a FAB
Publicação: 01/09/2014 | 20:03
Última modificação: 01/09/2014 | 20:04
Protótipo de avião para usos militar e civil passa por testes
O T-Xc realizou com sucesso seus primeiros voos. O avião terá duas versões, seguindo a diretriz de desenvolvimento de tecnologias de uso dual, e recebeu cerca de R$ 10 milhões de subvenção da Finep.
por Ascom do MCTI
O protótipo do avião T-Xc (modelo Novaer N-210) se encontra em testes. O novo avião terá duas versões, seguindo a diretriz de estimular o desenvolvimento de tecnologias de uso dual (militar e civil). O projeto foi financiado pela Finep/MCTI, via Subvenção Econômica, com cerca de R$ 10 milhões.
O T-Xc realizou com sucesso seu primeiro voo, no dia 22 de agosto, em São José dos Campos (SP), com duração de 20 minutos. Um segundo voo foi feito no dia seguinte – este por 50 minutos, quando foram realizadas as primeiras provas de manobras.
Outras provas se seguirão nas próximas semanas, período em que o avião estará baseado em instalações cedidas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (DCTA).
Protótipo da aeronave T-Xc nas instalações militares do Hangar X-40, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, SP. Foto: Novaer
Entre outros usos, a versão treinador – uma aeronave acrobática de dois lugares, para o treinamento primário de pilotos militares – deverá ser utilizada pelos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), substituindo os atuais Neiva T-25. A versão utilitária, também chamada de U-Xc, terá quatro lugares e se destinará ao transporte de passageiros e pequenas cargas.
O T-Xc apresenta tecnologias mais recentes, como sua fuselagem – construída em fibras de carbono, mais leve, econômica e resistente que o alumínio aeronáutico, além de ser imune à corrosão.
O conceito do modelo foi idealizado pelo projetista do avião EMB-312 Tucano, da Embraer, originalmente desenvolvido para servir de avião de treinamento avançado da FAB.
Fonte: Finep e Novaer
http://www.mcti.gov.br/web/guest/notici ... por-testes
abs.
arcanjo
Última modificação: 01/09/2014 | 20:04
Protótipo de avião para usos militar e civil passa por testes
O T-Xc realizou com sucesso seus primeiros voos. O avião terá duas versões, seguindo a diretriz de desenvolvimento de tecnologias de uso dual, e recebeu cerca de R$ 10 milhões de subvenção da Finep.
por Ascom do MCTI
O protótipo do avião T-Xc (modelo Novaer N-210) se encontra em testes. O novo avião terá duas versões, seguindo a diretriz de estimular o desenvolvimento de tecnologias de uso dual (militar e civil). O projeto foi financiado pela Finep/MCTI, via Subvenção Econômica, com cerca de R$ 10 milhões.
O T-Xc realizou com sucesso seu primeiro voo, no dia 22 de agosto, em São José dos Campos (SP), com duração de 20 minutos. Um segundo voo foi feito no dia seguinte – este por 50 minutos, quando foram realizadas as primeiras provas de manobras.
Outras provas se seguirão nas próximas semanas, período em que o avião estará baseado em instalações cedidas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (DCTA).
Protótipo da aeronave T-Xc nas instalações militares do Hangar X-40, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, SP. Foto: Novaer
Entre outros usos, a versão treinador – uma aeronave acrobática de dois lugares, para o treinamento primário de pilotos militares – deverá ser utilizada pelos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), substituindo os atuais Neiva T-25. A versão utilitária, também chamada de U-Xc, terá quatro lugares e se destinará ao transporte de passageiros e pequenas cargas.
O T-Xc apresenta tecnologias mais recentes, como sua fuselagem – construída em fibras de carbono, mais leve, econômica e resistente que o alumínio aeronáutico, além de ser imune à corrosão.
O conceito do modelo foi idealizado pelo projetista do avião EMB-312 Tucano, da Embraer, originalmente desenvolvido para servir de avião de treinamento avançado da FAB.
Fonte: Finep e Novaer
http://www.mcti.gov.br/web/guest/notici ... por-testes
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Re: Um treinador básico para a FAB
Luiz Padilha - 30/09/2014
Ministro da Defesa recebe NOVAER em Brasília
O Ministro da Defesa do Brasil, Exmo. Sr. Celso Amorim, recebeu executivos da NOVAER e representantes do Estado de Santa Catarina e se informou sobre o status do programa T-Xc, que conta com o apoio do Governo Federal, via FINEP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Estado de Santa Catarina, por meio da SC Parcerias e Participações S.A.
Na oportunidade, a NOVAER informou sobre os excelentes resultados obtidos nos testes da campanha de ensaio em voo que estão sendo realizados junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, em São José dos Campos, SP e sobre o contrato firmado com FINEP-ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – onde serão realizados os ensaios estruturais durante a campanha de certificação.
A empresa demonstrou também a variedade de produtos oriundos da mesma plataforma, como uma versão de transporte aeromédico para resgate em regiões hostis e de captação de órgãos para transplante, versão de transporte de pequenas cargas e aeronave de ligação, a ser utilizada por forças armadas e uma versão de treinamento militar com motor turboélice e assentos ejetáveis (T-Xc MTP), além das já conhecidas versões de transporte civil (com paraquedas balístico opcional) e de treinamento militar primário-básico, que a NOVAER pretende oferecer à Força Aérea Brasileira e demais forças aéreas do continente e do mundo.
Estiveram presentes o titular da Secretaria de Produtos de Defesa do MD, Sr. Murilo Marques Barboza, o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, Major Brig. José Euclides da Silva Gonçalves, a Secretária de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Sra. Lourdes Martini, o Presidente do Conselho de Administração da NOVAER, Paulo Junqueira, o Diretor Presidente da empresa, Graciliano Campos, e o Diretor para o Setor de Defesa, Geraldo Ferreira da Silva.
Abaixo algumas ilustrações sobre a diversidade do T-Xc.
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=46394
abs.
arcanjo
Ministro da Defesa recebe NOVAER em Brasília
O Ministro da Defesa do Brasil, Exmo. Sr. Celso Amorim, recebeu executivos da NOVAER e representantes do Estado de Santa Catarina e se informou sobre o status do programa T-Xc, que conta com o apoio do Governo Federal, via FINEP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Estado de Santa Catarina, por meio da SC Parcerias e Participações S.A.
Na oportunidade, a NOVAER informou sobre os excelentes resultados obtidos nos testes da campanha de ensaio em voo que estão sendo realizados junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, em São José dos Campos, SP e sobre o contrato firmado com FINEP-ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – onde serão realizados os ensaios estruturais durante a campanha de certificação.
A empresa demonstrou também a variedade de produtos oriundos da mesma plataforma, como uma versão de transporte aeromédico para resgate em regiões hostis e de captação de órgãos para transplante, versão de transporte de pequenas cargas e aeronave de ligação, a ser utilizada por forças armadas e uma versão de treinamento militar com motor turboélice e assentos ejetáveis (T-Xc MTP), além das já conhecidas versões de transporte civil (com paraquedas balístico opcional) e de treinamento militar primário-básico, que a NOVAER pretende oferecer à Força Aérea Brasileira e demais forças aéreas do continente e do mundo.
Estiveram presentes o titular da Secretaria de Produtos de Defesa do MD, Sr. Murilo Marques Barboza, o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, Major Brig. José Euclides da Silva Gonçalves, a Secretária de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Sra. Lourdes Martini, o Presidente do Conselho de Administração da NOVAER, Paulo Junqueira, o Diretor Presidente da empresa, Graciliano Campos, e o Diretor para o Setor de Defesa, Geraldo Ferreira da Silva.
Abaixo algumas ilustrações sobre a diversidade do T-Xc.
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Re: Um treinador básico para a FAB
Creio que os Txc será de grande uso na FAB ,substituindo os T-25 e os neiva regente que foi dado de baixa sem substituto ....
Gogogas !
- FCarvalho
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Re: Um treinador básico para a FAB
A versão turbohélice seria para suSbtituir os Tucano na AFA?
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Re: Um treinador básico para a FAB
Post do vgl do BMvql escreveu:INFODEFENSA.COM (ESPANHA)
Argentina, Brasil, Ecuador y Venezuela participarán en la construcción del avión Unasur I
Representantes de Argentina, Brasil, Ecuador y Venezuela han acordado su participación en la construcción del entrenador primario / básico Unasur I (denominado en Argentina IA-73), según ha informado el Ministerio de Defensa de Brasil.
En concreto, el estado brasileño se ha comprometido a contribuir con 38 millones de dólares; Argentina, con 16 millones y tanto Ecuador como Venezuela, con otros tres millones cada uno. En contrapartida Argentina quiere recibir 50 aeronaves, Ecuador 18 y Venezuela 24. Brasil, por su parte, es el único país que, pese a su contribución monetaria, no planea adquirir la aeronave y tiene planes propios para el reemplazo de sus entrenadores primarios.
En primera instancia con los nuevos aviones Argentina quiere reemplazar sus Beechcraft T-34 Mentor y Grob 120 para luego completar la transición reemplazando también sus Embraer Tucano.
Características acrobáticas
El IA-73 Unasur I es una aeronave de ala baja, acrobática, para dos pilotos sentados en tándem y que proyecta equipar tanto una motorización occidental (probablemente un PT-6 de P&W) como otra oriental, en este caso provisto por CATIC de China.
El diseño es íntegramente de la Fábrica Argentina de Aviones Brigadier San Martín S. A. (FadeA), desde la que se afirma que la cabina será íntegramente digital (probablemente de origen israelí) y que se suministrarán distintas opciones dependiendo el cliente, como por ejemplo asientos eyectables cero-cero, tren reforzado y carga alar aumentada para portar armamentos.
Sei que as vezes as notícias são falsas, mas estralhei a participação do Brasil nestes moldes? Será que os citados sistemas israelenses seriam da AEL? Será que seria a confirmação do interesse da FAB no projeto do Kovacs?
Fonte: Notimp
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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- Alcantara
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Re: Um treinador básico para a FAB
Típica parceria...
Obs: Se bem que, para o Brasil, 38 milhões de dólares é o que? Nada.
Obs: Se bem que, para o Brasil, 38 milhões de dólares é o que? Nada.
Editado pela última vez por Alcantara em Seg Out 06, 2014 4:44 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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Re: Um treinador básico para a FAB
Desculpa aí perguntar, mas ...quem é que entra com a cara, e quem é que entra com o c... nessa de Unasur I ?
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Re: Um treinador básico para a FAB
05/12/2014
NOVAER E AFA REEDITAM A HISTÓRIA
Nesta quinta-feira (4/12) foi divulgado o nome oficial da versão de treinamento militar do T-Xc – Nasce o NOVAER SOVI
http://resenhamilitar.blogspot.com.br/2 ... toria.html
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Estou estreando o meu novo blog de notícias, espero que gostem...
NOVAER E AFA REEDITAM A HISTÓRIA
Nesta quinta-feira (4/12) foi divulgado o nome oficial da versão de treinamento militar do T-Xc – Nasce o NOVAER SOVI
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Re: Um treinador básico para a FAB
NOVAER e AFA reeditam a históriaarcanjo escreveu:05/12/2014
NOVAER E AFA REEDITAM A HISTÓRIA
Nesta quinta-feira (4/12) foi divulgado o nome oficial da versão de treinamento militar do T-Xc – Nasce o NOVAER SOVI
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Luiz Padilha
07/12/2014
Nesta quinta-feira (4/12) foi divulgado o nome oficial da versão de treinamento militar do T-Xc – Nasce o NOVAER SOVI
A exemplo do atual treinador da Academia da Força Aérea – AFA, T27- TUCANO, a escolha do nome da aeronave da NOVAER se deu através de um concurso envolvendo todo o efetivo da AFA. A ideia do concurso surgiu tanto para prestigiar os aviadores e alunos da Academia, quanto para recordar uma tradição acontecida nos anos 80, quando coube ao efetivo da AFA escolher o nome do hoje mundialmente conhecido, Tucano.
Ao todo foram mais de 200 sugestões de nomes para o novo treinador da NOVAER, fazendo alusão aos mais diversos temas, e a escolha do nome vencedor foi realizada pela empresa, após uma análise criteriosa que levou em conta a sonoridade, originalidade e ausência de nomes semelhantes no mercado aeronáutico.
Sovi é uma ave genuinamente brasileira, da família dos gaviões. Seu nome científico, Ictinea plúmbea, significa “Gavião cor de chumbo”, coloração que remete à fibra de carbono utilizada no avião, além das penas das asas na cor alaranjada que remetem à cor usualmente utilizada no treinamento de forças aéreas, inclusive na Academia da Força Aérea Brasileira.
Tal qual a aeronave da NOVAER, o SOVI é um gavião de médio porte, ágil, leve e de hábitos agressivos e territoriais, que remete à aviação militar e às características esperadas de um piloto de combate.
A Cerimônia de revelação do nome ocorreu na quinta-feira (4/12), no Hall do Comando da Academia da Força Aérea em Pirassununga, e contou com a ilustre presença do Comandante da Academia da Força Aérea, Brig. do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida e dos quinze finalistas, dentre eles oficiais, cadetes e sargentos, que contribuíram com sugestões significativas.
Ao final da cerimônia, foi revelado o nome da aeronave de treinamento militar da NOVAER e premiados os dois vencedores do concurso que, coincidentemente, sugeriram o mesmo nome – SOVI. São eles o Ten. Cel. Marcelo GOBETT Cardoso e o Primeiro Tenente Aviador Thiago Romeiro CAPUCHINHO.
A NOVAER agradece à Força Aérea Brasileira e à Academia da Força Aérea pelo apoio e incentivo ao Concurso, que permitiu reeditar a história e trabalha para que esta aeronave genuinamente brasileira possa ganhar os céus do Brasil e do Mundo.
FONTE: NOVAER
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=48653
[] kirk
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Re: Um treinador básico para a FAB
Olhem o "bicho" aí :
[] kirk
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Re: Um treinador básico para a FAB
Bom, que isto resultem em compromissos, que resultem em compras, que resultem em operações, que resultem em empregos para brasileiros, agora e no futuro.
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Re: Um treinador básico para a FAB
NOVAER Recebe Prêmio “Excelência em Composites”
http://resenhamilitar.blogspot.com.br/2 ... ia-em.html
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Re: Um treinador básico para a FAB
Na revista Asas 99 em matéria que fala sobre o treinamento da FAB, diz que não há planos no curto prazo para a substituição dos T25 e T27.
Estes últimos devem ser modernizados cerca de 50 aeronaves, voando mais 20 anos ainda.
Quanto ao Universal, a FAB acompanha de perto o desenvolvimento do Tx-C da Novaer.
Decisão mesmo sobre ele nenhuma.
Abs
Estes últimos devem ser modernizados cerca de 50 aeronaves, voando mais 20 anos ainda.
Quanto ao Universal, a FAB acompanha de perto o desenvolvimento do Tx-C da Novaer.
Decisão mesmo sobre ele nenhuma.
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Re: Um treinador básico para a FAB
Voltando ao assunto, o treinamento básico da FAB deve sofrer modificações a partir do momento em que os Gripen E/F começarem a entrar em serviço no ano que vem.
A FAB está formando seus primeiros pilotos no caça e tudo o mais que envolva a sua introdução nos esquadrões é objeto de estudos, revisão e análise, do material ao pessoal.
Neste aspecto, levando em conta o abalo econômico que a nova pandemia está impondo ao mundo inteiro, e consequentemente as indústrias do setor aeronáutico, no curto e médio prazo será necessário rever alguma decisões sobre o futuro do treinamento dos pilotos da FAB.
Sabe-se que a intenção da FAB é modernizar parte da frota de T-27 e fazê-la voar até mais 15/20 anos. Já no caso dos T-25 ainda nenhuma decisão foi tomada, mas ambas aeronaves possuem mais de trinta anos de serviços prestados à AFA e não podem seguir sem que melhorias ou uma substituição seja feita.
Neste sentido, pensar em como viabilizar economicamente qualquer uma dessas soluções implica em investimentos que, pelo visto, não poderão ser realizados tão cedo. Provavelmente a capacidade de investir em novos projetos da FAB será diminuído exponencialmente nos anos vindouros e tanto a modernização como a substituição podem se tornar alternativas inviáveis.
Por outro lado, tanto o Universal como o Tucano não tem mais como serem mantidos como estão na AFA, dado não apenas a introdução do Gripen E/F como pela condição tecnológica, desempenho e capacidade de entregar uma formação adequada aos futuros caçadores.
Bom, cabe ao Comaer junto ao estado maior decidir o que fazer, ou melhor dizendo, o que se poderá fazer neste quesito.
As opções são poucas, a meu ver. No caso de substituição não temos nenhum projeto nacional, sobrando importações. No caso do T-25 existiria o Novaer Tx-C, mas não se teve mais notícias do projeto.
Modernizar os Tucano pode ser uma saída, mas para aeronaves tão exigidas e voadas quanto eles, talvez isto possa ser algo limitante e com efeitos somente no curto prazo, o que pode não ser uma ideia razoável dados os elevados custos que esta solução pode empenhar.
Fica a pergunta: o atual sistema de treinamento da FAB vai continuar o mesmo ao longo dos próximos anos (5, 10 15), devido às onipresente restrições orçamentárias, ou a instituição vai tentar uma saída via Embraer, como no caso do novo avião de transporte anunciado recentemente?
Uma solução precisa ser dada, e me parece que ela não pode esperar indefinidamente.
abs
A FAB está formando seus primeiros pilotos no caça e tudo o mais que envolva a sua introdução nos esquadrões é objeto de estudos, revisão e análise, do material ao pessoal.
Neste aspecto, levando em conta o abalo econômico que a nova pandemia está impondo ao mundo inteiro, e consequentemente as indústrias do setor aeronáutico, no curto e médio prazo será necessário rever alguma decisões sobre o futuro do treinamento dos pilotos da FAB.
Sabe-se que a intenção da FAB é modernizar parte da frota de T-27 e fazê-la voar até mais 15/20 anos. Já no caso dos T-25 ainda nenhuma decisão foi tomada, mas ambas aeronaves possuem mais de trinta anos de serviços prestados à AFA e não podem seguir sem que melhorias ou uma substituição seja feita.
Neste sentido, pensar em como viabilizar economicamente qualquer uma dessas soluções implica em investimentos que, pelo visto, não poderão ser realizados tão cedo. Provavelmente a capacidade de investir em novos projetos da FAB será diminuído exponencialmente nos anos vindouros e tanto a modernização como a substituição podem se tornar alternativas inviáveis.
Por outro lado, tanto o Universal como o Tucano não tem mais como serem mantidos como estão na AFA, dado não apenas a introdução do Gripen E/F como pela condição tecnológica, desempenho e capacidade de entregar uma formação adequada aos futuros caçadores.
Bom, cabe ao Comaer junto ao estado maior decidir o que fazer, ou melhor dizendo, o que se poderá fazer neste quesito.
As opções são poucas, a meu ver. No caso de substituição não temos nenhum projeto nacional, sobrando importações. No caso do T-25 existiria o Novaer Tx-C, mas não se teve mais notícias do projeto.
Modernizar os Tucano pode ser uma saída, mas para aeronaves tão exigidas e voadas quanto eles, talvez isto possa ser algo limitante e com efeitos somente no curto prazo, o que pode não ser uma ideia razoável dados os elevados custos que esta solução pode empenhar.
Fica a pergunta: o atual sistema de treinamento da FAB vai continuar o mesmo ao longo dos próximos anos (5, 10 15), devido às onipresente restrições orçamentárias, ou a instituição vai tentar uma saída via Embraer, como no caso do novo avião de transporte anunciado recentemente?
Uma solução precisa ser dada, e me parece que ela não pode esperar indefinidamente.
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