Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Jato KC-390 poderá voar já em 2016
Virgínia Silveira
A implementação de uma metodologia inovadora reduziu pela metade o tempo de certificação do jato de transporte militar KC-390, o maior avião desenvolvido pela Embraer. Já adotada mundialmente por agências reguladoras de aviação como a Easa (European Aviation Safety Agency), a nova metodologia vai permitir que o KC-390 entre em operação no segundo semestre de 2016, dois anos e meio antes do prazo previsto anteriormente.
"A nova metodologia, que delega parte das atividades de engenharia de certificação para a Embraer, já é uma tendência mundial, mas no Brasil representa uma mudança de paradigma nos processos de certificação que eram seguidos até então para aeronaves militares", disse o diretor do Instituto de Fomento à Indústria (IFI), órgão responsável pela certificação do KC-390, coronel Marcelo Franchitto.
O diretor ressalta que a transferência de atividades tipicamente realizadas pelas autoridades de certificação só pode ser feita para empresas com alto nível de maturidade tecnológica e gerencial, como é o caso da Embraer. "Dessa forma conseguimos manter a qualidade e a confiabilidade do processo elevadas", afirmou.
Segundo o diretor, a nova estratégia de certificação foi adotada para evitar que qualquer tipo de gargalo no desenvolvimento do KC-390 acarretasse atraso no projeto e prejudicasse a janela de oportunidade comercial do novo avião no mercado mundial. A aeronave vai disputar um mercado de 728 unidades para 77 países, nos próximos 20 anos. A empresa espera abocanhar entre 15% e 20% desse mercado.
O avião já recebeu uma encomenda de 28 unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) e ainda conta com um total de 32 cartas de intenção de compra feitas pela Argentina, Portugal, República Tcheca, Chile e Colômbia. Equador, Peru e Emirados Árabes também estão discutindo a possibilidade de compra do avião com a Embraer.
O K-390, que tem seu primeiro voo previsto para o próximo mês, só tem autorização para operar após a emissão do certificado de tipo (do projeto), feita pelo IFI. O certificado é uma garantia da segurança de operação da aeronave e do cumprimento dos requisitos de projeto.
Para garantir o cumprimento dos prazos previstos no cronograma de trabalho da certificação do KC-390, o IFI está pedindo autorização para a contratação de 34 servidores temporários. A Divisão de Certificação de Produtos Aeroespaciais do IFI, de acordo com Franchitto, conta hoje com 90 engenheiros civis e militares. O pedido de contratação está sendo analisado pelo Ministério do Planejamento, que já enviou uma comitiva ao IFI para conhecer de perto o trabalho de certificação e as necessidades do Instituto.
"A nossa expectativa é que até janeiro já tenhamos a aprovação dessas contratações, que serão feitas com base na Lei 8745/03", disse o coronel. O diretor explica que o KC-390 tem dois processos de certificação em andamento, sendo um no IFI, que cuida da versão militar do avião e outro na Anac, responsável pela certificação civil da aeronave.
O plano de certificação do KC-390 (com 600 páginas), apresentado pela Embraer em maio, encontra-se em fase de avaliação no IFI. Para assumir algumas atividades do processo de certificação, como a confecção de relatórios, pareceres técnicos, simulações e ensaios, a Embraer submeteu à aprovação do IFI um manual de credenciamento. O documento habilitou a empresa como Organização de Projeto Credenciado (OPC).
Segundo o assessor técnico do IFI, tenente coronel José Renato de Araújo Costa, 624 requisitos do KC-390 deverão ser certificados pelo Instituto. A previsão é que num período de dois anos o processo de certificação da aeronave utilize um total de 47.202 homem/hora.
O projeto do KC-390 envolve hoje a participação de 1500 funcionários, sendo mil engenheiros. A Embraer informou que as atividades da produção seriada da aeronave já foram iniciadas. A primeira entrega está prevista para o fim de 2016 e a FAB deverá receber um avião por trimestre.
O diretor do IFI estima que o desenvolvimento do KC-390 tenha um consumo da ordem de 16 milhões de homem/hora num prazo de oito anos. O certificado de tipo para a plataforma básica do KC-390, também conhecida como Green, e que será emitido pela Anac, está previsto para sair no primeiro semestre de 2016.
Virgínia Silveira
A implementação de uma metodologia inovadora reduziu pela metade o tempo de certificação do jato de transporte militar KC-390, o maior avião desenvolvido pela Embraer. Já adotada mundialmente por agências reguladoras de aviação como a Easa (European Aviation Safety Agency), a nova metodologia vai permitir que o KC-390 entre em operação no segundo semestre de 2016, dois anos e meio antes do prazo previsto anteriormente.
"A nova metodologia, que delega parte das atividades de engenharia de certificação para a Embraer, já é uma tendência mundial, mas no Brasil representa uma mudança de paradigma nos processos de certificação que eram seguidos até então para aeronaves militares", disse o diretor do Instituto de Fomento à Indústria (IFI), órgão responsável pela certificação do KC-390, coronel Marcelo Franchitto.
O diretor ressalta que a transferência de atividades tipicamente realizadas pelas autoridades de certificação só pode ser feita para empresas com alto nível de maturidade tecnológica e gerencial, como é o caso da Embraer. "Dessa forma conseguimos manter a qualidade e a confiabilidade do processo elevadas", afirmou.
Segundo o diretor, a nova estratégia de certificação foi adotada para evitar que qualquer tipo de gargalo no desenvolvimento do KC-390 acarretasse atraso no projeto e prejudicasse a janela de oportunidade comercial do novo avião no mercado mundial. A aeronave vai disputar um mercado de 728 unidades para 77 países, nos próximos 20 anos. A empresa espera abocanhar entre 15% e 20% desse mercado.
O avião já recebeu uma encomenda de 28 unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) e ainda conta com um total de 32 cartas de intenção de compra feitas pela Argentina, Portugal, República Tcheca, Chile e Colômbia. Equador, Peru e Emirados Árabes também estão discutindo a possibilidade de compra do avião com a Embraer.
O K-390, que tem seu primeiro voo previsto para o próximo mês, só tem autorização para operar após a emissão do certificado de tipo (do projeto), feita pelo IFI. O certificado é uma garantia da segurança de operação da aeronave e do cumprimento dos requisitos de projeto.
Para garantir o cumprimento dos prazos previstos no cronograma de trabalho da certificação do KC-390, o IFI está pedindo autorização para a contratação de 34 servidores temporários. A Divisão de Certificação de Produtos Aeroespaciais do IFI, de acordo com Franchitto, conta hoje com 90 engenheiros civis e militares. O pedido de contratação está sendo analisado pelo Ministério do Planejamento, que já enviou uma comitiva ao IFI para conhecer de perto o trabalho de certificação e as necessidades do Instituto.
"A nossa expectativa é que até janeiro já tenhamos a aprovação dessas contratações, que serão feitas com base na Lei 8745/03", disse o coronel. O diretor explica que o KC-390 tem dois processos de certificação em andamento, sendo um no IFI, que cuida da versão militar do avião e outro na Anac, responsável pela certificação civil da aeronave.
O plano de certificação do KC-390 (com 600 páginas), apresentado pela Embraer em maio, encontra-se em fase de avaliação no IFI. Para assumir algumas atividades do processo de certificação, como a confecção de relatórios, pareceres técnicos, simulações e ensaios, a Embraer submeteu à aprovação do IFI um manual de credenciamento. O documento habilitou a empresa como Organização de Projeto Credenciado (OPC).
Segundo o assessor técnico do IFI, tenente coronel José Renato de Araújo Costa, 624 requisitos do KC-390 deverão ser certificados pelo Instituto. A previsão é que num período de dois anos o processo de certificação da aeronave utilize um total de 47.202 homem/hora.
O projeto do KC-390 envolve hoje a participação de 1500 funcionários, sendo mil engenheiros. A Embraer informou que as atividades da produção seriada da aeronave já foram iniciadas. A primeira entrega está prevista para o fim de 2016 e a FAB deverá receber um avião por trimestre.
O diretor do IFI estima que o desenvolvimento do KC-390 tenha um consumo da ordem de 16 milhões de homem/hora num prazo de oito anos. O certificado de tipo para a plataforma básica do KC-390, também conhecida como Green, e que será emitido pela Anac, está previsto para sair no primeiro semestre de 2016.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: Sobre o KC-390
APRESENTADO O KC-390
No dia 21 de Outubro de 2014 a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. – EMBRAER – apresentou em S. Paulo, Brasil, o primeiro protótipo da aeronave cargueiro e de reabastecimento KC-390. A indústria portuguesa participa no projecto e embora não haja decisão política sobre o assunto é muito provável a aquisição deste avião para substituir o C-130 na Força Aérea Portuguesa. O Operacional através da sua parceria com a revista “Segurança & Defesa” e pela pena de Vinícius D. Cavalcante e Mário Roberto Vaz Carneiro, apresenta aqui uma “visão brasileira” do momento presente do KC-390 com uma fundamentada retrospectiva sobre a evolução deste projecto pioneiro no Brasil. Como nota final, relembramos em síntese a nossa participação no KC-390.
http://www.operacional.pt/apresentado-o-kc-390/
No dia 21 de Outubro de 2014 a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. – EMBRAER – apresentou em S. Paulo, Brasil, o primeiro protótipo da aeronave cargueiro e de reabastecimento KC-390. A indústria portuguesa participa no projecto e embora não haja decisão política sobre o assunto é muito provável a aquisição deste avião para substituir o C-130 na Força Aérea Portuguesa. O Operacional através da sua parceria com a revista “Segurança & Defesa” e pela pena de Vinícius D. Cavalcante e Mário Roberto Vaz Carneiro, apresenta aqui uma “visão brasileira” do momento presente do KC-390 com uma fundamentada retrospectiva sobre a evolução deste projecto pioneiro no Brasil. Como nota final, relembramos em síntese a nossa participação no KC-390.
http://www.operacional.pt/apresentado-o-kc-390/
- LeandroGCard
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Re: Sobre o KC-390
Um de meus clientes, que visitei semana passada para aplicar um treinamento, é supervisor técnico de uma empresa que está construindo as plataformas de montagem do KC-390. Ele tem visitado a Embraer desde o início do projeto, inspecionou todas as etapas de construção dos mockups e do protótipo e esteve presente na cerimônia de roll-out.
Segundo ele o protótipo está bastante adiantado, e se tudo correr bem deve voar já no início do ano que vem. A pressa da Embraer em fazê-lo voar é tanta que eles estão atropelando a construção dos gabaritos e dispositivos de montagem em série, isso para começar logo os ensaios em vôo que são o maior gargalo para o lançamento de qualquer avião. Por hora a linha de montagem pode esperar, pois sem o avião testado e homologado não se pode iniciar a produção em série com segurança.
Leandro G. Card
Segundo ele o protótipo está bastante adiantado, e se tudo correr bem deve voar já no início do ano que vem. A pressa da Embraer em fazê-lo voar é tanta que eles estão atropelando a construção dos gabaritos e dispositivos de montagem em série, isso para começar logo os ensaios em vôo que são o maior gargalo para o lançamento de qualquer avião. Por hora a linha de montagem pode esperar, pois sem o avião testado e homologado não se pode iniciar a produção em série com segurança.
Leandro G. Card
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Não é para querer falar mal não, mas, na última ASAS na coluna do Camazano, informa-se que praticamente todos os projetos das ffaa's no campo aeronáutico estão atrasados por causa da falta e/ou bloqueio de verbas por parte do GF. E que não há boas perspectivas para o ano que vem, nem entre os militares e na industria, que já sente os seus efeitos já algum tempo.
Inclusive no caso do KC-390, que mesmo estando com o cronograma em dia, por enquanto, há na EMBRAER muita apreensão e certo "medo" em relação a isso, pois o governo tem dado cada vez mais sinais de que não irá manter o mesmo ritmo ou apoio aos programa e projetos da defesa para os anos que se seguem, independente do andar da carruagem da economia.
E como no Brasil futebol, cerveja e bunda ainda são instituição nacional, qualquer coisa no sentido de manutenir o atual status quo dos projetos militares está desde já mais que comprometido.
Vamos esperar para ver o se nos aguarda.
abs
Inclusive no caso do KC-390, que mesmo estando com o cronograma em dia, por enquanto, há na EMBRAER muita apreensão e certo "medo" em relação a isso, pois o governo tem dado cada vez mais sinais de que não irá manter o mesmo ritmo ou apoio aos programa e projetos da defesa para os anos que se seguem, independente do andar da carruagem da economia.
E como no Brasil futebol, cerveja e bunda ainda são instituição nacional, qualquer coisa no sentido de manutenir o atual status quo dos projetos militares está desde já mais que comprometido.
Vamos esperar para ver o se nos aguarda.
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Re: Sobre o KC-390
Lirolfuti escreveu:
Como várias mulheres, o 390 é mais bonito ao vivo e a cores...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Sobre o KC-390
Praticamente só mais duas "semanas úteis" até o final do ano, será que vai dar tempo dele voar?Lirolfuti escreveu:
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Re: Sobre o KC-390
Se for voar ainda este ano tende a ser antes do natal por tanto semana que vem no mas tardar.
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Re: Sobre o KC-390
KC-390 deve ter primeiro voo logo após o Natal
http://resenhamilitar.blogspot.com.br/2 ... -apos.html
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Re: Sobre o KC-390
Pois é...arcanjo escreveu:KC-390 deve ter primeiro voo logo após o Natal
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abs.
arcanjo
Esse é o trecho que preocupa:
A modernização dos caças AMX e F-5, pela Embraer, avaliados em R$ 2,1 bilhões, também foi afetada e diminuiu o ritmo do trabalho. De acordo com o presidente da Copac, o cenário fiscal para o ano de 2015 ainda está incerto. "Estamos avaliando a possibilidade de diminuir o número de aeronaves a serem modernizadas. Até agora três, de um total de 43, foram entregues", revelou.
[]s
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Re: Sobre o KC-390
Não entendo por que não contratam financiamentos bancários para executarem todos os projetos de defesa que têm de ser feito! Desta forma as forças ficariam livres dos contingenciamentos e/ou ao sabor da existência ou não de verbas, ou simplesmente da incógnita do novo governante que está assumindo, se vai dar continuidade ao projeto ou não. Que paranóia quando chega final de ano ou mudança de governo!
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: Sobre o KC-390
Esse é o maior problema quando não se tem orçamentos impositivos para a defesa, ou simplesmente não se tem orçamentos planificados de acordo com as necessidades do cada projeto e com a rubrica fechada para cada ano fiscal.
É difícil...
abs
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Re: Sobre o KC-390
Sem dúvida... essa história de você orçar... tudo ser bloqueado durante quase todo o ano e aos 45 do Segundo tempo você ver algum $$$ detonam com qualquer planejamento que preste.FCarvalho escreveu:Esse é o maior problema quando não se tem orçamentos impositivos para a defesa, ou simplesmente não se tem orçamentos planificados de acordo com as necessidades do cada projeto e com a rubrica fechada para cada ano fiscal.
É difícil...
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Re: Sobre o KC-390
Pois eu vou lhe contar uma história que poucos vao acreditar.faterra escreveu:Não entendo por que não contratam financiamentos bancários para executarem todos os projetos de defesa que têm de ser feito! Desta forma as forças ficariam livres dos contingenciamentos e/ou ao sabor da existência ou não de verbas, ou simplesmente da incógnita do novo governante que está assumindo, se vai dar continuidade ao projeto ou não. Que paranóia quando chega final de ano ou mudança de governo!
Leve como conto da carochinha.
Há muito tempo atrás, no governo do príncipe da sociologia, seu ministro da fazenda, tão preocupado com as finanças do reino, mandou parar um programa militar.
Mas seus assessores lhe informaram que o financiamento era externo e que a interrupção acarretaria multa de valor maior que a continuidade do programa.
A decisão do ministro do reino foi...
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Barão do Rio Branco
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Re: Sobre o KC-390
Acho que fazer voo ainda esse ano é meio temerário... mas sabem o que estão fazendo é o trabalho delesLirolfuti escreveu: