TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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- Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Srs... vamos conter os ânimos por favor.
Tendo idéias contra e a favor da proposta tudo bem... mas sem partir para o lado pessoal.
Eu entendo que são 15 anos acompanhando essa novela e isso altera os ânimos, mas vamos nos controlar...
Obrigado!
Tendo idéias contra e a favor da proposta tudo bem... mas sem partir para o lado pessoal.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bem por aí mesmo...Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul
Oferta da Boeing:
60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE
Proposta Vencedora da Lockheed no F-35
40 caças F-35A por U$ 7,1 bi
U$ 177,5 mi cada F-35A
No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.
Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Seria de bom tom alguns esclarecimentos, pois afinal a propaganda do ano passado está muito diferente da realidade e não há absolutamente nada de errado em entender o que está acontecendo.
E não se assustem se ainda tivermos que assinar contratos com AEL, Embraer, etc (ou seja... mais $$$$$).
Isso só para a aeronave chegar no Brasil "pelada" sem armamentos, etc.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Isso que vc colocou são valores de pacotes, Luiz Henrique (aliás, vc sempre faz isso, confundindo com valor da aeronave ).Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul
Oferta da Boeing:
60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE
Proposta Vencedora da Lockheed no F-35
40 caças F-35A por U$ 7,1 bi
U$ 177,5 mi cada F-35A
No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.
Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Nesse pacote oferecido pelos americanos na Coreia tem ToT, tem CLS? Vale ressaltar que eu não estou justificando esse aumento de USD 1 bi...
Provavelmente as publicações especializadas, especialmente as revistas, como a Força Aérea, vão detalhar na medida do possível o que virá nesse pacote do GripenNG para a FAB.
Editado pela última vez por knigh7 em Ter Out 28, 2014 12:49 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas esse preço do NG 'Br' que está a 1 Bi a mais é o valor 'pacote' como no exemplo do Luiz?knigh7 escreveu:Isso que vc colocou são valores de pacotes, Luiz Henrique (aliás, vc sempre faz isso, confundindo com valor da aeronave ).Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul
Oferta da Boeing:
60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE
Proposta Vencedora da Lockheed no F-35
40 caças F-35A por U$ 7,1 bi
U$ 177,5 mi cada F-35A
No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.
Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Provavelmente as publicações especializadas, especialmente as revistas, como a Força Aérea, vão detalhar o que virá nesse pacote do GripenNG para a FAB.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A FAB com a SAAB estava montando 3 contratos.Carlos Lima escreveu:Mas esse preço do NG 'Br' que está a 1 Bi a mais é o valor 'pacote' como no exemplo do Luiz?knigh7 escreveu: Isso que vc colocou são valores de pacotes, Luiz Henrique (aliás, vc sempre faz isso, confundindo com valor da aeronave ).
Provavelmente as publicações especializadas, especialmente as revistas, como a Força Aérea, vão detalhar o que virá nesse pacote do GripenNG para a FAB.
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O Crepaldi detalha. Começa a partir dos 1'30'' e segue. Aconselho a ver os 20 min. da entrevista, que foi dada há alguns meses atrás.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O interessante foi que a SAAB anunciou o contrato no site dela às 3h da madrugada (horário de Brasília). Ou seja, logo após o fim da contagem dos votos. E a FAB, às 5h.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu acho que a matéria do G1 pode ajudar a esclarecer mais:
http://g1.globo.com/economia/negocios/n ... -saab.html
Vou penas colocar a transcrição da declaração do Lennart Sindahl:
http://g1.globo.com/economia/negocios/n ... -saab.html
Vou penas colocar a transcrição da declaração do Lennart Sindahl:
"A montagem final de ao menos 15 será feita no Brasil. Mas é claro que as peças e suprimentos da indústria brasileira vão estão incluídos em muito mais do que estas 15 aeronaves, o maior número que puder, certamente. O restante será montado conjuntando com equipes brasileiras e suecas na Sueca. Então, as mãos brasileiras estarão na construção de mais do que estas 15 aeronaves", assinalou ele.
"Não vamos duplicar os fornecedores ou os suprimentos. As aeronaves que serão montadas tanto no Brasil quanto na Suécia terão as mesmas peças"(...)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Brasil fecha compra de 36 caças suecos por US$ 5,4 bi
IGOR GIELOW
DIRETOR DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA
28/10/201402h00
O governo federal anunciou nesta segunda-feira (27) a assinatura do contrato com a empresa sueca Saab para a compra de 36 caças Gripen NG por US$ 5,4 bilhões (cerca de R$ 13,5 bilhões), encerrando uma discussão que se arrasta desde 2001.
O valor do contrato, firmado na sexta (24), ficou US$ 900 milhões (R$ 2,25 bilhões) acima do previsto quando a decisão foi anunciada, em dezembro de 2013.
A FAB (Força Aérea Brasileira) diz que a diferença se deve à negociação para a atualização do projeto --a proposta da Saab era de 2009, e foi necessário adequá-la à evolução tecnológica de alguns componentes do avião e à exigência de maior participação brasileira na produção.
A entrega será de 2019 a 2024, prazo deslocado um ano além do previsto inicialmente por questões de capacidade industrial brasileira.
O pagamento não é imediato. A forma como o financiamento será feito ainda está sob análise da Aeronáutica, mas as análises iniciais da Saab previam que as parcelas poderiam estender-se até por 14 anos depois da entrega do último Gripen. A parte financeira precisa ser ratificada pelo Congresso.
O governo esperou o fim da eleição presidencial para divulgar o acerto. Com isso, o tema não teve chance de chegar ao último debate entre Dilma (PT) e Aécio Neves (PSDB), ocorrido na TV Globo na noite da sexta, dia em que o contrato foi assinado.
A FAB nega quaisquer influências eleitorais no atraso. "A assinatura se deu dentro da normalidade processual", disse, em nota.
Durante a campanha, os suecos demonstraram temor de que uma vitória da oposição pudesse colocar, mais uma vez, o negócio em suspenso. Foi assim em 2001, quando Fernando Henrique Cardoso deixou para Luiz Inácio Lula da Silva a decisão da compra; na ocasião, o escolhido fora uma versão anterior do mesmo caça sueco.
Lula assumiu em 2003 e acabou suspendendo o processo e o rebatizando depois como F-X2, com forte inclinação para a compra do modelo francês Dassault Rafale.
Em 2009, chegou a anunciá-lo como vencedor da disputa, recuando após protesto da FAB, que ainda não havia concluído sua avaliação técnica --que aprovava tanto o francês quanto o sueco ou o americano Boeing F/A-18, mas preferia o Gripen.
Eleita em 2010 para o primeiro mandato, Dilma congelou o processo e, depois, decidiu-se pelo Gripen.
Serão adquiridos 28 caças de um assento. Oito serão de dois assentos, usados primariamente para treinamento.
Como são aparelhos multifuncionais, no longo prazo o Gripen deve substituir os aviões de caça (F-5), ataque ao solo (AMX) e desempenhar a função de interceptação dos Mirage, já desativados.
O avião foi escolhido por ser um modelo em desenvolvimento de um caça existente, possibilitando que empresas brasileiras adquiram conhecimento de produção e também forneçam partes da nova aeronave. A Saab vai abrir uma unidade para fabricação de peças de fuselagem no Brasil, por exemplo.
"A indústria brasileira vai fornecer diferentes serviços e equipamentos. A Embraer, claro, será nossa principal parceira", afirmou Lennart Sindahl, chefe da divisão de aeronáutica da Saab, referindo-se à maior empresa aeronáutica do Brasil.
A previsão é de um índice de nacionalização de 40% quando o último caça for entregue. Serão 15 caças inteiramente finalizados no país.
A intenção inicial era de transferir a linha de montagem da Suécia para a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) a partir de algo entre o sexto e o décimo avião, mas isso nunca foi oficializado.
"De qualquer forma, as aeronaves vão ser feitas em conjunto com equipes brasileiras e suecas, mesmo na Suécia", afirmou Sindahl.
Enquanto os novos aviões não chegam, o governo continua negociando o empréstimo de 12 unidades do Gripen C/D, versão anterior do caça, para, a partir de 2016, defender a área central do Brasil.
IGOR GIELOW
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FERNANDA ODILLA
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28/10/201402h00
O governo federal anunciou nesta segunda-feira (27) a assinatura do contrato com a empresa sueca Saab para a compra de 36 caças Gripen NG por US$ 5,4 bilhões (cerca de R$ 13,5 bilhões), encerrando uma discussão que se arrasta desde 2001.
O valor do contrato, firmado na sexta (24), ficou US$ 900 milhões (R$ 2,25 bilhões) acima do previsto quando a decisão foi anunciada, em dezembro de 2013.
A FAB (Força Aérea Brasileira) diz que a diferença se deve à negociação para a atualização do projeto --a proposta da Saab era de 2009, e foi necessário adequá-la à evolução tecnológica de alguns componentes do avião e à exigência de maior participação brasileira na produção.
A entrega será de 2019 a 2024, prazo deslocado um ano além do previsto inicialmente por questões de capacidade industrial brasileira.
O pagamento não é imediato. A forma como o financiamento será feito ainda está sob análise da Aeronáutica, mas as análises iniciais da Saab previam que as parcelas poderiam estender-se até por 14 anos depois da entrega do último Gripen. A parte financeira precisa ser ratificada pelo Congresso.
O governo esperou o fim da eleição presidencial para divulgar o acerto. Com isso, o tema não teve chance de chegar ao último debate entre Dilma (PT) e Aécio Neves (PSDB), ocorrido na TV Globo na noite da sexta, dia em que o contrato foi assinado.
A FAB nega quaisquer influências eleitorais no atraso. "A assinatura se deu dentro da normalidade processual", disse, em nota.
Durante a campanha, os suecos demonstraram temor de que uma vitória da oposição pudesse colocar, mais uma vez, o negócio em suspenso. Foi assim em 2001, quando Fernando Henrique Cardoso deixou para Luiz Inácio Lula da Silva a decisão da compra; na ocasião, o escolhido fora uma versão anterior do mesmo caça sueco.
Lula assumiu em 2003 e acabou suspendendo o processo e o rebatizando depois como F-X2, com forte inclinação para a compra do modelo francês Dassault Rafale.
Em 2009, chegou a anunciá-lo como vencedor da disputa, recuando após protesto da FAB, que ainda não havia concluído sua avaliação técnica --que aprovava tanto o francês quanto o sueco ou o americano Boeing F/A-18, mas preferia o Gripen.
Eleita em 2010 para o primeiro mandato, Dilma congelou o processo e, depois, decidiu-se pelo Gripen.
Serão adquiridos 28 caças de um assento. Oito serão de dois assentos, usados primariamente para treinamento.
Como são aparelhos multifuncionais, no longo prazo o Gripen deve substituir os aviões de caça (F-5), ataque ao solo (AMX) e desempenhar a função de interceptação dos Mirage, já desativados.
O avião foi escolhido por ser um modelo em desenvolvimento de um caça existente, possibilitando que empresas brasileiras adquiram conhecimento de produção e também forneçam partes da nova aeronave. A Saab vai abrir uma unidade para fabricação de peças de fuselagem no Brasil, por exemplo.
"A indústria brasileira vai fornecer diferentes serviços e equipamentos. A Embraer, claro, será nossa principal parceira", afirmou Lennart Sindahl, chefe da divisão de aeronáutica da Saab, referindo-se à maior empresa aeronáutica do Brasil.
A previsão é de um índice de nacionalização de 40% quando o último caça for entregue. Serão 15 caças inteiramente finalizados no país.
A intenção inicial era de transferir a linha de montagem da Suécia para a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) a partir de algo entre o sexto e o décimo avião, mas isso nunca foi oficializado.
"De qualquer forma, as aeronaves vão ser feitas em conjunto com equipes brasileiras e suecas, mesmo na Suécia", afirmou Sindahl.
Enquanto os novos aviões não chegam, o governo continua negociando o empréstimo de 12 unidades do Gripen C/D, versão anterior do caça, para, a partir de 2016, defender a área central do Brasil.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA
AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE ACORDO No- 5/2014
Processo no- 67701.003319/2014-74. Espécie: Acordo de Compensação
Comercial, Industrial e Tecnológica. Contratante: A União,
Ministério da Defesa, por intermédio do Comando da Aeronáutica-
COMAER, representado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia
Aeroespacial - DCTA e pela Comissão Coordenadora do Programa
Aeronave de Combate- COPAC. Contratada: SAAB AB. No- do Contrato
Associado: 003/DCTA-COPAC/2014. No- do Acordo: 004/dCTACOPAC/
2014 Finalidade: Estabelecer as responsabilidades das partes
envolvidas no Acordo, para a concretização dos diversos Projetos de
Compensação, os quais integrarão o Plano de Aplicação de Compensação
vinculado ao Contrato Associado. Amparo Legal: Lei no-
8.666/93 e suas alterações, Lei 12.598/12, e demais normas que
regulam a matéria. Valor do Acordo: US$ 9.118.170.000,00. Data de
assinatura: 24 de outubro de 2014. Vigência: 24 de abril de 2026.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Prezado Thor,Thor escreveu:Deixo apenas uma frase de quem realmente sabe o conteúdo do contrato.Quanto isso custou, para trazer algo definido há anos atrás para o cenário atual. Ou alguém acha que seria diferente com as demais aeronaves?"Nós atualizamos a proposta. Trouxemos os requisitos para um cenário mais moderno"
Abraços
Infelizmente alguns ignoraram esta frase e começaram uma série de especulações sobre preços e quantidades de aeronaves a serem montadas no Brasil. Acredito que seria muito mais prudente esperarmos um esclarecimento por parte do Governo/FAB ou da SAAB para sabermos o que realmente está sendo negociado. Além do mais, como mencionado páginas atrás, haverá maior participação de indústrias brasileiras nesse projeto e não haverá duplicidade de fornecedores.
Abraços,
Wesley
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
[quote="Penguin"]Brasil fecha compra de 36 caças suecos por US$ 5,4 bi
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Como são aparelhos multifuncionais, no longo prazo o Gripen deve substituir os aviões de caça (F-5), ataque ao solo (AMX) e desempenhar a função de interceptação dos Mirage, já desativados.
O avião foi escolhido por ser um modelo em desenvolvimento de um caça existente, possibilitando que empresas brasileiras adquiram conhecimento de produção e também forneçam partes da nova aeronave. A Saab vai abrir uma unidade para fabricação de peças de fuselagem no Brasil, por exemplo.
Olá camaradas, não compramos só 36 caças.
ADSUMUS
IGOR GIELOW
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Como são aparelhos multifuncionais, no longo prazo o Gripen deve substituir os aviões de caça (F-5), ataque ao solo (AMX) e desempenhar a função de interceptação dos Mirage, já desativados.
O avião foi escolhido por ser um modelo em desenvolvimento de um caça existente, possibilitando que empresas brasileiras adquiram conhecimento de produção e também forneçam partes da nova aeronave. A Saab vai abrir uma unidade para fabricação de peças de fuselagem no Brasil, por exemplo.
Olá camaradas, não compramos só 36 caças.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
como havia sinalizado o comandante da Aeronáutica Juniti Saito em audiência no Senado realizada em fevereiro (clique no segundo link da lista abaixo), o acordo de compensação representaria cerca de 170% do valor do contrato de compra dos caças o que, de fato, corresponde aproximadamente à cifra de 9,1 bilhões de dólares informada no extrato publicado hoje no DOU.talharim escreveu:COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA
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Processo no- 67701.003319/2014-74. Espécie: Acordo de Compensação
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Aeronave de Combate- COPAC. Contratada: SAAB AB. No- do Contrato
Associado: 003/DCTA-COPAC/2014. No- do Acordo: 004/dCTACOPAC/
2014 Finalidade: Estabelecer as responsabilidades das partes
envolvidas no Acordo, para a concretização dos diversos Projetos de
Compensação, os quais integrarão o Plano de Aplicação de Compensação
vinculado ao Contrato Associado. Amparo Legal: Lei no-
8.666/93 e suas alterações, Lei 12.598/12, e demais normas que
regulam a matéria. Valor do Acordo: US$ 9.118.170.000,00. Data de
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http://www.aereo.jor.br/2014/02/27/em-d ... do-gripen/
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Knight, não estou confundindo.knigh7 escreveu:Isso que vc colocou são valores de pacotes, Luiz Henrique (aliás, vc sempre faz isso, confundindo com valor da aeronave ).Luís Henrique escreveu:Na Coreia do Sul
Oferta da Boeing:
60 caças F-15 Silent Eagle por U$ 7,7 bi
U$ 128,33 mi cada F-15SE
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U$ 177,5 mi cada F-35A
No Brasil o PEQUENO Gripen que é o caça mais barato do mundo na propaganda saiu por U$ 150 mi.
Eu quero saber o que está acontecendo??? Não falaram que o valor provavelmente seria menor que os U$ 4,5 bi???
Nesse pacote oferecido pelos americanos na Coreia tem ToT, tem CLS? Vale ressaltar que eu não estou justificando esse aumento de USD 1 bi...
Provavelmente as publicações especializadas, especialmente as revistas, como a Força Aérea, vão detalhar na medida do possível o que virá nesse pacote do GripenNG para a FAB.
Os valores que eu coloquei do F-15SE e do F-35A também são os valores dos pacotes.
Não é o valor da aeronave pelada.
Claro que cada pacote pode ser diferente, mas é impossível não ficar preocupado e fazer tal comparação.
O que tem de tão especial no nosso pacote que não tem no que foi oferecido aos sul-coreanos no F-15SE que justifique que um caça LEVE custe U$ 150 mi enquanto que um caça PESADO custe U$ 128 mi.???
Falaram que os U$ 4,5 bi era uma estimativa e que o valor provavelmente SERIA MENOR.
Agora aumentou U$ 900 mi e ficou praticamente com o mesmo preço da proposta da Boeing....
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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- Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu estou torcendo pelo Gripen e pela FAB, mas acho muito justo sabermos o que houve com este contrato.
Se eles divulgarem que o motor mudou, será a versão EPE com 12.000 kg/F.
Que o sistema de contra-medidas eletrônicas será agora produzido no Brasil e isto também influenciou o aumento de preço.
Ou que os motores serão construídos sob-licença no Brasil, que foi exigência do Brasil e isto alterou o preço.
Ou que o Brasil exigiu que trocassem o motor pelo EJ320 pois não queria motor americano, etc.
Ou seja, queremos saber as MELHORIAS que alcançamos com o contrato.
Não me importo que tenha aumentado U$ 900 mi desde que informem as melhorias em capacidades do NG e/ou tecnológicas para nossa indústria.
O que não da para engolir é falar que os U$ 900 mi é por causa da tela grande da aeroeletrônica ou que é confidencial.
Se eles divulgarem que o motor mudou, será a versão EPE com 12.000 kg/F.
Que o sistema de contra-medidas eletrônicas será agora produzido no Brasil e isto também influenciou o aumento de preço.
Ou que os motores serão construídos sob-licença no Brasil, que foi exigência do Brasil e isto alterou o preço.
Ou que o Brasil exigiu que trocassem o motor pelo EJ320 pois não queria motor americano, etc.
Ou seja, queremos saber as MELHORIAS que alcançamos com o contrato.
Não me importo que tenha aumentado U$ 900 mi desde que informem as melhorias em capacidades do NG e/ou tecnológicas para nossa indústria.
O que não da para engolir é falar que os U$ 900 mi é por causa da tela grande da aeroeletrônica ou que é confidencial.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Caro amigo,Luís Henrique escreveu:Knight, não estou confundindo.knigh7 escreveu: Isso que vc colocou são valores de pacotes, Luiz Henrique (aliás, vc sempre faz isso, confundindo com valor da aeronave ).
Nesse pacote oferecido pelos americanos na Coreia tem ToT, tem CLS? Vale ressaltar que eu não estou justificando esse aumento de USD 1 bi...
Provavelmente as publicações especializadas, especialmente as revistas, como a Força Aérea, vão detalhar na medida do possível o que virá nesse pacote do GripenNG para a FAB.
Os valores que eu coloquei do F-15SE e do F-35A também são os valores dos pacotes.
Não é o valor da aeronave pelada.
Claro que cada pacote pode ser diferente, mas é impossível não ficar preocupado e fazer tal comparação.
O que tem de tão especial no nosso pacote que não tem no que foi oferecido aos sul-coreanos no F-15SE que justifique que um caça LEVE custe U$ 150 mi enquanto que um caça PESADO custe U$ 128 mi.???
Falaram que os U$ 4,5 bi era uma estimativa e que o valor provavelmente SERIA MENOR.
Agora aumentou U$ 900 mi e ficou praticamente com o mesmo preço da proposta da Boeing....
o que tem no nosso pacote? Uma linha de produção, mão-de-obra brasileira, Códigos fonte, Integração dos nossos armamentos, TOT em diversas áreas, treinamento de engenheiros, produção de peças para os Gripens da Suécia, nacionalização de até 80% da estrutura, etc, etc, etc.
Também estou curioso pra saber os detalhes do contrato, mas comparar uma compra com transferência de tecnologia com compra direta não dá.
Estamos pagando pra aprender a fazer uma aeronave supersônica, integrar armamentos e novos componentes complexos, incluindo ai o radar.
Abraços