Até pra defender essa política externa sem coerência, titubeante e sem objetivos fica difícil suntsé ... teu post demonstra bem isso ...suntsé escreveu:Eu considero particularmente questionável o fato de alguns criticarem posicionamentos do Itamarati sob o governo do PT que eu na MINHA ÓTICA considero justo.
Eu concordo que o Brasil nunca deve defender regimes ditatoriais. Mas eu acredito de de forma alguma o Brasil deve contribuir para a mudança de regimes de outras nações e compactuar com qualquer ação que fere a soberania de outros países por qualquer pretexto que seja.
Apoiar a promoção a democracia da forma como os Europeus e EUA estão fazendo seria compactuar com a destruição de varias nações, promover a instabilidade e o derramamento de sangue.
Hoje a Líbia esta dividida por mais de 200 grupos armados que não respeitam nenhuma instituição e estão se enfrentando diariamente disputando áreas de influencia no país. A derrubada do Kadafi só trouxe morte de destruição a Líbia.
Na Síria em nome da promoção da democracia e sob o pretexto dos direitos humanos grupos armados estão sendo financiados o que esta prolongando uma das mais sangrentas guerras civis da atualidade.
No caso Iraniano, se o Brasil, China e Russia não tivesse mobilizado esforços diplomáticos para evitar um novo ataque americano ao Irã, teríamos mais um país destruído e a merce de grupos armados disputando o poder.
Quanto a Cuba, eu não vejo nenhuma ideologice nas relações com aquele país. O Brasil nem tem que fazer biquinho para outro país soberano independente se este país tem um regime ditatorial ou não, o Brasil não tem que compactuar com um embargo econômico criminoso que deveria ter sido levantado a muito e muito tempo.
O Brasil não tem o porque criar tensão com seus vizinhos Bolivarianos para ser "bonitinho aos olhos de Washington", eu reconheço que o Brasil deveria ser mais firme com eles em alguma ocasiões, mas não devemos tomar nenhuma atitude que possa prejudica-los no sentido de promover uma mudança de regime.
Embora o Itamarati tenha tomado posições questionáveis em algumas ocasiões, a Nossa diplomacia esta longe de ser um completo desastre como afirmam alguns.
Infelizmente, amigo, para a atuação do Itamaraty ser considerada desastrosa precisa melhorar muito ... ela é simplesmente "SEM NOÇÃO" ... o Itamaraty virou reduto dos malucos mais aloprados da esquerda radical desse País ... Guimarães e MAG são as pessoas mais idiotas que já assumiram cargos no Itamaraty ... é sob a tutela desses dois que passamos as maiores vergonhas internacionais da história desse país ...
É exatamente como disse o Bourne : "O Guimarães e outros mais atrapalham do que ajudam. estão lá para vender ideologia de centro acadêmico dos anos 1960s. Não tem objetivo factível, não sabem como se posicionar e qual a utilidade de fazerem o que estão fazendo. O Samuel Guimarães fala descaradamente que sabota qualquer acordo comercial com vizinhos, eua e europa."
Infelizmente eleger Dilma significa a permanência "disso aí" que estamos vendo.