A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: A-12

#11851 Mensagem por Alcantara » Qua Out 08, 2014 2:33 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Amigos,

Agradeço sinceramente o respeito as minhas opiniões. Quando proponho o mix Rafale nova + Rafale usado para a AVN estou sendo pragmático e me baseio em 40 anos de acompanhamento ''in loco'' de planos/projetos das FFAA's. Documentos de alto nível já foram publicados por diversas vezes e tiveram o mesmo fim invariavelmente: - ''a lata de lixo''. Excelente a carta de intenção que a END esta se tornando. No final a constatação e que muito que foi escrito e retórica. Eu, não acredito e lotes + lotes de Gripen NG cobrindo os céus do Brasil ou de Sea Gripen sobre as águas azul esverdeadas do Atlântico Sul. Tenho seria duvidas se a FAB ira operar mais do que 60 Gripen E/F. Com base nesta realidade cruel mais factual e que proponho um caminho alternativo para que a MB tenha de fato uma AVN com credibilidade o que significa com real capacidade de destruição de um oponente. E fácil entender meu ceticismo com os argumentos colocados para reflexão, basta ver o nível de preocupação dos principais candidatos a presidência da Republica com o tema Defesa Nacional. O futuro vai mostrar se tenho ou não razão em ser cético em relação ao assunto em debate.Transformar intenções em realidade prescinde de energia, vontade, motivação, audácia, conhecimento, compromisso, responsabilidade, maturidade, dinamismo além de muitos R$, no mais temos hoje muita história da carochinha embalada pela END. Quem na pratica define são os políticos através de suas ações no dia a dia e a eles faltam muitas qualidades para tirar do papel intenções que demandam investimentos de US$ bilhões em uma área que muito distante das preocupações deles próprios e da maioria da população brasileira, que por exemplo, ainda ver o mar como um local apenas de lazer quando vai a praia. A maritimidade de nosso povo ainda se manifesta de forma muito tímida. Palavras escritas no texto da END não são capazes de modificar este quado no tempo que cada um gostaria que acontecesse. Como diz a sabedoria popular: - '' papel aceita tudo''.


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Lord Nauta
Lord, sei bem do que você fala. Creia-me, compartilho do mesmo desânimo. Já vi planos grandiosos, estudos detalhados preparados pelas FFAA e, na hora H, o Governo Federal "dá para trás".

De fato, justamente por esta "jurisprudência desfavorável" (by Nelson Horatio Jobim), fico feliz que a escolha do COPAC (mesmo que por vias "tortas") tenha sido a ganhadora. É a opção mais econômica de operar.

Creio, em adição, que o Alto Comando da FAB pensou exatamente como você. Operacionalidade em primeiro lugar. Mas ganhou a opção "desenvolvimentista". Pode ser que a nossa triste "jurisprudência" nos faça repetir a história, que tudo fique pelo caminho como sempre ficou, mas pode ser também que a "vontade, motivação, audácia, conhecimento, compromisso, responsabilidade, maturidade, dinamismo além de muitos R$" faça surgir uma oportunidade de ouro para a FAB e a MB!

Abraços!!!




Editado pela última vez por Alcantara em Qua Out 08, 2014 2:35 pm, em um total de 1 vez.
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Re: A-12

#11852 Mensagem por Alcantara » Qua Out 08, 2014 2:34 pm

Lord Nauta escreveu:Os F1 que já foram oferecidos em algum momento para a MB.


Sds


Lord Nauta
Ok. Considerando que os mesmos estejam disponíveis, e quanto às limitações técnicas/operacionais à bordo do São Paulo?




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Re: A-12

#11853 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 08, 2014 2:53 pm

Alcantara escreveu:
Lord Nauta escreveu:Os F1 que já foram oferecidos em algum momento para a MB.


Sds


Lord Nauta
Ok. Considerando que os mesmos estejam disponíveis, e quanto às limitações técnicas/operacionais à bordo do São Paulo?

Já citei em algum momento. A modernização do A12 poderia contemplar o redimensionamento das catapultas, aparelho de parada e do convés de voo.




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Re: A-12

#11854 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 08, 2014 2:57 pm

Alcantara escreveu:
Lord Nauta escreveu:Prezados Amigos,

Agradeço sinceramente o respeito as minhas opiniões. Quando proponho o mix Rafale nova + Rafale usado para a AVN estou sendo pragmático e me baseio em 40 anos de acompanhamento ''in loco'' de planos/projetos das FFAA's. Documentos de alto nível já foram publicados por diversas vezes e tiveram o mesmo fim invariavelmente: - ''a lata de lixo''. Excelente a carta de intenção que a END esta se tornando. No final a constatação e que muito que foi escrito e retórica. Eu, não acredito e lotes + lotes de Gripen NG cobrindo os céus do Brasil ou de Sea Gripen sobre as águas azul esverdeadas do Atlântico Sul. Tenho seria duvidas se a FAB ira operar mais do que 60 Gripen E/F. Com base nesta realidade cruel mais factual e que proponho um caminho alternativo para que a MB tenha de fato uma AVN com credibilidade o que significa com real capacidade de destruição de um oponente. E fácil entender meu ceticismo com os argumentos colocados para reflexão, basta ver o nível de preocupação dos principais candidatos a presidência da Republica com o tema Defesa Nacional. O futuro vai mostrar se tenho ou não razão em ser cético em relação ao assunto em debate.Transformar intenções em realidade prescinde de energia, vontade, motivação, audácia, conhecimento, compromisso, responsabilidade, maturidade, dinamismo além de muitos R$, no mais temos hoje muita história da carochinha embalada pela END. Quem na pratica define são os políticos através de suas ações no dia a dia e a eles faltam muitas qualidades para tirar do papel intenções que demandam investimentos de US$ bilhões em uma área que muito distante das preocupações deles próprios e da maioria da população brasileira, que por exemplo, ainda ver o mar como um local apenas de lazer quando vai a praia. A maritimidade de nosso povo ainda se manifesta de forma muito tímida. Palavras escritas no texto da END não são capazes de modificar este quado no tempo que cada um gostaria que acontecesse. Como diz a sabedoria popular: - '' papel aceita tudo''.


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Lord, sei bem do que você fala. Creia-me, compartilho do mesmo desânimo. Já vi planos grandiosos, estudos detalhados preparados pelas FFAA e, na hora H, o Governo Federal "dá para trás".

De fato, justamente por esta "jurisprudência desfavorável" (by Nelson Horatio Jobim), fico feliz que a escolha do COPAC (mesmo que por vias "tortas") tenha sido a ganhadora. É a opção mais econômica de operar.

Creio, em adição, que o Alto Comando da FAB pensou exatamente como você. Operacionalidade em primeiro lugar. Mas ganhou a opção "desenvolvimentista". Pode ser que a nossa triste "jurisprudência" nos faça repetir a história, que tudo fique pelo caminho como sempre ficou, mas pode ser também que a "vontade, motivação, audácia, conhecimento, compromisso, responsabilidade, maturidade, dinamismo além de muitos R$" faça surgir uma oportunidade de ouro para a FAB e a MB!

Abraços!!!

Apareceu uma noticia que me animou um pouco. A mesma esta vinculada a TOT e compensações do Gripen E/F no desenvolvimento do Sea Gripen.

Sds

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Re: A-12

#11855 Mensagem por Alcantara » Qua Out 08, 2014 3:48 pm

Lord Nauta escreveu:
Alcantara escreveu: Ok. Considerando que os mesmos estejam disponíveis, e quanto às limitações técnicas/operacionais à bordo do São Paulo?

Já citei em algum momento. A modernização do A12 poderia contemplar o redimensionamento das catapultas, aparelho de parada e do convés de voo.
Ok, podemos ampliar a potência das catapultas (com certeza com impacto direto na vida útil / necessidade de manutenção), mas ainda assim restaria ainda o problema com o comprimento delas. Elas operariam no limite o tempo todo pois o peso do vetor mais combustivel e armas (mesmo nas configurações mais básicas) estariam perto do valor máximo que as catapultas poderiam oferecer.
Veja bem, não estou dizendo que não daria para operar o Rafale no NAe São Paulo, mas sim que acho que ele operaria com sérias limitações.




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Re: A-12

#11856 Mensagem por LeandroGCard » Qua Out 08, 2014 3:54 pm

FIGHTERCOM escreveu:Prezado Leandro,

Poderia falar mais sobre essa sua aposta?


Abraços,

Wesley
Simplesmente o Tejas Naval deverá provavelmente ser o caça naval mais barato disponível dentro de uns 20 anos, quando a Índia estiver encostando alguns para colocar algo mais parrudo no lugar em seus NAe's (antes deste prazo é A-4M na veia e olhe lá). Para "manter doutrina" será mais do que o suficiente. Este é o raciocínio de nossos dirigentes. Não acredito, por exemplo, que nenhum outro argumento ou consideração tenha guiado a decisão do F-X, todo o resto sobre END, ToT's, Snowdem e etc... não passa de racionalização vazia. Simplesmente se empurrou com a barriga até que as circunstâncias permitissem fechar com a proposta mais barata, e aí fechou-se rapidamente para não dar mais margem a discussão. Enquanto a proposta mais barata não podia ser plenamente justificada (inclusive para os usuários finais) o processo foi sendo enrolado, enrolado, enrolado... :roll: .

Acho que quando chegar a vez da MB vai ser a mesma coisa, como foi na aquisição do próprio São Paulo e dos A-4. Mas pode ser também que na época surjam alguns F-18 A/B revitalizados (não confundir com modernizados) via FMS por um precinho menor ainda que os Tejas, e aí serão estes os escolhidos mesmo que tenham que operar com restrições. Todo o resto não interessa, é só para discussão de entusiastas em fóruns como o nosso :? .


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Re: A-12

#11857 Mensagem por LeandroGCard » Qua Out 08, 2014 4:05 pm

Lord Nauta escreveu:Os F1 que já foram oferecidos em algum momento para a MB.


Sds


Lord Nauta
Bem, então se for com um nível de desconto na mesma faixa do obtido na aquisição do Foch/São Paulo, pode ser.


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Re: A-12

#11858 Mensagem por Marino » Qua Out 08, 2014 4:45 pm

Eles foram modernizados para o padrão F-3.




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Re: A-12

#11859 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 09, 2014 12:18 pm

Se o desembolso sobre o projeto de um Gripen naval vier mesmo como parte do off set da compra do NG para a FAB, aí então começo a acreditar na sua viabilidade, pois estaríamos, em tese, dispensados de colocar a mão no nosso bolso e ter de investir o que não temos($) no mesmo.

Se for assim, esta será uma grande sacada da marinha para a progressão da nossa aviação naval, além de ser, me permito dizer, a única forma de dar uma concretude a este projeto.

É sempre bom lembrar que em defesa no Brasil, qualquer centavo sempre custou-nos muitíssmo caro, se o investimento feito não tivesse alguma funcionalidade dupla ou utilidades outras que não propriamente militares. Sempre foi assim, e sempre será.

Portanto, vamos torcer para que em meio as negociações com a FAB, até o final do ano, a MB possa vislumbrar a possibilidade de incluir no off set o desenvolvimento conjunto, da versão embarcada do Gripen para a sua AN. De outro modo, vamos ter que começar a pensar em um plano B, C, D, E... se houver.

abs




Carpe Diem
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Re: A-12

#11860 Mensagem por talharim » Seg Nov 24, 2014 7:45 am

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DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Termo de Inexigibilidade de Licitação n° 002/2014. Objeto: Contratação
de serviços de assistência técnica para assessorar a realização
da modernização e manutenção do sistema de propulsão do Navio
Aeródromo São Paulo, por dois (2) anos. Contratada: DCNS. Valor:
1.710.580,00 Euros (hum milhão setecentos e dez mil e quinhentos e
oitenta euros).
Fundamento Legal: Art. 25°, Inciso II da Lei nº
8.666/1993. Autoridade Ratificadora: Diretor-Geral.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: A-12

#11861 Mensagem por alex » Seg Nov 24, 2014 8:04 am

Tudo bem, mas é mais um trabalho a ser realizado por uma empresa estrangeira, mostrando quanto somos limitados em várias áreas.




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Re: A-12

#11862 Mensagem por Marino » Seg Nov 24, 2014 8:40 am

Leia bem: ASSESSORAR




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Re: A-12

#11863 Mensagem por J.Ricardo » Seg Nov 24, 2014 9:22 am

talharim escreveu:Imagem

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Termo de Inexigibilidade de Licitação n° 002/2014. Objeto: Contratação
de serviços de assistência técnica para assessorar a realização
da modernização e manutenção do sistema de propulsão do Navio
Aeródromo São Paulo, por dois (2) anos. Contratada: DCNS. Valor:
1.710.580,00 Euros (hum milhão setecentos e dez mil e quinhentos e
oitenta euros).
Fundamento Legal: Art. 25°, Inciso II da Lei nº
8.666/1993. Autoridade Ratificadora: Diretor-Geral.
Vão gastar agora o que era para ter gastando quando compraram...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: A-12

#11864 Mensagem por alex » Seg Nov 24, 2014 9:30 am

Marino, foi passada a idéia que o SP foi uma grande compra, poderíamos dar conta e evitarmos uma grande modernização($$$) pelos franceses. Vamos ver se este não será o inicio de vários contratos que teremos que fazer com os franceses ....Esperemos




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Re: A-12

#11865 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Nov 24, 2014 11:35 am

O SP foi uma grande compra. Com o valor de um NAe novo batendo aí a casa dos bilhões, o A-12 foi e é uma ótima compra!
Só que eu percebo uma certa comoção na contratação da assistência técnica francesa para o A-12, que na minha opinião é infundada... Até porque não sabemos o que foi assinado, apenas que é uma "Contratação
de serviços de assistência técnica para assessorar a realização
da modernização e manutenção do sistema de propulsão do Navio
Aeródromo São Paulo, por dois (2) anos.
"

Porém, eu sei que quem assessora, não põe a mão na massa. Não li em lugar nenhum que eles vão trazer uma caixa fechada para dentro do navio, fazer a manutenção e ir embora, já que assessorar é ajudar, sanar dúvidas, e tentar passar o conhecimento. Acho que eles virão com a função de "mostrar o caminho das pedras" para os nossos técnicos.


Att,




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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