Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9781 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Set 18, 2014 2:22 am

Carlos Lima escreveu:
Helibras entrega quarto EC725 para a FAB
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=45893

;)

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Um dos comentários na referida matéria refere-se à a instalação posterior dos FLIRs nos helicópteros de versão básica. Uma pergunta aos caros colegas: nestas aeronaves da versão básica, a utilização de óculos de visão noturna pelos pilotos não seria já o suficiente?




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Carlos Lima
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9782 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 18, 2014 4:21 am

Lucas Lasota escreveu:
Carlos Lima escreveu: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=45893

;)

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Um dos comentários na referida matéria refere-se à a instalação posterior dos FLIRs nos helicópteros de versão básica. Uma pergunta aos caros colegas: nestas aeronaves da versão básica, a utilização de óculos de visão noturna pelos pilotos não seria já o suficiente?
Um equipamento meio que completa o outro. Pois o FLIR ajuda a "ampliar" a visão de um alvo e o acompanhamento do mesmo. Já os óculos são para navegação e também servem para acompanhamento, mas no alcance 'visual'.

Uma analogia mais simples seria os óculos de visão Noturna seriam "óculos" e o FLIR seria um espécie de "Binóculo". :)

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9783 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Set 18, 2014 5:03 am

Carlos Lima escreveu:
Lucas Lasota escreveu: Um dos comentários na referida matéria refere-se à a instalação posterior dos FLIRs nos helicópteros de versão básica. Uma pergunta aos caros colegas: nestas aeronaves da versão básica, a utilização de óculos de visão noturna pelos pilotos não seria já o suficiente?
Um equipamento meio que completa o outro. Pois o FLIR ajuda a "ampliar" a visão de um alvo e o acompanhamento do mesmo. Já os óculos são para navegação e também servem para acompanhamento, mas no alcance 'visual'.

Uma analogia mais simples seria os óculos de visão Noturna seriam "óculos" e o FLIR seria um espécie de "Binóculo". :)

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Obrigado. Interessante que, diferentemente da Marinha e da FAB, o Exército não possui aeronaves equipadas com FLIR, a não ser os dois Esquilos "Olhos de Águia". Falta de interesse ou dinheiro? :)




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9784 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 18, 2014 5:46 am

O EB está sofrendo uma grande mudança nesse sentido já que alguns dos seus EC-725 poderão utilizar FLIR e os seus Panteras e Esquilos modernizados poderão utilizer NVG.

Eles estão chegando lá :)

Os BH se eu não me engano já são full NVG.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9785 Mensagem por italo clay » Qui Set 18, 2014 8:18 am

FCarvalho escreveu:
italo clay escreveu:Eu li uma "informação" numa pagina do facebook que essa compra de 3 UH-60M seriam os primeiros de 9 que a FAB quer adquirir (que esses na verdade viriam para o EB que abriu mão para a FAB ); e seriam para o esquadrão falcão de belém. que por sua vez repassaria os EC 725 para o EB, ficando somente os da versão C-SAR para o pelicano. alguém sabe se esse boato tem algum fundamento?
Acredito que não haja fundamento com relação a esta notícia. Sabe-se que a Avex é mais que desejosa por obter BH adicionais a frota que possui, e que existe a possibilidade de aquisição de 20 helos pelo PROTEGER, mas com as limitações de praxe impostas pelo GF aos programas do MD, tal possibilidade tornou-se mais que surreal. As compras de oportunidade continuam sendo a alternativa viável para qualquer aquisição de material pelas ffaa's. Ou seja, cada um se vira com o que tem. E a FAB neste sentido tem se mostrado mais pródiga em relação ao reequipamento de sua frota do 8o Gav.

Conseguiu obter por meios próprios os 16 helos que hoje possui, e aparentemente está muito satisfeita com eles, sabendo que precisa de mais helos para substituir os já mais que cansados UH-1 'sapão' do 2o/10o para SAR/C-SAR. E como tem havido atrasos em relação ao repasse de verbas do GF para o programa EC-725, como informam diversas fontes da imprensa ligadas ao setor de defesa, é possível que a predileção da FAB por estes helos americanos ajude acabe ajudando a recompor com seus próprios recursos os helos que ainda são necessários.

Se forem 9 aeronaves, e não descarto que sejam mesmo, posto que é o número aproximado hoje de BH disponíveis no 7o e no 5o esquadrões, que é de 8 aeronaves, podemos muito bem antever que estes também venham em pequenas doses homeopáticas, como os anteriores, em compras via FMS, sem chamar muito a atenção e nem despertar suspeições junto ao GF, que no final das contas, também não está nem um pouco preocupado se a FAB está comprando mais helos afora os que já lhe aprouve no contrato com a Helibrás.

É isto. Se vierem mais estes nove, provavelmente o suficiente para equipar o 2o/10 Gav. Só existem 3 EC-725 operacionais na FAB com o 1o/8o Gav. E restam 13 a serem recebidos, sem muita margem para previsões de quando realmente chegarão. Então... bom, como diria o ditado, quem não tem cão, caça com o gato do vizinho... :wink:

abs.


carvalho. para o 2o/10 Gav consta que irá receber uma versão C-SAR do EC725, equipada com todas as firulas, inclusive com sonda revo. aí fiquei curioso. se esses BH vão para o pelicano, para que esquadrão iriam os Ec725 além do falcão?




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9786 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 18, 2014 3:31 pm

italo clay escreveu:
FCarvalho escreveu: Acredito que não haja fundamento com relação a esta notícia. Sabe-se que a Avex é mais que desejosa por obter BH adicionais a frota que possui, e que existe a possibilidade de aquisição de 20 helos pelo PROTEGER, mas com as limitações de praxe impostas pelo GF aos programas do MD, tal possibilidade tornou-se mais que surreal. As compras de oportunidade continuam sendo a alternativa viável para qualquer aquisição de material pelas ffaa's. Ou seja, cada um se vira com o que tem. E a FAB neste sentido tem se mostrado mais pródiga em relação ao reequipamento de sua frota do 8o Gav.

Conseguiu obter por meios próprios os 16 helos que hoje possui, e aparentemente está muito satisfeita com eles, sabendo que precisa de mais helos para substituir os já mais que cansados UH-1 'sapão' do 2o/10o para SAR/C-SAR. E como tem havido atrasos em relação ao repasse de verbas do GF para o programa EC-725, como informam diversas fontes da imprensa ligadas ao setor de defesa, é possível que a predileção da FAB por estes helos americanos ajude acabe ajudando a recompor com seus próprios recursos os helos que ainda são necessários.

Se forem 9 aeronaves, e não descarto que sejam mesmo, posto que é o número aproximado hoje de BH disponíveis no 7o e no 5o esquadrões, que é de 8 aeronaves, podemos muito bem antever que estes também venham em pequenas doses homeopáticas, como os anteriores, em compras via FMS, sem chamar muito a atenção e nem despertar suspeições junto ao GF, que no final das contas, também não está nem um pouco preocupado se a FAB está comprando mais helos afora os que já lhe aprouve no contrato com a Helibrás.

É isto. Se vierem mais estes nove, provavelmente o suficiente para equipar o 2o/10 Gav. Só existem 3 EC-725 operacionais na FAB com o 1o/8o Gav. E restam 13 a serem recebidos, sem muita margem para previsões de quando realmente chegarão. Então... bom, como diria o ditado, quem não tem cão, caça com o gato do vizinho... :wink:

abs.
carvalho. para o 2o/10 Gav consta que irá receber uma versão C-SAR do EC725, equipada com todas as firulas, inclusive com sonda revo. aí fiquei curioso. se esses BH vão para o pelicano, para que esquadrão iriam os Ec725 além do falcão?
Pelo que me lembro os EC-725 cheio de firulas vai para o 2/10 (Pelicano), Belem também está recebendo o EC-725, e tem uma apresentação no outro Fórum que o amigo 'Junker' compilou que mostra exatamente para aonde vão essas aeronaves.

É uma pena que o outro Fórum está fora do ar. :(

Assim que voltar eu coloco aqui.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9787 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 19, 2014 6:35 pm

Pois é, até onde se sabe, esta é a informação "oficial" da distribuição dos EC-725. Mas se esta compra dos 9 BH's forem verdadeiras, fico pensando aqui com os meus botões se eles simplesmente se somarão aos 16 já existentes no 5o e no 7o, ou se outras considerações estão sendo feitas.

Porque eu mesmo nunca ou vi falar de um esquadrão de helos com mais do que meia duzia de undes em cada um.

Mas podem ser que as coisas mudem. Ou não.

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9788 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 19, 2014 8:14 pm

Ainda existem UH-1 para serem substituídos... então não vai ser exatamente um problema comprar mais helis. :lol:

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9789 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 20, 2014 10:55 am

Eu penso que hoje se a FAB comprasse BH sem parar para todos os seus esquadrões, não ficaria trste se ela repassasse todos os seus EC para o EB. Seriam na verdade muito bem vindos.
Ainda precisamos de undes da Avex no sul e no nordeste. E mais 16 EC-725 não fariam nada mal.

abs




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9790 Mensagem por italo clay » Seg Set 22, 2014 3:43 pm

FCarvalho escreveu:Eu penso que hoje se a FAB comprasse BH sem parar para todos os seus esquadrões, não ficaria trste se ela repassasse todos os seus EC para o EB. Seriam na verdade muito bem vindos.
Ainda precisamos de undes da Avex no sul e no nordeste. E mais 16 EC-725 não fariam nada mal.

abs

tem o 3/8 gav esquadrão puma que não colocamos na equação. seus super puma já tem seus 30 anos nas costas, e eu não sei como anda o seu estado operacional. portanto fica a dúvida de qual o futuro a FAB planeja para o esquadrão.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9791 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 22, 2014 11:59 pm

Os EC-725 da FAB até onde se sabe irão cobrir as necessidades do 3o/8o, do 2o/10o e do 1o/8o. Inclusive substituindo os últimos H-1 existentes na FAB.
Agora, se a idéia é essa mesmo, então porque mais BH? Não sei. Mas se vierem, não será por excesso de preciosismo.
Como diria um ex-chefe meu, 'é melhor pecar por excesso, do que por falta.'

abs




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9792 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 09, 2014 8:01 pm

EC-725 da MB (Não entregue ainda) rumando para a Índia para participar da concorrência do NMRH...

http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2014/12/UH-15-N-7107_01.jpg

Mais info's...

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=48784

;)

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9793 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 10, 2014 6:31 pm

Eita... nós aqui fazendo barulho por causa de 50 que vão durar o resto de nossas vidas em operação, e os indianos fazendo o dever de casa...
Ainda não sei porque certas gigantes insistem em brigar por um certo mercado que vive de esperanças mortas já no nascimento... [049]

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9794 Mensagem por arcanjo » Dom Jan 18, 2015 11:05 pm

Esquadrão Falcão treina emprego de armamento
Os pilotos e tripulantes treinaram o tiro lateral na aeronave H-36 Caracal

O Esquadrão Falcão (1°/8° GAV) participou no início de dezembro de uma operação inédita. Pela primeira vez, a unidade sediada em Belém empregou armamento utilizando o helicóptero H-36 Caracal. A operação denominada Helicóptero TL (Tiro Lateral) foi realizada no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), no Sul do Pará e, durante 20 dias, envolveu 33 militares e dois helicópteros.

Imagem
Treinamento do Esquadrão Falcão no emprego de armamento no helicóptero H-36 Caracal - Foto: 1°/8° GAV

O Esquadrão realizou o treinamento de tiro lateral com a metralhadora 7.62 mm. O objetivo principal foi preparar os pilotos e tripulantes para missões de Resgate em Combate, também conhecidas como CSAR.

"Essa operação marcou a história da unidade, pois adquirimos a plena operacionalidade na missão CSAR com o uso do armamento lateral nos H-36. Além disso, o Esquadrão treinou sua mobilidade", ressaltou o Comandante do Falcão, Tenente-Coronel Aviador Alvaro Marcelo Alexandre Freixo.

O exercício demonstrou uma capacidade maior do Esquadrão de se deslocar com duas aeronaves em missões, utilizando pouco apoio logístico. Essa situação é bem próxima do que ocorreria em um acionamento real de emprego em combate.

Outra novidade foi a realização do treinamento de NOE (Nap Of Earth), navegação utilizando o terreno para a proteção contra o inimigo, o que permite uma maior sobrevida das aeronaves e tripulações num cenário de combate.

Preparação da aeronave

No início de cada missão de emprego armado, Especialistas em Material Bélico equipavam a aeronave para o emprego.

"Nesta operação foi utilizado, pela primeira vez no estande do CPBV, o novo sistema de contagem de tiro que permitiu gerar, de forma mais precisa, estatísticas de disparos assertivos em relação aos disparos efetuados", afirmou o Tenente Especialista Jailson Da Silva Neves sobre a forma de medir a eficiência dos militares.

http://resenhamilitar.blogspot.com.br/2 ... go-de.html

abs.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9795 Mensagem por irlan » Seg Jan 26, 2015 6:06 pm

Tirando as metralhadoras laterias tem como o EC-725 se defender?, ele possui cabides pra armamentos?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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