Marechal-do-ar escreveu:jauro escreveu:A pedidos vamos apresentar, em doses homeopáticas
Já esta na hora da próxima dose?
O médico mandou dizer que está ocupado.
Então, eu fiquei encarregado de aplicar a sua dose.
Como? Quem sou eu? Ah, eu limpo os banheiros da Ala de Isolamento Máximo dos pacientes com vírus Ebola!
Agora, diga "AAAARRGHHHH" que eu vou botar o comprimido na sua boquinha!!
Até uns quinze anos atrás, a brigada de infantaria blindada era formada por dois batalhões de infantaria blindada e um regimento de carros de combate (inclusive, se não me engano, até os anos 1970, ela ainda contava com um terceiro batalhão de infantaria motorizada). Já a brigada de cavalaria blindada tinha uma proporção inversa: dois regimentos de carros e um batalhão de infantaria. Eu suponho que a doutrina do Exército da época ainda prescrevia a utilização de divisões completas em combate, ao estilo da Segunda Guerra, portanto, os dois tipos de brigada se complementavam.
Hoje em dia, essas denominações das grandes unidades blindadas são mantidos por questões de tradição, já que ambas contam com a mesma organização: dois batalhões de M-113 e dois regimentos de "Leopard 1A5".
2) As FT são formadas com esquadrões e companhias de diferentes batalhões/regimentos das Brigadas Blindadas com base das necessidades?
É isso mesmo, como o médico, digo, o Jauro já respondeu aí para trás.
3) No caso das Brigadas de Cavalaria Mecanizada com um único Regimento de Cavalaria Blindado, esse regimento é a FT equilibrada?
Exatamente.
4) O que seria a Cavalaria Mecanizada? Com dois ou três Regimentos de Cavalaria Mecanizada (sobre rodas, certo?) e um Regimento de Cavalaria Blindado (sobre lagartas) como é a atuação dessas brigadas?
A função doutrinária é a de reconhecimento, segurança e economia de meios, tradicionais da cavalaria. Agora, eu acho que o Brasil mantém um número demasiado de brigadas de cavalaria mecanizada. Eu desconfio que é apenas para manter a tradição das antigas divisões de cavalaria do Exército brasileiros dos dias passados. Com a criação de brigadas de infantaria mecanizada, talvez fosse mais sensato uma redução de formações, no valor-brigada, de cavalaria mecanizada.