-EsquiloWSANTANA escreveu:Prezados,
Tenho cá com meus botões que a turma da caserna ainda é muito contaminada com os ideais do tio sam! No caso dos helis parece que isto é bem evidente! Tem-se os russos aí, com problemas é verdade, mas a entrada os AH2 no gosto da turma foi um parto! Os Caracal são motivo de todo tipo de discussão, muitas delas, em minha modesta opinião mera sabotagem.... Mas como é Tio sam a turma gosta!!! Enquanto isto não se tem um pensamento estratégico que conduza o país de uma vez por todas por uma trajetória clara, seja ela qual for!!
Por exemplo, porque não a padronização de nossos Helis: leve e treinamento: um superesquilo; manobra: superpantera; médio: caracal?? Todos poderiam ser fabricados aqui! Poderiam ser incorporados gradualmente mais e mais conteúdos nacionalizados....
Um heli pesado poderia ser adquirido em menor quantidade e os de ataque também, enquanto não se tem como produzir aqui.... Nos associamos com algum eventual parceiro
Tem problema no projeto?? Melhora!! Tem problema na cadeia de suprimentos??? Adéqua...
Tudo bem que os BH são uns puta helis! Máquinas fantásticas, mas vem com o modo coleira plus....
Mas viva o nosso subdesenvolvimento!!!!!
Saudações!
-Pantera
-Caracal
Todos esses helicópteros são fabricados por um único fabricante - Eurocopter. Isso seria colocar todos ovos em um mesmo cesto. Salutar?
Há uma serie de componentes que não são e não serão fabricados aqui, por diversas razões. Ou seja, vamos continuar dependendo de fornecedores externos (de peças, componentes e serviços) para manutenção, independente da origem.