TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
GRIPEN C/D – NÃO SERÁ LEASING, SIM HORAS VOO
Ministérios da Defesa do Brasil, da Suécia e FAB trabalham de forma acelerada para a formalização do contrato das aeronaves Gap Filler. A forma do contrato será inovadora. Porém, as condições geopolítcas têm influenciado de forma significativa.
Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet
Exclusivo DefesaNet
Durante a III Mostra BID Brasil o editor de DefesaNet obteve a informação do atual status das negociações entre os Ministérios da Defesa do Brasil e Suécia com referência ao “Gap Filler”.
Assim são denominadas as aeronaves, que serão usadas para preencher o vácuo cobrindo a desativação dos Mirage 2000 C/B, do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), ocorrida em Dezembro de 2013, e também das primeiras unidades do F-5EM/FM, pevistas para ocorrer a partir de 2017..
Também o objetivo é de iniciar as fases de treinamentos de transição para as futuras aeronaves Gripen NG, tanto para os pilotos como as equipes de apoio em terra.
Para isto serão posocionados na Base Aérea de Anápolis (BAAN). A proposição inicial é de integrar, não só os membros do 1º GDA, mas também equipes do 1º/14º Grupo de Aviação, Esquadrão Pampa, atualmente posicionado na Base Aérea de Canoas (BACO).
O Esquadrão Pampa foi a primeira unidade a operar o F-5EM/FM, recebendo as unidades a partir de 2006.
As Negociações
A idéia inicial era de assinar um “leasing operacional” para as aeronaves SAAB Gripen C/D, atualmente em colocadas em disponibilidade operacional na Flygvapnet (Força Aérea da Suécia).
Nas últimas semanas o conceito evoluiu entre as partes para o contrato ser na forma de “aquisição de horas de voo”. Fonte do Comando da Aeronáutica sinalizou a DefesaNet que esta forma atenderá de maneira mais ampla as demandas da Força Aérea Brasielira.
Os números com que a FAB trabalha são de 1.200 a 1.500 horas de voo, para um período de 3 a 4 anos. Este número incluirá as demandas operacionais do 1º GDA, na defesa aérea do Planalto Central.
A FAB gostaria de ter de 12 a 16 aeronaves (incluindo modelos D biplace). Porém, as condições geopolíticas atuais talvez restrinjam a um número final de 8 a 12 aeronaves.
A Geopolítica
A questão da Ucrânia e o aumento da tensão militar na Europa, incluindo o Báltico, voltando aos níveis da Guerra Fria, criou uma nova demanda à Força Aérea da Suécia.
Esta Força é a primeira e principal linha de defesa do país nordico. A Flygvapnet foi colocada em prontidão operacional criando uma inesperada demanda sob a cadeia logística das aeronaves Gripen. Assim como os demais operadores do Gripen na Europa (Rep. Tcheca e Hungria)
Outros países como a Eslováquia mostraram interesse em ter o caça SAAB Gripen. Necessitando de um substituto para os antigos Mig-29 a Eslováquia procura a assistência de seu vizinho, a República Tcheca.
A República Tcheca já arrenda o Gripen e planeja desenvover junto com a Eslováquia um sistema de Defesa Aérea Integrado. Técnicos suecos estão trabalhando neste projeto.
As Negociações
Durante a semana da III Mostra BID Brasil (1 a 5 Setembro) o Vice-Ministro da Defesa da Suécia Carl Von Der Esch e o Comandante da Força Aérea Major-General Micael Bydén, mantiveram várias reuniões em Brasília DF.
E inclusive aproveitaram a BID Brasil para manter contato com o parceiro preferencial no Brasil, a EMBRAER Defesa e Segurança. A delegação recepcionada pelo VP Geraldo Gomes, vendas internacionais, recebeu um briefing sobre o KC-390.
Fonte: http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... Horas-Voo/
Ministérios da Defesa do Brasil, da Suécia e FAB trabalham de forma acelerada para a formalização do contrato das aeronaves Gap Filler. A forma do contrato será inovadora. Porém, as condições geopolítcas têm influenciado de forma significativa.
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Durante a III Mostra BID Brasil o editor de DefesaNet obteve a informação do atual status das negociações entre os Ministérios da Defesa do Brasil e Suécia com referência ao “Gap Filler”.
Assim são denominadas as aeronaves, que serão usadas para preencher o vácuo cobrindo a desativação dos Mirage 2000 C/B, do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), ocorrida em Dezembro de 2013, e também das primeiras unidades do F-5EM/FM, pevistas para ocorrer a partir de 2017..
Também o objetivo é de iniciar as fases de treinamentos de transição para as futuras aeronaves Gripen NG, tanto para os pilotos como as equipes de apoio em terra.
Para isto serão posocionados na Base Aérea de Anápolis (BAAN). A proposição inicial é de integrar, não só os membros do 1º GDA, mas também equipes do 1º/14º Grupo de Aviação, Esquadrão Pampa, atualmente posicionado na Base Aérea de Canoas (BACO).
O Esquadrão Pampa foi a primeira unidade a operar o F-5EM/FM, recebendo as unidades a partir de 2006.
As Negociações
A idéia inicial era de assinar um “leasing operacional” para as aeronaves SAAB Gripen C/D, atualmente em colocadas em disponibilidade operacional na Flygvapnet (Força Aérea da Suécia).
Nas últimas semanas o conceito evoluiu entre as partes para o contrato ser na forma de “aquisição de horas de voo”. Fonte do Comando da Aeronáutica sinalizou a DefesaNet que esta forma atenderá de maneira mais ampla as demandas da Força Aérea Brasielira.
Os números com que a FAB trabalha são de 1.200 a 1.500 horas de voo, para um período de 3 a 4 anos. Este número incluirá as demandas operacionais do 1º GDA, na defesa aérea do Planalto Central.
A FAB gostaria de ter de 12 a 16 aeronaves (incluindo modelos D biplace). Porém, as condições geopolíticas atuais talvez restrinjam a um número final de 8 a 12 aeronaves.
A Geopolítica
A questão da Ucrânia e o aumento da tensão militar na Europa, incluindo o Báltico, voltando aos níveis da Guerra Fria, criou uma nova demanda à Força Aérea da Suécia.
Esta Força é a primeira e principal linha de defesa do país nordico. A Flygvapnet foi colocada em prontidão operacional criando uma inesperada demanda sob a cadeia logística das aeronaves Gripen. Assim como os demais operadores do Gripen na Europa (Rep. Tcheca e Hungria)
Outros países como a Eslováquia mostraram interesse em ter o caça SAAB Gripen. Necessitando de um substituto para os antigos Mig-29 a Eslováquia procura a assistência de seu vizinho, a República Tcheca.
A República Tcheca já arrenda o Gripen e planeja desenvover junto com a Eslováquia um sistema de Defesa Aérea Integrado. Técnicos suecos estão trabalhando neste projeto.
As Negociações
Durante a semana da III Mostra BID Brasil (1 a 5 Setembro) o Vice-Ministro da Defesa da Suécia Carl Von Der Esch e o Comandante da Força Aérea Major-General Micael Bydén, mantiveram várias reuniões em Brasília DF.
E inclusive aproveitaram a BID Brasil para manter contato com o parceiro preferencial no Brasil, a EMBRAER Defesa e Segurança. A delegação recepcionada pelo VP Geraldo Gomes, vendas internacionais, recebeu um briefing sobre o KC-390.
Fonte: http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... Horas-Voo/
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Essa foi esperta. Como a SAAB diz que são US4.000 a hora de vôo, toma aqui, 1.500 horas x 4.000 = 6 milhões de doletas. Muito obrigado. Pode mandar o caça.Lirolfuti escreveu:GRIPEN C/D – NÃO SERÁ LEASING, SIM HORAS VOO
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Os números com que a FAB trabalha são de 1.200 a 1.500 horas de voo, para um período de 3 a 4 anos. Este número incluirá as demandas operacionais do 1º GDA, na defesa aérea do Planalto Central.
A FAB gostaria de ter de 12 a 16 aeronaves (incluindo modelos D biplace). Porém, as condições geopolíticas atuais talvez restrinjam a um número final de 8 a 12 aeronaves.
A Geopolítica
A questão da Ucrânia e o aumento da tensão militar na Europa, incluindo o Báltico, voltando aos níveis da Guerra Fria, criou uma nova demanda à Força Aérea da Suécia.
Esta Força é a primeira e principal linha de defesa do país nordico. A Flygvapnet foi colocada em prontidão operacional criando uma inesperada demanda sob a cadeia logística das aeronaves Gripen. Assim como os demais operadores do Gripen na Europa (Rep. Tcheca e Hungria)
Outros países como a Eslováquia mostraram interesse em ter o caça SAAB Gripen. Necessitando de um substituto para os antigos Mig-29 a Eslováquia procura a assistência de seu vizinho, a República Tcheca.
A República Tcheca já arrenda o Gripen e planeja desenvover junto com a Eslováquia um sistema de Defesa Aérea Integrado. Técnicos suecos estão trabalhando neste projeto.
As Negociações
Durante a semana da III Mostra BID Brasil (1 a 5 Setembro) o Vice-Ministro da Defesa da Suécia Carl Von Der Esch e o Comandante da Força Aérea Major-General Micael Bydén, mantiveram várias reuniões em Brasília DF.
E inclusive aproveitaram a BID Brasil para manter contato com o parceiro preferencial no Brasil, a EMBRAER Defesa e Segurança. A delegação recepcionada pelo VP Geraldo Gomes, vendas internacionais, recebeu um briefing sobre o KC-390.
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Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
nveras escreveu:Essa foi esperta. Como a SAAB diz que são US4.000 a hora de vôo, toma aqui, 1.500 horas x 4.000 = 6 milhões de doletas. Muito obrigado. Pode mandar o caça.Lirolfuti escreveu:GRIPEN C/D – NÃO SERÁ LEASING, SIM HORAS VOO
Ministérios da Defesa do Brasil, da Suécia e FAB trabalham de forma acelerada para a formalização do contrato das aeronaves Gap Filler. A forma do contrato será inovadora. Porém, as condições geopolítcas têm influenciado de forma significativa.
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Os números com que a FAB trabalha são de 1.200 a 1.500 horas de voo, para um período de 3 a 4 anos. Este número incluirá as demandas operacionais do 1º GDA, na defesa aérea do Planalto Central.
A FAB gostaria de ter de 12 a 16 aeronaves (incluindo modelos D biplace). Porém, as condições geopolíticas atuais talvez restrinjam a um número final de 8 a 12 aeronaves.
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Esta Força é a primeira e principal linha de defesa do país nordico. A Flygvapnet foi colocada em prontidão operacional criando uma inesperada demanda sob a cadeia logística das aeronaves Gripen. Assim como os demais operadores do Gripen na Europa (Rep. Tcheca e Hungria)
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[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
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- NovaTO
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
kirk escreveu:nveras escreveu: Essa foi esperta. Como a SAAB diz que são US4.000 a hora de vôo, toma aqui, 1.500 horas x 4.000 = 6 milhões de doletas. Muito obrigado. Pode mandar o caça.
4000x1500x12=US$72 milhões..... acho que está um preço bom......
[]'s
- delmar
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com todo respeito aos colegas, acho que não é por aí. Normalmente os cálculos são feitos tomando-se os custos de amortização do equipamento como parâmetro.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Delmar,delmar escreveu:Com todo respeito aos colegas, acho que não é por aí. Normalmente os cálculos são feitos tomando-se os custos de amortização do equipamento como parâmetro.
Creio que todos nós estamos apenas sendo irônicos !
sds
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
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- Marino
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
La Fuerza Aérea Brasileña estudia nuevas opciones para disponer de aviones de transición hasta la llegada del Gripen NG
LUNES 15 DE SEPTIEMBRE DE 2014 09:33
(defensa.com) Hasta la llegada de los Gripen NG, Saab había propuesto una capacidad temporal basada en la cesión de aviones de combate Gripen C/D de la Fuerza Aérea sueca, mediante la fórmula del leasing o arrendamiento financiero, entre 2016 y 2018. Con estos aviones se mantendría la capacidad de superioridad aérea y se facilitaría el entrenamiento de las tripulaciones.
Todavía se estarían planteando diferentes opciones para disponer de una capacidad transitoria hasta la fecha de entrada del Gripen NG y entre ellas se baraja financiar los Gripen transitorios denominados “Gap Filler” de una forma alternativa, que sería pagar al proveedor por horas de vuelo en lugar de adquirirlos o alquilarlos. Esta opción se anunció durante el reciente evento III Muestra BID-Brasil (Base Industrial de Defensa) que tuvo lugar en Brasilia después de que se reunieran miembros del Ministerio de Defensa brasileño y de la Fuerza Aérea sueca.
Durante este evento se habría planteado una alternativa basada en la “compra de horas de vuelo”. De esta manera la FAB estaría dispuesta a pagar por usar estos aviones durante 1.200 a 1.500 horas de vuelo durante tres o cuatro años para que el 1º Grupo de Defensa Aérea (GDA) pudiera seguir desempeñando sus funciones. Para ello la FAB querría disponer de 12 a 16 aviones, sin embargo en la actualidad este número se podría haber reducido a 8 o 12 aviones, tanto por dificultades presupuestarias brasileñas como por las necesidades actuales de la Fuerza Aérea sueca a raíz de la tensión con Rusia.
Los costes están siendo el principal factor del programa, de hecho la ventaja principal que argumentó el Gripen para hacerse con el concurso brasileño fue el precio, ya que la propuesta económica de Saab estaba bastante por debajo de la del Super Hornet de Boeing y de la de Dassault con el Rafale, la más cara de los tres. Cuestiones de coste y presupuesto estarían detrás de la información publicada en defensa.com el pasado 21 de agosto, según la cual la FAB estaría dispuesta a renunciar a los Gripen de transición debido al alto coste. La cuestión tiene carácter de urgencia ya que en diciembre se dieron de baja los Mirage 2000 C/B del 1º GDA y en 2017 comenzarán a darse de baja las primeras unidades del F-5 EM/FM. (J.N.G.)
LUNES 15 DE SEPTIEMBRE DE 2014 09:33
(defensa.com) Hasta la llegada de los Gripen NG, Saab había propuesto una capacidad temporal basada en la cesión de aviones de combate Gripen C/D de la Fuerza Aérea sueca, mediante la fórmula del leasing o arrendamiento financiero, entre 2016 y 2018. Con estos aviones se mantendría la capacidad de superioridad aérea y se facilitaría el entrenamiento de las tripulaciones.
Todavía se estarían planteando diferentes opciones para disponer de una capacidad transitoria hasta la fecha de entrada del Gripen NG y entre ellas se baraja financiar los Gripen transitorios denominados “Gap Filler” de una forma alternativa, que sería pagar al proveedor por horas de vuelo en lugar de adquirirlos o alquilarlos. Esta opción se anunció durante el reciente evento III Muestra BID-Brasil (Base Industrial de Defensa) que tuvo lugar en Brasilia después de que se reunieran miembros del Ministerio de Defensa brasileño y de la Fuerza Aérea sueca.
Durante este evento se habría planteado una alternativa basada en la “compra de horas de vuelo”. De esta manera la FAB estaría dispuesta a pagar por usar estos aviones durante 1.200 a 1.500 horas de vuelo durante tres o cuatro años para que el 1º Grupo de Defensa Aérea (GDA) pudiera seguir desempeñando sus funciones. Para ello la FAB querría disponer de 12 a 16 aviones, sin embargo en la actualidad este número se podría haber reducido a 8 o 12 aviones, tanto por dificultades presupuestarias brasileñas como por las necesidades actuales de la Fuerza Aérea sueca a raíz de la tensión con Rusia.
Los costes están siendo el principal factor del programa, de hecho la ventaja principal que argumentó el Gripen para hacerse con el concurso brasileño fue el precio, ya que la propuesta económica de Saab estaba bastante por debajo de la del Super Hornet de Boeing y de la de Dassault con el Rafale, la más cara de los tres. Cuestiones de coste y presupuesto estarían detrás de la información publicada en defensa.com el pasado 21 de agosto, según la cual la FAB estaría dispuesta a renunciar a los Gripen de transición debido al alto coste. La cuestión tiene carácter de urgencia ya que en diciembre se dieron de baja los Mirage 2000 C/B del 1º GDA y en 2017 comenzarán a darse de baja las primeras unidades del F-5 EM/FM. (J.N.G.)
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Problema um: o GF decidiu o FX-2, mas se esqueceu, ou ignorou, como de praxe, os custos do negócio para manter a FAB voando antes de fechar o contrato;
Problema dois: parece não haver disposição interna na FAB para cobrar posição mais firme em termos de compromisso do GF em relação ao programa FX-2 e o Gripen NG, assim como também parece não haver nenhuma disposição da gestão econômica do GF em apoiar tal programa nem neste momento, e nem nenhum outro; as prioridades são outras;
Problema três: se ninguém se dispuser a pagar esta conta até o final do ano, o programa já está morto e enterrado antes mesmo de nascer.
Problema quatro: nós temos um plano B, C ou D se o Gripen NG for incluído no ralo das contensões das contas públicas no ano que vem?
abs.
Problema dois: parece não haver disposição interna na FAB para cobrar posição mais firme em termos de compromisso do GF em relação ao programa FX-2 e o Gripen NG, assim como também parece não haver nenhuma disposição da gestão econômica do GF em apoiar tal programa nem neste momento, e nem nenhum outro; as prioridades são outras;
Problema três: se ninguém se dispuser a pagar esta conta até o final do ano, o programa já está morto e enterrado antes mesmo de nascer.
Problema quatro: nós temos um plano B, C ou D se o Gripen NG for incluído no ralo das contensões das contas públicas no ano que vem?
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O problema é que a short-list deveria ter sido rasgada e enterrada a partir do momento em que a END foi publicada. Com isso acabamos com reco-reco, bolão e azeitona e 2 deles foram 'eliminados' por motivos 'políticos' e o que sobrou foi o escolhido.
Isso torna a escolha 'capenga' e diminui e muito o nosso poder de barganha.
Como a FAB não vai arredar o pé disso por orgulho e 'princípios' vai tentar fazer omelete com água e farinha para ver se dar certo.
Como o Governo não liga mesmo para FArmadas e pelo que dizem por aí tem uma crise vindo no horizonte corremos o risco de ficarmos com um AM-X 2.0... "Casca" bonitinha e vazio por dentro.
Enfim... vamos pagar pelos próximos 30 anos por conta disso.
E para deixar claro... nada contra 'a escolha' e sim as circunstâncias em que foi escolhido sendo o que sobrou depois do Snowden.
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CB_Lima
Isso torna a escolha 'capenga' e diminui e muito o nosso poder de barganha.
Como a FAB não vai arredar o pé disso por orgulho e 'princípios' vai tentar fazer omelete com água e farinha para ver se dar certo.
Como o Governo não liga mesmo para FArmadas e pelo que dizem por aí tem uma crise vindo no horizonte corremos o risco de ficarmos com um AM-X 2.0... "Casca" bonitinha e vazio por dentro.
Enfim... vamos pagar pelos próximos 30 anos por conta disso.
E para deixar claro... nada contra 'a escolha' e sim as circunstâncias em que foi escolhido sendo o que sobrou depois do Snowden.
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CB_Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Prezado FCarvalho,FCarvalho escreveu:Problema um: o GF decidiu o FX-2, mas se esqueceu, ou ignorou, como de praxe, os custos do negócio para manter a FAB voando antes de fechar o contrato;
Problema dois: parece não haver disposição interna na FAB para cobrar posição mais firme em termos de compromisso do GF em relação ao programa FX-2 e o Gripen NG, assim como também parece não haver nenhuma disposição da gestão econômica do GF em apoiar tal programa nem neste momento, e nem nenhum outro; as prioridades são outras;
Problema três: se ninguém se dispuser a pagar esta conta até o final do ano, o programa já está morto e enterrado antes mesmo de nascer.
Problema quatro: nós temos um plano B, C ou D se o Gripen NG for incluído no ralo das contensões das contas públicas no ano que vem?
abs.
O que se tem de forma oficial é que o programa está em negociação e dentro do prazo. Quanto ao resto, parece não passar de boataria. Algo muito similar ao ocorrido com o PROSUB. A notícia colocada acima está mais para informação requentada daqueles primeiros informes que geraram a maior polêmica aqui neste tópico, algumas páginas atrás. Em seguida, foi colocada a seguintes notícia:
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/1 ... resa-sueca
A partir daí, o que se viu foi o "silêncio" de uma certa turma.
Acredito que o mais prudente é esperar...
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
De momento caro Wesley é o que podemos de fato fazer. Existem muitas histórias mal contadas neste programa FX.
Concordo com várias coisas que o Carlos colocou acima. Este programa foi mal conduzido e mal terminado. Aliás, parece que o seu término se deu a troco de caixa realmente.
O que podemos fazer agora realmente é torcer e esperar pelo melhor. Caso ele venha.
"Espere o melhor. Prepare-se para o pior. E aceite o que vier." - Ditado chinês.
abs
Concordo com várias coisas que o Carlos colocou acima. Este programa foi mal conduzido e mal terminado. Aliás, parece que o seu término se deu a troco de caixa realmente.
O que podemos fazer agora realmente é torcer e esperar pelo melhor. Caso ele venha.
"Espere o melhor. Prepare-se para o pior. E aceite o que vier." - Ditado chinês.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Me desculpe amigo mais tenho que discordar !Carlos Lima escreveu:O problema é que a short-list deveria ter sido rasgada e enterrada a partir do momento em que a END foi publicada. Com isso acabamos com reco-reco, bolão e azeitona e 2 deles foram 'eliminados' por motivos 'políticos' e o que sobrou foi o escolhido.
Isso torna a escolha 'capenga' e diminui e muito o nosso poder de barganha.
Como a FAB não vai arredar o pé disso por orgulho e 'princípios' vai tentar fazer omelete com água e farinha para ver se dar certo.
Como o Governo não liga mesmo para FArmadas e pelo que dizem por aí tem uma crise vindo no horizonte corremos o risco de ficarmos com um AM-X 2.0... "Casca" bonitinha e vazio por dentro.
Enfim... vamos pagar pelos próximos 30 anos por conta disso.
E para deixar claro... nada contra 'a escolha' e sim as circunstâncias em que foi escolhido sendo o que sobrou depois do Snowden.
[]s
CB_Lima
Qual opção pais se aproxima da END além do Gripen NG ???
Sim porque quando há críticas a uma escolha certamente há uma opção melhor ... qual seria ???
Rafale ?
Intitulado pela própria imprensa francesa como invendável ... custa muito mais do que vale ... uma aeronave com first-flight 1986 tornou-se operacional 2005/6 ... HV em 2010 estimado pelo senat francês em US$ 36 mil ... nada a acrescentar à nossa indústria ... rejeitado pela maioria dos empresários do setor ... rejeitado pela FAB ... rejeitado pela maioria da FFAAs que o analisaram de perto ... escolhido pela Índia que após negociar por dois anos e meio não está nem um pouco "animada" em assinar contrato ...
É isso que vc queria para a FAB ???
EF-2000 ?
Ainda mais caro de operar, bom interceptador, porém deficiente (até agora) na função de ataque ... nada a acrescentar a nossa indústria ... e pior, ainda há 4 países que querem manter seus próprios empregos fabricando "partes" do avião ... somente a título de ilustração a Áustria adquiriu a aeronave, já pôs à venda e pediu "ajuda" ao seu vizinho Hungria para controle de seu espaço aéreo que não por acaso opera Gripens e apesar da Áustria ser mais "rica" a Hungria consegue manter operacional sua Força Aérea.
É isso que sonha para a FAB ?NOTA DO EDITOR: o caso da Áustria parece ser típico do mal planejamento de recursos frente à projeção de despesas.
Enquanto isso, países vizinhos com economias menores, como a Hungria e a República Tcheca, operam quase o mesmo número de caças de primeira linha cada uma, porém com custos operacionais bem menores – no caso, os jatos Gripen C/D. Aumentando ainda mais o contraste, enquanto os austríacos precisam cortar o número de pilotos treinados no Eurofighter, os tchecos não só mantêm sua capacidade de defesa aérea como participam de exercícios e revezamentos da OTAN para o policiamento aéreo do Báltico
http://www.aereo.jor.br/2014/05/16/enqu ... s-de-mais/
Super Hornet ??
Seria uma boa opção, para inúmeros aspectos industrias também seria positivo, muito provavelmente teríamos parceria com a Boeing para o T-X, bom pro KC-390 ... mas ... no norte há um espião ... há um espião no norte ...
Esse eu sei que tu não queria !
Seria o SU-35 BM ou S ou SU-30 (dois lugares) ?
Esse um SU-27 melhorado, um conceito dos anos 70, com sensores modernos e um RCS ENORME ... pra voar 4.500km precisa nada menos que 15.500 kg de combustível, isso em velocidade baixa e grande altitude, porém sem armas, claro ... uma HV estimada em us$ 50 mil ... repasse para a indústria nacional ZERO ... no máximo teríamos alguma fabricação sob licença depois de adquirir umas 150 células ... pós venda sofrível, que o diga os pobres indianos, com 50% da frota no chão ... isso não é escolha é falta de opção ...
http://www.knaapo.ru/eng/products/su-35/index.wbp
É isso mesmo que quer para a FAB ???
ou seira F-35 ?
Em primeiro lugar não se trata de um avião de superioridade aérea, mas uma nave de ataque ... extremamente caro de operar acima de US$ 40 mil ... há um espião no norte ...
Esqueci de algum ? ... qual desses teria maior conformidade com a END ?
O que diz a END ?
Não vou me estender mas a END INTEIRA fala em projetos e fabricação local com um parceiro externo ... em NENHUM PARÁGRAFO QUE SEJA fala sobre fabricação sob licença ... a pergunta é:4. Dentre todas as preocupações a enfrentar no desenvolvimento da Força Aérea, a
que inspira cuidados mais vivos e prementes é a maneira de substituir os atuais aviões
de combate no intervalo entre 2015 e 2025 ...
O Brasil confronta, nesse particular, dilema corriqueiro em toda a parte: manter a
prioridade das capacitações futuras sobre os gastos atuais, sem tolerar desproteção
aérea. Precisa investir nas capacidades que lhe assegurem potencial de fabricação
independente de seus meios aéreos de defesa.
2. O Ministério da Defesa, em coordenação com os Ministérios da Fazenda, do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Planejamento, Orçamento e
Gestão, e da Ciência e Tecnologia e com as Forças Armadas, deverá estabelecer ato
legal que garanta a alocação, de forma continuada, de recursos financeiros específicos
que viabilizem o desenvolvimento integrado e a conclusão de projetos relacionados à
defesa nacional, cada um deles com um pólo integrador definido, com ênfase para o
desenvolvimento e a fabricação, dentre outros, de:
- aeronaves de caça e de transporte;
Veja pag 28 em diante e 54 em diante
http://www.defesa.gov.br/projetosweb/es ... tugues.pdf
QUEM NOS OFERECEU PROPOSTA MELHOR E MAIS CONFORME COM A END DO QUE A SAAB / GRIPEN NG ???
O amigo acredita que conseguimos defender nosso enorme território com míseros 36 aeronaves ???
É claro que não ... pois é tudo o que teríamos condições de ter se a opção fosse quaisquer outra acima mencionada ... o Gripen além de proporcionar a melhor e mais ampla interoperalidade (tão enfatizada na END), sensores no estado da arte, ainda é a única opção que nos permitira FABRICAÇÃO LOCAL independência de integração e manutenção, REAL capacitação de nossa indústria e sobretudo condições de adquirirmos uma ampla quantidade de aeronaves compatível com nossas reais necessidades ... por ser fabricado aqui, pelos recursos permanecerem em grande parte aqui e pelo melhor custo de manutenção e HV dos aviões de 4ª / 5ª geração.
Ademais não é o que "SOBROU" foi a primeira escolha da FAB ... e os fatores políticos apenas "levaram" a uma decisão técnica ... aliás a ÚNICA que de fato atende a END ... e o equipamento melhor classificado na análise da Força Aérea.
sds
kirk
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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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- Vinicius Pimenta
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com algumas ressalvas em relação a precisão dos números e outros pormenores, sou inclinado à concordar com a análise do Kirk.
O NG parece a melhor escolha à luz da END. Entendam que fez-se opção por um modelo de desenvolvimento estratégico, uma "visão de mundo", na END. Se é certo ou errado, são outros quinhentos.
No mais, acho que em 10 anos de fórum já passamos por muita coisa. Somos macacos velhos o suficiente para perceber que, enquanto não houver contrato assinado, haverá lobby atuando. Não se esqueçam que os submarinos seriam alemães até os 48 do segundo tempo...
O NG parece a melhor escolha à luz da END. Entendam que fez-se opção por um modelo de desenvolvimento estratégico, uma "visão de mundo", na END. Se é certo ou errado, são outros quinhentos.
No mais, acho que em 10 anos de fórum já passamos por muita coisa. Somos macacos velhos o suficiente para perceber que, enquanto não houver contrato assinado, haverá lobby atuando. Não se esqueçam que os submarinos seriam alemães até os 48 do segundo tempo...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sem problemas Kirk/Spock.
É um direito seu discordar , mas já saiu documentação o suficiente provando que ficamos com a escolha que sobrou já que o SHornet (o escolhido de fato, inclusive com o congresso Americano notificado com uma venda de 36 aeronaves perto da visita da Dilma aos EUA) foi ejetado por conta do Snowden.
É claro que o Marketing vem trabalhando para sumir com esses fatos, mas é a opção de cada um acreditar no que quiser... escolhas de histórias é o que não faltam.
Mas como eu disse antes, nada contra a escolha e sim o processo, porque se a sua interpretação da END está correta (não concordo totalmente), a short-list nem deveria ter existido com as 3 aeronaves em questão, o que justificaria mais ainda o que eu disse quanto a termos que ter refeito o processo do zero depois que a END foi divulgada.
Enfim... não há o que se fazer a não ser esperar que não fiquemos com um Am-X 2.0.
É aguardar...
[]s
CB_Lima
É um direito seu discordar , mas já saiu documentação o suficiente provando que ficamos com a escolha que sobrou já que o SHornet (o escolhido de fato, inclusive com o congresso Americano notificado com uma venda de 36 aeronaves perto da visita da Dilma aos EUA) foi ejetado por conta do Snowden.
É claro que o Marketing vem trabalhando para sumir com esses fatos, mas é a opção de cada um acreditar no que quiser... escolhas de histórias é o que não faltam.
Mas como eu disse antes, nada contra a escolha e sim o processo, porque se a sua interpretação da END está correta (não concordo totalmente), a short-list nem deveria ter existido com as 3 aeronaves em questão, o que justificaria mais ainda o que eu disse quanto a termos que ter refeito o processo do zero depois que a END foi divulgada.
Enfim... não há o que se fazer a não ser esperar que não fiquemos com um Am-X 2.0.
É aguardar...
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CB_Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tudo bem Lima, também respeito sua opinião, mas qual seria uma opção melhor ?
Dizer que os políticos tinham optado pelo SH, não é segredo, há muitos interesses brasileiros envolvidos com os EEUUs., a Embraer tinha ótimas expectativas, mas, porque deveria-se rasgar um ano de avaliação técnica ? ... que opção há no mercado que atenda melhor a END, afinal? ... essa é a questão que estou propondo ao amigo.
sds
kirk
Dizer que os políticos tinham optado pelo SH, não é segredo, há muitos interesses brasileiros envolvidos com os EEUUs., a Embraer tinha ótimas expectativas, mas, porque deveria-se rasgar um ano de avaliação técnica ? ... que opção há no mercado que atenda melhor a END, afinal? ... essa é a questão que estou propondo ao amigo.
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kirk
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