COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#151 Mensagem por Alcantara » Ter Set 09, 2014 10:57 am

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5927 vezes
Agradeceram: 3339 vezes

#152 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 09, 2014 12:48 pm

Olá Alcântara,

Tirando o pessoal do 72o BtlInfMtz, o resto desse povo todo é das FE's do EB e do CFN.
Tropas regulares não possuem ou utilizam outros modelos de camuflagem fora o padrão conhecido de todos nós.
Nem antes e nem agora. E é sobre isso que estamos conversando. O fato de que nas ffaa's apesar dos programas de modernização em vários setores, a questão do padrão dos uniformes continua atrelada mais a fatores mais ligados a institucionalidade do que à operacionalidade.
E aí fica a pergunta: o que será preciso para mudarmos essa mentalidade? Uma guerra de verdade? As missões reais de combate a serviço da ONU não são suficientes para prover subsídios para pensarmos sobre estas mudanças para as tropas regulares? E por aí vai.

abs.

Carpe Diem
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#153 Mensagem por Alcantara » Ter Set 09, 2014 1:20 pm

Bem, pra mim, o 1º Btl. DQBRN pode ser considerado uma tropa especial, mas não uma das "forças especiais". :lol:
No caso deles o uniforme é, sim, distinto do resto da tropa.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

#154 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Set 09, 2014 4:50 pm

Olá camaradas, como foi citado o camuflado do CFN, ele apresenta uma piguimentação aparentemente mais clara para retratar a vegetação encontrada em nossas praias e regiões ribeirinhas; mas com as novas diretivas da END ; consequentemente o aumento de emprego do Corpo tem se estudado; junto com a mudança do camuflado em termos de modelo e corte, a colocação de pigmentação mais escuro na camuflagem como o que ja está acontecendo nos blindados do CFN.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ADSUMUS

FCarvalho
Sênior
Sênior

#155 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 09, 2014 5:29 pm

Alcantara escreveu:Bem, pra mim, o 1º Btl. DQBRN pode ser considerado uma tropa especial, mas não uma das "forças especiais". :lol:
No caso deles o uniforme é, sim, distinto do resto da tropa.
Este btl organicamente faz parte da BgdaOpsEsp do exército, mas realmente não são 'operadores'. Mas também não são tropas regulares. :roll:
Esta é questão. Até quando esta dicotomia?

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#156 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 09, 2014 5:37 pm

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, como foi citado o camuflado do CFN, ele apresenta uma piguimentação aparentemente mais clara para retratar a vegetação encontrada em nossas praias e regiões ribeirinhas; mas com as novas diretivas da END ; consequentemente o aumento de emprego do Corpo tem se estudado; junto com a mudança do camuflado em termos de modelo e corte, a colocação de pigmentação mais escuro na camuflagem como o que ja está acontecendo nos blindados do CFN.
ADSUMUS
Olá Abuldog,

Eu, para ser sincero, ainda me chama a atenção o fato do CFN, como uma força integralmente profissional, não estar a frente do EB nesta questão da camuflagem.
Na verdade, me parece, que os uniformes ainda não tem nada em vista no sentido de adaptar/modernizar o que se tem hoje.
Mesmo com tropas brasileiras desdobradas em vários lugares pelo mundo afora, e diante das diferentes configurações de vegetação ao longo do nosso litoral.
Mas enfim, não sei o que estamos esperando para sermos menos lerdos neste tipo de assunto, que por aí, anda bem mais rápido do que nossa percepção, ou doutrina, ou cultura, ou verba, ou seja lá o que for...

abs

Carpe Diem
ABULDOG74
Sênior
Sênior

#157 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Set 09, 2014 6:16 pm

Olá camarada, sobre a aquisição ou substituição de determinado uniforme existe um tramite muito maior; pois é de competência da DIRETORIA DE ABASTECIMENTO DA MARINHA e não do CFN........

ADSUMUS

FCarvalho
Sênior
Sênior

#158 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 09, 2014 6:20 pm

Mais uma "burrocracia" a ser vencida na questão meu caro amigo. Se quem veste o uniforme não dá pitaco na compra do mesmo, imagines então, o que pode fazer, ou deixar de fazer, um setor que nada tem haver com o negócio in loco... :roll:

abs.

Carpe Diem
ABULDOG74
Sênior
Sênior

#159 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Set 09, 2014 6:47 pm

FCarvalho escreveu:Mais uma "burrocracia" a ser vencida na questão meu caro amigo. Se quem veste o uniforme não dá pitaco na compra do mesmo, imagines então, o que pode fazer, ou deixar de fazer, um setor que nada tem haver com o negócio in loco... :roll:

abs.
Olá camarada e amigo, o CFN executa as pesquisas e decisões; porém o tramite é meio complicado, mas confesso que não conheço todo o processo.....

ADSUMUS

ABULDOG74
Sênior
Sênior

#160 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Set 09, 2014 7:02 pm

Um item de uniforme operativo que tem ganhado força dentro da MB é o COMBAT SHIRT, o GRUMEC já os tem usado abertamente.

ADSUMUS

cehsarus
Júnior
Júnior
Agradeceram: 20 vezes

#161 Mensagem por cehsarus » Ter Set 09, 2014 7:25 pm

O uniforme foi comprado na época da antiga CIA DQBN subordinada à ESIE, não sei de que material é feito, mas o pessoal com ele fica tranquilamente dentro da Câmara de gás sem ficar se coçando por causa do pó CS ou gás lacrimogênio, como acontece com quem está com o uniforme regular, foi adquirido da Alemanha se me lembro bem, e foi adquirido pela proteção que oferece e não para se destacar pela camuflagem. Tenho certeza que se existisse no mercado um material idêntico com a camuflagem do EB ele seria adquirido.

"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
FCarvalho
Sênior
Sênior

#162 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 09, 2014 7:45 pm

ABULDOG74 escreveu:Um item de uniforme operativo que tem ganhado força dentro da MB é o COMBAT SHIRT, o GRUMEC já os tem usado abertamente.
ADSUMUS
Pois é Abuldog, se o Grumec já está usando, talvez no médio prazo, até por avaliação interna mesmo do CFN e do comando da esquadra, alguém ou "alguens" acabe por 'sugerir' a adoção deste tipo de vestimenta para todo o corpo da tropa.
Vamos ver se a coisa vai.
Como já disse aqui várias vezes, esta questão é menos operacional e mais institucional. A ver até onde a nossa cultura organizacional irá nos empacar.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#163 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 09, 2014 7:48 pm

cehsarus escreveu:O uniforme foi comprado na época da antiga CIA DQBN subordinada à ESIE, não sei de que material é feito, mas o pessoal com ele fica tranquilamente dentro da Câmara de gás sem ficar se coçando por causa do pó CS ou gás lacrimogênio, como acontece com quem está com o uniforme regular, foi adquirido da Alemanha se me lembro bem, e foi adquirido pela proteção que oferece e não para se destacar pela camuflagem. Tenho certeza que se existisse no mercado um material idêntico com a camuflagem do EB ele seria adquirido.
Sim, para o padrão atual é que seria feito. Mas aí se pergunta: se foi comprado lá fora, por quem entende da fabricação deste tipo de material específico, porque o EB não solicitou o mesmo no padrão local da camuflagem?
Aliás, para este tipo de tropa, na verdade, até em função do tipo de ambiente em que atuam, a camuflagem é a última coisa a ser vista em um uniforme.

abs

Carpe Diem
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#164 Mensagem por jauro » Ter Set 09, 2014 9:30 pm

Este btl organicamente faz parte da BgdaOpsEsp do exército, mas realmente não são 'operadores'. Mas também não são tropas regulares. :roll:
Esta é questão. Até quando esta dicotomia?
No Cmdo de Op Esp (não existe mais a BdaOpEsp) há uma Cia DQBRN (1ª Companhia de Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear
Goiânia-GO).
O 1º BtlDQBRN (1º Batalhão de Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear) está no RJ, junto da EsIE, e é orgânico da 1ª DE.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
cehsarus
Júnior
Júnior
Agradeceram: 20 vezes

#165 Mensagem por cehsarus » Ter Set 09, 2014 10:40 pm

FCarvalho escreveu:
cehsarus escreveu:O uniforme foi comprado na época da antiga CIA DQBN subordinada à ESIE, não sei de que material é feito, mas o pessoal com ele fica tranquilamente dentro da Câmara de gás sem ficar se coçando por causa do pó CS ou gás lacrimogênio, como acontece com quem está com o uniforme regular, foi adquirido da Alemanha se me lembro bem, e foi adquirido pela proteção que oferece e não para se destacar pela camuflagem. Tenho certeza que se existisse no mercado um material idêntico com a camuflagem do EB ele seria adquirido.
Sim, para o padrão atual é que seria feito. Mas aí se pergunta: se foi comprado lá fora, por quem entende da fabricação deste tipo de material específico, porque o EB não solicitou o mesmo no padrão local da camuflagem?
Aliás, para este tipo de tropa, na verdade, até em função do tipo de ambiente em que atuam, a camuflagem é a última coisa a ser vista em um uniforme.

abs
Sinceramente não sei. Pode ter sido por alguns motivos.
Compra de prateleira?
O EB não via necessidade de gastar mais pela camuflagem no padrão EB?
As empresas que vendem esse uniforme não tem interesse ou não é possível mudar a camuflagem?

Mas o mesmo acontece com as japonas goretex que os FE usam que não foram adquiridos no padrão EB.

Imagem

"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Responder