EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#241 Mensagem por rodrigo » Qua Set 03, 2014 6:20 pm

Se essa antena indiana funcionar, serve como alternativa à sueca.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#242 Mensagem por talharim » Qua Set 03, 2014 6:51 pm

Nada na India funciona .

Nunca vi um pais tao subestimado quanto a India . Estao a decadas de evoluçao da China e na minha opiniao estao atras ate do Brasil .

So fazem cagada em todos os sentidos .Fizeram ate mesmo um aviao de treinamento "torto"' putaquemeparuicomoissoepossivel ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#243 Mensagem por LeandroGCard » Qua Set 03, 2014 7:35 pm

talharim escreveu:Nada na India funciona .

Nunca vi um pais tao subestimado quanto a India . Estao a decadas de evoluçao da China e na minha opiniao estao atras ate do Brasil .

So fazem cagada em todos os sentidos .Fizeram ate mesmo um aviao de treinamento "torto"' putaquemeparuicomoissoepossivel ?
Se refere a este aqui?

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É um tanto esquisito mesmo.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#244 Mensagem por Lord Nauta » Qua Set 03, 2014 8:25 pm

talharim escreveu:Nada na India funciona .

Nunca vi um pais tao subestimado quanto a India . Estao a decadas de evoluçao da China e na minha opiniao estao atras ate do Brasil .

So fazem cagada em todos os sentidos .Fizeram ate mesmo um aviao de treinamento "torto"' putaquemeparuicomoissoepossivel ?


Uma informação sobre a Índia: - '' 50.000 pessoas morrem todos os anos por ataque de serpentes, de 200.000 atacadas. Uma das causas e que a maioria da população não possue camas para dormir''


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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#245 Mensagem por kirk » Qui Set 04, 2014 10:59 pm

talharim escreveu:So fazem cagada em todos os sentidos .Fizeram ate mesmo um aviao de treinamento "torto"' putaquemeparuicomoissoepossivel ?
:lol: :lol: :lol: :lol:

E olha que não demorou nem uma página pra ter sugestão de substituirmos os sensores suécos por indianos, é mole ? :shock:

Me lembro bem quando o Amorim visitou a Índia logo após a decisão sobre o Rafale e nossa imprensa "especializada" trazendo a "informação" que o amorim teria acesso aos documentos de análise indianos que deveriam "auxiliar" a FAB ... putz ... :evil:

"Má se qué o que?" ... avião torto é só a ponta do iceberg ... os caras montam SU-30 e metade da frota tá no chão, tem dos maiores índices de acidentes de aeronaves militares ... não planejam nada e compram de tudo que é fabricante e reclamam da logística ... são o único país do mundo a classificar aeronaves de combate em três categorias (isso depois de 15 anos que o mundo fala em multifunção), pagam mais de US$ 60 MM pra "modernizar" Mirages dos anos 80 :shock: (só a título de informação o SH através do FMS sai a US$ 57 MM com AESA e novinho de fábrica) ... e finalmente escolhem o Rafale ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ... com todos os problemas socias ...

É tudo loco lá !
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#246 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 04, 2014 11:28 pm

kirk escreveu:... não planejam nada e compram de tudo que é fabricante e reclamam da logística ... são o único país do mundo a classificar aeronaves de combate em três categorias (isso depois de 15 anos que o mundo fala em multifunção)
Nesse aspecto talvez não sejam tão incompetentes assim, como justificar três modelos diferentes para a mesma categoria? Justificar três categorias é bem mais simples, nesse aspecto, o fato de, em cada uma vir aeronaves de fabricantes diferentes não é coincidência, são três fontes de informação e conhecimento diferentes, terão linhas de produção de modelos russos e franceses e, projetaram o próprio caça, quem faz o planejamento tecnológico não deve ser o mesmo que faz a logística, e nem devem estar no mesmo orçamento, o que justifica haver críticas, mas a Índia já deixou claro que a prioridade é absorver tecnologia, alias, nesse ponto parecem estar bem a frente do Brasil.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#247 Mensagem por prp » Sáb Set 06, 2014 12:44 am

Inteligente é o Brasil que vai comprar 36 F16 piorado! :roll:




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#248 Mensagem por mmatuso » Sáb Set 06, 2014 10:22 am

Quem já passou por embargo sabe que não da para jogar as frutas todas na mesma cesta e confiar em um 1 fornecedor, estão mais do que certo.

Enquanto outros países continuam acreditando na bondade alheia de fornecedor estrangeiro. [006]




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#249 Mensagem por kirk » Dom Set 07, 2014 8:20 pm

mmatuso escreveu:Quem já passou por embargo sabe que não da para jogar as frutas todas na mesma cesta e confiar em um 1 fornecedor, estão mais do que certo.

Enquanto outros países continuam acreditando na bondade alheia de fornecedor estrangeiro. [006]
prp escreveu:Inteligente é o Brasil que vai comprar 36 F16 piorado! :roll:
Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:... não planejam nada e compram de tudo que é fabricante e reclamam da logística ... são o único país do mundo a classificar aeronaves de combate em três categorias (isso depois de 15 anos que o mundo fala em multifunção)
Nesse aspecto talvez não sejam tão incompetentes assim, como justificar três modelos diferentes para a mesma categoria? Justificar três categorias é bem mais simples, nesse aspecto, o fato de, em cada uma vir aeronaves de fabricantes diferentes não é coincidência, são três fontes de informação e conhecimento diferentes, terão linhas de produção de modelos russos e franceses e, projetaram o próprio caça, quem faz o planejamento tecnológico não deve ser o mesmo que faz a logística, e nem devem estar no mesmo orçamento, o que justifica haver críticas, mas a Índia já deixou claro que a prioridade é absorver tecnologia, alias, nesse ponto parecem estar bem a frente do Brasil.
Boa Noite pessoal !

Marechal, se me permite vou discordar !

Essa classificação indiana não faz o mínimo sentido, por exemplo, as mesmas missões que o Rafale pode cumprir o SU-30 também o faz e vice/versa ... a única diferença entre essas duas aeronaves é o RCS enorme do SU-30, fora isso o que um faz o outro também faz, então torna-se uma questão de "escolha" e não de "categoria" ... mas isso não entra na "cachola" dos indianos ...

Se o amigo se refere ao Tejas, está equivocado de novo ... estão "desenvolvendo" o avião há trinta anos e até agora não conseguiram fazê-lo operacional ... o projeto é péssimo, li em uma matéria que para trocar algumas peças faz-se necessário desmontar o avião praticamente inteiro ... são inúmeros erros no projeto ... esse treinador nem vou falar nada ... é um absurdo que acumula inúmeros acidentes.

Agora o que mais me intriga é dizer que indianos estão à nossa frente ... pergunto, em que?

Começam uma quantidade enorme de projetos e não concluem nenhum, não tem capacidade de absorção de tecnologia (senão o Tejas já estaria operacional) ... são melhores que nós em que?

O Brasil tem aeronaves militares voando em mais de 5 dezenas de países, incluindo França e Inglaterra ... nossos aviões comerciais voam nos 5 continentes ... fabricamos treinadores básicos, avançados, COIN, caça bombardeiro, aviões de inteligência ELINT/AEW&C e neste ano ainda voa um avião de transporte tático reabastecedor de alta performance ... o que fez / faz a Índia para se considerar que estão "bem a frente do Brasil" ?

mmatuso, se EUA resolver embargar a índia não importa de que país DO OCIDENTE vieram seus aviões ... vão sofrer embargo de qualquer jeito ... e se não comerem nas mãos dos russos ... dá no mesmo ... essa salada de fruta indigesta que é a IAF é fruto de imcompetência ... não de medo de embargo.

prp, inteligente é um país que já tem uma indústria aeronáutica forte e desenvolvida optar por quem tem real disposição de compartilhamento de tecnologia e co-propriedade e agregar ao seu portfólio a "cereja do bolo" um caça supersônico de alta performance e alta tecnologia com grande capacidade de interoperalidade com os demais vetores (inclusive os aviões de inteligência) ...

E o mais importante meu amigo é que diferentemente da Índia, o próximo avião da FAB será "made in Brasil" ... não é "fabricação sob licença" (isso é coisa de subalterno) ... será legitimamente made in Brasil com co-propriedade brasileira ... e o mais importante é que caças de próxima geração não serão objeto de concorrência internacional ... sairão dos hangares da Embraer.

Isso é inteligência !

sds
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#250 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Set 07, 2014 8:39 pm

kirk escreveu:Se o amigo se refere ao Tejas, está equivocado de novo ... estão "desenvolvendo" o avião há trinta anos e até agora não conseguiram fazê-lo operacional ... o projeto é péssimo, li em uma matéria que para trocar algumas peças faz-se necessário desmontar o avião praticamente inteiro ... são inúmeros erros no projeto ... esse treinador nem vou falar nada ... é um absurdo que acumula inúmeros acidentes.

Agora o que mais me intriga é dizer que indianos estão à nossa frente ... pergunto, em que?

Começam uma quantidade enorme de projetos e não concluem nenhum, não tem capacidade de absorção de tecnologia (senão o Tejas já estaria operacional) ... são melhores que nós em que?
Indiscutivelmente "começar" é um passo a frente de "nem começar".

A propósito, se o governo brasileiro se propusesse a fazer um caça supersônico equivalente ao Tejas, você acha que seria só parafusar o primeiro protótipo e ele estaria voando? Dica, olhe o programa espacial brasileiro.
kirk escreveu: O Brasil tem aeronaves militares voando em mais de 5 dezenas de países, incluindo França e Inglaterra ... nossos aviões comerciais voam nos 5 continentes ... fabricamos treinadores básicos, avançados, COIN, caça bombardeiro, aviões de inteligência ELINT/AEW&C e neste ano ainda voa um avião de transporte tático reabastecedor de alta performance ...
E nenhum desses supersônico, acho que a Embraer fez um ótimo trabalho projetando e construindo aviões de qualidade e vendendo a tantos clientes, mas em relação a tecnologia os indianos foram mais longe.
kirk escreveu:E o mais importante meu amigo é que diferentemente da Índia, o próximo avião da FAB será "made in Brasil" ... não é "fabricação sob licença" (isso é coisa de subalterno) ... será legitimamente made in Brasil com co-propriedade brasileira ...
Da mesma forma que o PAK FA tem participação indiana?
kirk escreveu:e o mais importante é que caças de próxima geração não serão objeto de concorrência internacional ... sairão dos hangares da Embraer.
Considerando que o Gripen veio de concorrência internacional, você se refere ao sucessor do Gripen? Em uma palavra: duvido.

Não desmereço os engenheiros brasileiros, os funcionários da Embraer, mas, construir um caça supersônico (e qualquer produto de vanguarda) exige vontade política, e isso não existe no Brasil ao menos desde 1985, e não posso falar do período anterior por desconhecimento.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#251 Mensagem por mmatuso » Dom Set 07, 2014 9:08 pm

Também duvido que projetem um caça supersônico.

Acredito que a Embraer só entre em caso do mercado ter ótimo oportunidade como do Kc-390 o que não é o caso mercado de caças de combate supersônico que é um mercado com muita concorrência e com players muita a frente e com muita tradição.

Seria uma aposta muito grande.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#252 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 07, 2014 10:30 pm

A Índia tem o privilégio de fazer uma coisa que poucos países podem, mas deveria realmente acontecer no Brasil em função do seu tamanho e 'importância' que é 'errar'.

Na industria aeronáutica (dentre outras) errar é tão importante quanto acertar. Se não fosse errand EUA/Russia/Inglaterra/França dentre outros não teriam produtos com tanto sucesso por aí.

Quem tiver acesso a literatura apropriada existem vários livros que cobre aspectos do desenvolvimento até de aeronaves famosas aonde aconteceram todos os tipos de erros até que finalmente chegaram no produto 'correto'.

Se os caras gastam $$$$$$$ de dólares e erram mas aprendem as suas lições é isso o que importa. Principalmente quando se trata de produtos de alta complexidade.

Queríamos nós no Brasil poder ficar construindo ínumeros protótipos de A B C D aviões, errar e no fim desenvolver algo nosso de valor.

Existe um livro sobre a história da industria aeronáutica brasileira que na verdade mostra que tívemos alguns desses exemplos no passado que infelizmente não tiveram continuidade e muitas lições foram simplesmente perdidas e esquecidas.

É isso que devemos lamentar.

Quanto ao Brasil vir a construir uma aeronave supersônica é como o Marechal falou, o necessário não está na Suécia, Inglaterra, França, EUA, Rússia ou Israel. O que é necessário é vontade política, pesquisa, poder errar e continuidade e isso não virá de nenhum desses países.

Vide o Am-X aonde a Itália saiu desde sempre com uma aeronave muito superiora a nossa que só está começando a ver a luz do dia em termos de capacidade 25 anos depois de ter entrado em serviço. Esse é o medo. Termos um avião 'no papel' e na realidade termos 'outro'.

Queríamos poder errar e termos uma Força Aérea como a Indiana...

[]s
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#253 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Set 07, 2014 10:39 pm

Carlos Lima escreveu:Na industria aeronáutica (dentre outras) errar é tão importante quanto acertar. Se não fosse errand EUA/Russia/Inglaterra/França dentre outros não teriam produtos com tanto sucesso por aí.

Quem tiver acesso a literatura apropriada existem vários livros que cobre aspectos do desenvolvimento até de aeronaves famosas aonde aconteceram todos os tipos de erros até que finalmente chegaram no produto 'correto'.

Se os caras gastam $$$$$$$ de dólares e erram mas aprendem as suas lições é isso o que importa. Principalmente quando se trata de produtos de alta complexidade.

Queríamos nós no Brasil poder ficar construindo ínumeros protótipos de A B C D aviões, errar e no fim desenvolver algo nosso de valor.
Ponto importantíssimo, poderia ficar duas horas escrevendo de como as tentativas frustradas são as que agregam mais conhecimento, mas como não tenho tempo para isso, um número mais rápido tirado de memória, a SAAB testou 237 modelos no túnel de vento durante o desenvolvimento do Gripen, quer dizer, erraram, no mínimo, 236 vezes...




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#254 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 07, 2014 11:10 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Carlos Lima escreveu:Na industria aeronáutica (dentre outras) errar é tão importante quanto acertar. Se não fosse errand EUA/Russia/Inglaterra/França dentre outros não teriam produtos com tanto sucesso por aí.

Quem tiver acesso a literatura apropriada existem vários livros que cobre aspectos do desenvolvimento até de aeronaves famosas aonde aconteceram todos os tipos de erros até que finalmente chegaram no produto 'correto'.

Se os caras gastam $$$$$$$ de dólares e erram mas aprendem as suas lições é isso o que importa. Principalmente quando se trata de produtos de alta complexidade.

Queríamos nós no Brasil poder ficar construindo ínumeros protótipos de A B C D aviões, errar e no fim desenvolver algo nosso de valor.
Ponto importantíssimo, poderia ficar duas horas escrevendo de como as tentativas frustradas são as que agregam mais conhecimento, mas como não tenho tempo para isso, um número mais rápido tirado de memória, a SAAB testou 237 modelos no túnel de vento durante o desenvolvimento do Gripen, quer dizer, erraram, no mínimo, 236 vezes...
Isso sem contar o protótipo que caiu por conta de bugs no FBW.

Mas isso é Defesa... quem derá pudessemos errar tanto assim e dar continuidade a investimentos. Já estaríamos muito além de Am-X da vida... mas enfim... concordo com você... esse é um assunto para horas e horas. ;)

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#255 Mensagem por kirk » Seg Set 08, 2014 1:17 am

Na boa pessoal, prefiro aplaudir os acertos ...




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