UCRÂNIA
Moderador: Conselho de Moderação
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: UCRÂNIA
E aqui os ucranianos na fuga deixaram de tudo munição, peças de artilharia e blindados.
Editado pela última vez por EDSON em Ter Set 02, 2014 11:49 am, em um total de 1 vez.
- EDSON
- Sênior
Eu não disse que aquilo que se opõe a Putin é Nazista eu disse que partes do governo ucranino tem nazistas ou fascistas. E estes carregam seus símbolos por toda parte como o batalhão AZOV e são contra russos.motumbo escreveu:Agora qualquer coisa e qualquer um que se oponha a Putin é nazista, essa é boa.EDSON escreveu: Só existe Ucrânia faz vinte anos explique melhor isto?
Os territórios do leste foram cedidos por Lenin para Ucânia o mesmo que suas estatuas derrubadas por ucranianos.
E hora se o batalhão Azov é um bando de voluntários Nazistas explique porque o governo ucraniano não mandou desmantela-los.
E o Svoboda que tem muitos representantes no RADA é um partido Fascista. Explique porque Posorenko não dissolveu o mesmo e mandou dissolver o partido comunista ja que são aliados. Este teu comentário não tem base fundamentada.
Eu não disse que todos eram nazistas eu disse que parte do parlamento. Não misture as coisas não faça rodeios e e se desvirtue do que eu perguntei.Nós todos vimos o luxo das instalações presidenciais quando milhões de ucranianos espremeram os pró-Russia do governo, note, não estou chamando eles de agentes russos, são ucranianos, tanto quanto os outros, mas que acreditam que a melhor opção é a Russia, só que ao que parece a imensa maioria do povo ucraniano que enfrentou pelotões devem ser todos nazistas; essa dicotomia me parece muito estranha, levar em conta que os pró-Europa são todos nazistas monstros safados e canalhas, já os pró-Russia são uma espécie de anjos.
Você aqui parece que ta falando da Segunda Guerra e era um pacto entre soviéticos e alemães e não russos ja que os ucranianos também fazia parte da URSS. E por acaso Stalin era Georgiano.Vamos ser sérios e parar de fazer propaganda dos ídolos de uma guerra tardia, os pró-Russos tiveram sua chance e o povo ucraniano se cansou deles e resolveu dar uma chance aos pró-Européia, terrivelmente simples, ainda assim, simples. Se tem alguém que entende de nazismo são os russos, se enrabichavam com eles até que foram traídos, antes, eram só beijos e juras de amor; por favor, vamos ser sérios aqui.
Mas afinal de contas o que tem isto com o atual conflito? Sua comparação não faz sentido. Agora você enfia neste sua mistura o Pacto Molotov–Ribbentrop.
Prove que a Ucrânia tem mais que vinte anos? É melhor estudar história e regrida pra la de 1.600.Ora, dizer que a Ucrânia só existe faz 20 anos é o fim da picada; agora os russos e a sociedade do anel (eurasianos tupinambas) também se arvoraram no direito de chamar quem quer que queiram de nazista, basta enfrentar eles que se passa a ser nazista, Obama também deve ser nazista, Hollande e até o Lulla devem ser nazistas também, enquanto Putin que usa em pleno ano 2014 o mesmo argumento de Hitler em 1938, é uma espécie de Ursinho Gami.
Companheiro eu não falei que toda a Ucrânia anti Russia é nazista eu fui bem claro e você não fundamentou o que te pedi é melhor começar do Zero até agora você fez só rodeios. Se o Putin é Nazista pra você tudo bem e não foi isto que te perguntei . Eu perguntei sobre o rada Ucraniano e você viajou na maionese. Fundamente o que te pedi!
A nova definição de nazismo é, discorde de Putin, da Russia e do Su-27.
SU 27? Que bobagem é esta? O que tem isto com o governo ucraniano e suas cagadas?.
Depois desta nem precisa me responder mais nada.
-
- Intermediário
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 36 vezes
Ahhhhhhhh tahhhhhh, do jeito que você tinha escrito, parecia que a própria gestapo e o partido nazista haviam re-surgido na ucrânia e que estavam todos agora mesmo a desfilar pelas ruas de Kiev, ao menos, do jeito que você escreveu, parecia que todos desde o capitólio passando pela Champs Elise, Portão de Brandenburgo até a sede do governo ucraniano e todas as pessoas que por la querem se unir a UE, eram nazistas desde sempre, tendo surgido de repente de uma hora para outra nos bigodes do mundo.
Mas já que eu entendi mal e que você reconhece que pode ser que a Ucrânia e os ucranianos por algum motivo (que não seja serem todos nazistas - que não o são) queiram se unir a UE, então, acho que podemos continuar o assunto de outra maneira, até pq, existem nazistas na Russia também...
Infelizmente, tem outras coisas que me obrigam a usar de humor como por exemplo:
Ahhhh tahhhh a Ucrânia recebeu a Crimeia de Kruschev sem ser um estado, também nunca foi um estado com nomes diferentes, ela sempre foi um pedaço Russo que foi vilipendiado, ou melhor doado pelos russos quanto estes resolveram encerrar a guerra fria, eles deram a Ucrânia como prova de boa vontade para com o ocidente quando decidiram encerrar a guerra fria, afinal, os russos nunca perdem nada.
Ora por favor, o fato de a Ucrânia se ver livre da URSS não significa que nunca foi um estado, e ainda que o fosse, não da pra negar que o povo ucraniano sempre foi bucha de canhão dos russos, vamos parar com essa santificação inútil dos russos, pode doer o que vou dizer, mas não, eles não são os guardiões da galaxia, são humanos como eu e você e ao longo da história, cometeram erros e crimes, e até genocídios, tal qual os outros povos, ora caramba, os russos cometeram genocídio contra os próprios russos, qual o problema em reconhecer que fizeram cagad.s com outros povos???
Ahh, pode ser ainda mais duro, me desculpe mas não posso mais seguir nessa diatribe, os SU-27 podem ser detectados e derrubados por outros aviões. É óbvio que eu estava brincando quando me referi aos SU-27, não é preciso se matar sempre.
Mas já que eu entendi mal e que você reconhece que pode ser que a Ucrânia e os ucranianos por algum motivo (que não seja serem todos nazistas - que não o são) queiram se unir a UE, então, acho que podemos continuar o assunto de outra maneira, até pq, existem nazistas na Russia também...
Infelizmente, tem outras coisas que me obrigam a usar de humor como por exemplo:
Ahhhh tahhhh a Ucrânia recebeu a Crimeia de Kruschev sem ser um estado, também nunca foi um estado com nomes diferentes, ela sempre foi um pedaço Russo que foi vilipendiado, ou melhor doado pelos russos quanto estes resolveram encerrar a guerra fria, eles deram a Ucrânia como prova de boa vontade para com o ocidente quando decidiram encerrar a guerra fria, afinal, os russos nunca perdem nada.
Ora por favor, o fato de a Ucrânia se ver livre da URSS não significa que nunca foi um estado, e ainda que o fosse, não da pra negar que o povo ucraniano sempre foi bucha de canhão dos russos, vamos parar com essa santificação inútil dos russos, pode doer o que vou dizer, mas não, eles não são os guardiões da galaxia, são humanos como eu e você e ao longo da história, cometeram erros e crimes, e até genocídios, tal qual os outros povos, ora caramba, os russos cometeram genocídio contra os próprios russos, qual o problema em reconhecer que fizeram cagad.s com outros povos???
Ahh, pode ser ainda mais duro, me desculpe mas não posso mais seguir nessa diatribe, os SU-27 podem ser detectados e derrubados por outros aviões. É óbvio que eu estava brincando quando me referi aos SU-27, não é preciso se matar sempre.
- EDSON
- Sênior
Não dei a entender isto e nunca escrevi tal coisa eis minha citação.motumbo escreveu:Ahhhhhhhh tahhhhhh, do jeito que você tinha escrito, parecia que a própria gestapo e o partido nazista haviam re-surgido na ucrânia e que estavam todos agora mesmo a desfilar pelas ruas de Kiev, ao menos, do jeito que você escreveu, parecia que todos desde o capitólio passando pela Champs Elise, Portão de Brandenburgo até a sede do governo ucraniano e todas as pessoas que por la querem se unir a UE, eram nazistas desde sempre, tendo surgido de repente de uma hora para outra nos bigodes do mundo.
.
O governo ucraniano! Eu não escrevi o Governo Ucraniano Nazista!E hora se o batalhão Azov é um bando de voluntários Nazistas explique porque o governo ucraniano não mandou desmantela-los.
E o Svoboda que tem muitos representantes no RADA é um partido Fascista. Explique porque Posorenko não dissolveu o mesmo e mandou dissolver o partido comunista ja que são aliados. Este teu comentário não tem base fundamentada.
Se querem se unir a UE eu nunca de fato discordei se for de interesse de todos os ucranianos.Mas já que eu entendi mal e que você reconhece que pode ser que a Ucrânia e os ucranianos por algum motivo (que não seja serem todos nazistas - que não o são) queiram se unir a UE, então, acho que podemos continuar o assunto de outra maneira, até pq, existem nazistas na Russia também...
Me desculpe mas a Crimeia foi doada bem antes de ser findada a Guerra Fria e que por acaso quando findou os russos tentaram toma-la de volta. E que bobagem é esta de que os russos nunca perdem nada? Eles perderam um monte de territórios que os Kzares deram sangue para conquistar.Ahhhh tahhhh a Ucrânia recebeu a Crimeia de Kruschev sem ser um estado, também nunca foi um estado com nomes diferentes, ela sempre foi um pedaço Russo que foi vilipendiado, ou melhor doado pelos russos quanto estes resolveram encerrar a guerra fria, eles deram a Ucrânia como prova de boa vontade para com o ocidente quando decidiram encerrar a guerra fria, afinal, os russos nunca perdem nada.
Você esta errrrado!! Nunca foi um Estado antes dos comunistas subirem ao poder. Foram eles que criaram o atual Estado Ucraniano no qual os mesmos odeiam antes era apenas parte do território dos Kzares e a divisão que existia era religiosa. E onde foi que eu disse que os russos são guardiões das galaxia ou são santos? Onde? De que não são humanos? Claro que eles cometeram crimes contra outros povos ! E quem não cometeu? Não cite coisa que eu não escrevo não me lembro de escrito nada disso de ter que se refere.
os SU-27 podem ser detectados e derrubados por outros aviões
O que isto tem com a Ucrânia? Que bobagem é esta? Isto é uma questão la das aéreas da qual eu não participo bem mais de ano. E eu nunca escrevi la de que os SU 27 não são detectados pelo radar. Você mistura coisas de que não faz o menor sentido. Isto aqui é uma bobagem sem tamanho.
Precisa se matar? Do que cara?
Quem ta se matando é você!
Editado pela última vez por EDSON em Ter Set 02, 2014 4:29 pm, em um total de 2 vezes.
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Artigo interessante sobre os desdobramentos possíveis da crise ucraniana do ponto de vista ocidental.
Isso poderia talvez impedir a perda da hegemonia conquistada pelo ocidente após o final da guerra fria como menciona o autor do artigo, mas quem pagará o preço será o povo ucraniano.
Leandro G. Card
É preciso ter em mente que fornecer armas e apoio militar à Kiev nesta altura do campeonato significará transformar a Ucrânia em uma nova Síria, com uma guerra civil que se estenderá por tempo indeterminado e ceifará sabe-se lá quantas vidas, e isso bem dentro da Europa.Armar a Ucrânia ou se render
Putin deu a adversários duas opões: enfrentá-lo ou admitir a derrota e o declínio da Otan
Ben Judah/The New York Times
Rússia e Ucrânia estão em guerra. Pelo menos 2,2 mil pessoas já morreram no conflito; milhares ainda talvez tenham de morrer. As potências ocidentais - Estados Unidos, Europa e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - não dispõem de boas opções no momento, mas precisarão agir. O presidente Vladimir Putin deixou duas péssimas alternativas, repletas de riscos: ou armamos a Ucrânia, ou forçamos Kiev a se render e deixamos que Putin fique com todos os territórios que quiser numa zona que ele ocupou.
É uma escolha difícil e Putin não é racional. Um líder racional teria ficado zonzo com o custo das sanções ocidentais. A economia da Rússia está sendo profundamente afetada pela crise do crédito, pela fuga de capitais, pela espiral inflacionária e pela incipiente recessão. Isso prejudicará a popularidade de Putin em seu país. Mas não foi capaz de dissuadi-lo.
A Ucrânia não tem condições de ganhar essa guerra. Putin deixou claro que seu Exército aniquilará as forças de Kiev caso tentem libertar Donetsk e Luhansk. O Ocidente precisa ser honesto com a Ucrânia. Falamos como se este país fosse um dos nossos.
A Ucrânia está sendo destruída. Sua economia está em frangalhos. Os ucranianos refugiam-se no nacionalismo romântico, preparando-se para um combate de guerrilha. Os custos aumentam e os sonhos liberais da revolução vão se afogando na fúria chauvinista e na histeria da guerra.
Mais alguns meses sem uma ajuda e a Ucrânia terá perdido as forças combativas do seu Exército. Será impossível que os liberais ucranianos pró-Europa sobrevivam ao contragolpe. Os extremista de direita invadirão o Parlamento de Kiev fortalecidos pelas mortes dos soldados ucranianos cujos caixões estão chegando do front. A Ucrânia se tornará uma zona de conflito devastada: uma Síria europeia ou uma horrível Bósnia amplificada.
Não podemos deixar que isso aconteça. Se acreditamos que a Ucrânia um dia se tornará membro da União Europeia e da Otan, devemos armá-la. Devemos encarar o fato de que os custos de uma expansão dessas duas organizações significaram uma guerra por procuração com a Rússia - e, então, combater nessa guerra. Depois de reavivar os momentos mais controvertidos da Guerra Fria, devemos enfrentar as consequências de ter encorajado a democratização na Europa Oriental.
Essa lógica exige que enviemos assessores militares ocidentais a Kiev e proporcionemos pleno apoio em termos de informações e suporte por satélite aos ucranianos. Teremos de enviar armas, tanques, drones e toneladas de kits de socorro médico. Teremos até de estar prontos para enviar tropas da Otan se os tanques russos se dirigirem para a Crimeia.
Não importa se isso acarretará enormes riscos. A Rússia lançará todo o seu poderio contra a Ucrânia. Forças especiais americanas e britânicas deveriam ser despachadas para proteger os aeroportos de Kiev e Odessa. Mas Putin não se deixará intimidar: as forças russas poderão cercá-las, como aconteceu na Guerra do Kosovo, em 1999.
Entretanto, se não estivermos dispostos a assumir esses riscos, teremos de obrigar os ucranianos a abandonar sua ilusão fatal. Caberá a nós impedir que a Rússia massacre em vão os recrutas ucranianos. Isso só será possível se o Ocidente obrigar a Ucrânia a render-se. A Ucrânia depende totalmente da ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI), ou seja, do dinheiro ocidental. Devemos dizer a Kiev que aceite que a Rússia criou outra Ossétia do Sul no leste - ou fecharemos a torneira do dinheiro. Como consolo, explicaremos que ser uma outra Geórgia não é a pior coisa do mundo.
Dessa maneira, poderemos economizar milhares de vidas, mas seria uma esmagadora derrota para o Ocidente. A Rússia se restauraria como império - uma nova União Soviética mais uma vez sob a influência do Kremlin. Na realidade, o Ocidente tem de admitir que a Rússia poderá invadir ou anexar qualquer um desses territórios como bem entender. E, nessas terras, os pacificadores se multiplicarão e a democracia morrerá.
A Rússia terá triunfado sobre a ordem mundial imposta pelo Ocidente depois que a União Soviética perdeu a Guerra Fria. O que significará a destruição da capacidade de dissuasão geopolítica americana. Os inimigos dos EUA, da China ao Irã, considerarão isso um convite a estabelecer suas próprias esferas de influência em meio aos escombros.
Por enquanto, não existe uma saída fácil. Mas não devemos permitir que milhares de ucranianos morram somente porque hesitamos. Se não estamos dispostos a travar uma nova Guerra Fria com a Rússia em razão da independência ucraniana, devemos ser honestos com eles. Mas se obrigarmos a Ucrânia a se render, em vez de sacrificar vidas numa luta que não pretendemos enfrentar, teremos de aceitar que será uma rendição também para a Otan, para a Europa, para a democracia liberal e para a liderança global dos EUA. Eis a escolha com que nos defrontamos.
/ TRADUÇÃO DE ANNA CAPOVILLA
Ben Judah é autor do livro 'Fragile Empire: How Russia Fell In and Out of Love with Vladimir Putin'.
Isso poderia talvez impedir a perda da hegemonia conquistada pelo ocidente após o final da guerra fria como menciona o autor do artigo, mas quem pagará o preço será o povo ucraniano.
Leandro G. Card
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Não existe meio termo, as forças ucranianas, mesmo bem armadas, não podem derrotar os russos.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Em primeiro lugar, esse texto comete uma falácia histórica. Como é que a eventual perda da parte leste da Ucrânia seria uma "derrota da democracia liberal", se o atual governo ucraniano nasceu de um golpe de estado, de um "putsch" que foi encabeçado por partidos de extrema-direita neonazistas? E só obteve sucesso devido ao apoio ocidental que pressionou o governo legitimamente eleito da Ucrânia a recuar, de concessão em concessão, perante a turba de baderneiros da Praça Maidan.
Em segundo lugar, as opções parecem muito extremadas. Se os Estados Unidos e a OTAN parassem de incentivar a Ucrânia a tentar resolver as coisas pela força, talvez ainda fosse possível uma solução pacífica, baseada em algum tipo de federalismo autonomista, como defende Putin.
Em terceiro, a opção de armar os ucranianos inclusive com o envio de tropas de forças especiais é uma alucinação militarista que significará transformar esse conflito civil de baixa intensidade numa nova Guerra Civil Espanhola.
Loucura, loucura, loucura...
Em segundo lugar, as opções parecem muito extremadas. Se os Estados Unidos e a OTAN parassem de incentivar a Ucrânia a tentar resolver as coisas pela força, talvez ainda fosse possível uma solução pacífica, baseada em algum tipo de federalismo autonomista, como defende Putin.
Em terceiro, a opção de armar os ucranianos inclusive com o envio de tropas de forças especiais é uma alucinação militarista que significará transformar esse conflito civil de baixa intensidade numa nova Guerra Civil Espanhola.
Loucura, loucura, loucura...
-
- Intermediário
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 36 vezes
É sim sim, o próprio Hitler voltou do inferno e hipnotizou os ucranianos que vimos nas ruas, ah da um tempo, é tão difícil assim admitir que os ucranianos preferem se ligar a UE do que aos Russos? Por mais maravilhosos e super-seres humanos bondosos e magnânimos que sejam os Russos, é tão duro assim aceitar que os ucranianos preferem o sofrimento de se unir a uma UE fraca, pobre e com qualidade sofrível, quando ali do lado temos a Russia de Putin com seu exemplo de democracia e desenvolvimento?
O lance do su-27 é uma brincadeira, é pra descontrair.
É engraçado como se defende que os palestinos que nunca tiveram moeda, fronteiras ou sistema algum judiciário sejam aceitos como um estado com fronteiras desde 1967, já o povo ucraniano com toda sua história é um estado só por causa da bondade e caridade russa, estes nunca promoveram qualquer política violenta contra os agora nazistas ucranianos.
De uma googlada e encontre mais sobre a história ucraniana.
A Russia se ferrou na Ucrânia, PUTIN TOMOU UM TOCO POLÍTICO E AGORA QUER USAR O PORRETE, é o moleque dono da bola e que tomou um gol e agora quer levar a bola para acabar com a partida e vencer pela força do aço.
Bem feito para os políticos ucranianos que negligenciaram a própria defesa.
A nova sociedade do anel ( eurasianos tupiniquins ) pode tirar o cavalinho da chuva, Putin pode botar tanques em Kiev em 2 dias se quiser, mas me parece claro que o povo ucraniano o quer bem longe, só pelas armas e os horrores da ditadura é que Putin poderá amansar os ucranianos.
Me parece, e parece a todos que os ucranianos devem ser loucos, não querem o pais das maravilhas de Putin, devem estar sofrendo dos mesmos males que fazem cubanos atravessar o oceano em balsas improvisadas enfrentando tubarões e a repressão Cubana.
Não consigo entender esses masoquistas cubanos e ucranianos.
O lance do su-27 é uma brincadeira, é pra descontrair.
É engraçado como se defende que os palestinos que nunca tiveram moeda, fronteiras ou sistema algum judiciário sejam aceitos como um estado com fronteiras desde 1967, já o povo ucraniano com toda sua história é um estado só por causa da bondade e caridade russa, estes nunca promoveram qualquer política violenta contra os agora nazistas ucranianos.
De uma googlada e encontre mais sobre a história ucraniana.
A Russia se ferrou na Ucrânia, PUTIN TOMOU UM TOCO POLÍTICO E AGORA QUER USAR O PORRETE, é o moleque dono da bola e que tomou um gol e agora quer levar a bola para acabar com a partida e vencer pela força do aço.
Bem feito para os políticos ucranianos que negligenciaram a própria defesa.
A nova sociedade do anel ( eurasianos tupiniquins ) pode tirar o cavalinho da chuva, Putin pode botar tanques em Kiev em 2 dias se quiser, mas me parece claro que o povo ucraniano o quer bem longe, só pelas armas e os horrores da ditadura é que Putin poderá amansar os ucranianos.
Me parece, e parece a todos que os ucranianos devem ser loucos, não querem o pais das maravilhas de Putin, devem estar sofrendo dos mesmos males que fazem cubanos atravessar o oceano em balsas improvisadas enfrentando tubarões e a repressão Cubana.
Não consigo entender esses masoquistas cubanos e ucranianos.
- suntsé
- Sênior
- Agradeceu: 232 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
LeandroGCard escreveu: Ben Judah/The New York Times
Rússia e Ucrânia estão em guerra. Pelo menos 2,2 mil pessoas já morreram no conflito; milhares ainda talvez tenham de morrer. As potências ocidentais - Estados Unidos, Europa e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - não dispõem de boas opções no momento, mas precisarão agir. O presidente Vladimir Putin deixou duas péssimas alternativas, repletas de riscos: ou armamos a Ucrânia, ou forçamos Kiev a se render e deixamos que Putin fique com todos os territórios que quiser numa zona que ele ocupou.
É uma escolha difícil e Putin não é racional. Um líder racional teria ficado zonzo com o custo das sanções ocidentais. A economia da Rússia está sendo profundamente afetada pela crise do crédito, pela fuga de capitais, pela espiral inflacionária e pela incipiente recessão. Isso prejudicará a popularidade de Putin em seu país. Mas não foi capaz de dissuadi-lo.
A Ucrânia não tem condições de ganhar essa guerra. Putin deixou claro que seu Exército aniquilará as forças de Kiev caso tentem libertar Donetsk e Luhansk. O Ocidente precisa ser honesto com a Ucrânia. Falamos como se este país fosse um dos nossos.
A Ucrânia está sendo destruída. Sua economia está em frangalhos. Os ucranianos refugiam-se no nacionalismo romântico, preparando-se para um combate de guerrilha. Os custos aumentam e os sonhos liberais da revolução vão se afogando na fúria chauvinista e na histeria da guerra.
Mais alguns meses sem uma ajuda e a Ucrânia terá perdido as forças combativas do seu Exército. Será impossível que os liberais ucranianos pró-Europa sobrevivam ao contragolpe. Os extremista de direita invadirão o Parlamento de Kiev fortalecidos pelas mortes dos soldados ucranianos cujos caixões estão chegando do front. A Ucrânia se tornará uma zona de conflito devastada: uma Síria europeia ou uma horrível Bósnia amplificada.
Não podemos deixar que isso aconteça. Se acreditamos que a Ucrânia um dia se tornará membro da União Europeia e da Otan, devemos armá-la. Devemos encarar o fato de que os custos de uma expansão dessas duas organizações significaram uma guerra por procuração com a Rússia - e, então, combater nessa guerra. Depois de reavivar os momentos mais controvertidos da Guerra Fria, devemos enfrentar as consequências de ter encorajado a democratização na Europa Oriental.
Essa lógica exige que enviemos assessores militares ocidentais a Kiev e proporcionemos pleno apoio em termos de informações e suporte por satélite aos ucranianos. Teremos de enviar armas, tanques, drones e toneladas de kits de socorro médico. Teremos até de estar prontos para enviar tropas da Otan se os tanques russos se dirigirem para a Crimeia.
Não importa se isso acarretará enormes riscos. A Rússia lançará todo o seu poderio contra a Ucrânia. Forças especiais americanas e britânicas deveriam ser despachadas para proteger os aeroportos de Kiev e Odessa. Mas Putin não se deixará intimidar: as forças russas poderão cercá-las, como aconteceu na Guerra do Kosovo, em 1999.
Entretanto, se não estivermos dispostos a assumir esses riscos, teremos de obrigar os ucranianos a abandonar sua ilusão fatal. Caberá a nós impedir que a Rússia massacre em vão os recrutas ucranianos. Isso só será possível se o Ocidente obrigar a Ucrânia a render-se. A Ucrânia depende totalmente da ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI), ou seja, do dinheiro ocidental. Devemos dizer a Kiev que aceite que a Rússia criou outra Ossétia do Sul no leste - ou fecharemos a torneira do dinheiro. Como consolo, explicaremos que ser uma outra Geórgia não é a pior coisa do mundo.
Dessa maneira, poderemos economizar milhares de vidas, mas seria uma esmagadora derrota para o Ocidente. A Rússia se restauraria como império - uma nova União Soviética mais uma vez sob a influência do Kremlin. Na realidade, o Ocidente tem de admitir que a Rússia poderá invadir ou anexar qualquer um desses territórios como bem entender. E, nessas terras, os pacificadores se multiplicarão e a democracia morrerá.
A Rússia terá triunfado sobre a ordem mundial imposta pelo Ocidente depois que a União Soviética perdeu a Guerra Fria. O que significará a destruição da capacidade de dissuasão geopolítica americana. Os inimigos dos EUA, da China ao Irã, considerarão isso um convite a estabelecer suas próprias esferas de influência em meio aos escombros.
Por enquanto, não existe uma saída fácil. Mas não devemos permitir que milhares de ucranianos morram somente porque hesitamos. Se não estamos dispostos a travar uma nova Guerra Fria com a Rússia em razão da independência ucraniana, devemos ser honestos com eles. Mas se obrigarmos a Ucrânia a se render, em vez de sacrificar vidas numa luta que não pretendemos enfrentar, teremos de aceitar que será uma rendição também para a Otan, para a Europa, para a democracia liberal e para a liderança global dos EUA. Eis a escolha com que nos defrontamos.
/ TRADUÇÃO DE ANNA CAPOVILLA
Ben Judah é autor do livro 'Fragile Empire: How Russia Fell In and Out of Love with Vladimir Putin'.
A irresponsabilidade das elites ocidentais é tão grande que estão dispostos a resolver esta questão pela força.
Realmente as elites politicas do ocidente nunca aprendem as lições a história, todas as vezes que as potencias do ocidente interferiu em conflitos envolvendo os povos eslavos, assistimos 2 derramamento de sangue de consumiram milhões de vidas.
A hegemonia ocidental esta demorando demais para terminar...
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Se for feito o que a autora do artigo quer, isso certamente poderá acarretar uma guerra de grande4s proporções e que ninguém se iluda com o Putin, se precisar ele usa armas nucleares e pronto. Melhor que o ocidente tem a fazer é força Kiev a negociar com o leste e encontrar uma saída honrosa para ambos. Mais de 1 milhão de ucranianos deixaram suas casas segundo a ONU 800 mil buscarão refugio na Rússia e não no oeste ucraniano, o que vem a mostrar a imensa divisão no país que alguns sugerem não a ver. UE prepara novas sanções duras e o senado russo também prepara sanções pesadas que buscam acertar em cheio o motor econômico europeu (Alemanha). Não será bom para ninguém, principalmente se as coisas se acirrarem e o Kremlin "apelar" e corta o gás para Europa. Aí sim o complexo industrial europeu estará em maus lençóis e claro os 530 bilhões de reservas russas começaram a ser gastos.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Por mais quantos mil russos estejam no leste europeu, é incrível como algo em torno de 15 mil rebeldes estão conseguindo conter uma ofensiva de 50 mil soldados ucranianos. Esse Exército Ucraniano é muito incompetente, tá louco.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)