TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
ATENÇÃO!
As 19:30 vai começar, no Canal Brasil, um programa que vai discutir a Politica Tecnologia apos a compra. dos Gripens, Com participação do Ministro da Defesa.
O nome do programa é Brasilianas.org.
Vamos ver se fala algo de novo!
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- knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Carlos Lima escreveu:Knight7, na boa... valeu mesmo pelas informações que você tem passado, mas por favor vamos maneirar em qualquer comentário que gere atrito desnecessário.
Estamos aqui para compartilhar conhecimentos, debater e 'elocubrar'. Quem por algum motivo 'sabe mais' por favor seria ótimo ver tal conhecimento compartilhado. Do contrário... não há a necessidade para esse tipo de comentário.
Estou falando muito na boa porque não precisamos disso.
[]s
CB_Lima
Não foi com uma má intensão quando escrevi que o L. Henrique interpretou mal os textos e aconselhar a ele saber mais sobre a aeronave.
Eu havia colocado 2 matérias explicando o aumento do comprimento.
Foi interpretação bem errada mesmo.
Vou selecionar um trecho do que eu coloquei (matéria de maio deste ano)
Gripen E blir därmed något större än sina föregångare.
Hur påverkar det planets karaktär och flygförmåga?
"– Det är lätt att tänka att planet blir mycket större, men det krävs nog ett tränat öga för att notera skillnaden. Det handlar om centimeter på olika håll.
tradução:
Gripen E será, assim, um pouco maior do que seu antecessor.
Como isso afeta características e habilidades de vôo do avião?
É fácil pensar que o avião é muito maior, mas precisamos de um olho treinado para notar a diferença. Trata-se de polegadas em lugares diferentes."
No documento do Depto de Defesa da Suíça para o Parlamento daquele país em 2012 consta um aumento de 10cm, passando de 14,1 para 14,2m pág 8586:
http://www.admin.ch/opc/fr/federal-gaze ... 2/8559.pdf
A diferença desses cerca de 20cm de 2 anos para cá ocorre certamente pq a aeronave ainda está em desenvolvimento.
O tubo de pitot mede 80 cm. Antes era 14,9cm pq jogavam sem o aumento de comprimento, pq este é mais um subproduto, uma consequência sem objetivo predefinido para acertar a aerodinâmica.
- Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Knight, eu tinha imaginado que os 15,2m que a SAAB divulgou se refere ao Gripen DEMO porque ele é BIPLACE.
E no Gripen EXISTE diferença de comprimento entre a versão monoplace e biplace.
Portanto eu imaginei que houve um aumento de 40 cm no comprimento.
VOCÊ postou em seguida dizendo que o aumento de comprimento seria de 37 cm.
No post seguinte você colocou dois trechos de texto em sueco afirmando este 37 cm de aumento no comprimento.
Para refrescar eu posto aqui novamente e coloco a tradução via google tradutor:
Portanto ainda não entendi onde eu interpretei de forma errada.
Eu interpretei exatamente o que você escreveu. 37 cm maior no comprimento.
Agora se o Gripen C possui 14,1m e o Gripen NG está sendo divulgado com 15,2m só posso interpretar que trata-se da versão BIPLACE, pois 37 cm de diferença daria um comprimento de 14,47m para a versão monoplace.
E não é questão de tubo pitot, a versão BIPLACE em muitos caças possui exatamente o mesmo tamanho que a versão MONOPLACE. A diferença normalmente fica no combustível, que a versão biplace leva menos para poder levar o segundo tripulante. No caso do Gripen a SAAB preferiu manter a mesma quantidade de combustível e a diferença fica realmente no comprimento.
Se continuarem com a mesma lógica, o Gripen F será mais comprido que o Gripen E, assim como ocorre nas versões A/B e C/D.
E no Gripen EXISTE diferença de comprimento entre a versão monoplace e biplace.
Portanto eu imaginei que houve um aumento de 40 cm no comprimento.
VOCÊ postou em seguida dizendo que o aumento de comprimento seria de 37 cm.
No post seguinte você colocou dois trechos de texto em sueco afirmando este 37 cm de aumento no comprimento.
Para refrescar eu posto aqui novamente e coloco a tradução via google tradutor:
knigh7 escreveu:Eu coloquei lá no BM e vou repetir aqui o post, sobre o caso do comprimento:
http://www.nyteknik.se/nyheter/fordon_m ... 113769.ece(...)
Gripen E/F (version 21-22)
På planeringsbordet. Ombyggt större skrov för att klara fler och tyngre system, stretchad 37 centimeter på längden och 20 cm mellan vingspetsarna. Ny starkare motor, ökad vapenlast, Aesaradar, nytt system för elektronisk krigföring, nya satellit- och bredbandslänkar, sensorn IRST, ny avancerad datorarkitektur för att styra planet, ökad smygförmåga
O Ulf Nilssom, um dos chefes do projeto reafirmou neste ano o aumento de comprimento discreto:
(..)
Ett större plan
Men Gripen E innebär flera ytterligare steg framåt. Planet har en starkare motor, ökad inre bränslevolym, högre vapenkapacitet, uppgraderade presentaionssystem i cockpit och mer modern flygelektronik.
– Det handlar om att bemöta den efterfrågan som finns i framtiden. Längre räckvidd för att kunna delta i uppdrag längre bort och större startvikt för att kunna bära mer vapen och bränsle.
Gripen E blir därmed något större än sina föregångare.
Hur påverkar det planets karaktär och flygförmåga?
– Det är lätt att tänka att planet blir mycket större, men det krävs nog ett tränat öga för att notera skillnaden. Det handlar om centimeter på olika håll.
(..)
Tradução: Um avião de maior
Mas Gripen E envolve várias etapas adicionais para a frente. O avião tem um motor mais potente, o aumento da capacidade interna de combustível, armas de maior capacidade, atualizado cabine presentaionssystem e aviônicos mais modernos.
- Trata-se de atender a demanda que existe no futuro. Gama mais tempo para ser capaz de participar na missão mais longe e maior peso de decolagem de ser capaz de transportar mais armas e combustível.
Gripen E será, assim, um pouco maior do que seu antecessor.
Como isso afeta características e habilidades de vôo do avião?
- É fácil pensar que o avião é muito maior, mas precisamos de um olho treinado para notar a diferença. Trata-se de polegadas em lugares diferentes. [/ B]
http://www.corren.se/ekonomi/har-tar-ny ... tikel.aspx
Portanto ainda não entendi onde eu interpretei de forma errada.
Eu interpretei exatamente o que você escreveu. 37 cm maior no comprimento.
Agora se o Gripen C possui 14,1m e o Gripen NG está sendo divulgado com 15,2m só posso interpretar que trata-se da versão BIPLACE, pois 37 cm de diferença daria um comprimento de 14,47m para a versão monoplace.
E não é questão de tubo pitot, a versão BIPLACE em muitos caças possui exatamente o mesmo tamanho que a versão MONOPLACE. A diferença normalmente fica no combustível, que a versão biplace leva menos para poder levar o segundo tripulante. No caso do Gripen a SAAB preferiu manter a mesma quantidade de combustível e a diferença fica realmente no comprimento.
Se continuarem com a mesma lógica, o Gripen F será mais comprido que o Gripen E, assim como ocorre nas versões A/B e C/D.
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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Senhores, algumas dúvidas:
Fazer um novo avião baseado em um anterior, que inclui instalar uma turbina bem mais potente (e aumentando ainda mais a potência, conforme os estudos em andamento), não implicaria em um aumento das tomadas de entrada de ar (intakes) e alongamento do curso das mesmas e, portanto, da aeronave? Sei que vivem dizendo que isso não é necessário, mas sempre penso "então por que mudaram de forma tão radical no SH, com a mesma turbina?"
Somando-se a maior área alar a uma maior potência, é lícito crer que o peso vazio aumente e o peso máximo de decolagem não? Por este prisma, um Gripen C, com menos combustível e célula mais leve, teria maior capacidade de carga que um E...
Uma radar com antena AESA e com IRST ainda por cima não precisaria de um "nariz" mais longo?
Sobre tanques extras: não havia um estudo para a adoção de CFTs? Nem precisamos enumerar todas as vantagens que eles têm sobre os "pendurados"...
Era isso, por enquanto...
Fazer um novo avião baseado em um anterior, que inclui instalar uma turbina bem mais potente (e aumentando ainda mais a potência, conforme os estudos em andamento), não implicaria em um aumento das tomadas de entrada de ar (intakes) e alongamento do curso das mesmas e, portanto, da aeronave? Sei que vivem dizendo que isso não é necessário, mas sempre penso "então por que mudaram de forma tão radical no SH, com a mesma turbina?"
Somando-se a maior área alar a uma maior potência, é lícito crer que o peso vazio aumente e o peso máximo de decolagem não? Por este prisma, um Gripen C, com menos combustível e célula mais leve, teria maior capacidade de carga que um E...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Avisamos que um post foi deletado por desviar o foco do debate. Política é nos Assuntos Gerais.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=4 ... -sao-pauloComitiva do Ministério da Defesa da Suécia visita o NAe ‘São Paulo’
Na primeira quinzena de agosto de 2014, uma delegação do Ministério da Defesa da Suécia esteve no Brasil, em Brasília, participando de reuniões com integrantes do Ministério da Defesa do Brasil para discutir uma ampla cooperação entre os dois países na área de Defesa.
Aproveitando a oportunidade da viagem, a comitiva sueca visitou o Navio-Aeródromo São Paulo, que fica sediado no Rio de Janeiro. O mais antigo da Comitiva, Brigadeiro Arne Hedén, foi recepcionado pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha (DAerM), Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, coordenador da visita na cidade do Rio de Janeiro. O grupo, conduzido pelo Comandante, Capitão-de-Mar-e-Guerra Alexandre Rabello de Faria, percorreu o navio, conhecendo as áreas afetas às operações aéreas (Hangar, Torre, Passadiço, COC – Centro de Operações de Combate da Força, Convoo e Briefing).
No Briefing, a delegação sueca assistiu a uma palestra cujo tema foi: “A Aviação Naval Brasileira – Situação Atual e Perspectivas Futuras”. Na apresentação foi ressaltada a importância: do estreitamento dos laços de amizade entre o Brasil e a Suécia, principalmente, no esforço em prol do Projeto F–X2, uma vez que representa um incremento significativo na Segurança Nacional; da transferência de tecnologia, por meio de um acordo de compensação completo; do fomento da cadeia produtiva e aumento da autonomia do País na área de Defesa; além de representar uma importante oportunidade de gerar novos negócios no Brasil e no exterior.
Foi comentado ainda que caso a SAAB possa, em futuro próximo, desenvolver também uma versão naval da aeronave Gripen, tal fato representaria o coroamento de um longo processo de transferência de tecnologia, confirmando a capacitação da indústria de Defesa Nacional, além de possibilitar a opção para a Marinha do Brasil de, no futuro, substituir os seus AF-1 por aeronaves produzidas no Brasil e já operadas pela Força Aérea Brasileira.
Foto retirada da página do facebook "Revista Forças de Defesa"
- jambockrs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Segundo informações ainda não confirmadas, a Força Aérea Brasileira (FAB) teria optado pela desistencia de efetuar o leasing de caças SAAB Gripen C\D que seriam fornecidos pela Suécia em um negócio de governo a governo, opção considerada para cobrir a lacuna entre a desativação dos caças Mirage 2000 (F-2000 B\C) e a entrega dos primeiros jatos Gripen NG E\F, prevista para ocorrer a partir de 2018.FABIO escreveu:Se é para emprestar porque não comprar uma duzia de F-16 do AMARC?
O valor do contrato proposto foi considerado muito alto e similar ao oferecido pela França (Dassault) para manter os Mirage 2000 em operação.
Segundo essa mesma fonte, a FAB decidiu redistribuir a frota de caças F-5EM\FM pelo país e usará os recursos que seriam destinados ao leasing do Gripen C\D para completar a modernização das 11 células de F-5E\F "jordanianos" já entregues a Embraer Defesa & Segurança (EDS) em Gavião Peixoto, e retomar nessa mesma fábrica a modernização dos caças bombardeiros Embraer A-1 AMX, cujos trabalhos foram interrompidos após a entrega de dois exemplares monoplaces ao 1º\16º GAV em Santa Cruz.
Fonte: T&D 20 ago 2014
Se, ao que parece, a FAB desistiu do aluguel dos C/D, imagina comprar aeronaves!
- Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É. E o pior é que tem gente que acha que os 36 Gripen resolvem alguma coisa....jambockrs escreveu:Segundo informações ainda não confirmadas, a Força Aérea Brasileira (FAB) teria optado pela desistencia de efetuar o leasing de caças SAAB Gripen C\D que seriam fornecidos pela Suécia em um negócio de governo a governo, opção considerada para cobrir a lacuna entre a desativação dos caças Mirage 2000 (F-2000 B\C) e a entrega dos primeiros jatos Gripen NG E\F, prevista para ocorrer a partir de 2018.FABIO escreveu:Se é para emprestar porque não comprar uma duzia de F-16 do AMARC?
O valor do contrato proposto foi considerado muito alto e similar ao oferecido pela França (Dassault) para manter os Mirage 2000 em operação.
Segundo essa mesma fonte, a FAB decidiu redistribuir a frota de caças F-5EM\FM pelo país e usará os recursos que seriam destinados ao leasing do Gripen C\D para completar a modernização das 11 células de F-5E\F "jordanianos" já entregues a Embraer Defesa & Segurança (EDS) em Gavião Peixoto, e retomar nessa mesma fábrica a modernização dos caças bombardeiros Embraer A-1 AMX, cujos trabalhos foram interrompidos após a entrega de dois exemplares monoplaces ao 1º\16º GAV em Santa Cruz.
Fonte: T&D 20 ago 2014
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O estudo dos CFTs eram para o Gripen C/D, antes de existir o projeto do GripenNG.Túlio escreveu:Senhores, algumas dúvidas:
Fazer um novo avião baseado em um anterior, que inclui instalar uma turbina bem mais potente (e aumentando ainda mais a potência, conforme os estudos em andamento), não implicaria em um aumento das tomadas de entrada de ar (intakes) e alongamento do curso das mesmas e, portanto, da aeronave? Sei que vivem dizendo que isso não é necessário, mas sempre penso "então por que mudaram de forma tão radical no SH, com a mesma turbina?"
Somando-se a maior área alar a uma maior potência, é lícito crer que o peso vazio aumente e o peso máximo de decolagem não? Por este prisma, um Gripen C, com menos combustível e célula mais leve, teria maior capacidade de carga que um E...
Uma radar com antena AESA e com IRST ainda por cima não precisaria de um "nariz" mais longo?
Sobre tanques extras: não havia um estudo para a adoção de CFTs? Nem precisamos enumerar todas as vantagens que eles têm sobre os "pendurados"...
Era isso, por enquanto...
O radar AESA não necessariamente, mas o mecanismo que faz girar a antena (o swashplate) sim. Não sei precisar quanto, masse vc observar radar por inteiro do CAESAR vai observar o mecanismo na base que faz girar tomando espaço que o Captor não tem.
O Gripen C/D tem 4.700kg de capacidade de cargas externas (não confundir com os 5.300kg de capacidade de carga, isso é dos dos pilones, teria de diminuir o combustível interno).
Se a SAAB quiser aumentar o MTOW do Gripen NG nessa fase de projeto através do reforço da estrutura. O problema é que vai comprometendo o desempenho dinâmico com o aumento do peso em si pelo reforço da estrutura e com uma carga mais pesada.
As entradas de ar do NG são maiores por causa da turbina mais potente. Se precisaria do aumento do curso delas, por quê?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
GRIPEN NG
FAB avalia proposta de empresa sueca
Publicado: 28/08/2014 16:39h
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/1 ... resa-sueca
Foram três semanas de avaliações e discussões acerca dos detalhes para a compra de 36 caças Gripen NG
Quinze representantes da empresa sueca SAAB estão nesta semana na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), para discutir os detalhes da proposta de aquisição de 36 caças Gripen NG.
Eles se reúnem em grupos com uma comissão de representantes da FAB para tratar de aspectos logísticos, operacionais, técnicos, offset, industriais, comerciais e de conceito do programa de aquisição. Entre os dias 11 e 22 de agosto, uma equipe de cerca de 40 militares e civis do Comando da Aeronáutica avaliou cada detalhe da proposta apresentada.
Conforme o cronograma previsto, esta é a primeira de três rodadas de avaliações e discussões. Após essa fase, a SAAB encaminhará a proposta final. A expectativa do Comando da Aeronáutica é assinar o contrato até o fim do ano.
Gripen C/D
Na próxima semana, militares da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) vão se reunir com representantes do governo sueco para tratar do projeto de cessão temporária de caças Gripen das versões C e D, já em uso naquele país. A reunião irá abordar, em detalhes, como será o treinamento de aviadores e de pessoal de apoio na Suécia.
FAB avalia proposta de empresa sueca
Publicado: 28/08/2014 16:39h
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/1 ... resa-sueca
Foram três semanas de avaliações e discussões acerca dos detalhes para a compra de 36 caças Gripen NG
Quinze representantes da empresa sueca SAAB estão nesta semana na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), para discutir os detalhes da proposta de aquisição de 36 caças Gripen NG.
Eles se reúnem em grupos com uma comissão de representantes da FAB para tratar de aspectos logísticos, operacionais, técnicos, offset, industriais, comerciais e de conceito do programa de aquisição. Entre os dias 11 e 22 de agosto, uma equipe de cerca de 40 militares e civis do Comando da Aeronáutica avaliou cada detalhe da proposta apresentada.
Conforme o cronograma previsto, esta é a primeira de três rodadas de avaliações e discussões. Após essa fase, a SAAB encaminhará a proposta final. A expectativa do Comando da Aeronáutica é assinar o contrato até o fim do ano.
Gripen C/D
Na próxima semana, militares da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) vão se reunir com representantes do governo sueco para tratar do projeto de cessão temporária de caças Gripen das versões C e D, já em uso naquele país. A reunião irá abordar, em detalhes, como será o treinamento de aviadores e de pessoal de apoio na Suécia.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Xi, mas então NADA está decidido sobre os C/D...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Túlio escreveu:Xi, mas então NADA está decidido sobre os C/D...
Exatamente! No momento pode ser que sim ou também pode ser que não. Em minha opinião a FAB deveria seguir o exemplo da FACH e equipar sua aviação de combate com um mix de Gripen C/D e NG, como eles fizeram com o F16.
Sds
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tá, mas ou estou VIAJANDO ou caiu por terra um balaio de posts...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pois é Túlio, basta um "interessado" lançar uma "notícia ainda não confirmada" ... pronto ... pegam a metralhadora giratória e mandam bala pra todos os lados ...Túlio escreveu:Tá, mas ou estou VIAJANDO ou caiu por terra um balaio de posts...
Agora, seria bom, ler os posts dos mesmos novamente !
abs
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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Antes que me esqueça ...
Notem que a FAB está usando o termo "tratar do projeto de cessão temporária de caças Gripen das versões C e D ... não se fala em leasing ... só não sei o que o real significado de "cessão temporária" ... mas certamente não é leasing ...
abs
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Notem que a FAB está usando o termo "tratar do projeto de cessão temporária de caças Gripen das versões C e D ... não se fala em leasing ... só não sei o que o real significado de "cessão temporária" ... mas certamente não é leasing ...
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