TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61536
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71551 Mensagem por Túlio » Sex Ago 22, 2014 8:09 pm

Tá, mas o que entendi daí é que se trata de um Acordo Governo-Governo, sem a SAAB ou EMBRAER no meio. Se o Governo Sueco deu pra trás ou o Governo Brasileiro caiu de costas com os custos operacionais (ou outra razão) é tema aberto à discussão.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71552 Mensagem por Marino » Sex Ago 22, 2014 8:46 pm

De acordo.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71553 Mensagem por Marino » Sex Ago 22, 2014 8:48 pm

Coloca como hipótese: o governo sueco desistiu de "emprestar" e decidiu COBRAR o leasing como faz nos outros países.
Nao deixa de ser uma quebra de expectativa, gerada por eles mesmos.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61536
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71554 Mensagem por Túlio » Sex Ago 22, 2014 9:40 pm

Ou sei eu, fico cá a lembraire daquela vez que o MD da África do Sul abriu os custos operacionais REAIS dos Gripens C/D e andavam para lá da estratosfera. Vai que é verdade e o GF se ligou...

Acho que vou parar por aqui, CMG véio, notaste que AMBAS as nossas hipóteses são um bocado desairosas em relação ao novo caça da FAB? Daí a começarem a nos chamar de VIÚVAS é só um passinho... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71555 Mensagem por Thor » Sáb Ago 23, 2014 10:45 am

Marino escreveu:Coloca como hipótese: o governo sueco desistiu de "emprestar" e decidiu COBRAR o leasing como faz nos outros países.
Nao deixa de ser uma quebra de expectativa, gerada por eles mesmos.
Eu acredito mais nessa hipótese, aliado a uma possível má interpretação ou tradução da jornalista que escreveu para o site do GF.
Não recordo nenhuma nota da FAB sobre um "empréstimo", e sim, leasing. Posso estar errado... O que sempre escutei foi leasing e negociação de valores da FAB, e que a SAAB estava fora dessa jogada.
Imagino que o valor cobrado seja alto demais. Essa lacuna, como sabemos, resulta de outros problemas no processo do F-X, e talvez não haja tampão como fizemos no passado.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18748
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71556 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 23, 2014 6:05 pm

Luís Henrique escreveu: Vamos expandir um pouco mais a discussão:

Gripen C
Comprimento: 14,1 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 6,8 T

Gripen D
Comprimento: 14,8 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 7,1 T

Como podemos ver o comprimento entre o C para o D difere em 0,7m
E o peso difere em 300 kg.

Os dados que são apresentados para o Gripen NG são:
Comprimento: 15,2 m
Envergadura: 8,6 m
Peso Vazio INICIAL: 7,1 T (talvez o objetivo fosse manter o mesmo peso da versão anterior utilizando materiais mais leves, como foi divulgado)
Peso Vazio ATUAL: 8 T (Talvez não conseguiram chegar no objetivo e estão estimando um peso maior, ou talvez seja apenas o peso do NG que voa e que AINDA não sofreu a redução de peso prevista apenas no último protótipo)



Portanto, são muitos SEs. E tem pouca coisa confirmada ainda.
É melhor aguardar ou tentar descobrir com alguém da SAAB se estes dados se referem ao NG atual ou ao E de produção.
O comprimento do GripenE que você citou é com o tubo de pitot.

Ele está sendo projetado para ficar cerca de 37cm maior, e não isso tudo que vc citou.
Luís Henrique escreveu: O que podemos concluir sobre isto tudo?
Não muito. Mas podemos supor algumas coisas:

Se estes dados se referem ao atual NG que está voando, podemos supor que a versão final (de série) será mais leve pois a SAAB vai reduzir o peso no último protótipo.

Podemos supor que vai ser ainda mais leve na versão E e provavelmente um pouco menor. Se tomarmos como base a diferença de comprimento entre o C e o D, a versão E poderá ter 14,5 m e 300 kg a menos. E a versão F após a redução de peso poderá ter menos que 8 T.
Vc está escrevendo com base num aumento de comprimento exagerado, que não existe.

E não está voando o GripenNG mas a aeronave demonstradora. O 1o protótipo vai ficar pronto no segundo semestre do ano que vem. Acho que a SAAB sabe disso...
No folder técnico consta os dados projetados para a versão E e não a demonstradora.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18748
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71557 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 23, 2014 6:29 pm

Eu coloquei lá no BM e vou repetir aqui o post, sobre o caso do comprimento:
(...)
Gripen E/F (version 21-22)

På planeringsbordet. Ombyggt större skrov för att klara fler och tyngre system, stretchad 37 centimeter på längden och 20 cm mellan vingspetsarna. Ny starkare motor, ökad vapenlast, Aesaradar, nytt system för elektronisk krigföring, nya satellit- och bredbandslänkar, sensorn IRST, ny avancerad datorarkitektur för att styra planet, ökad smygförmåga
http://www.nyteknik.se/nyheter/fordon_m ... 113769.ece

O Ulf Nilssom, um dos chefes do projeto reafirmou neste ano o aumento de comprimento discreto:

(..)
Ett större plan

Men Gripen E innebär flera ytterligare steg framåt. Planet har en starkare motor, ökad inre bränslevolym, högre vapenkapacitet, uppgraderade presentaionssystem i cockpit och mer modern flygelektronik.

– Det handlar om att bemöta den efterfrågan som finns i framtiden. Längre räckvidd för att kunna delta i uppdrag längre bort och större startvikt för att kunna bära mer vapen och bränsle.

Gripen E blir därmed något större än sina föregångare.

Hur påverkar det planets karaktär och flygförmåga?

– Det är lätt att tänka att planet blir mycket större, men det krävs nog ett tränat öga för att notera skillnaden. Det handlar om centimeter på olika håll.

(..)
http://www.corren.se/ekonomi/har-tar-ny ... tikel.aspx




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71558 Mensagem por FABIO » Sáb Ago 23, 2014 11:09 pm

Se é para emprestar porque naão comprar uma duzia de F-16 do AMARC?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61536
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71559 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 23, 2014 11:39 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71560 Mensagem por Bolovo » Dom Ago 24, 2014 1:19 am

Túlio escreveu::lol: :lol: :lol: :lol:
[003] [003] [003] [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71561 Mensagem por Carlos Lima » Dom Ago 24, 2014 2:40 am

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu::lol: :lol: :lol: :lol:
[003] [003] [003] [003]
[018]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71562 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Ago 24, 2014 1:25 pm

FABIO escreveu:Se é para emprestar porque naão comprar uma duzia de F-16 do AMARC?

Olá camarada, conhecendo como as coisas funcionam; é perigosa essa solução; pois o temporário pode virar permanente.

ADSUMUS




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71563 Mensagem por Justin Case » Dom Ago 24, 2014 4:35 pm

ABULDOG74 escreveu:
FABIO escreveu:Se é para emprestar porque naão comprar uma duzia de F-16 do AMARC?

Olá camarada, conhecendo como as coisas funcionam; é perigosa essa solução; pois o temporário pode virar permanente.

ADSUMUS
Amigos,
É... Seria o PROVINITIVO: provisório que se torna definitivo.
TAMPAX nunca mais!
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71564 Mensagem por Luís Henrique » Dom Ago 24, 2014 6:51 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: Vamos expandir um pouco mais a discussão:

Gripen C
Comprimento: 14,1 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 6,8 T

Gripen D
Comprimento: 14,8 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 7,1 T

Como podemos ver o comprimento entre o C para o D difere em 0,7m
E o peso difere em 300 kg.

Os dados que são apresentados para o Gripen NG são:
Comprimento: 15,2 m
Envergadura: 8,6 m
Peso Vazio INICIAL: 7,1 T (talvez o objetivo fosse manter o mesmo peso da versão anterior utilizando materiais mais leves, como foi divulgado)
Peso Vazio ATUAL: 8 T (Talvez não conseguiram chegar no objetivo e estão estimando um peso maior, ou talvez seja apenas o peso do NG que voa e que AINDA não sofreu a redução de peso prevista apenas no último protótipo)



Portanto, são muitos SEs. E tem pouca coisa confirmada ainda.
É melhor aguardar ou tentar descobrir com alguém da SAAB se estes dados se referem ao NG atual ou ao E de produção.
O comprimento do GripenE que você citou é com o tubo de pitot.

Ele está sendo projetado para ficar cerca de 37cm maior, e não isso tudo que vc citou.
Luís Henrique escreveu: O que podemos concluir sobre isto tudo?
Não muito. Mas podemos supor algumas coisas:

Se estes dados se referem ao atual NG que está voando, podemos supor que a versão final (de série) será mais leve pois a SAAB vai reduzir o peso no último protótipo.

Podemos supor que vai ser ainda mais leve na versão E e provavelmente um pouco menor. Se tomarmos como base a diferença de comprimento entre o C e o D, a versão E poderá ter 14,5 m e 300 kg a menos. E a versão F após a redução de peso poderá ter menos que 8 T.
Vc está escrevendo com base num aumento de comprimento exagerado, que não existe.

E não está voando o GripenNG mas a aeronave demonstradora. O 1o protótipo vai ficar pronto no segundo semestre do ano que vem. Acho que a SAAB sabe disso...
No folder técnico consta os dados projetados para a versão E e não a demonstradora.
Este número de 15,2m de comprimento, primeiro não é exagerado. É apenas 40 cm maior que à versão biplace anterior (D).
Segundo, não é um número da minha cabeça, é material oficial da SAAB que diz isto.

Agora com esta informação que você trouxe de declaração oficial sobre a diferença de 37cm, eu interpreto que estes dados se referem ao Gripen NG Demo que é biplace.
Pois o Gripen D biplace possui 14,8m de comprimento. 15,2 da uma diferença de 0,4m que tirando as diferenças de arredondamento pois também divulgam os dados em polegadas, podemos ver ai os 37 cm que você citou.

A minha dúvida era se este comprimento de 15,2m se referia à versão E ou à F. Pelo que você postou dos 37cm parece que é da F.
Era realmente a possibilidade que eu acreditava mais. Portanto o Gripen E monoplace provavelmente terá 14,5m de comprimento.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18748
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71565 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 24, 2014 8:01 pm

Quanta interpretação errada...

É mellhor vc conhecer mais sobre a aeronave.




Responder