TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61536
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6328 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tá, mas o que entendi daí é que se trata de um Acordo Governo-Governo, sem a SAAB ou EMBRAER no meio. Se o Governo Sueco deu pra trás ou o Governo Brasileiro caiu de costas com os custos operacionais (ou outra razão) é tema aberto à discussão.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
De acordo.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Coloca como hipótese: o governo sueco desistiu de "emprestar" e decidiu COBRAR o leasing como faz nos outros países.
Nao deixa de ser uma quebra de expectativa, gerada por eles mesmos.
Nao deixa de ser uma quebra de expectativa, gerada por eles mesmos.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61536
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6328 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ou sei eu, fico cá a lembraire daquela vez que o MD da África do Sul abriu os custos operacionais REAIS dos Gripens C/D e andavam para lá da estratosfera. Vai que é verdade e o GF se ligou...
Acho que vou parar por aqui, CMG véio, notaste que AMBAS as nossas hipóteses são um bocado desairosas em relação ao novo caça da FAB? Daí a começarem a nos chamar de VIÚVAS é só um passinho...
Acho que vou parar por aqui, CMG véio, notaste que AMBAS as nossas hipóteses são um bocado desairosas em relação ao novo caça da FAB? Daí a começarem a nos chamar de VIÚVAS é só um passinho...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Thor
- Sênior
- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu acredito mais nessa hipótese, aliado a uma possível má interpretação ou tradução da jornalista que escreveu para o site do GF.Marino escreveu:Coloca como hipótese: o governo sueco desistiu de "emprestar" e decidiu COBRAR o leasing como faz nos outros países.
Nao deixa de ser uma quebra de expectativa, gerada por eles mesmos.
Não recordo nenhuma nota da FAB sobre um "empréstimo", e sim, leasing. Posso estar errado... O que sempre escutei foi leasing e negociação de valores da FAB, e que a SAAB estava fora dessa jogada.
Imagino que o valor cobrado seja alto demais. Essa lacuna, como sabemos, resulta de outros problemas no processo do F-X, e talvez não haja tampão como fizemos no passado.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18748
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O comprimento do GripenE que você citou é com o tubo de pitot.Luís Henrique escreveu: Vamos expandir um pouco mais a discussão:
Gripen C
Comprimento: 14,1 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 6,8 T
Gripen D
Comprimento: 14,8 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 7,1 T
Como podemos ver o comprimento entre o C para o D difere em 0,7m
E o peso difere em 300 kg.
Os dados que são apresentados para o Gripen NG são:
Comprimento: 15,2 m
Envergadura: 8,6 m
Peso Vazio INICIAL: 7,1 T (talvez o objetivo fosse manter o mesmo peso da versão anterior utilizando materiais mais leves, como foi divulgado)
Peso Vazio ATUAL: 8 T (Talvez não conseguiram chegar no objetivo e estão estimando um peso maior, ou talvez seja apenas o peso do NG que voa e que AINDA não sofreu a redução de peso prevista apenas no último protótipo)
Portanto, são muitos SEs. E tem pouca coisa confirmada ainda.
É melhor aguardar ou tentar descobrir com alguém da SAAB se estes dados se referem ao NG atual ou ao E de produção.
Ele está sendo projetado para ficar cerca de 37cm maior, e não isso tudo que vc citou.
Vc está escrevendo com base num aumento de comprimento exagerado, que não existe.Luís Henrique escreveu: O que podemos concluir sobre isto tudo?
Não muito. Mas podemos supor algumas coisas:
Se estes dados se referem ao atual NG que está voando, podemos supor que a versão final (de série) será mais leve pois a SAAB vai reduzir o peso no último protótipo.
Podemos supor que vai ser ainda mais leve na versão E e provavelmente um pouco menor. Se tomarmos como base a diferença de comprimento entre o C e o D, a versão E poderá ter 14,5 m e 300 kg a menos. E a versão F após a redução de peso poderá ter menos que 8 T.
E não está voando o GripenNG mas a aeronave demonstradora. O 1o protótipo vai ficar pronto no segundo semestre do ano que vem. Acho que a SAAB sabe disso...
No folder técnico consta os dados projetados para a versão E e não a demonstradora.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18748
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu coloquei lá no BM e vou repetir aqui o post, sobre o caso do comprimento:
O Ulf Nilssom, um dos chefes do projeto reafirmou neste ano o aumento de comprimento discreto:
http://www.nyteknik.se/nyheter/fordon_m ... 113769.ece(...)
Gripen E/F (version 21-22)
På planeringsbordet. Ombyggt större skrov för att klara fler och tyngre system, stretchad 37 centimeter på längden och 20 cm mellan vingspetsarna. Ny starkare motor, ökad vapenlast, Aesaradar, nytt system för elektronisk krigföring, nya satellit- och bredbandslänkar, sensorn IRST, ny avancerad datorarkitektur för att styra planet, ökad smygförmåga
O Ulf Nilssom, um dos chefes do projeto reafirmou neste ano o aumento de comprimento discreto:
http://www.corren.se/ekonomi/har-tar-ny ... tikel.aspx
(..)
Ett större plan
Men Gripen E innebär flera ytterligare steg framåt. Planet har en starkare motor, ökad inre bränslevolym, högre vapenkapacitet, uppgraderade presentaionssystem i cockpit och mer modern flygelektronik.
– Det handlar om att bemöta den efterfrågan som finns i framtiden. Längre räckvidd för att kunna delta i uppdrag längre bort och större startvikt för att kunna bära mer vapen och bränsle.
Gripen E blir därmed något större än sina föregångare.
Hur påverkar det planets karaktär och flygförmåga?
– Det är lätt att tänka att planet blir mycket större, men det krävs nog ett tränat öga för att notera skillnaden. Det handlar om centimeter på olika håll.
(..)
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se é para emprestar porque naão comprar uma duzia de F-16 do AMARC?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61536
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6328 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Túlio escreveu:
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bolovo escreveu:Túlio escreveu:
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FABIO escreveu:Se é para emprestar porque naão comprar uma duzia de F-16 do AMARC?
Olá camarada, conhecendo como as coisas funcionam; é perigosa essa solução; pois o temporário pode virar permanente.
ADSUMUS
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Amigos,ABULDOG74 escreveu:FABIO escreveu:Se é para emprestar porque naão comprar uma duzia de F-16 do AMARC?
Olá camarada, conhecendo como as coisas funcionam; é perigosa essa solução; pois o temporário pode virar permanente.
ADSUMUS
É... Seria o PROVINITIVO: provisório que se torna definitivo.
TAMPAX nunca mais!
Abraços,
Justin
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Este número de 15,2m de comprimento, primeiro não é exagerado. É apenas 40 cm maior que à versão biplace anterior (D).knigh7 escreveu:O comprimento do GripenE que você citou é com o tubo de pitot.Luís Henrique escreveu: Vamos expandir um pouco mais a discussão:
Gripen C
Comprimento: 14,1 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 6,8 T
Gripen D
Comprimento: 14,8 m
Envergadura: 8,4 m
Peso Vazio: 7,1 T
Como podemos ver o comprimento entre o C para o D difere em 0,7m
E o peso difere em 300 kg.
Os dados que são apresentados para o Gripen NG são:
Comprimento: 15,2 m
Envergadura: 8,6 m
Peso Vazio INICIAL: 7,1 T (talvez o objetivo fosse manter o mesmo peso da versão anterior utilizando materiais mais leves, como foi divulgado)
Peso Vazio ATUAL: 8 T (Talvez não conseguiram chegar no objetivo e estão estimando um peso maior, ou talvez seja apenas o peso do NG que voa e que AINDA não sofreu a redução de peso prevista apenas no último protótipo)
Portanto, são muitos SEs. E tem pouca coisa confirmada ainda.
É melhor aguardar ou tentar descobrir com alguém da SAAB se estes dados se referem ao NG atual ou ao E de produção.
Ele está sendo projetado para ficar cerca de 37cm maior, e não isso tudo que vc citou.
Vc está escrevendo com base num aumento de comprimento exagerado, que não existe.Luís Henrique escreveu: O que podemos concluir sobre isto tudo?
Não muito. Mas podemos supor algumas coisas:
Se estes dados se referem ao atual NG que está voando, podemos supor que a versão final (de série) será mais leve pois a SAAB vai reduzir o peso no último protótipo.
Podemos supor que vai ser ainda mais leve na versão E e provavelmente um pouco menor. Se tomarmos como base a diferença de comprimento entre o C e o D, a versão E poderá ter 14,5 m e 300 kg a menos. E a versão F após a redução de peso poderá ter menos que 8 T.
E não está voando o GripenNG mas a aeronave demonstradora. O 1o protótipo vai ficar pronto no segundo semestre do ano que vem. Acho que a SAAB sabe disso...
No folder técnico consta os dados projetados para a versão E e não a demonstradora.
Segundo, não é um número da minha cabeça, é material oficial da SAAB que diz isto.
Agora com esta informação que você trouxe de declaração oficial sobre a diferença de 37cm, eu interpreto que estes dados se referem ao Gripen NG Demo que é biplace.
Pois o Gripen D biplace possui 14,8m de comprimento. 15,2 da uma diferença de 0,4m que tirando as diferenças de arredondamento pois também divulgam os dados em polegadas, podemos ver ai os 37 cm que você citou.
A minha dúvida era se este comprimento de 15,2m se referia à versão E ou à F. Pelo que você postou dos 37cm parece que é da F.
Era realmente a possibilidade que eu acreditava mais. Portanto o Gripen E monoplace provavelmente terá 14,5m de comprimento.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18748
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Quanta interpretação errada...
É mellhor vc conhecer mais sobre a aeronave.
É mellhor vc conhecer mais sobre a aeronave.