Incrível, nem esperava por isso...chris escreveu:
Pois bem, eu vou defender o indefensável:
chris escreveu: Como a Venezuela poderia ser, se não adotasse o modelo político-econômico atual, eu não sei responder. Mas achar que poderia estar melhor ou pior, é especulativo. O que temos de concreto para comparar é como era a Venezuela antes de Chavez, quando os EUA tomavam conta de lá...isso sim é algo concreto, real e longe de hipóteses ou especulações.
Em primeiro lugar, não vem me dizer que os EUA não tomavam conta da Venezuela, porque tomavam conta sim. Os EUA são poderosíssimos e claro que iriam colocar a mão na frágil Venezuela.
Bom, a resposta para a primeira pergunta, vamos deixar para um cara que eu não conheço, mas que pelo teor das suas mensagens dá para ver que ele mora na Venezuela e, portanto, conhece a realidade de lá melhor do que qualquer mídia parcial pode transmitir. Esse cara é o gusmano.
Vou destacar uma frase que o gusmano falou, só para enfatizar:gusmano escreveu: a Venezuela, o que mais percebo aqui em Caracas é a inflação, essa é latente no dia-a-dia...se quando cheguei aqui (3 meses atrás) se comia bem por 300/400 bsf hoje não sai por menos 550/600 e assim vai. Se percebe em todos os itens esse aumento.
Hoje em dia a situação por aqui esta bem calma, sem protestos generalizados e coisas do tipo. Porém, a inflação e o desabastecimento impacta mais a galera de baixa renda obviamente. O modelo de distribuição dos ganhos do petróleo que foi criado pelo Chavismo da de 10 a 0 no quenãoexistia antes, porém, o governo como um todo era muito centralizado em uma pessoa e essa pessoa morreu. Agora, é só morro abaixo....
Eu brinco com o pessoal classe média daqui dizendo a eles que vão sentir saudades do Chavez....e vão mesmo, se é que já não sentem...
abs
[destacar]O modelo de distribuição dos ganhos do petróleo que foi criado pelo Chavismo da de 10 a 0 no quenãoexistia antes, porém, o governo como um todo era muito centralizado em uma pessoa e essa pessoa morreu. Agora, é só morro abaixo....[/destacar]
A frase é do gusmano, não minha.
Portanto, para resumir e concluir, se eu fosse venezuelano eu iria preferir gastar MEU dinheiro com os projetos sociais do Chavez, mesmo que no fundo não funcionem. Pelo menos estaria gastando comigo. E não deixar tudo no bolso das potências euro-americanas.
E a classe média venezuelana, esse bando de medíocres, se vende pela esmola que os EUA lhe davam (e essa classe média ridícula nem acha que é esmola..aliás, ela pensa que é classe média, mas na Europa e EUA seriam rotulados de miseráveis) e não aceita perder 1 centavo sequer, mesmo que seja para o bem do país deles. Centavo que, no fim, poderia proporcionar à essa classe média miserável um retorno considerável em qualidade de vida.
Acho incrível como até mesmo pessoas instruídas se deixam levar pela mídia que adorava demonizar o Chavez.
Para mim, Chavez não era santo nem demônio; era apenas um político carismático e bem intencionado em relação ao seu povo, com defeitos e qualidades. Foi e é demonizado pela mídia porque mexeu no bolso norte-americano. E mexeu com o bolso norte-americano, mexeu com Deus. Ou melhor, com o Diabo.
Primeiramente, concordo que qualquer propecção sobre o que a VZ poderia ser ou não, com ou sem Chávez - TINHA que ser o Chávez - é pura especulação, tanto que o verbo usado ("poderia") é Futuro do Pretérito, ou seja, um passado que não virou presente.
Mas convenhamos, quase afogados em petróleo, bueno, deve ser o único país POBRE e desabastecido da OPEP.
Como sou Brasileiro, não me vale de nada ficar demonizando os EUA ou santificando outras Nações e, lembrando que PARA NÓS é conveniente que ELES odeiem institucionalmente os EUA e UE, pois temos lucrado bastante com isso, também não somos santinhos: negócios, negócios, cumpañeros à parte...
Agora, curioso te referires ao Gusmano véio: ele é o primeiro a dizer que a coisa lá anda feia, principalmente para os mais pobres. Creio que leste isso, está bem no texto que citaste. E fico curioso com teu repúdio à classe média, pois creio que quase todo mundo aqui no DB faz parte dela. Atrevo-me a dizer que tu também. Qual o sentido em fomentar luta de classes contra a sua própria?
Por fim, na mídia acredita quem quer. Se preferes Paulo Henrique Amorim ou Diogo Mainardi, é teu direito e não tenho nada com isso, quem paga tuas contas não sou eu. Daí a querer me convencer do véio e surrado maniqueísmo de "mídia buena" e "mídia maula" fica meio chato, pois creio ter o mesmo direito que tu a fazer minhas escolhas. Qualquer um aqui o tem e pode se exprimir neste sentido.
E que a VZ está quebrada não é invenção de "mídia maula" nem minha, como que um País que nada em petróleo mal consegue produzir um pouco?
chris escreveu: Engraçado, ninguém fala do rei saudita..porque a mídia não o demoniza, como faz com o Assad?
Para a grande mídia, é muito fácil manipular. Eles demonizam e santificam de acordo com seus próprios interesses escusos.
chris
Agora viajaste, desculpes. O que têm a Arábia Saudita e a Síria a ver com o tema? Aí te revelas, estás mais ocupado demonizando os outros do que defendendo racionalmente algo. Acredito que não tenhas notado, naturalmente. O problema, meu amigo, é que quem nos lê não é obrigado a entender como nós queremos, entende como quiser/puder. Mas aceites a sugestão de um forista veterano: a cada vez que descontextualizamos para escamotear algo ruim (tipo "a mídia malvada fala mal da Síria mas não da Arábia Saudita"), onde estamos defendendo nosso ponto de vista (no caso, defesa do regime político-econômico da VZ)? O teu não é de que a VZ está nas buenas? O que tem o OM com isso?
Coisas assim tendem a te desqualificar, e não sou bem EU que estou fazendo isso...